Acreditações
Período de aulas
Plano de Estudos para 2023/2024
Unidades curriculares | Créditos | |
---|---|---|
1º Ano | ||
Construção da Pesquisa Antropológica
15.0 ECTS
|
Unidades Curriculares Obrigatórias | 15.0 |
Métodos de Pesquisa em Antropologia
6.0 ECTS
|
Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Perspectivas Teóricas em Antropologia
6.0 ECTS
|
Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Abordagens Regionais em Antropologia
6.0 ECTS
|
Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Antropologia Contemporânea
6.0 ECTS
|
Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Pesquisas Antropológicas em Curso
21.0 ECTS
|
Unidades Curriculares Obrigatórias | 21.0 |
2º Ano | ||
Tese em Antropologia
120.0 ECTS
|
Tese em Antropologia (120 Créditos) | 120.0 |
3º Ano | ||
Tese em Antropologia
|
Tese em Antropologia (120 Créditos) |
Construção de um projeto de investigação conducente a tese de doutoramento.
ProgramaCP1: dada a natureza específica da UC, as aulas consistem na apresentação de sucessivas versões do projeto de pesquisa, feitas a partir da adpatação do formulário de candidaturas a projetos da FCT. Cada versão é discutida com o professor e reescrita para a sessão seguinte, seguindo os itens do formulário.
Processo de AvaliaçãoA avaliação é contínua, sendo imprescindível a assiduidade total (20%). A versão final do projeto é avaliada, constituindo a percentagem maior da avaliação (80%)
BibliografiaDada a natureza da UC, não se aplica. Sugestões de leituras poderão ser feitas pelo professor considerando cada caso individual, bem como pelo orientador.
Bibliografia OpcionalDue to the very specific nature of the course, it does not apply. reading suggestions may be made by the lecturer, according to each student's project - as well as by the supervisor.
1. Fornecer conhecimentos sobre as principais metodologias etnográficas de pesquisa no terreno;
2. Sensibilizar para questionamentos teóricos sobre procedimentos metodológicos no interior da disciplina nos anos 80 e 90;
3. Estimular o pensamento crítico em torno de metodologias inovadoras recentes (décadas de 2000 e 2010).
Intodução à UC (28 Setembro)
12 metodologias antropológicas: 8 métodos 'clássicos', 2 métodos recentes e 2 métodos muito recentes (5 Out);
O pós-modernismo e o seu impacto (12 Out);
Antropologia crítica e antropologia reflexiva: origens, grandes linhas de teorização, relevância hoje (19 Out);
Antropologia nativa (26 Out);
O terreno sob fogo (2 Nov);
Abordagens biográficas (9 Nov);
Uma nova antropologia crítica - repensando a Ásia e a Europa (16 Nov);
Apresentações dos doutorandos das suas metodologias de pesquisa (secção de Métodos nos seus projectos) (23 e 30 Nov + 7 e 14 Dez).
Este semestre destina-se à elaboração de uma versão final da secção de 'Metodologias' dentro das propostas de projectos que serão avaliadas pelo Departamento para a passagem de cada doutorando ao 2º Ano do Curso.a) apresentação oral da secção de 'Metodologia' do seu projecto, entregue a seguir por escrito numa versão semi-final do mesmo (50%);b) um ensaio final de 5-10 pp. aprofundando algumas inovações em metodologias etnográficas recentes (50%).
