Doutoramento

Acreditações

Logótipo da A3ES

Acreditado
6 Anos
17 jan 2020
Registo DGES
Registo inicial R/A-Ef 1024/2011 de 18-03-2011
Registo de alteração
Contactos

Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES)

Gestão de Doutoramentos
 Edifício Sedas Nunes (Edifício I), sala 2W6d
doutoramentos.cies@iscte.pt
(+351) 210 464 195
2.ª f - 6ª f, 10:00 - 13:00 / 14:30 - 18:00

Candidatar
Leccionado em Português
Maria Álvares
O doutoramento em Políticas Públicas permitiu-me aceder a novo conhecimento e novas ideias, abordar novas perspetivas e áreas sociais e promoveu contactos com colegas e professores que se têm vindo a revelar muito importantes para estimular novas aprendizagens e para o desenvolvimento da minha carreira profissional. Ao longo do primeiro ano, a componente curricular permite-nos conhecer e discutir os nossos temas e interesses com um grupo de docentes motivado, bem preparado e fortemente empenhado no nosso progresso profissional e académico. No segundo ano, as conferências doutorais trazem ao Iscte grandes pensadores contemporâneos e permite enquadrar as nossas pesquisas nos grandes debates da atualidade. O acompanhamento muito próximo por parte de todos os docentes, o convite à organização de conferências e seminários e para integrar publicações com elevada qualidade são algumas das oportunidades que este doutoramento proporciona e que o distinguem de outras ofertas de formação semelhantes. É um desafio que nos compele a saltar mais alto e leva-nos mais longe.
Sofia Crisóstomo
Um Doutoramento para compreender o Presente e mudar o Futuro.
Alexandre Leitão
A frequência do Doutoramento em Políticas Públicas tem sido um desafio aos limites de tempo e de disponibilidade inerentes a uma vida familiar e profissional intensa. Porém, este Doutoramento do ISCTE-IUL proporciona também uma experiência enriquecedora e estimulante, seja no plano profissional, enquanto intérprete da política externa portuguesa e dirigente da Administração Pública, seja numa perspectiva mais pessoal de quem tem um gosto vincado pela política, o debate e a concepção de políticas públicas.
Maria João Coelho
O Doutoramento em PP do ISCTE-IUL foi e continua a ser o alicerce fundamental para a minha capacitação analítica e crítica na formulação, concretização e avaliação de políticas públicas em geral e da política pública de ambiente em especial, como engenheira do ambiente que sou. Recorro permanentemente aos conhecimentos e ferramentas que adquiri no ano curricular do curso, não só para o desenvolvimento da minha investigação mas também para um novo olhar mais informado e competente sobre as medidas de política que vão sendo estabelecidas pelos decisores políticos e sua interação com a sociedade civil. A história e a experiência na área das políticas públicas do ISCTE-IUL, e em particular do CIES-IUL, bem como as suas características de transversalidade e transdisciplinaridade e ainda o contexto internacional proporcionado foram os motores para a minha escolha desta instituição de prestígio.
Alexandra Duarte
Decidi fazer o doutoramento em Políticas Públicas por o considerar uma mais-valia para a minha atividade profissional - a investigação - e com o intuito de complementar os conhecimento obtidos com a minha licenciatura e mestrado em Sociologia. Considero o doutoramento uma ferramenta importante para quem pretenda analisar as políticas públicas nos mais variados setores e que se interesse pelo papel do Estado na promoção de qualidade de vida dos cidadãos. O doutoramento tem tido um papel muito importante na formação de algumas competências essenciais, como o trabalho com autonomia e rigor, e permitiu a concretização de uma nova experiência profissional na docência. Para além destes aspetos, é estimulada a publicação científica e disponibilizado o acesso a eventos e fóruns de discussão de diferentes visões de políticas públicas. Por todas as razões considero esta uma área do conhecimento com futuro e aconselho a frequência do programa doutoral.
Francisco Porto Ribeiro
O doutoramento em Políticas Públicas tem-me proporcionado: desafio e conhecimento. Através deste programa, tem sido possível alargar os meus horizontes e criar novos objectivos.
Ana Neves
Escolhi o Doutoramento em Políticas Públicas pela qualidade dos professores e a atualidade das matérias a estudar. Desde o início é proporcionado um quadro teórico geral ao mesmo tempo que a disponibilidade e empenho dos professores no acompanhamento individual proporcionam um aprofundamento das áreas de interesse de cada um. A diversidade de experiências dos colegas e a sua partilha no espaço académico é enriquecedora e estimulante. A frequência deste curso permitiu assim não só adquirir novos conhecimentos mas também consolidar e complementar a experiência profissional. O envolvimento dos alunos nas iniciativas de investigação e publicação, logo desde o primeiro ano, é decerto uma das suas grandes mais-valias.
Teresa Fragoso
Escolhi o Doutoramento em Políticas Públicas porque tinha já vários anos de experiência executiva no desenho e implementação de políticas públicas e queria alargar o meu conhecimento teórico sobre este tema, para assim melhorar também os resultados práticos do meu trabalho. Desde logo achei o curso muito inovador pois nunca antes tinha ouvido falar no ensino de Políticas Públicas, apenas conhecia a área das Ciências Políticas, e essa inovação comprovou-se logo pela aprendizagem feita através das várias unidades curriculares lecionadas. Por um lado, tive acesso ao estudo de teorias enquadradoras do pensamento e facilitadoras da análise das políticas públicas e, por outro lado, senti a preocupação dos docentes em trabalhar de forma concreta o desenho, implementação e avaliação das políticas públicas nas áreas mais diversas, desde a Saúde à Educação, do Emprego ao Ambiente, do Território à Igualdade. O meu trabalho de Doutoramento em Políticas Públicas revelou-se ainda particularmente estimulante ao nível intelectual, pela expansão dos meus conhecimentos teóricos e práticos e respetivo crescimento pessoal e profissional que tem implicado.
Contactos
Candidatar
Voltar ao topo