Acreditações
O Mestrado em Administração Escolar tem a duração de dois anos, correspondentes à obtenção de 120 créditos ECTS, repartidos entre 36 em unidades curriculares obrigatórias, 24 em unidades curriculares optativas de administração escolar, 48 com uma dissertação ou trabalho de projeto, 6 com uma unidade curricular do conjunto das técnicas especializadas de pesquisa e 6 com uma optativa livre. Algumas Unidades Curriculares podem funcionar em regime compacto (uma UC ocupando duas horas todos os dias de uma semana fora do calendário normal de aulas).
Plano de Estudos para 2024/2025
Unidades curriculares | Créditos | |
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Direito da Educação
6.0 ECTS
|
Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Gestão da Qualidade em Educação
6.0 ECTS
|
Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Gestão das Organizações Escolares
6.0 ECTS
|
Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Políticas de Educação
6.0 ECTS
|
Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Avaliação das Organizações Escolares
6.0 ECTS
|
Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Desenho da Pesquisa
6.0 ECTS
|
Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Gestão de Recursos Humanos em Educação
6.0 ECTS
|
Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Organização Pedagógica e Diversidade
6.0 ECTS
|
Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Dissertação em Administração Escolar
48.0 ECTS
|
Trabalho Final | 48.0 |
Trabalho de Projecto em Administração Escolar
48.0 ECTS
|
Trabalho Final | 48.0 |
Estágio de 2º Ciclo
6.0 ECTS
|
Parte Escolar > Optativas > Livre | 6.0 |
Direito da Educação
Esta UC tem como objectivo fundamental traçar o panorama actual do direito da educação em Portugal e simultaneamente equacionar um conjunto de problemas chave que hoje se colocam a quem trabalha na área. Pretende-se que os alunos desenvolvam competências sobre:
- as características fundamentais do sistema jurídico no quadro do Estado de direito;
- a base constitucional do direito da educação;
- os dispositivos legais que definem as estruturas e formas de exercício da gestão escolar;
- as garantias administrativas e jurisdicionais em causa, identificando os diferentes instrumentos que as concretizam;
O programa encontra-se organizado em torno dos seguintes módulos:
1. Direito e Estado.
1.1. O que é o direito? Conceitos fundamentais. As fontes de direito.
1.2. Noção de Estado. O Estado como expressão da modernidade.
1.3. Estado de direito: génese e evolução.
2. Constituição e direito da educação.
2.1. Poder constituinte e Constituição. Princípios fundamentais da Constituição de 1976.
2.2. Conceito e âmbito do direito da educação. Quadro constitucional de referência.
3. Direito da organização e gestão escolar.
3.1. Organização escolar e administração educativa.
3.2. Fundamentos jurídicos da gestão escolar. Princípios e regras procedimentais.
3.3. Garantias administrativas e jurisdicionais.
4. Estudos de caso.
A avaliação da disciplina comporta a realização de um trabalho escrito individual sobre um tema do programa, em forma de paper (máximo de 20/25 pág). O trabalho deve ser basicamente analítico, demonstrando conhecimento das problemáticas teóricas em causa, procedendo a uma estruturação lógica do tema escolhido e evidenciando um tratamento adequado da bibliografia de referência e demais materiais de apoio da unidade curricular.
BibliografiaTitle: Rodrigues, Maria de Lurdes (org.), 40 Anos de Políticas de Educação em Portugal - Volume I / Volume II, Lisboa, Almedina.
Sousa, Marcelo Rebelo de e André Salgado de Matos(2008), Direito Administrativo Geral, Tomo I, Lisboa, D.Quixote
Homem, António Pedro Barbas (coord.)(2006),Temas de Direito da Educação, Coimbra, Almedina
Fonseca, Guilherme et alii (2008),Legislação Administrativa Básica, Coimbra, Coimbra Editora
Costa, Jorge Adelino (org.)(2002),Organização Escolar: Legislação Base,Aveiro, Universidade de Aveiro
Caupers, João et alii(2007),Código do Procedimento Administrativo Anotado, Coimbra, Almedina
Canotilho, J. J. Gomes (2010),Direito Constitucional e Teoria da Constituição, Coimbra, Almedina
Canotilho, Gomes e Vital Moreira (2010),Constituição da República Portuguesa anotada, Coimbra Editora
Amaral, Diogo Freitas do (2018), Curso de Direito Administrativo, Coimbra, Almedina
Authors:
Reference:
Year:
Title: .