BibliografiaDAVIES, Charlotte Aull. 1999 Reflexive Ethnography: A Guide to Researching Selves and Others. Londres: Routledge. DENZIN, N. e Y. LINCOLN 2011 (orgs.) The Sage Handbook of Qualitative Research. (4ª edição) Thousand Oaks: Sage. FARDON, R. et. al. (orgs.) 2012 The Sage Handbook of Social Anthropology. 2 Vols. Thousand Oaks: Sage.GLICK-SCHILLER, N. e G. FOURON 2001 Georges Woke Up Laughing: Long-Distance Nationalism and the Search for Home. Durham: Duke University Press.GOODY, Jack 2000 [1996] O Oriente no Ocidente. Lisboa: Difel (Introdução, Caps. V, VII, VIII).GREENHOUSE, Carol, Elizabeth MERTZ e Kay WARREN 2002 (orgs.) Ethnography in Unstable Places: Everyday Lives in Contexts of Dramatic Political Change. Durham, North Carolina: Duke University Press.ROBBEN, A. e J. SLUKA 2007 (orgs.) Ethnographic Fieldwork: An Anthropological Reader. Oxford: Blackwell
Bibliografia OpcionalNota: Não pretendendo ser exaustiva, esta bibliografia suplementar procura: (a) alargar o campo de referências sobre metodologias etnográficas, sobretudo sobre histórias de vida biográficas e entrevistas, e (b) fornecer um leque mínimo de textos-chave, quer sobre as metodologias etnográficas ditas clássicas (p. ex. observação participante, entrevistas, estudos de caso aprofundados), quer em torno de algumas alterações metodológicas e teóricas influentes desde os anos 1980. Leituras e pesquisas subsequentes, em cada texto, resultam num efeito de tipo bola-de-neve: as práticas metodológicas etnográficas desdobram-se, e aparecem afinidades interdisciplinares com metodologias em áreas científicas afins (cf. o entrelaçar em diversos textos de Denzin e Lincoln de metodologias qualitativas na sociologia, na antropologia e, ainda, noutras ciências sociais). Deve-se, assim, considerá-la como um mero instrumento. Como referido encima ('Processo de Ensino-aprendizagem'), raros são os textos que não se encontrem pelo menos numa das três bibliotecas especializadas que nos são próximas no ISCTE-IUL e no ICS.Note: While the following bibliography should not be seen as definitive, it proposes: (a) to enlarge the field of references concerning ethnographic methodology, particularly on biographical life-histories and interviews, and (b) to provide a minimal list of key texts about classic ethnographic methodology (participant observation, interviews, extended case-studies, etc.), as well as about some influential shifts in methodology and theory since the 1980's. Further reading and research, in each title, usually results in a snow-ball effect: ethnographic methodological practices flow into others, revealing interdisciplinary affinities (such as, for example, the interweaving of qualitative sociological, anthropological, and other social-scientific methodological angles in various articles by Denzin and Lincoln). It should be considered simply as an instrument. As mentioned above ('Teaching Methodology'), the vast majority of these texts are available in one or another of our three specialized libraries in ISCTE-IUL or the ICS. Anderson, Benedict 1991 [1983] Imagined Communities: Reflections on the Origin and Spread of Nationalism. Londres: Verso (Comunidades Imaginadas: Reflexões sobre a Origem e a Expansão do Nacionalismo, Lisboa: Edições 70, 2005; trad. Catarina Mira).Angrosino, Michael 2011 'Recontextualizing Observation: Ethnography, Pedagogy, and the Prospects for a Progressive Political Agenda' Denzin, N. e Y. Lincoln (orgs.) The Sage Handbook of Qualitative Research (3ª edição). Thousand Oaks: Sage; 729-745.Beaud, S. e F. Weber. 2007 Guia para a Pesquisa de Campo: Produzir e Analisar Dados Etnográficos. Petrópolis: Editora Vozes (Guide de l'Enquête de Terrain: Produire et Analyser des Données Ethnographiques, Paris: Éditions La Découverte, 1997). Bernard, H. Russell 1995 Research Methods in Anthropology: Qualitative and Quantitative Approaches. Walnut Creek, California: AltaMira Press.Bertaux, Daniel 1997 Les Récits de Vie: Perspective Ethnosociologique. Paris: Nathan.Bourdieu, Pierre e Loïc Wacquant. 