Mestrado

Acreditações

Logótipo da A3ES

Acreditado
6 Anos
18 fev 2014
Registo DGES
Registo inicial R/A-Cr 11/2014 de 11-03-2014
Registo de alteração
Contactos

Período de aulas

Ínicio 27 set 2021
Fim 28 mai 2022

Propinas estudantes UE (2021/2022)

1.ºAno 2000.00 €
2.ºAno 1000.00 €

Propinas estudantes fora da UE (2021/2022)

1.ºAno 3000.00 €
2.ºAno 1600.00 €
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Leccionado em Português

O Mestrado em Administração Escolar tem a duração de dois anos, correspondentes à obtenção de 120 créditos ECTS, repartidos entre 36 em unidades curriculares obrigatórias, 24 em unidades curriculares optativas de administração escolar, 48 com uma dissertação ou trabalho de projeto, 6 com uma unidade curricular do conjunto das técnicas especializadas de pesquisa e 6 com uma optativa livre. Algumas Unidades Curriculares podem funcionar em regime compacto (uma UC ocupando duas horas todos os dias de uma semana fora do calendário normal de aulas).

Plano de Estudos para 2021/2022

1º Ano
Direito da Educação
6.0 ECTS
Gestão das Organizações Escolares
6.0 ECTS
Políticas de Educação
6.0 ECTS
Desenho da Pesquisa
6.0 ECTS
Gestão de Recursos Humanos em Educação
6.0 ECTS
Organização Pedagógica e Diversidade
6.0 ECTS
Optativas > Administração Escolar
Optativas > Administração Escolar
Optativas > Administração Escolar
Optativas > Administração Escolar
2º Ano
Dissertação em Administração Escolar
48.0 ECTS
Trabalho de Projecto em Administração Escolar
48.0 ECTS
Optativas > Livre
Optativas > Técnicas Especializadas de Pesquisa

Optativas recomendadas

O funcionamento das unidades curriculares optativas está sujeito a um n.º  mínimo de inscrições.

No âmbito da formação especializada em Administração Escolar (decreto-lei nº 95/97, artigo 6º) e para se beneficiar da acreditação deste curso de mestrado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, recomenda-se a seleção das seguintes Unidades Curriculares optativas:

1º semestre

01673 | Comunicação em Educação

00505 | Educação ao Longo da Vida

2º semestre

01681 | Avaliação das Organizações Escolares

01682 | Avaliação do Desempenho e de Competências em Educação

Objetivos

As transformações no setor da educação têm-se traduzido numa transferência progressiva para níveis regionais ou locais de competências e responsabilidades relacionadas com a gestão administrativa e pedagógica de instituições e territórios educativos. Esta transferência tem suscitado mudanças nos modelos organizacionais e nas competências dos agentes educativos, nomeadamente aquelas que se encontram associadas à gestão e liderança das escolas, aos processos de avaliação internos e externos, à produção de ambientes educativos inclusivos, seguros e à mediação de conflitos. Este Mestrado procura, assim, responder à necessidade de formação e qualificação dos diversos agentes educativos responsáveis ou intervenientes nestas áreas nos diversos níveis do sistema educativo.

Dissertação / Trabalho de Projeto

O mestrado implica a realização de uma dissertação de âmbito predominantemente científico, ou a realização de um trabalho de projeto inovador de aplicação, correspondentes a 48 créditos. A possibilidade de escolha, pelos mestrandos, entre a realização de uma dissertação de caráter científico ou um trabalho de projeto, originais, justifica-se pela natureza diversificada dos públicos-alvo: por um lado, estudantes e técnicos que pretendem prosseguir os seus estudos de segundo ciclo; por outro, profissionais com intervenção direta nas áreas em análise no âmbito do curso. A elaboração da dissertação é orientada por doutor ou doutora, ou por um especialista de reconhecido mérito, e é objeto de apreciação e discussão pública, perante um júri nomeado para o efeito.

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