Authors:
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Year:
Gestão da Qualidade em Educação
Pretende-se desenvolver as seguintes competências:
? Descrever as principais teorias sobre o conceito em estudo
? Elaborar projecto de avaliação empírica da qualidade em educação
? Diferenciar princípios e modelos de gestão da qualidade
? Preparar projecto de gestão da qualidade em educação ancorado nos processos de formalização e implementação de um sistema de gestão da qualidade
? Aspectos conceptuais e metodológicos do estudo da qualidade
? Normas ISO e modelos de Qualidade Total
? Modelos de análise e de avaliação da qualidade em serviços educativos
? Processos de formalização e de implementação de um sistema de gestão da qualidade
Avaliação periódica:
1.Trabalho individual: trabalho escrito em formato de paper, sobre aplicação de um modelo de gestão da qualidade à educação (60%)
2.Trabalho de Grupo: apresentação escrita e oral, com discussão, de projeto de avaliação da qualidade e implementação de melhorias, numa organização escolar (40%)
Avaliação final: prova de avaliação final (100%)
Title: Quality Management (2ª ed.), Upper Saddle River: Prentice-Hall.Colling, C. & Harvey, L. (1995). Quality control, assurance and assessment – the link to continuous improvement, Quality Assurance in Education, 3 (4), pp.30 – 34.
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The role of E-service quality in shaping online meeting platforms: a case study from higher education sector, The role of E-service quality in shaping online meeting platforms: a case study from higher education sector, 2021, Journal of Applied Research in Higher Education, 13(5), 1436-1463,
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Year:
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Authors:
Reference:
Year:
Gestão das Organizações Escolares
1. Identificar as diferentes acepções da problemática organizacional(OA1).
2. Relacionar conceitos e práticas transversais da gestão com a especificidade da gestão em organizações escolares (OA2).
3. Identificar especificidades dos perfis e papéis dos gestores de organizações escolares (OA3).
4. Avaliar criticamente situações e práticas de gestão escolar e propor, fundamentadamente, alternativas consideradas mais adequadas (OA4).
1. A gestão das organizações e a especificidade da organização escolar.
1.1. Teorias organizacionais e o modelo da organização escolar.
1.2. A revolução 4.0 e as organizações escolares
1.2. A mudança organizacional
2. Eficácia e eficiência na Gestão.
3. O papel da gestão na articulação da organização escolar com a sua envolvente e os fatores condicionantes dos procedimentos em gestão.
4. Papéis do gestor.
5 Exercícios de aplicação e estudos de caso
I - A avaliação periódica:
1) trabalho individual (50%),
2) trabalho de grupo 1: (40%)
Estudo de caso com apresentação
3) trabalho de grupo 2 - 10%
Portefólio dos trabalhos realizados em sala
Para aprovação, qualquer elemento de avaliação tem de ter nota mínima de 8 valores e o resultado final o valor mínimo de 10 valores (escala de 0 a 20).
Avaliação final:
II) realização de provas finais (exame e/ou outras provas) 100% .
Aprovação com avaliação final igual ou superior a 10 (escala de 0 a 20)
Title: Mota, A. (2017). Gestão escolar: teoria e prática / Artur Guilherme Carvalho da Motta. Rio de Janeiro: SESES, 2017.
Luck, E. (2012). Liderança em Gestão Escolar. Ed Vozes
Hoy, W. & Miskel, C. (2013) Educational Administration. Theory, Research, and Practice . McGraw-Hill.
Duarte, A., Nascimento, G., Almeida,F., (2019) Gestão de pessoas 4.0. In Machado, C., e Davin,J. (coords) Organização e politicas empresariais. Atual, Almedina. ......
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Authors:
Reference:
Year:
Políticas de Educação
Concretamente, esta unidade visa contribuir para preparar mestres que:
OA1. demonstrem possuir competências na identificação de diferentes conceções e modos de produção das políticas públicas de educação e sua evolução nas últimas décadas;
OA2. demonstrem possuir uma compreensão dos contextos nacional e internacional (em particular, o contexto europeu), que têm influenciado a reconfiguração das políticas de educação;
OA3. demonstrem possuir conhecimento sobre a evolução das políticas educativas à luz das mudanças do modelo de Estado;
OA4. sejam capazes de aplicar estes conhecimentos na identificação e análise dos modos de regulação das políticas públicas de educação;
OA5. demonstrem possuir conhecimento sobre a relação entre os diferentes níveis de decisão e a ação política;
OA6. tenham capacidade de recolher, selecionar e interpretar informação relevante na área das políticas de educação e sobre a sua aplicabilidade na análise de realidades educativas específicas.