1992 An Invitation to Reflexive Sociology. Chicago: University of Chicago Press.Brettell, Caroline 1993 (org.) When They Read What We Write: The Politics of Ethnography. Westport, Connecticut: Bergin & Garvey/Greenwood.Caplan, Pat 1997 African Voices, African Lives: Personal Narratives from a Swahili Village. London: Routledge.Cardeira da Silva, Maria 1997 (org.) Ethnologia Nº 6-8 (Trabalho de Campo).Clifford, James e George Marcus 1991 [1986] (orgs.) Retóricas de la Antropología. Madrid: Júcar Universidad (Writing Culture: The Poetics and Politics of Ethnography, Berkeley: University of California Press).Crapanzano, Vincent 1980 Tuhami: Portrait of a Moroccan. Chicago: Chicago University Press. Denzin, Norman & Yvonna Lincoln 2000 [1994] 'Introduction: The Discipline and Practice of Qualitative Research' Norman Denzin & Yvonna Lincoln (orgs.) Handbook of Qualitative Research. Thousand Oaks, California: Sage (2ª edição); 1-28.Douglass, William e Joseba Zulaika 1996 Terror and Taboo: The Follies, Fables, and Faces of Terrorism. Nova Iorque: Routledge.Ferréol, Gilles e Guy Jucquois. 2004 (dir.) Dictionnaire de l'Alterité et des Relations Interculturelles. Paris: Armind Colin.Fox, Richard 1991 (org.) Recapturing Anthropology: Working in the Present. Santa Fe: School of American Research Press.Godelier, Maurice e Robert Cresswell 1976 (orgs.) Outils d'Enquête et d'Analyse Anthropologiques. Paris: Maspero.Gunder Frank André 1998 ReOrient: Global Economy in the Asian Age. Berkeley: University of California Press.Gunder Frank, André & Barry Gills 1996 [1993] (orgs.) The World System: Five Hundred Years or Five Thousand? Londres: Routledge.Gupta, Akhil & James Ferguson 1997 (orgs.) Culture, Power, Place: Explorations in Critical Anthropology. Durham: Duke University Press.Griaule, Marcel 1957 Méthode de l'Ethnographie. Paris: PUF.Hammersley, Martyn e Paul Atkinson 1995 [1983] Ethnography: Principles in Practice. London: Routledge.Hymes, Dell 1999 [1969] (org.) Reinventing Anthropology. Ann Arbor, Michigan: Ann Arbor Paperbacks.Jackson, Anthony 1987 (org.) Anthropology at Home. Londres: Tavistock. Kincheloe, Joe e Peter McLaren 2011 'Rethinking Critical Theory and Qualitative Research' Denzin, N. e Y. Lincoln (orgs.) The Sage Handbook of Qualitative Research (3ª edição). Thousand Oaks: Sage; 303-342.Knauft, Bruce 2002 Critically Modern: Alternatives, Alterities, Anthropologies. Bloomington: Indiana University Press.Kuper, Adam e Jessica Kuper (orgs.) 1996 [1985] The Social Science Encyclopedia. Londres: Routledge (2nd edition) 923 pp.Kvale, S. 1996 InterViews: An Introduction to Qualitative Research Interviewing. Thousand Oaks: Sage.Lee, Raymond M. 2003 Métodos Não Interferentes em Pesquisa Social. Lisboa: Gradiva (Unobtrusive Methods in Social Research, Buckingham: Open University Press, 2000).Marcus, George 1995 'Ethnography In/Of the World System: The Emergence of Multi-Sited Ethnography' Annual Review of Anthropology; 95-117 (reimpresso in George Marcus, Ethnography Through Thick and Thin, Princeton: Princeton University Press; 1998; 79-104).Marcus, George 1999 (org.) Critical Anthropology Now: Unexpected Contexts, Shifting Constituencies, Changing Agendas. Santa Fe, New Mexico: SAR Press (School for Advanced Research on the Human Experience). Marcus, George e Michael Fischer 1999 [1986] Anthropology as Cultural Critique: An Experimental Moment in the Human Sciences. Chicago: University of Chicago Press.Mauss, Marcel 1967 [1926] Manuel d'Ethnographie. Paris: Payot.Mintz, Sidney 1974 [1960] Worker in the Cane: A Puerto Rican Life History. Nova Iorque: W.W. Norton (trad. fr. Taso: La Vie d´un Travailleur de la Cane, Paris: Maspero, 1979).Narayan, Kirin 1997 [1993] 'How Native is a 'Native' Anthropologist?' in L. Lamphere, H. Ragoné e P. Zavella (orgs.) Situated Lives: Gender and Culture in Everyday Life. Nova Iorque: Routledge; 23-41. O'Neill, Brian Juan 2006 [1995] 'Estudo de Caso: Duas Mulheres Transmontanas' in Antropologia Social: Sociedades Complexas. Lisboa: Universidade Aberta, Série Manuais, 296; 112-42 ('Diverging Biographies: Two Portuguese Peasant Women' in Ethnologia Europaea/Journal of European Ethnology XXV, 2: 97-118). --- 2009a 'Histórias de Vida em Antropologia: Estilos e Visões, do Etnográfico ao Hipermoderno' in Elsa Lechner (org.) Histórias de Vida: Olhares Disciplinares. Porto: Afrontamento; 109-21.