Candidatar
Leccionado em
Português
e
Inglês
Tipo de ensino Presencial
Corpo Docente para (2025/2026)
Director
Teorias de Desenvolvimento |
Cooperação para o Desenvolvimento Global |
Dissertação em Estudos de Desenvolvimento |
Estágio de 2º Ciclo
Luis Mah é professor auxiliar em Estudos de Desenvolvimento no Departamento de Economia Política do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa. Entre 2015-2022, leccionou no Mestrado em Desenvolvimento e Cooperação Internacional (MDCI) e PhD in Development Studies no ISEG-Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa. Nos últimos 19 anos tem trabalhado com organizações da sociedade civil e entre 2007 e 2010 foi director da Campanha do Milénio das Nações Unidas (UNMC) em Portugal. Interessa-se em particular pelas implicações globais da (re)emergência económica da Ásia e pela cooperação internacional para o desenvolvimento da União Europeia. Tem um doutoramento em Estudos de Desenvolvimento pela LSE-London School of Economics and Political Science (Londres, 2004), um mestrado em Ciência Política pela Universidade de Yonsei (Seul, 1996) e uma licenciatura em Comunicação Social pela Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, 1993).
Gestão e Avaliação de Projetos de Desenvolvimento Global
Antropologia e Desenvolvimento
Antonio Maria Pusceddu, doutorado em Antropologia pela Universidade de Siena, é investigador auxiliar no Iscte - Instituto Universitário de Lisboa e investigador integrado no Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA). Antes de se mudar para Portugal, foi investigador de pós-doutoramento na Universidade de Cagliari e na Universidade de Barcelona, onde ainda está ligado ao Grupo de Estudo sobre Reciprocidade. Tem conduzido extensas pesquisas de terreno na Itália, Grécia, Albânia e, mais recentemente, em Portugal, sobre questões de poder e desigualdade através das lentes da fronteira, etnicidade, crise, valor e reprodução social. Atualmente, desenvolve um projeto comparativo sobre ecologias populares e mudanças sócio-ambientais em regiões industriais da Europa do Sul. Os seus principais interesses de investigação incluem a teoria do valor, a reprodução social e a ecologia política. Mais recentemente foi Fellow da Italian Academy Italian Academy for Advanced Studies in America at Columbia University (2025). Atualmente é coordenador do grupo de investigação Desafios ambientais, Sustentabilidade e Etnografia (DASE) e do Núcleo de Ecologia Política (NEP).
Cooperação para o Desenvolvimento Global |
Seminário Desafios do Desenvolvimento Global
Clara Carvalho (Doutoramento em Antropologia, ISCTE, 1999) é professora associada no Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas do ISCTE-IUL e foi Professora Visitante na universidade de Brown (EUA, 2004). Deu cursos de curta duração nos seminários metodológicos de pós-graduação promovidos pelo CODESRIA em vários países africanos, e nas Universidades de Lille, França, Rovira i Virgil, Espanha, Mainz, Alemanha, Oumar Bongo (Gabão), Amilcar Cabral (Guiné-Bissau) e Universidade Pedagógica de Maputo (Moçambique). Foi presidente do AEGIS (Grupo África-Europa para Estudos Interdisciplinares) (2015-2019) e diretora do Centro de Estudos Africanos / Centro de Estudos Internacionais do ISCTE-IUL (2007-2016). A sua investigação centra-se na Africa Ocidental, em particular na Guiné-Bissau. Desde 2001 tem desenvolvidos projetos sobre políticas de desenvolvimento, incluindo género, saúde, educação e peacebuilding, tendo coordenado sete projetos com financiamento nacional e internacional nessa área. Diretora do Doutoramento em Estudos Africanos
Estágio de 2º Ciclo
Doutorada em Economia pelo ISCTE-IUL e pela Universidade de Bourgogne (França), Mestre em Economia e Gestão de Recursos Humanos e Licenciada em Sociologia (ISCTE-IUL). É professora catedrática do Departamento de Economia Política do ISCTE-IUL, e investigadora integrada do Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território (DINÂMIA'CET). É diretora do Mestrado em Políticas de Desenvolvimento dos Recursos Humanos. Foi coordenadora do projeto FCT, 'Remunerações flexíveis para contratos flexíveis? A dinâmica da relação entre a política salarial e os contratos de emprego ao nível da empresa' entre 2009-2013 (PTDC/EGE-ECO/108547/2008) e o projeto FCT 'Aproximar o Ensino Superior, a Formação e a Qualidade do Emprego', entre 2018-2022 (PTDC/SOC-SOC/30016/2017). É coordenadora do Observatório do Emprego Jovem (DINAMIA-ISCTE-IUL). Entre os seus principais interesses de estudo e investigação destacam-se a procura de competências, políticas salariais das empresas e segmentação do mercado de trabalho.
Estado e Desenvolvimento
Modernidade e Desenvolvimento
João Henriques é Professor Convidado na Escola de Sociologia e Políticas Públicas e na Escola de Ciências Sociais e Empresariais de Sintra, do ISCTE-IUL. É doutorado em Sociologia, tendo sido bolseiro de doutoramento pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), no CIES-IUL. A sua formação académica inicial é na área da Engenharia Civil (Bacharelato e Mestrado), e mais tarde em Sociologia (Mestrado), e Análise de Dados (Pós-graduação). Os temas das suas investigações de mestrado e doutoramento focaram a identidade europeia e a coesão social na UE.
