Mestrado

Acreditações

Logótipo da A3ES

Acreditado
6 Anos
18 fev 2014
Registo DGES
Registo inicial R/A-Cr 11/2014 de 11-03-2014
Registo de alteração
Contactos
Candidatar
Leccionado em Português

Corpo Docente para (2020/2021)

Dissertação em Administração Escolar | Políticas de Educação | Dissertação em Administração Escolar
Susana da Cruz Martins, doutorada em Sociologia (da educação). Professora auxiliar no ISCTE- Instituto Universitário de Lisboa e investigadora no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES). É membro do Observatório das Desigualdades e Diretora do Mestrado de Administração Escolar (na ESPP, ISCTE). Foi bolseira de Pós-doutoramento pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e Gulbenkian Professorship pela F. C. Gulbenkian. Participou e coordenou projetos de investigação nacionais e internacionais. Sublinhe-se a coordenação nacional (em Portugal) do projeto europeu Eurostudent - Social and Economic Conditions of Student Life In Europe. É autora de um conjunto de publicações, nacionais e internacionais, sobretudo nas áreas das políticas de educação e do ensino superior, dos sistemas educativos comparados, e das desigualdades sociais.
Gestão de Recursos Humanos em Educação
Eduardo SIMOES.
Gestão das Organizações Escolares
Filomena Almeida Bsc Social and Organizacional Psychology - ISPA 1989 Msc Organizational behaviour - ISPA 2003 Phd Management - HRM ISCTE IUL 2010 Professional Activity's (non academic) 1990-1991 Training and Recruitment chief - LAR Regional airlines 1991-1993 Human Resources manager - Lar Regional airlines 1992-1993 Training manager - ODS Iberica 1993 Human Resources manager - Euroair SA 1993 Human Tesources manager - SERVICE AIR SA 1993-1997 Trainer - ICL, HCL, Hotel Roma, Páteo Alfacinha, Hotel do Mar, Hospital de São José, Hospital de vila Franca, Grupo Robalo, Centro de medicina física e reabilitação de Alcoitão, ARS Norte, ISSS, Sta Casa Misericordia. 1993-1997 HRM consultant 2000-2002 Consultant - Fernave 1997-2008 - Manager - DSHO Lda Academic Activity's 2009 - Languages and soft skills lab director ISCTE IUL 1996 - Teatcher at ISCTE IUL (senior teacher assistant since 2010) - IBS RH&CO Department 12002-2004 Guest speaker - IADE Photography department 1996-2004 Lecturer FCUL Lisbon 993 a 1996 Assistant ULHT Psychology Department and HRM department 1994-1995 Guest speaker - ESE Lisbon 1995-1996 Lecturer - ESSS, Lisbon 1994-1996 Lecturer- ESCS Lisboa 1991-1995 Guest speaker - ISPA 1990-1993 Lecturer ISHT Lisbon
Direito da Educação
Licenciado em Direito e pós-graduado em Ciências Jurídico-Políticas pela Faculdade de Direito de Lisboa. Doutorado em Políticas Públicas pelo ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa.  Exerce funções docentes desde 1977, primeiro na Faculdade de Direito de Lisboa e, a partir de 1995, no ISCTE - IUL, onde leciona Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Económico, Direito da Educação, Ciências da Administração e Gestão Pública em diversas licenciaturas e mestrados. É Diretor do Mestrado em Administração Pública e dos Cursos de Formação em Alta Direção na Administração Pública (FORGEP e CAGEP), bem como coordenador científico do Curso de Pós-Graduação em Finanças Públicas para auditores do Tribunal de Contas de Angola e quadros superiores dos Ministérios das Finanças dos PALOP e Timor-Leste (UE/PNUD). É membro da Direção do Instituto de Políticas Públicas e Sociais (IPPS-IUL) e foi, entre 2016 e 2019, Subdiretor do Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas. Foi eleito em 2019 para o Conselho de Gestão da International Association of Schools and Institutes of Administration (IASIA) e, em 2020, para o Steering Committee da International Comission on Accreditation of Public Administration Education and Training (ICAPA). Desde 1982 colabora com o Instituto Nacional de Administração (INA) na formação de dirigentes e quadros superiores da Administração Pública, tendo sido responsável pela conceção e leccionamento de múltiplos cursos nas áreas da ciência política, administração pública, direito administrativo, feitura das leis e comunicação jurídica.  A partir de 1994 desenvolve atividades de consultoria ligadas à reforma do Estado e da Administração Pública, em particular  no âmbito de projetos da União Europeia, nomeadamente nos PALOP, no Brasil e em países da Europa de Leste e da antiga União Soviética, bem como na China, onde entre 2003 e 2007 coordenou pela parte europeia o mestrado em Administração Pública da Escola Nacional de Administração Pública (CNSA).  A partir de 1983 e até 1987 foi, sucessivamente, consultor do Gabinete do Ministro da Justiça, do Gabinete de Apoio Técnico Legislativo do Ministério da Justiça e do Centro de Estudos Técnicos e Apoio Legislativo da Presidência do Conselho de Ministros. De 1987 a 1992, exerceu funções dirigentes na Comissão de Coordenação da Região de Lisboa e Vale do Tejo e, entre 1992 e 2004, no Centro de Estudos para o Desenvolvimento Regional e Local.  Apresenta com regularidade comunicações em seminários e conferências nas suas áreas de especialidade e é organizador e autor ou co-autor de diversos livros e outras publicações.
Direito da Educação | Organização Pedagógica e Diversidade
João Sebastião, sociólogo, PhD em Sociologia. Professor Associado no Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa e investigador no Centro de Investigação e Estudos em Sociologia-IUL (CIES-IUL), onde foi director entre 2014 e 2020. As suas principais áreas de investigação são as desigualdades sociais na educação, políticas educativas e violência escolar. Em convergência com a investigação em sociologia da educação trabalhou como especialista na área da violência escolar para diferentes instituições nacionais e internacionais (OCDE, UE, Conselho da Europa; ou como criador e coordenador do Observatório de Segurança Escolar do Ministério da Educação português, entre outros). No CIES mantém uma linha de trabalho de ciência aplicada sobre programas sobre sucesso escolar e abandono escolar precoce, violência escolar e planos municipais de educação, cooperando com escolas, autoridades locais ou ONGs.
Desenho da Pesquisa | Dissertação em Administração Escolar
Sociólogo, professor associado e atual Diretor do Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas do ISCTE-IUL e investigador do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, desde 1987. Membro do Conselho Nacional de Educação. Foi diretor da Revista Sociologia, Problemas e Práticas. Os principais temas de pesquisa são as políticas de luta contra a pobreza e a exclusão social, as políticas sociais, as políticas de educação e de formação, as culturas populares, a reabilitação de pessoas com deficiência e as metodologias de planeamento e avaliação. É autor de livros, capítulos de livros e artigos de revista e outros títulos (mais de uma centena e meia) publicados em Portugal, Reino Unido, Alemanha, França, Espanha, Itália, Brasil, Mauritânia, Bélgica e Angola. Apresentou comunicações e Conferências em cerca de duzentos encontros científicos em Portugal e no estrangeiro. Foi Director-Geral do Departamento de Estudos, Prospetiva e Planeamento do Ministério do Trabalho e Solidariedade Social (1998-2001), Director-Geral da Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular do Ministério da Educação (2006-2008) e Presidente da Agência Nacional para a Qualificação (2008-2011). Foi membro do Comité de Emprego da União Europeia. É um colaborador ativo de associações diversas, de caráter social, profissional e local.
Contactos
Candidatar
Voltar ao topo