--- 2009b [1987] Social Inequality in a Portuguese Hamlet: Land, Late Marriage, and Bastardy 1870-1978. Cambridge: Cambridge University Press (on-line edition). --- 2011 [1988] 'Prefácio à 2ª edição: Reflexões sobre o Estudo de Caso Antropológico' in Proprietários, Lavradores e Jornaleiras: Desigualdade Social numa Aldeia Transmontana 1870-1978 [1984]. Porto: Afrontamento ('Reflexões sobre o Estudo de Caso Antropológico' in O Estudo da História: Boletim da Associação de Professores de História 5-6 (II Série) 1988; 5-23).O'Reilly, Karen 2005 Ethnographic Methods. Londres: Routledge. Pelto, Pertti e G. H. Pelto 1984 [1970] Anthropological Research: The Structure of Inquiry. Cambridge: Cambridge University Press.Poirier, Jean, S. Clapier-Valladon e P. Raybaut 1989 [1983] Les Récits de Vie: Théorie et Pratique. Paris: PUF (trad. port. Histórias de Vida: Teoria e Prática, Oeiras: Celta, 1995).Prattis, Ian 1996 'Reflexive Anthropology' David Levinson & Melvin Ember (orgs.) Encyclopedia of Cultural Anthropology. 4 Vols. Nova Iorque: Henry Holt/Yale University - Human Relations Area Files; 1072-1076.Rabinow, Paul 1977 Reflections on Fieldwork in Morocco. Berkeley: University of California Press (Reflexiones sobre un Trabajo de Campo en Marruecos, Madrid: Júcar Universidad, 1992).Rabinow, Paul e William Sullivan 1979 (orgs.) Interpretive Social Science: A Reader. Berkeley: University of California Press (Interpretive Social Science: A Second Look, Berkeley: University of California Press, 1987).R.A.I. (Royal Anthropological Institute of Great Britain and Northern Ireland) 1967 [1874] Notes and Queries on Anthropology (Sixth Edition). Londres: Routledge & Kegan Paul.Rapport, Nigel e Joanna Overing. 2000 Social and Cultural Anthropology: The Key Concepts. Londres: Routledge.Reynoso, Carlos 1992 (comp.) El Surgimiento de la Antropología Posmoderna: C. Geertz, J. Clifford y Otros. Barcelona: Gedisa.Ries, Nancy 2002 ' 'Honest Bandits' and 'Warped People': Russian Narratives about Money, Corruption, and Moral Decay' Carol Greenhouse, Elizabeth Mertz & Kay Warren (orgs.) Ethnography in Unstable Places: Everyday Lives in Contexts of Dramatic Political Change. Durham, North Carolina: Duke University Press; 276-315.Sanjek, Roger 1990 (org.) Fieldnotes: The Makings of Anthropology. Ithaca: Cornell University Press.Santos Silva, Augusto e José Madureira Pinto 1986 (orgs.) Metodologia das Ciências Sociais. Porto: Afrontamento.Sarró, Ramon e Lima, Antónia 2003 (orgs.) Terrenos Metropolitanos: Ensaios sobre a Produção Etnográfica. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais.Schensul, Jean et. al. 1999 (orgs.) Mapping Social Networks, Spatial Data, and Hidden Populations. Walnut Creek, California: Sage/Altamira.Spradley, James 1979 The Ethnographic Interview. Nova Iorque: Holt, Rinehart & Winston.Srinivas, M. N. 1966 'Some Thoughts on the Study of One's Own Society' M. N. Srinivas Social Change in Modern India. Berkeley: University of California Press; 147-63; 185.Taussig, Michael 2003 Law in a Lawless Land: Diary of a Limpieza in Colombia. Chicago: Univ. of Chicago Press. Tönnies, Ferdinand 1979 [1887] Comunidad y Asociación: El Comunismo y el Socialismo como Formas de Vida Social. Barcelona: Península (Community and Association [Gemeinschaft und Gesellschaft], Londres: Routledge & Kegan Paul, translated and supplemented by Charles P. Loomis, 1974). Van Velsen, J.1987 [1967] 'A Análise Situacional e o Método de Estudo de Caso Detalhado' Bela Feldman-Bianco (org.) Antropologia das Sociedades Contemporâneas: Métodos, São Paulo: Global Universitária; 345-74.Whitaker, Mark 2002 [1996] 'Reflexivity' in Alan Barnard & Jonathan Spencer (orgs.) Encyclopedia of Social and Cultural Anthropology. Londres: Routledge; 470-473.Wilson, Samuel M. e Leighton C. Peterson 2002 'The Anthropology of Online Communities' in Annual Review of Anthropology 31; 449-67.Wolf, Eric 1982 Europe and the People Without History. Berkeley: University of California Press. Zulaika, Joseba 1995 'The Anthropologist as Terrorist' in Carolyn Nordstrom & Antonius Robben (orgs.) Fieldwork Under Fire: Contemporary Studies of Violence and Survival. Berkeley: University of California Press; 206-22.
Aprofundamento das questões meta-teóricas suscitadas pelos projetos de doutoramento.
ProgramaO divórcio da ciência e das humanidades.
A ars critica e o historicismo.
Teorias românticas da interpretação.
O dualismo metodológico das ciências sociais (Dilthey e Weber)
Entre Viena e Cracóvia - a antropologia.
Da epistemologia à ontologia - arte, mundo e verdade em Heidegger.
A reabilitação da tradição humanística e das suas ideias centrais - Bildung, sensus-communis, juizo, gosto (Gadamer).
A antropologia - entre o pragmatismo e a solidariedade.