O Programa está organizado de acordo com os seguintes pontos e conteúdos programáticos (CP):
1. Políticas de educação: introdução e sistematização das abordagens teórica-analíticas
2. Globalização e impacto nas políticas educativas
3. Europeização das políticas educativas
4. Ciclos de políticas e modelo de Estado: contributos para a análise das políticas de educativas
5. Portugal: dinâmicas e ciclos de governo em educação
6. Autonomia, Gestão e Administração das Escolas
7. Descentralização e territorialização das políticas educativas
8. Lógicas de ação das escolas e as políticas escolares
9. A escola pública no centro do debate: problemas e políticas
A avaliação periódica da UC tem os seguintes elementos:
1) Uma apresentação (em grupo) de um texto de pesquisa e análise sobre políticas de educação (15-20 min, 30%) e participação no debate das várias apresentações. O texto será selecionado pelo grupo numa lista elencada pela docente.
2) Trabalho escrito individual de reflexão crítica, teoricamente sustentada e ilustrada empiricamente sobre um tipo de programa ou política de educação. O trabalho não poderá deverá exceder as 10 páginas (arial 11) (70%).Este trabalho terá que fazer um uso expresso de bibliografia recomendada no âmbito da UC.
Avaliação não periódica não é realizada por exame (embora tenha um perfil correspondente):
- Os alunos que frequentem um número de aulas inferior ao definido no Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos e Competências (RGACC) serão encaminhados para esta avaliação.
- O que se propõe como exercício de avaliação é um conjunto de questões colocadas pela docente ao qual o/a estudante terá que responder por escrito no prazo de 10 dias (em datas a informar aos alunos).
Title: Azevedo, J. (2007), Sistema educativo mundial. Ensaio sobre a regulação transnacional da educação, VNG, FML.
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Avaliação das Organizações Escolares
Os objetivos de aprendizagem da unidade curricular são os seguintes:
a) treino de competências analíticas e de avaliação sobre as escolas como organizações;
b) treino de competências de leitura de textos e de recolha e seleção de informação;
c) treino de competências orais e escritas de exposição e debate de pontos de vista de forma fundamentada;
d) treino de competências de discussão e partilha das suas experiências profissionais;
e) treino de competências de desenvolvimento de espírito crítico sobre as organizações escolares.
1. Introdução
- Planeamento e avaliação da UC
- Os conceitos de Avaliação e de Organização Escolar
2. Escolas como organizações
- Escola como organização e participação na organização escolar
- Escola como organização educativa: gestão democrática e autonomia
3. Avaliação das organizações escolares
- Avaliação: origem, objetivos, natureza, abordagens, processos
- Relação entre Avaliação e Qualidade
- Relação entre Avaliação e Planeamento estratégico
- A influência de organizações internacionais na avaliação das escolas
4. Tipos de avaliação das organizações escolares
- A Avaliação externa: breve resumo sobre o caso português, enquanto política educativa (a construção e a concretização)
- A autoavaliação: enquadramento, modelos, dimensões de análise, atores
- Avaliação das escolas como processo social
5. Balanço das aprendizagens
Avaliação contínua:
a) Participação nas aulas, revelando compreender os conteúdos (20%)
b) Competências demonstradas nos trabalhos autónomos semanais, ao longo do semestre, sob orientação do professor (40%)
c) Competências reveladas no ensaio final (por escrito, em vídeo e com discussão de grupo com o docente), realizado em grupo (40%)
Participação oral e trabalhos escritos podem ser realizada em Português ou Inglês.
Pode fazer exame final.
Title: Alaíz, V, Góis, E. & Gonçalves, C(2003). Auto-avaliação de escolas. Porto: Edições ASA.Azevedo, J, org (2002). Avaliação das escolas. Porto:ASA.
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Reference:
Year:
Desenho da Pesquisa
No final da UC os estudantes deverão estar aptos a:
1) reconhecer e utilizar diferentes tipos e estratégias metodológicas, dominando os seus requisitos teóricos, metodológicos e técnicos, para que possam vir a fazer escolhas adequadas;
2) identificar os principais problemas do desenho da pesquisa e/ou intervenção, desde a definição do problema, à conceptualização, operacionalização, observação e redacção do projeto;
3) elaborar um projeto de pesquisa e/ou intervenção.
