Mestrado

Acreditações

Logótipo da A3ES

Acreditado
6 Anos
07 abr 2020
Registo DGES
Registo inicial R/A-Cr 37/2012 de 06-06-2012
Registo de alteração R/A-Cr 37/2012/AL01 de 30/05/2019
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Período de aulas

Ínicio 18 set 2023
Fim 25 mai 2024

Propinas estudantes UE (2023/2024)

1.ºAno 2500.00 €
2.ºAno 1250.00 €

Propinas estudantes fora da UE (2023/2024)

1.ºAno 3500.00 €
2.ºAno 1600.00 €
Candidatar
Leccionado em Português
Tipo de ensino Presencial

O MED@ISCTE é promovido pelo Departamento de Economia Política (DEP) da Escola de Ciências Sociais e Humanas (ECSH) e conta com a colaboração dos Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território (DINAMIA’CET-IUL), Centro de Estudos Internacionais (CEI-IUL) e Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA-IUL). 

O plano de estudos do 1º ano prevê três optativas livres - ver optativas recomendadas. No 2º ano existem duas optativas: uma em métodos de investigação, a selecionar entre 3 opções - ver plano de estudos - e outra livre.

Plano de Estudos para 2023/2024

1º Ano
Estado e Parcerias para o Desenvolvimento
6.0 ECTS
História da Economia Social e Novos Desafios da Economia Solidária
6.0 ECTS
Metodologias de Planeamento e Avaliação de Projectos de Desenvolvimento
6.0 ECTS
Teorias e Práticas do Desenvolvimento
6.0 ECTS
Globalização e Desafios de Desenvolvimento
6.0 ECTS
Organizações Internacionais, Ongs e Movimentos Sociais
6.0 ECTS
Seminário de Teorias e Práticas do Desenvolvimento
6.0 ECTS
Optativas > Livres
Optativas > Livres
Optativas > Áreas Temáticas Ou Outras Uc
Optativas > Áreas Temáticas Ou Outras Uc
2º Ano
Estatística e Análise de Dados
6.0 ECTS
Macroeconometria I
6.0 ECTS
Pesquisa de Terreno
6.0 ECTS
Dissertação em Estudos de Desenvolvimento
48.0 ECTS
Trabalho de Projecto em Estudos de Desenvolvimento
48.0 ECTS
Optativas > Livres

Optativas recomendadas

1º Semestre

2º Semestre

Nota: As unidades curriculares optativas têm um número limitado de vagas e o seu funcionamento está sujeito a um n.º  mínimo de inscrições.

Objetivos

O MED@ISCTE pretende desenvolver competências para: 

  1. Analisar criticamente a complexidade dos desafios de desenvolvimento global; 
  2. Compreender a importância das especificidades territoriais em termos de história, governação, ideologias e relações de poder nos processos de desenvolvimento global; 
  3. Conhecer e analisar criticamente o papel dos diversos atores (governos, agências multilaterais, sociedade civil e setor privado) em processos de desenvolvimento global; 
  4. Ser capaz de identificar, analisar e discutir um conjunto de problemáticas do desenvolvimento global usando quadros analíticos apropriados e metodologias respeitando o rigor científico; 
  5. Ser capaz de coletar, interpretar e avaliar de forma quantitativa e qualitativa, factos e evidência sobre processos, indicadores, resultados e impactos de políticas públicas e práticas privadas para a mudança; 
  6. Ser capaz de liderar, desenhar, negociar, implementar, gerir e avaliar impactos de programas e projetos de mudança; 
  7. Ser capaz de comunicar os resultados da sua investigação a audiências múltiplas, desde académicas, decisores políticos, media, comunidades locais, empresas e organizações não-governamentais. 


O MED@ISCTE pretende desenvolver competências para: 

  1. Analisar criticamente a complexidade dos desafios de desenvolvimento global; 
  2. Compreender a importância das especificidades territoriais em termos de história, governação, ideologias e relações de poder nos processos de desenvolvimento global; 
  3. Conhecer e analisar criticamente o papel dos diversos atores (governos, agências multilaterais, sociedade civil e setor privado) em processos de desenvolvimento global; 
  4. Ser capaz de identificar, analisar e discutir um conjunto de problemáticas do desenvolvimento global usando quadros analíticos apropriados e metodologias respeitando o rigor científico; 
  5. Ser capaz de coletar, interpretar e avaliar de forma quantitativa e qualitativa, factos e evidência sobre processos, indicadores, resultados e impactos de políticas públicas e práticas privadas para a mudança; 
  6. Ser capaz de liderar, desenhar, negociar, implementar, gerir e avaliar impactos de programas e projetos de mudança; 
  7. Ser capaz de comunicar os resultados da sua investigação a audiências múltiplas, desde académicas, decisores políticos, media, comunidades locais, empresas e organizações não-governamentais.  

Dissertação / Trabalho de Projeto

A finalização do mestrado implica a realização de uma tese de mestrado ou de um trabalho de projeto correspondentes a 48 créditos.

A diversidade e percursos pessoais dos mestrandos justifica a possibilidade de se optar pela realização de uma tese de mestrado ou de um trabalho de projeto.

A realização de uma tese de mestrado ou do trabalho de projeto são orientadas por um doutorado ou por especialista de reconhecido mérito e são objeto de apreciação e discussão pública, perante um júri nomeado para o efeito.

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