Mestrado

Acreditações

Logótipo da A3ES

Acreditado
6 Anos
16 jan 2020
Registo DGES
Registo inicial R/A-Cr 71/2011 de 25-07-2011
Registo de alteração R/A-Cr 71/2011/AL01 de 12-08-2014 | R/A-Cr 71/2011/AL02 de 05-05-2017 | R/A-Cr 71/2011/AL03 de 02-08-2018 | R/A-Cr71/2011/AL04 de 10/02/2020
Contactos
Candidatar
Leccionado em Inglês

Corpo Docente para (2020/2021)

Estágio em Psicologia das Relações Interculturais | Estágio em Psicologia das Relações Interculturais | Estereótipos, Preconceito e Discriminação: Temas Avançados | Negociação e Mediação de Conflitos
Ricardo Borges Rodrigues é Professor Auxiliar Convidado do ISCTE-IUL e Investigador Integrado no CIS-IUL. Doutorado em Psicologia Social e das Organizações, desenvolve investigação, com vários trabalhos publicados, na área das relações intergrupais na infância e adolescência, nomeadamente sobre o desenvolvimento e a expressão do preconceito e da discriminação em contextos educativos. É Director do Mestrado em Psicologia das Relações Interculturais e o coordenador académico local do Erasmus Mundus Global Mobility, Inclusion and Diversity in Society (Global-Minds). É, ainda, coordenador do Projeto TEIP3 no CIS-IUL (consultoria a agrupamentos de escolas) e co-coordenador do projeto de investigação “O desenvolvimento social dos valores humanos na infância e na adolescência (FCT - PTDC/SOC-SOC/30635/201). No âmbito da atividade de extensão universitária, integrou comissões de peritos, designadamente a Comissão de Acompanhamento e Fiscalização dos Centros Educativos (2016-2020) e o grupo de acompanhamento do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular na Direcção Geral da Educação (2017).  
Psicologia do Contacto Intercultural e da Comunicação
I obtained my PhD in Social Psychology at ISCTE IUL in 2007. I was a Postdoctoral Fellow at the Department of Psychology, University of Delaware for two years, and later in 2010 I joined CIS IUL. I am interested in intergroup relations among ethnic majority and minority groups and contact-based interventions to reduce prejudice. I have 3 major ongoing research lines: a) examining how different conceptualizations of national identity affect groups’ beliefs about their contribution to superordinate, more inclusive identities; b) investigating how relative status and identity indispensability relate to collective narcissism; c) examining acculturation attitudes, prejudice and well-being in majority and minority groups.
Métodos de Investigação em Psicologia II | Psicologia Cultural | Psicologia do Contacto Intercultural e da Comunicação
Psicologia do Contacto Intercultural e da Comunicação
Métodos Avançados de Análise de Dados
Doutoramento em Sociologia, na área de Teoria e Método. Professora Catedrática  no ISCTE-IUL. Diretora da Escola de Sociologia e Políticas Públicas do ISCTE-IUL. Diretora da Pós-graduação em Análise de Dados em Ciências Sociais do ISCTE-IUL. Leciona e coordena diversas unidades curriculares de Estatística e Análise de Dados em cursos de Mestrado e de Doutoramento. É investigadora do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL) do ISCTE-IUL. Linhas de investigação: Métodos quantitativos, multivariados e de interdependência para explorar variáveis categorizadas, privilegiadamente desenvolvidos pela Escola de Leiden: Análise de Correspondências Múltiplas (ACM) e análise não-linear em Componentes Principais (CatPCA); métodos de dependência para variáveis categorizadas (CATREG); modelos multinível; análise longitudinal com multinível; modelos de medida (análise factorial confirmatória); modelos de equações estruturais; modelação com moderação e com mediação e métodos de estimação bootstrapping. Coordena e lecciona diversas unidades curriculares de métodos de análise de dados em Mestrado e em Doutoramento.
Métodos Avançados de Investigação em Psicologia
Contactos
Candidatar
Voltar ao topo