1. A pesquisa como produtora de conhecimento para conhecer e/ou para intervir.
1.1. A pesquisa empírica como sendo teoricamente orientada.
1.2. A pesquisa como 'problem solving': diagnósticos, avaliações, intervenções.
1.3. A ética nos diferentes tipos de pesquisa.
2. Como desenhar um projeto de pesquisa e/ou intervenção.
2.1. Formulação do problema e definição de objetivos.
2.2. Conceptualização.
2.3. Operacionalização e observação.
2.4. Redação do projeto.
3. Estratégias metodológicas.
3.1. Adequação das estratégias metodológicas aos objetivos da pesquisa.
3.2. Pesquisa extensiva: grandes inquéritos, bases de dados estatísticos, etc.
3.3. Pesquisa intensiva: estudos de caso, pesquisa de terreno, observação participante, abordagem etnográfica, etc.
3.4. A investigação ação e a intervenção social.
3.5. Pesquisa comparativa: objetivos e problemas da comparação.
3.6. Os 'métodos combinados'.
O processo de ensino-aprendizagem articula sessões teórico-práticas de transmissão de conhecimentos, sessões seminariais de apresentação e discussão de projetos (às quais é dada prevalência), sessões tutoriais e trabalho autónomo dos estudantes.
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Avaliação periódica, contemplando as seguintes componentes:
a) Participação nas aulas e apresentação do projeto de pesquisa e/ou de intervenção (35%)
b) Trabalho final escrito: projeto de pesquisa e/ou de intervenção (65%).
Avaliação final, constituída por um trabalho final escrito: projeto de pesquisa e/ou de intervenção, complementado com uma discussão oral, caso o/a docente considere necessário (100%).
A avaliação desta UC não contempla a realização de exame escrito final.
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Silverman, D (ed.) (2011) Qualitative Research. London: Sage.
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Ghiglione, R & Matalon, B (1992) O Inquérito. Teoria e Prática. Oeiras: Celta Editora.
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Outras referências bibliográficas complementares
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Blaikie, N 2010 Designing Social Research. The logic of Anticipation. Cambridge: Polity Press.
Becker, H S 2017 Evidence. Chicago: The University of Chicago Press.
Mestrado em Sociologia
Shaw, I, Briar-Lawson, K, Orme, J & Ruckdeschel, R 2010 The Sage Handbook of Social Work Research. Londres: Sage.
Hardwick, L et al (eds) 2017 Innovations in Social Work Research. London: Jessica Kingsley Publishers.
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Mestrado em Serviço Social
Toshkov, D 2016 Research Design in Political Science. London: Palgrave.
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Bukve, O 2019 Designing Social Science Research. Cham: Palgrave.
Mestrado em Políticas Públicas
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Quan-Haase, A., & Sloan, L. (eds.). 2022 The SAGE handbook of social media research methods. Sage.
Kubitschko, S., & Kaun, A. (eds). 2016 Innovative methods in media and communication research. Cham: Palgrave Macmillan.
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Berger, A. A. 2018 Media and communication research methods: An introduction to qualitative and quantitative approaches. Thousand Oaks: SAGE Publications.
Mestrado em Gestão dos Novos Media
Klotz, A & Prakash, D (eds) 2008 Qualitative methods in International Relations: A pluralist guide. New York: Palgrave (v. plataforma moodle).
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Lamont, C 2015 Research methods in International Relations. Thousand Oaks: Sage Publications (capitulo 1 on-line em:
Mestrado em Estudos Internacionais
Stein, T. S., Bathurst, J. R., & Lasher, R. 2022 Performing arts management: A handbook of professional practices. Simon and Schuster.
Quan-Haase, A., & Sloan, L. (Eds.). 2022 The SAGE handbook of social media research methods. Sage.
Osterwalder, A., & Pigneur, Y. 2010 Business model generation: a handbook for visionaries, game changers, and challengers (Vol. 1). John Wiley & Sons.
Mestrado em Estudos e Gestão da Cultura
Zeleza, T (ed) 2007 The study of Africa. The global and transnational engagements (Vol II). Dakar: CODESRIA.
Zeleza, T (ed) 2006 The Study of Africa. Disciplinary and interdisciplinary encounters (Vol I). Dakar: CODESRIA.
Ouédraogo, J-B & Cardoso, C (ed) 2011 Readings in methodology: African Perspectives. Dakar: CODESRIA. Em linha: https://www.codesria.org/spip.php?article1502&lang=en
Mestrado em Estudos Africanos
Bogdan, R & Biklen, S 1994 Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora.
Mestrado em Educação e Sociedade
Treadwell, D, & Davis, A 2016 Introducing communication research: Paths of inquiry. Thousand Oaks: SAGE Publications, 3ª ed.
Quan-Haase, A., & Sloan, L. (eds.). 2022 The SAGE handbook of social media research methods. Sage.
Kubitschko, S., & Kaun, A. (eds). 2016 Innovative methods in media and communication research. Cham: Palgrave Macmillan.
Berger, A. A. 2018 Media and communication research methods: An introduction to qualitative and quantitative approaches. Thousand Oaks: SAGE Publications.
Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Se necessário, solicitar referências adicionais ao/à(s) docente(s).