A antropologia e os seus possíveis leitores - a tese como texto.
A avaliação é continua e a assiduidade deve ser total. O ensaio tem uma ponderação de 60%.
BibliografiaBERLIN, I., 1979 - "The Divorce Between the Sciences and the Humanities", in Against the Current - essays in the history of ideas. Princeton University Press.GADAMER, Hans-Georg. 1961 Truth and Method. 2. ed. inglesa, revista e traduzidapor Joel Weinsheimer e Donald G. Marshall. London: Sheed & Ward, 1989.GEERTZ, Clifford. 1983 "Anti Anti-relativismo". In: 2000 Nova Luz sobre aAntropologia. Rio de Janeiro: Zahar Editor.HEIDEGGER, Martin 1937 "A Origem da Obra de Arte" in Os caminhos da Floresta, Lisboa, Gulbenkian.RORTY, Richard. 1979 "Pragmatism, Relativism, Irrationalism". In: _____. Consequences of Pragmatism. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1982.RORTY, R., 1998 - "Rationality and Cultural Difference", in Truth and Progress. Cambridge University Press.RORTY, R., 1991 - "Solidarity or Objectivity" & "On Ethnocentrism: A reply to Clifford Geertz", in Objectivism, in Relativism and Truth. Cambridge University Press.
Bibliografia OpcionalSCRUTON, R., 1997 - "On Humane Education", in The Aesthetic Understanding. Augustine's Press.VERDE, F., 2018 - "Fechados no Quarto de Espelhos - o perspectivismo ameríndio e o 'jogo comum' da antropologia", in Anuário Antropológico 2017.WACHTERHAUSER, Brice R. "Getting it Right: Relativism, Realism, and Truth". In: Dostal, Robert J. The Cambridge Companion to Gadamer. Cambridge: Cambrige University Press, 2002.
O objetivo desta UC é promover o debate de ideias e conceitos, e prover os estudantes de doutoramento com recurso comparativos que favorecem as suas próprias pesquisas. Propomos familiarizar os estudantes com um conjunto destacado de debates antropológicos actuais, enfatizando as críticas e apologias das abordagens regionais. Aos doutorando são propostos vários recursos teóricos e comparativos que informam o desenvolvimento das investigações próprias. Com vista a atingir este objetivo geral, definem-se três objectivos específicos: O1 - Fornecer aos estudantes ferramentas analíticas que permitam mapear as principais perspectivas no estudo das abordagens regionais em Antropologia.
O2 - Compreender e discutir tópicos centrais relacionados com a evolução das abordagens regionais em Antropologia
O3 - Abordar criticamente as implicações e desafios de temas interseccionais nos estudos de área em Antropologia
1. Introdução. Antropologia e Area Studies
2. Contributos históricos dos anos setenta, oitenta e noventa.
2.1.Análise Sistema Mundo /Globalização. A legitimidade do trabalho de campo
2.2. Orientalismos, "mediterranismo", "indianismo" "Tradições regionais de escrita etnográfica".
2.3. Antropologia em casa; debate sobre a etnografia da "Europa"; a construção da nação
2.4. Pós-colonialismo/ Diáspora/ Cosmopolitismo/ Nostalgia
3. Africa e Antropologia
3.1. Area Studies e a especificidade dos Estudos Africanos
3.2. Do colonialismo à pós-colónia: análises contemporâneas
3.3. Estudar os PALOP: continuidades e descontinuidades
3.4. Temas fraturantes: Juventude e Contestação; Mobilidades e Refugiados; Direitos Humanos e direitos das mulheres?
A avaliação do curso inclui os seguintes elementos:1) Apresentação e discussão de 2 textos relativos à bibliografia de trabalho de um dos tópicos da UC (60%)2) Um ensaio final de 5-8 páginas, aprofundando um dos tópicos do programa (30%);3) Participação (10%)Os estudantes devem comparecer a todas as sessões, realizar as leituras requeridas para cada sessão a participar ativamente os debates.