É investigador associado no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL) onde tem participado em estudos em várias áreas temáticas, tais como as desigualdades sociais, ambiente e desenvolvimento sustentável, coesão social, educação, emprego, família e trabalho, comunicação da ciência.
Seminário Desafios do Desenvolvimento Global
Estágio de 2º Ciclo
Paulo Marques é Professor Associado no Departamento de Economia Política do Iscte. Desenvolve a sua atividade de investigação no DINÂMIA'CET-Iscte.
Coordena atualmente o Observatório do Emprego Jovem e o Projeto de Investigação SOLID-JOB (ambos financiados pela FCT).
A sua tese de doutoramento foi desenvolvida na área da Economia Política e foi intitulada 'Young People and Labour Market Segmentation in Europe: An Institutionalist Perspective'.
Desenvolve investigação na área da Economia Política Comparada, mais especificamente sobre a segmentação do mercado de trabalho e as políticas públicas de emprego.
A sua tese de doutoramento venceu os prémios: António Simões Lopes, atribuído pela Ordem dos Economistas (Melhor tese de doutoramento em 2016), e Manuel Lopes, atribuído pelo IEFP.
A sua dissertação de mestrado venceu os prémios: Jacques Delors, atribuído pelo Centro de Informação Europeia Jacques Delors; e Silva Leal (menção honrosa), atribuído pela Secretaria de Estado da Segurança Social e ISCTE.
Um artigo que escreveu em conjunto com Isabel Salavisa e que foi publicado na Socio-Economic Review recebeu o Prémio António Dornelas, atribuído pelo Ministério do Trabalho.
Paulo Marques tem publicado artigos científicos em revistas científicas prestigiadas, como a Socio-Economic Review, Comparative European Politics e European Journal of Industrial Relations.
Estágio de 2º Ciclo
Licenciado em Direito (Ciências jurídico - políticas) pela Universidade de Lisboa.
Mestre em Sociedades e Políticas Europeias pelo ISCTE - IUL.
Suficiência Investigadora (DEA) em Direito Público pela Faculdade de Direito da Universidade da Extremadura (Espanha).
Doutorado em Políticas Públicas no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa onde é Professor Auxiliar e investigador integrado no DINÂMIA'CET Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território. É, igualmente, investigador no Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto.
Anteriormente desempenhou funções como Presidente da 1ª Secção do Júri de Ética da Autoregulação Publicitária (ex-ICAP) e como secretário - geral e director executivo de diversas associações profissionais.
De 2005 a 2009 foi Deputado à Assembleia da República (10ª legislatura) e membro da Delegação Nacional Portuguesa na 97ª Sessão da Conferência Internacional do Trabalho - Organização Internacional do Trabalho, Genebra, Suíça.
Possui vasta experiência internacional tendo leccionado, nomeadamente, na Chinese Academy of Governance (antiga National School of Administration - CNSA), China - Europe Public Administration Project, República Popular da China, no Global Distance Learning Network of World Bank for East Timor, Timor - Leste e no ProPALOP-TL ISC PNUD em Angola.
Possui um grande número de livros e publicações académicas em português, alemão e chinês sobre direito da publicidade, direito do mar, direito europeu e direito do consumidor.
Membro da Comissão Técnica e Científica com o objetivo de acompanhar a candidatura das Ilhas Selvagens a Património Mundial da UNESCO, desde setembro de 2016.
Membro do Conselho de Revisão e Aconselhamento para a elaboração de Proposta de Grandes Opções para a Estratégia Marítima Nacional até 2030 (2023)
Editor - Chefe da REM - Revista de Estudos do Mar.
Editor do Academia.edu Editor Program.
Membro do Conselho Editorial da Revista do Mestrado em Direito da Universidade Católica de Brasília, Brasil.
Perito externo responsável pelos processos de verificação EQAVET, da Associação Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional. I.P., Ministério da Educação e Ciência.
Presidente e membro da Comissão de Avaliação Externa da A3 ES - Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
Membro da Comissão de Relações Internacionais da Sociedade de Geografia de Lisboa
Estágio de 2º Ciclo
Antropologia e Desenvolvimento
Estágio de 2º Ciclo
Sérgio Lagoa é atualmente Professor Associado com Agregação no Iscte. Ao longo da sua carreira nesta instituição, tem lecionado disciplinas de economia ao nível da licenciatura, mestrado e doutoramento. De 2011 a 2016, foi codiretor do curso de licenciatura em economia, e desde 2015, é diretor do Mestrado em Economia Monetária e Financeira. Foi membro da comissão científica do Dinâmia'Cet-Iul de 2020 a 2022, e é membro da direção do Instituto de Políticas Públicas e Sociais (IPPS-Iscte) do Iscte desde 2023.
Sérgio Lagoa é investigador integrado do Dinâmia'Cet-Iscte. As suas principais áreas de investigação incluem a economia monetária e financeira, com enfoque nas instituições financeiras, e também o estudo do mercado de trabalho.
Teorias de Desenvolvimento
Contactos