Mestrado em Ciências do Trabalho e Relações Laborais
Pollock III, Philip H.& Edwards, B C 2019 The Essentials of political analysis. 6ªed., Washington D.C.: CQ Press.
Silverman, D (2018) Doing qualitative research. Los Angeles: Sage.
Johnson, J B & Reynolds, H T 2020 Political Science research methods, 9ª ed. Los Angeles: Sage.
Mestrado em Ciência Política
Se necessário, solicitar referências adicionais ao/à(s) docente(s).
Mestrado em Administração Escolar
Se necessário, solicitar referências adicionais ao/à(s) docente(s).
Mestrado em Ação Humanitária
Na medida em que o desenho de pesquisa pode ter algumas especificidades em função da área científica de pesquisa, listam-se abaixo algumas sugestões de suporte bibliográfico.
Authors:
Reference:
Year:
Gestão de Recursos Humanos em Educação
Pretende-se desenvolver as seguintes competências:
OA1: Integrar teoricamente a evolução das práticas de gestão de recursos humanos.
OA2: Utilizar métodos e técnicas de análise de necessidades e planificação de recursos humanos.
OA3: Apreciar criticamente o desenho e gestão de um sistema de avaliação de desempenho e remunerações.
OA4: Planear e realizar diagnósticos de necessidades de indução e formação.
OA5: Conhecer e avaliar métodos de recrutamento e seleção.
1. GRH: da teoria à prática; particularidades da GRH em ambiente educativo
2. Estrutura, evolução e planeamento de efetivos
3. Recrutamento e seleção
4. Indução e socialização organizacional
5. Recompensas e remunerações
6. Avaliação de desempenho
7. Desenvolvimento e formação
8. Gestão e desenvolvimento de equipas de trabalho
1. Expositivas: apresentação dos quadros teóricos de referência;
2. Participativas: análise e resolução de exercícios práticos e discussão de casos práticos e trabalho de grupo;
3. Ativas: realização de trabalhos individuais e de grupo
4. Autoestudo: trabalho autónomo do aluno, tal como consta no planeamento das aulas.
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Os estudantes poderão optar por uma das seguintes modalidades de avaliação:
1. Avaliação periódica a qual, requer (a) um nível de assiduidade mínimo de 80%; (b) realização de um trabalho escrito, em grupo, antecedido de apresentação oral e discussão em aula (40% da classificação da UC); (c) realização de um trabalho escrito individual (60% da classificação da UC). A aprovação na UC em regime de avaliação periódica implica a obtenção de nota mínima de 10 valores a cada um dos elementos de avaliação.
2. Exame final (100% da classificação da UC) abrangendo toda a matéria do programa da UC.
Title: Webb, L. D. & Norton, M. S. (2008). Human resources administration: Personnel issues and needs in education (5th ed.). Prentice Hall.
Smith, R. E. (2004). Human resources administration: A school-based perspective. Eye on Education.
Rebore, R. W. (2011). Human resources administration in education: a management approach (9th ed.). Pearson.
Webb, L. D., & Norton, M. S. (2008). Human resources administration: personnel issues and needs in education (6th ed.). Pearson.
Caetano, A & Vala, J. (2008). Gestão de recursos humanos: contextos, processos e técnicas (3.ª ed.). RH Editora.
Caetano, A., Neves, J.G. & Ferreira, J.M.C. (2021). Psicossociologia das organizações: Fundamentos e aplicações. Edições Sílabo.
Authors:
Reference:
Year:
Title: Tyson, S. & York, A. (2005). Essentials of HRM. Elsevier.
Tran, H. (2015). Personnel vs. Strategic Human Resource Management in Public Education. Management in Education, 29(3), 112-118. https://doi.org/10.1016/j.orgdyn.2003.08.007
Bissola, R. & Imperatori, B. (2019).?HRM 4.0 For Human-Centered Organizations. Emerald Publishing Limited.
Lawler, E. E. (2003). Reward practices and performance management system effectiveness. Organizational Dynamics, 32(4), 396-404. https://doi.org/10.1016/j.orgdyn.2003.08.007
Gómez-Mejía, L. R., Balkin, D. B., & Cardy, R. L. (2004). Managing human resources (4th ed.). Pearson Prentice Hall.
Ferreira, A.I., & Martinez, L.F. (2012). Presenteeism and burnout among teachers in public and private portuguese elementary schools. International Journal of Human Resource Management, 23(20), 4380-4390. https://doi.org/10.1080/09585192.2012.667435
Caetano, A. (2007). Avaliação da formação profissional: estudos em organizações portuguesas. Livros Horizonte.
