Mestrado

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Acreditado
6 Anos
30 jul 2021
Registo DGES
Registo inicial R/A-Cr 11/2014 de 11-03-2014
Registo de alteração R/A-Cr 11/2014/AL01 de 08-12-2021
Contactos
Escola de Sociologia e Políticas Públicas
Secretariado
Edifício Sedas Nunes (Edifício I), sala 1E03
secretariado.espp @iscte-iul.pt
(+351) 210 464 015
9:30 - 18:00

Propinas UE (2024/2025)

1.ºAno 2000.00 €
2.ºAno 1000.00 €
Candidatar
Leccionado em Português
Tipo de ensino Presencial

O Mestrado em Administração Escolar tem a duração de dois anos, correspondentes à obtenção de 120 créditos ECTS, repartidos entre 36 em unidades curriculares obrigatórias, 24 em unidades curriculares optativas de administração escolar, 48 com uma dissertação ou trabalho de projeto, 6 com uma unidade curricular do conjunto das técnicas especializadas de pesquisa e 6 com uma optativa livre. Algumas Unidades Curriculares podem funcionar em regime compacto (uma UC ocupando duas horas todos os dias de uma semana fora do calendário normal de aulas).

Plano de Estudos para 2024/2025

1º Ano
Direito da Educação
6.0 ECTS
Gestão da Qualidade em Educação
6.0 ECTS
Gestão das Organizações Escolares
6.0 ECTS
Políticas de Educação
6.0 ECTS
Avaliação das Organizações Escolares
6.0 ECTS
Desenho da Pesquisa
6.0 ECTS
Gestão de Recursos Humanos em Educação
6.0 ECTS
Organização Pedagógica e Diversidade
6.0 ECTS
2º Ano
Dissertação em Administração Escolar
48.0 ECTS
Trabalho de Projecto em Administração Escolar
48.0 ECTS
Estágio de 2º Ciclo
6.0 ECTS

Optativas recomendadas

O funcionamento das unidades curriculares optativas está sujeito a um n.º  mínimo de inscrições.

No âmbito da formação especializada em Administração Escolar (decreto-lei nº 95/97, artigo 6º) e para se beneficiar da acreditação deste curso de mestrado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, recomenda-se a seleção das seguintes Unidades Curriculares optativas:

1º semestre

01673 | Comunicação em Educação

00505 | Educação ao Longo da Vida

2º semestre

01682 | Avaliação do Desempenho e de Competências em Educação

Objetivos

As transformações no setor da educação têm-se traduzido numa transferência progressiva para níveis regionais ou locais de competências e responsabilidades relacionadas com a gestão administrativa e pedagógica de instituições e territórios educativos. Esta transferência tem suscitado mudanças nos modelos organizacionais e nas competências dos agentes educativos, nomeadamente aquelas que se encontram associadas à gestão e liderança das escolas, aos processos de avaliação internos e externos, à produção de ambientes educativos inclusivos, seguros e à mediação de conflitos. Este Mestrado procura, assim, responder à necessidade de formação e qualificação dos diversos agentes educativos responsáveis ou intervenientes nestas áreas nos diversos níveis do sistema educativo.

Dissertação / Trabalho de Projeto

O mestrado implica a realização de uma dissertação de âmbito predominantemente científico, ou a realização de um trabalho de projeto inovador de aplicação, correspondentes a 48 créditos. A possibilidade de escolha, pelos mestrandos, entre a realização de uma dissertação de caráter científico ou um trabalho de projeto, originais, justifica-se pela natureza diversificada dos públicos-alvo: por um lado, estudantes e técnicos que pretendem prosseguir os seus estudos de segundo ciclo; por outro, profissionais com intervenção direta nas áreas em análise no âmbito do curso. A elaboração da dissertação é orientada por doutor ou doutora, ou por um especialista de reconhecido mérito, e é objeto de apreciação e discussão pública, perante um júri nomeado para o efeito.

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Escola de Sociologia e Políticas Públicas
Secretariado
Edifício Sedas Nunes (Edifício I), sala 1E03
secretariado.espp @iscte-iul.pt
(+351) 210 464 015
9:30 - 18:00
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