BibliografiaAppadurai, A., 1988 "Putting Hierarchy in its Place", Cultural Anthropology 3,1:36-49Asad, T. et alter, "Provocations of European Ethnology", American Anthropologist 99, 4: 713-730.Chabal, P. (ed.), 2002, A History of Postcolonial Lusophone Africa, Bloomington, Indiana University Press.Clifford, J., 1994, "Diasporas", Cultural Anthropology 9, 3: 302-338.de Haan, L. J. (2010), Perspectives on African Studies and Development in Sub-Saharan Africa, in: Africa Spectrum, 45, 1, 95-116.Herzfeld, M., "The Horns of Mediterranist dilemma", American Ethnologist 11, 3:439-454Honwana, A., 2012, The Time of Youth: Work, Social Change, and Politics in Africa. Sterling, VA: Kumarian PressMamdani, M., 1996, Citizen and Subject. Contemporary Africa and the Legacy of Late Colonialism, Kampala/London: James Currey Mbembe, A., 2001, On the Postcolony, University of California PressSaid, E., 2004 (1978), Orientalismo, Lisboa, Cotovia
Bibliografia OpcionalBoeck, Filip de & Alcinda Honwana, 2005," Introduction. Agency, Identity and Place." In Alcinda Honwana & Filip de Boeck (ed.), Makers and Breakers. Children and Youth in Postcolonial África, Oxford, James Currey.Bourdieu, Pierre, 1994, "Elements for a Critical Reflection on the Idea of Region", in Language and Symbolic Power, Londres , Polity Press:223-224.Carvalho, Clara, 2002, "Ambiguous Representations: power and mimesis in colonial Guinea", Etnográfica, 6,1: 93-112.Carvalho, Clara e João Pina-Cabral (ed.), 2004, A persistência da história. Passado e contemporaneidade em Africa, Lisboa, ICSCarvalho, Clara , 2008, "Raça" e género na imagem colonial: representações de mulheres nos arquivos fotográficos", in O Visual e o Quotidiano, Pais, José Machado, Clara Carvalho e Neusa de Gusmão (org), Lisboa, ICS 2008 Pais, José Machado, Clara Carvalho e Neusa de Gusmão (org), O Visual e o Quotidiano, Lisboa, ICS, ISBN 978-972-671-213-8 CDU316.7, pag. 145-174Castelo, Cláudia, 1998, "O Modo Português de Estar no Mundo". O luso-tropicalismo e a ideologia colonial portuguesa (1933-1961), Lisboa, Afrontamento.Fardon, Richard, 1990, Localizing Strategies: Regional Traditions of Ethnographic Writing, Edimburgo e Washington, Scottish Academic Press e Smithsonian Press.Ferreira, Roquinaldo, 2010 A institucionalização dos Estudos Africanos nos Estados Unidos: advento, consolidação e transformações Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 30, nº 59, p. 73-90Gupta, Akhil e James Ferguson (orgs), 1997, Anthropological Locations. Boundaries and Grounds of a Field Science, Berkeley, University of California Press.Gringrich, Andrew e Richard J. Fox, 2002, Anthropology, By Compairaison, Londres/Nova Iorque, Routledge.Guyer, Jane, 1996, African Studies in the United States: a perspective, Atlanta, ASA Press.Honwana, Alcinda, 2005, "Inocent and Guilty. Child-soldiers as Interstitial and Tactical Agents." In Alcinda Honwana & Filip de Boeck (ed.), Makers and Breakers. Children and Youth in Postcolonial África, Oxford, James Currey.Mamdani, Mahmood 2002, "Good Muslim, Bad Muslim: A Political Perspective on Culture and Terrorism", American Anthropologist, Vol. 104, No. 3 page 766-775Mamdani, Mahmood 2001,When Victims Become Killers. Princeton, Princeton University PressNordstrom, Carolyn, 1997, A different kind of war story, Philadelphia: University of Pennsylvania PressNugent, Paul, 2004, África since independence: a comparative history, New York, Pallgrave Macmillan. Perez, Rosa Maria, 2012, The Tulsi and the Cross.Anthropology and the colonial encounter in Goa.Slocum, Karla e Deborah A. Thomas, 2003, "Rethinking Global and Area Studies", American. Anthropologist 105, 3: 553-565.Szanton, David, 2002, The Politics of Knowledge: Area Studies and the Disciplines, GAIA Books, University of California (http://escholarship.org/uc/item/59n2d2n1).Vigh, Henrik, 2006, Navigating Terrains of War. Youth and Soldiering in Guinea-Bissau, Oxford, Berghahn Books.Wilson, Richard Ashby, 2006, Afterword to "Anthropology and Human Rights in a New Key": The Social Life of Human Rights, American Anthropologist 108, Issue 1, pp. 77-83
Esta UC é um seminário de debate de temáticas e abordagens da antropolgia contemporanea.
ProgramaCP1. Constituição da pessoa como ser social. Conceito de socialidade. CP2. Antropologia apicada
CP3. Género, raça e classe como formas de diferenciação social. Interseccionalidade
CP4. Retomando criticamente o conceito de Classe
CP5. Emoção e tempo na antropologia
CP6. Novas formas de mobilidades
Regime de seminário. Trabalho final escrito (<15 p.). Não há exame final. Participação nos seminários: 70%.