Authors:
Reference:
Year:
Organização Pedagógica e Diversidade
Com a frequência desta unidade curricular os estudantes deverão ser capazes de:
- Conhecer e problematizar as diferenças conceptuais entre diferença e desigualdade;
- Integrar o debate sobre diferença e desigualdade no quadro das transformações dos sistemas educativos contemporâneos;
- Analisar o impacto da massificação e multiculturalidade sobre as várias dimensões de funcionamento da organização escolar;
- Debater a diferença e desigualdade no contexto da gestão pedagógica e organizacional das escolas, tendo como cenário as políticas educativas e o debate sobre a qualidade, eficácia e equidade.
- Analisar diferentes modelos de organização pedagógica da Escola e a sua relação com a diversidade sociocultural.
1. Diferenças e desigualdades nas trajectórias escolares
1.1 Os resultados escolares segundo o género, as classes sociais e a etnicidade.
1.2 Sistemas de ensino, escolas e professores na produção do (in)sucesso escolar.
2 -Processos de implementação das políticas educativas
2.1 - As micro-políticas de escola e o papel central das direções escolares
2.2 - A organização pedagógica da escola como elemento crítico das políticas educativas.
3 - Modelos organizacionais e os dilemas da diversidade
3.1 - Níveis de decisão curricular e autonomia da escola
3.2 - Práticas organizacionais e igualdade de oportunidades
3. 3- A aprendizagem como o centro da acção organizacional: o desafio da diferenciação
A avaliação dos alunos terá como base: a participação nas aulas; b) o debate sobre a bibliografia de trabalho; c) um trabalho escrito individual.
No fim do semestre, cada aluno deverá entregar um trabalho escrito sobre um tema relativo ao programa da cadeira, com a forma de um ensaio sintético de natureza principalmente teórica, sem que tal exclua a possibilidade de se tomar como referência a reflexão sobre um problema ou caso concreto, ou a de se incluírem informações empíricas pertinentes.
Title: Abrantes, Pedro (2008) Os muros da escola: As distâncias e as transições entre ciclos de ensino, Lisboa, Tese de Doutoramento ISCTE.
Ball, S. J.; Maguire, M.; Braun, A. Como as escolas fazem as políticas: atuação em escolas secundárias. Tradução de Janete Bridon. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2016.
Barr, Rebecca, Dreenen, R. (2008) "How schools work" in Ballantine, J. e Spade, J. (org), Schools and society, London, Pine Forge Press
Perrenoud, Philippe (2004) Os ciclos de aprendizagem : um caminho para combater o fracasso escolar, Porto Alegre, Artmed,
Roldão, M Céu (2009) Estratégias de Ensino, V.N. Gaia, Fundação Manuel Leão
Sebastião, João (2009) Democratização do ensino, desigualdades sociais e trajectórias escolares, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian.
Authors:
Reference:
Year:
Title: Bas, Gökhan (2021) ?Teacher Beliefs About Educational Reforms: A Metaphor Analysis?, International Journal of Educational Reform, Vol. 30(1) 21?38, DOI: 10.1177/1056787920933352
Faubert, Brenton (2012) A Literature Review of School Practices to Overcome School Failure, OECD Education Working Papers No. 68, https://dx.doi.org/10.1787/5k9flcwwv9tk-en
Gislason, Neil (2009) ?Mapping School Design: A Qualitative Study of the Relations Among Facilities Design, Curriculum Delivery, and School Climate? The Journal of Environmental Education, VOL. 40, NO. 4
Kools, M. and Stoll L. (2016), ?What Makes a School a Learning Organisation??, OECD Education Working Papers, No. 137, OECD Publishing, Paris. http://dx.doi.org/10.1787/5jlwm62b3bvh-en
Pintassilgo, Joaquim, Alda Namora de Andrade (2019) A inovação pedagógica no contexto de uma escola pública portuguesa : o caso do Projeto "Farol", Lisboa, Universidade de Lisboa/ Instituto de Educação,
Peron, Sarah Cristina(2001) ?Análise de algumas condições institucionais para a organização do trabalho pedagógico?. in ETD - Educação Temática Digital 2, 2, pp. 208-230. URN: http://nbn-resolving.de/urn:nbn:de:0168-ssoar-105708
Authors:
Reference:
Year:
Dissertação em Administração Escolar
O/a aluno/a que complete com sucesso esta UC deverá ser capaz de:
- Formular um problema de investigação
- Elaborar uma revisão de literatura, e utilizar teorias e evidência empírica para formular hipóteses testáveis
- Desenvolver métodos e materiais para o teste empírico das hipóteses
- Analisar resultados e rejeitar/confirmar hipóteses
No início desta unidade curricular, os alunos poderão escolher um tópico de interesse pessoal e relevante para o actual estado da arte, bem como um orientador. Com o orientador, mas também com oportunidade de discussão e partilha nestes seminários, os alunos deverão:
- Formular a questão de partida
- Identificar literatura relevante, e elaborar uma revisão teórica e empírica
- Formular o problema de investigação e as hipóteses
- Desenhar um estudo que teste as hipóteses
- Criar um procedimento e os materiais
- Conduzir o estudo
- Analisar e interpretar resultados
- Elaborar o plano da dissertação
- Escrever a dissertação
Durante este processo os alunos receberão orientações relevantes para o tema da dissertação e para a condução do processo de investigação em si mesmo, como por exemplo literatura relevante para o tópico e indicações acerca do design a utilizar.
