Antropologia

Acreditações

Logótipo da A3ES

Acreditado
6 Anos
31 jul 2015
Registo DGES
Registo inicial R/A-Ef 1027/2011 de 18-03-2011
Registo de alteração R/A-Ef 1027/2011/AL01 de 19-04-2017 | R/A-Ef 1027/2011/AL02 de 29-03-2018
Contactos
A Licenciatura em Antropologia do ISCTE-IUL é assegurada por um corpo docente qualificado e com enorme experiência de ensino e de investigação, contando com colaborações de investigadores de outras instituições de ensino superior nacionais e estrangeiras.

Oferecemos uma formação de 1º ciclo que abre as portas para uma grande variedade de itinerários profissionais e académicos, fornecendo competências de análise e de interpretação reflexiva vitais para a compreensão do mundo em que vivemos e, também, para que cada um dos nossos estudantes se capacite para enfrentar os desafios do mercado de trabalho - seja na investigação, no ensino, na intervenção cívica e social, no serviço público ou no mundo empresarial. 

Para garantir um regime de proximidade entre ensino e investigação, criámos na nossa Licenciatura, em complemento ao Plano de Estudos, as Oficinas de Aprendizagem que, ao longo do curso, acompanham os estudantes na elaboração de um projeto de pesquisa com o apoio direto de investigadores, docentes e bolseiros dos ciclos de estudos pós-graduados, particularmente do CRIA-IUL (Centro em Rede de Investigação em Antropologia) e do CEI-IUL (Centro de Estudos Internacionais). Apostamos também no estabelecimento de parcerias que, no final do curso, possibilitam a realização de estágios curriculares em diversas instituições e organizações relevantes.

A Licenciatura em Antropologia do ISCTE-IUL tem obtido sistematicamente, nas avaliações externas efetuadas, a classificação global mais elevada de todos os cursos de Antropologia existentes no país.

Mensagem do(s) diretor(es)

Partindo da constatação da diversidade humana e das vicissitudes da sua historicidade, a Antropologia constitui-se como um campo de reflexão essencial que identifica e compara as diferenças reveladoras das ideias e dos modos de vida dos diferentes povos, culturas e civilizações, estimulando simultaneamente a compreensão dos seus possíveis sentidos de unidade e, também, o tão necessário espírito crítico sem o qual não há cidadania ativa nem diálogo intercultural.

Para interrogarmos o conjunto sempre mutável das diferenças e das semelhanças que atravessam a humanidade, o mundo e os vários modos de vida que nele se desenvolveram ou desapareceram, precisamos olhar simultaneamente para perto e para longe de nós; para a efervescência de um eterno presente vivido nos quotidianos que hoje percebemos globalmente e em rede digital; e para o tempo quase imóvel plasmado na geografia, na própria Terra e na sua ancoragem no cosmos – o tempo das estruturas e dos sistemas, dos arquétipos e das cosmologias.

Estudar Antropologia é abrir as portas de um itinerário de descobertas e de novas relações entre o mundo, os seus habitantes humanos e não humanos, e o sentido de dignidade da nossa condição partilhada. É esta experiência que queremos partilhar com os nossos alunos.

Informações Gerais

Duração
3 anos
ECTS
180
Horário
Diurno
Provas de ingresso
Matemática (16) ou História (11) ou Português (18)
Nota do último colocado *
119,5
Propinas **
1.ºAno 1063.47
2.ºAno 1063.47
3.ºAno 1063.47
Propinas Estudantes Internacionais **
1.ºAno 5500.00
2.ºAno 5500.00
3.ºAno 5500.00
* Informação para o ano letivo de 2016/2017
** Informação para o ano letivo de 2018/2019
Voltar ao topo