O MED@ISCTE procura compreender os problemas do mundo real e atual e por isso o seu plano de estudos segue uma abordagem teórica e metodológica interdisciplinar acompanhada de uma reflexão constante sobre conceitos como justiça, liberdade, igualdade, inclusão e sustentabilidade ecológica. O MED@ISCTE visa dotar os alunos com competências e ferramentas que lhes ofereçam a oportunidade para olharem de forma crítica a realidade do mundo com base na evidência sustentada por factos e a procurarem o seu caminho enquanto agentes ativos em processos de mudança.
Vivemos tempos de incerteza e insegurança dominados por crises climáticas, económicas e geopolíticas. Depois de décadas com múltiplos indicadores de desenvolvimento humanos a melhorarem de forma significativa, estes avanços não estão garantidos e podem mesmo estar em risco. A construção de um mundo mais justo, livre, inclusivo e ecologicamente sustentável está a ser cada vez mais difícil.
Ao mesmo tempo, a governação global que emerge no final da Segunda Guerra Mundial está hoje a ser desafiada. Os governos do chamado “Norte Global” e as instituições multilaterais que têm definido as regras do jogo desta ordem global liberal são agora acompanhados por uma multiplicidade de outros atores: governos do “Sul Global”, empresas multinacionais, organizações não-governamentais, movimentos transnacionais, fundações, etc. Estamos perante um momento crítico para o desenvolvimento num mundo cada vez mais complexo, fragmentado, em adaptação e em mudança.
O MED@ISCTE quer ajudar a refletir e discutir criticamente sobre as realidades, narrativas, práticas e resultados do desenvolvimento global e da cooperação internacional. Estudar desenvolvimento global é estudar processos de mudança. É estudar como as estruturas e instituições nacionais e internacionais - legais, políticas, económicas, sociais, tecnológicas, ecológicas, religiosas ou artísticas - e os indivíduos operam e interagem entre si para moldar e influenciar a transformação em determinados territórios.
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