Serão utilizados dois métodos de ensino:
(i) orientação da dissertação feita em contacto directo com o orientador em sessões individuais ou excepcionalmente em grupos pequenos de alunos cujo tópico da tese seja muito semelhante;
(ii) presença em seminários em que cada aluno apresenta o estado da sua tese, actividades planeadas, dificuldades encontradas, etc. Estes seminários focar-se-ão no tópico da dissertação, bem como no processo de investigação e escrita.
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A dissertação será avaliada por um júri em provas públicas, após a confirmação por parte do orientador de que esta está concluída e se encontra em condições de ser apresentada em provas públicas. A avaliação será baseada no mérito científico do estudo e na sua adequação teórica e metodológica.
Title: Whetten, D. & Cameron, K. (2007). Developing management skills. Upper Saddle River: Prentice-Hall.
Serrano, G. P. (2008), Elaboração de Projectos Sociais : casos práticos , Porto, Porto Editora.
Roldão, Vitor (2005), Gestão de projecto. Abordagem instrumental ao planeamento, organização e controlo, Lisboa, Monitor
Rodrigues, M. L. (2010), A Escola Pública pode fazer a diferença, Lisboa, Almedina
Punch, K. (2000), Developing Effective Research Proposals , Londres , Sage.
Leedy, P. D., e J. E Ormrod (2005), Practical Research: Planning and Design, New Jersey, Prentice Hall.
Caetano, A, e J. Vala (2008) (3ªed.). Gestão de recursos humanos: contextos, processos e técnicas, RH Editora, Lisboa
Nóvoa, A., A. Estrela (orgs.) (2003), Avaliações em Educação: Novas Perspectivas, Porto, Porto Editora.
Capucha, L.(2008), Planeamento e avaliação de projectos: guião prático, Lisboa, Ministério da Educação
Barroso, J.(2005), Políticas Educativas e Organização Escolar, Lisboa, Universidade Aberta
Authors:
Reference:
Year:
Trabalho de Projecto em Administração Escolar
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No início desta unidade curricular, os alunos poderão escolher um tópico de interesse pessoal e relevante para o actual estado da arte, bem como um orientador. Com o orientador, os alunos deverão:
- Formular a questão de partida
- Identificar literatura relevante, e elaborar uma revisão teórica e empírica
- Formular o problema de investigação/intervenção
- Desenhar um estudo que teste as hipóteses de intervenção
- Criar um procedimento e os materiais necessários à intervenção
- Elaborar o plano do relatório
- Escrever o relatório
Durante este processo os alunos receberão orientações relevantes para o tema do projecto e para a condução do processo de investigação em si mesmo, como por exemplo literatura relevante para o tópico e indicações acerca do design a utilizar.
O relatório será avaliado por um júri em provas públicas, após a confirmação por parte do orientador de que este está concluído e se encontra em condições de ser apresentado em provas públicas. A avaliação será baseada no mérito científico do estudo e na sua adequação teórica e metodológica.
BibliografiaTitle: Whetten, D. & Cameron, K. (2007). Developing management skills. Upper Saddle River: Prentice-Hall.
Sebastião, João (2009) Democratização do ensino, desigualdades sociais e trajectórias escolares, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian,
Roldão, Vitor (2005), Gestão de projecto. Abordagem instrumental ao planeamento, organização e controlo, Lisboa, Monitor
Rodrigues, Maria de Lurdes (2010), A Escola Pública pode fazer a diferença, Lisboa, Almedina
Caetano, A & Vala, J. (2008) (3ªed.). Gestão de recursos humanos: contextos, processos e técnicas, RH Editora, Lisboa
NÓVOA, António; Estrela, Albano (2003) Avaliações em Educação: Novas Perspectivas, Porto, Porto Editora.
