Oferecemos uma formação de 1º ciclo que fornece competências para a compreensão do mundo complexo em que vivemos, assim como para enfrentar os desafios do mercado de trabalho.
Para garantir um regime de proximidade entre ensino e investigação, criámos um programa de Oficinas de Aprendizagem que, ao longo do curso, acompanham os estudantes na elaboração de um projeto de pesquisa. Neste processo, contam com o apoio direto de investigadores, docentes e bolseiros dos ciclos de estudos pós-graduados, particularmente do CRIA-IUL (Centro em Rede de Investigação em Antropologia) e do CEI-IUL (Centro de Estudos Internacionais).
Apostamos também no estabelecimento de parcerias que, no final do curso, possibilitam a realização de estágios curriculares em diversas instituições e organizações relevantes.
Mensagem do(s) diretor(es)
Partindo da constatação da diversidade humana, a Antropologia constitui-se como um campo de reflexão que identifica e compara as diferenças entre as maneiras de pensar e modos de vida dos vários povos e culturas. Para lá dos fatores de diversidade, busca-se aquilo que é comum a todos os indivíduos através das culturas e que remete para a natureza humana.
Estudar antropologia é, antes de mais, a abertura a outros povos e culturas, a exploração das relações entre os habitantes humanos e não humanos do nosso variegado (e quão frágil) planeta. É, consequentemente, uma experiência de relativização das nossas ideias feitas; a conquista de um espírito crítico imprescindível para o exercício da cidadania e do diálogo intercultural. Queremos partilhar com os nossos estudantes esta experiência de diversidade cultural, de reajustamento crítico das nossas perceções do mundo.
Informações Gerais