Leccionado em
Português
Tipo de ensino Presencial
Corpo Docente para (2025/2026)
Director
História da Economia Política |
Economia, Sociedade, Governação
Professora Associada no Departamento de Economia Política da Escola de Ciências Sociais e Humanas do ISCTE - IUL e Investigadora do Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território (DINÂMIA'CET). Doutorada em Economia pelo ISCTE e mestre em Desenvolvimento e Cooperação Internacional pelo ISEG-UTL. A sua tese de doutoramento intitula-se A Dificuldade da Escolha. Acção e Mudança Institucional.É subdirectora do DINÂMIA'CET. É também membro do Observatório sobre as Crises e as Alternativas do Centro de Estudos Sociais (CES - Universidade de Coimbra) em colaboração com o Instituto para os Estudos Laborais da Organização Internacional do Trabalho (INST/OIT). Os seus atuais interesses de investigação incluem a economia política da austeridade com destaque para os fundamentos teóricos e epistemológicos da crise económica de 2007-2008 e das respostas à crise e os valores, a incomensurabilidade de valor e a valoração na tomada de decisão pública.
Economia, Sociedade, Governação
Epistemologia e Metodologia da Economia Política
Economia, Sociedade, Governação
Seminário sobre Técnicas de Investigação em Ciências Sociais
Doutorada em Economia pelo ISCTE-IUL e pela Universidade de Bourgogne (França), Mestre em Economia e Gestão de Recursos Humanos e Licenciada em Sociologia (ISCTE-IUL). É professora catedrática do Departamento de Economia Política do ISCTE-IUL, e investigadora integrada do Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território (DINÂMIA'CET). É diretora do Mestrado em Políticas de Desenvolvimento dos Recursos Humanos. Foi coordenadora do projeto FCT, 'Remunerações flexíveis para contratos flexíveis? A dinâmica da relação entre a política salarial e os contratos de emprego ao nível da empresa' entre 2009-2013 (PTDC/EGE-ECO/108547/2008) e o projeto FCT 'Aproximar o Ensino Superior, a Formação e a Qualidade do Emprego', entre 2018-2022 (PTDC/SOC-SOC/30016/2017). É coordenadora do Observatório do Emprego Jovem (DINAMIA-ISCTE-IUL). Entre os seus principais interesses de estudo e investigação destacam-se a procura de competências, políticas salariais das empresas e segmentação do mercado de trabalho.
Economia Política Aplicada |
História da Economia Política
Economia Política Aplicada
Economia Política Comparada |
Epistemologia e Metodologia da Economia Política |
História da Economia Política
Economia Política Aplicada
Economia, Sociedade, Governação |
História da Economia Política
Economia, Sociedade, Governação
Economia Política Comparada
Luis Mah é professor auxiliar em Estudos de Desenvolvimento no Departamento de Economia Política do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa. Entre 2015-2022, leccionou no Mestrado em Desenvolvimento e Cooperação Internacional (MDCI) e PhD in Development Studies no ISEG-Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa. Nos últimos 19 anos tem trabalhado com organizações da sociedade civil e entre 2007 e 2010 foi director da Campanha do Milénio das Nações Unidas (UNMC) em Portugal. Interessa-se em particular pelas implicações globais da (re)emergência económica da Ásia e pela cooperação internacional para o desenvolvimento da União Europeia. Tem um doutoramento em Estudos de Desenvolvimento pela LSE-London School of Economics and Political Science (Londres, 2004), um mestrado em Ciência Política pela Universidade de Yonsei (Seul, 1996) e uma licenciatura em Comunicação Social pela Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, 1993).