Capucha, Luís (2008), Planeamento e avaliação de projectos: guião prático, Lisboa, Ministério da Educação
Barroso, J.(2005), Políticas Educativas e Organização Escolar, Lisboa, Universidade Aberta
Abrantes, Pedro (2008) Os muros da escola: As distâncias e as transições entre ciclos de ensino, Lisboa, Tese de Doutoramento ISCTE.
Authors:
Reference:
Year:
Estágio de 2º Ciclo
Os objetivos de aprendizagem do Estágio são adaptados a cada estágio e à instituição onde o mesmo é desenvolvido. Estes são:
OA1. Adquirir competências técnicas associadas a métodos e técnicas para a ação no âmbito de instituições de natureza diversa relacionadas com os objetivos gerais e de aprendizagem do mestrado;
OA2. Desenvolver competências de investigação e investigação-ação no âmbito de organizações relacionadas com o mestrado;
OA3. Elaborar um relatório de estágio que revele reflexão analítica do contexto profissional ou académico;
OA4. Construir indicadores de registo e avaliação da prática profissional.
1. Temática e problema de estágio
2. Plano de estágio
3. Quadro teórico e metodológico
4. Metodologia de investigação-ação colaborativa
5. Avaliação
6. Relatório
Relatório individual de estágio, que contém os seguintes elementos:
a) Caracterização do contexto institucional (história, organização, políticas e serviços, atividades, estrutura orgânica e funcionamento);
b) Enquadramento do local do estágio;
c) Descrição das atividades desenvolvidas (funções, responsabilidades, agentes, processos de trabalho, metodologias utilizadas)
d) Balanço crítico e teoricamente fundamentado
e) Bibliografia
A UC não contempla a modalidade de avaliação por exame.
Title: - Sweitzer, H. Frederick e King, Mary A. (2014), The Successful Internship: Personal, Professional, and Civic Development in Experiential Learning, Belmont, CA: Brooks/Cole, Cengage Learning.
- Reeher, Gant e Mariani, Mack (2002), The Insider's Guide To Political Internships: What To Do Once You're In The Door, Nova Iorque: Basic Books
- Neves, José, Garrido, Margarida, Simões Eduardo (2008), Manual de Competências Pessoais, Interpessoais e Instrumentais. Teoria e Prática, Lisboa: Editora SÍLABO
- Della Porta, Donatella e Keating Michael (eds.) (2008) Approaches and Methodologies in the Social Sciences. A Pluralist Perspective, Cambridge: Cambridge University Press
- Courtney, Roger (2013), Strategic Management in the Third Sector, Basingstoke: Palgrave Macmillan
- Capucha, Luís (2008), Planeamento e Avaliação de Projetos. Guião Prático, Lisboa: ME/DGIDC
Authors:
Reference:
Year:
Optativas recomendadas
O funcionamento das unidades curriculares optativas está sujeito a um n.º mínimo de inscrições.
No âmbito da formação especializada em Administração Escolar (decreto-lei nº 95/97, artigo 6º) e para se beneficiar da acreditação deste curso de mestrado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, recomenda-se a seleção das seguintes Unidades Curriculares optativas:
1º semestre
01673 | Comunicação em Educação
00505 | Educação ao Longo da Vida
2º semestre
01682 | Avaliação do Desempenho e de Competências em Educação
Objetivos
As transformações no setor da educação têm-se traduzido numa transferência progressiva para níveis regionais ou locais de competências e responsabilidades relacionadas com a gestão administrativa e pedagógica de instituições e territórios educativos. Esta transferência tem suscitado mudanças nos modelos organizacionais e nas competências dos agentes educativos, nomeadamente aquelas que se encontram associadas à gestão e liderança das escolas, aos processos de avaliação internos e externos, à produção de ambientes educativos inclusivos, seguros e à mediação de conflitos. Este Mestrado procura, assim, responder à necessidade de formação e qualificação dos diversos agentes educativos responsáveis ou intervenientes nestas áreas nos diversos níveis do sistema educativo.
Dissertação / Trabalho de Projeto
O mestrado implica a realização de uma dissertação de âmbito predominantemente científico, ou a realização de um trabalho de projeto inovador de aplicação, correspondentes a 48 créditos. A possibilidade de escolha, pelos mestrandos, entre a realização de uma dissertação de caráter científico ou um trabalho de projeto, originais, justifica-se pela natureza diversificada dos públicos-alvo: por um lado, estudantes e técnicos que pretendem prosseguir os seus estudos de segundo ciclo; por outro, profissionais com intervenção direta nas áreas em análise no âmbito do curso. A elaboração da dissertação é orientada por doutor ou doutora, ou por um especialista de reconhecido mérito, e é objeto de apreciação e discussão pública, perante um júri nomeado para o efeito.
Acreditações