Bibliografia.
Bibliografia Opcional.
1. Fornecer um fórum de discussão e debate colectivo entre os doutorandos durante o processo de composição dos seus projectos finais de pesquisa;
2. Providenciar apoio e aconselhamento específico e individualizado ao aperfeiçoamento dos projectos em curso, seguindo, sem ser de modo literal, o formato do 'modelo FCT' de projectos de pesquisa (os objectivos, o 'estado da arte' do tema central, o enquadramento teórico, as metodologias, a calendarização e a bibliografia);
3. Dar particular atenção aos processos de inserção dos doutorandos nos lugares seleccionados para trabalhos de terreno.
Análise preliminar dos projectos na sua versão do fim do 1º semestre, com identificação de zonas cinzentas a refinar;
Discussão de grandes linhas teóricas na antropologia actual: tendências, escolas, bibliografia recente;
Apresentação e discussão detalhada dos projectos dos doutorandos, com distribuição prévia.
Este seminário destina-se à elaboração de uma versão final do projecto que será avaliada para a passagem de cada doutorando ao 2º Ano do Curso.Esta versão do projecto (idealmente contando com 15 pp.) contará para 60% da nota final, os restantes 40% sendo aplicados à participação nos seminários.Esta UC não contempla um processo de avaliação em regime de exame.
BibliografiaAMERICAN ANTHROPOLOGICAL ASSOCIATION 2007 (1998) 'Code of Ethics' A.Robben & J. Sluka (orgs.) Ethnographic Fieldwork: An Anthropological Reader. Oxford: Blackwell; 325-330.CHRISTIANS, C. 'Ethics and Politics in Qualitative Research' N. Denzin & Y. Lincoln (orgs.) 2011 The Sage Hankbook of Qualitative Research. Thousand Oaks, California: Sage (4th edition); 61-80.DAVIES, C. 1999 Reflexive Ethnography: A Guide to Researching Selves and Others. Londres: Routledge. FARDON, R. et. al. (orgs.) 2012 The Sage Handbook of Social Anthropology. 2 Vols. Thousand Oaks, California: Sage/ASA.INGOLD, T. (org.) 1994 Companion Encyclopedia of Anthropology. Londres: Routledge. MOORE, H. & T. SANDERS (orgs.) 2006 Anthropology in Theory: Issues in Epistemology. Oxford: Blackwell.ORTNER, S. 2006 'Introduction: Updating Practice Theory' Anthropology and Social Theory: Culture, Power, and the Acting Subject. Durham: Duke University Press; 1-18.
Bibliografia OpcionalIndependentemente dos textos escolhidos para as discussões especificas nos seminários, inclui-se aqui uma breve bibliografia de referência generalizada, indicadora de alguns dos textos que constituem sínteses úteis de algumas das grandes linhas da teoria antropológica, a serem complementados por dicionários e enciclopédias especializados.Obviamente, cada linha teórica, tendência, movimento ou 'escola' terá o seu próprio legado bibliográfico passado e presente (esta, também, em certos casos ainda em processo de formulação). Assim, estas referências não são mais do que indicações prévias de cunho generalista. Por exemplo, não inclui um grande leque de títulos que, na antropologia, e por vezes transversal a outras ciências sociais, constituem referências-chave em âmbitos específicos (cf., no pós-estruturalismo, pós-modernismo, pós-colonialismo, antropologia interpretativa, antropologia da globalização, etc.). Apart from the texts selected for focused discussion in seminars, included here is a brief general bibliography indicating a number of useful syntheses of major trends in anthropological theory, which may be supplemented by specialized dictionaries and encyclopedias. Clearly, any theoretical line, tendency, movement, or 'school' will possess its own past and present legacy (the latter, as well, in certain cases still in the process of formulation). Thus, these references are nothing more than signposts of a generalized nature. For example, a large array of references in anthropology and related social sciences (key titles in their own specific sub-fields) are not mentioned (i.e., in post-structuralism, post-modernism, post-colonialism, interpretive anthropology, the anthropology of globalization, etc.).ANGROSINO, Michael 2011'Recontextualizing Observation: Ethnography, Pedagogy, and