Seminário de Investigação
Professora Catedrática do Departamento de Economia Política do Iscte-Instituto Universitário de Lisboa. Agregação (2020) e Doutoramento em Economia (Iscte, 2020, 2005), Mestrado em Economia e Política Social (ISEG, 1997), Licenciatura em Sociologia (Iscte, 1991). Vice-Reitora para o Ensino e Acreditações (2022- presente). Directora do doutoramento em transições para a sustentabilidade do Iscte. Leccionação desde 1991 em licenciaturas, mestrados e doutoramentos nas áreas cientificas e disciplinares da história do pensamento económico, da economia política do território e da sustentabilidade. Investigação desenvolvida no âmbito de projetos internacionais e nacionais, com financiamento europeu e nacional. Publicações, nacionais e internacionais na área de economia política, incluindo as temáticas do território, da inovação e da sustentabilidade. Foi Diretora da Escola de Ciências Sociais e Humanas (2019-2022), Sub-Diretora da Escola de Ciências Sociais e Humanas (2016-2019) e Diretora do Departamento de Economia Política (2016-2019). Foi também Vice-Presidente do Conselho Pedagógico (2014-2017) e membro deste e de outros orgãos do Iscte desde o início da sua actividade como docente.
História da Economia Política
Economia Política Comparada |
Seminário sobre Técnicas de Investigação em Ciências Sociais
Paulo Marques é Professor Associado no Departamento de Economia Política do Iscte. Desenvolve a sua atividade de investigação no DINÂMIA'CET-Iscte.
Coordena atualmente o Observatório do Emprego Jovem e o Projeto de Investigação SOLID-JOB (ambos financiados pela FCT).
A sua tese de doutoramento foi desenvolvida na área da Economia Política e foi intitulada 'Young People and Labour Market Segmentation in Europe: An Institutionalist Perspective'.
Desenvolve investigação na área da Economia Política Comparada, mais especificamente sobre a segmentação do mercado de trabalho e as políticas públicas de emprego.
A sua tese de doutoramento venceu os prémios: António Simões Lopes, atribuído pela Ordem dos Economistas (Melhor tese de doutoramento em 2016), e Manuel Lopes, atribuído pelo IEFP.
A sua dissertação de mestrado venceu os prémios: Jacques Delors, atribuído pelo Centro de Informação Europeia Jacques Delors; e Silva Leal (menção honrosa), atribuído pela Secretaria de Estado da Segurança Social e ISCTE.
Um artigo que escreveu em conjunto com Isabel Salavisa e que foi publicado na Socio-Economic Review recebeu o Prémio António Dornelas, atribuído pelo Ministério do Trabalho.
Paulo Marques tem publicado artigos científicos em revistas científicas prestigiadas, como a Socio-Economic Review, Comparative European Politics e European Journal of Industrial Relations.
Epistemologia e Metodologia da Economia Política
Renato Miguel do Carmo é professor associado (com agregação) do departamento de sociologia do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa e investigador no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL), Portugal. Atualmente é diretor do Observatório das Desigualdades e participa na coordenação científica do COLABOR. Tópicos como as desigualdades socais e territoriais, o Estado social, o emprego e o mercado de trabalho, as políticas públicas, as mobilidades espaciais, e o capital social têm sido os temas principais da sua investigação e dos projetos que coordenou e coordena. Publicou nas revistas: Current Sociology, European Societies, Journal of Civil Society, Sociologia Ruralis, Time & Society, Sociological Research Online, Geoforum, Community Development, European Planning Studies, Journal of Labor and Society, entre outras. Publicou 37 livros (24 como editor e 13 como autor e coautor), cinco dos quais publicados em editoras internacionais (Bristol University Press, Berghahn, Palgrave, Springer, Annablume). Presidiu ao grupo de trabalho sobre indicadores de desigualdades sociais do Conselho Superior de Estatística - Seção permanente de estatísticas sociais (INE). Desde a finalização do doutoramento recebeu vários prémios científicos, nomeadamente: prémio João Ferreira de Almeida 2023 (1ª edição); prémio António Dornelas 2022; prémios I&D do CIES-Iscte 2022; prémios científicos ISCTE-IUL por artigos publicados em revistas internacionais com elevado impact factor em 2011, 2015, 2016, 2019; Prémio Bartolomeu Dias, para o melhor artigo publicado em revistas nacionais (no ano de 2008) na área dos estudos regionais (Associação Portuguesa de Desenvolvimento Regional, APDR); Prémio Especial Júri 2009, destinado a galardoar o melhor artigo da autoria de jovem investigador publicado na revista Análise Social em 2008.
Contactos