the Prospects for a Progressive Political Agenda' Denzin, N. e Y. Lincoln (orgs.) The Sage Handbook of Qualitative Research (4ª edição). Thousand Oaks: Sage; 729-745.BARFIELD, Thomas (org.) 1997 The Dictionary of Anthropology. Oxford: Blackwell.BARNARD, Alan 2000 History and Theory in Anthropology. Cambridge: Cambridge University Press.BARNARD, Alan & Jonathan SPENCER (orgs.) 2002 (1996) Encyclopedia of Social and Cultural Anthropology. Londres: Routledge.BATALHA, Luís 2005 Antropologia: Uma Perspectiva Holística. Lisboa: Universidade Técnica de Lisboa / ISCSP.BOURDIEU, Pierre 2002 (1972) Esboço de uma Teoria de Prática, Precedido de Três Estudos de Etnologia Cabila. Oeiras: Celta.CANNELLA, G. & Y. LINCOLN 2011 'Ethics, Research Regulations, and Critical Social Science' The Sage Hankbook of Qualitative Research. Thousand Oaks, California: Sage (4th edition); 81-89.CÁTEDRA, María. et. al. (orgs.) 2007 Diccionario de Relaciones Interculturales: Diversidad y Globalización. Madrid: Editorial Complutense.DENZIN, Norman & Yvonna LINCOLN 2011 'Introduction: The Discipline and Practice of Qualitative Research' Norman Denzin & Yvonna Lincoln (orgs.) The Sage Handbook of Qualitative Research. Thousand Oaks, California: Sage (4th edition); 1-19. DENZIN, N. & Y. LINCOLN (orgs.) 2011 The Sage Hankbook of Qualitative Research. Thousand Oaks, California: Sage (4th edition).DIRKS, Nicholas., Geoff ELEY, & Sherry ORTNER (orgs.) 1993 Culture/Power/History: A Reader in Contemporary Social Theory. Princeton: Princeton University Press.DRESCH, Paul, Wendy JAMES & David PARKIN (orgs.) 2000 Anthropologists in a Wider World: Essays on Field Research. Oxford: Berghahn.ENCICLOPÉDIA EINAUDI 1984-2001 43 Vols. Lisboa: Imprensa Nacional/Casa da Moeda. Dir. Ruggiero Romano (Coord. edição portuguesa, Fernando Gil).GOULD, Julius & William L. KOLB (orgs.) 1964 A Dictionary of the Social Sciences. Nova Iorque: Free Press of Glencoe/UNESCO.GUPTA, Akhil & James FERGUSON (orgs.) 1997 Culture, Power, Place: Explorations in Critical Anthropology. Durham: Duke University Press.HARRIS, Marvin 1968 The Rise of Anthropological Theory: A History of Theories of Culture. Nova Iorque: Thomas Y. Crowell.HERZFELD, Michael (org.) 2001 Anthropology: Theoretical Practice in Culture and Society. Oxford: Blackwell/UNESCO.HO, Karen 2009 Liquidated: An Ethnography of Wall Street. Durham: Duke University Press.HOLMES, Douglas & George MARCUS 2010 'Epilogue 2: Prelude to a Re-functioned Ethnography' M. Melhuus, J. Mitchell & H. Wulff (orgs.) Ethnographic Practice in the Present. Nova Iorque: Berghahn; 176-84.INGOLD, T. (org.) 1994 Companion Encyclopedia of Anthropology. Londres: Routledge. INGOLD, Tim (org.) 1997 Key Debates in Anthropology. Londres: Routledge. KUPER, Adam 1996 (1973) Anthropologists and Anthropology: The Modern British School. Londres: Routledge (3rd revised edition).LAYTON, Robert 2001 (1997) Introdução à Teoria em Antropologia. Lisboa: Edições 70.LEVENSON, Michael (org.) 1999 The Cambridge Companion to MODERNISM. Cambridge: Cambridge University Press.LEVINSON, David & Melvin EMBER (orgs.) 1996 Encyclopedia of Cultural Anthropology. 4 Vols. Nova Iorque: Henry Holt/Yale University / Human Relations Area Files.MacCLANCY, Jeremy (org.) 2002 Exotic No More: Anthropology on the Front Lines. Chicago: University of Chicago Press.MANNERS, Robert & David KAPLAN (orgs.) 1968 Theory in Anthropology: A Sourcebook. Chicago: Aldine.MARCUS, G. 2010 'Notes from Within a Laboratory for the Reinvention of Anthropological Method' M. Melhuus, J. Mitchell & H. Wulff (orgs.) Ethnographic Practice in the Present. Nova Iorque: Berghahn; 69-79.OKELY, Judith 2010 'Fieldwork as Free Association and Free Passage' M. MELHUUS, J. Mitchell & H. WULFF(orgs.) Ethnographic Practice in the Present. Nova Iorque: Berghahn; 28-41.O'NEILL, Brian Juan 2006 Antropologia Social: Sociedades Complexas. Lisboa: Universidade Aberta / Série Manuais 296.ORTNER, S. 1984 'Theory in Anthropology since the Sixties' Comparative Studies in Society and History. 26, 1 (Jan); 126-66.PRATTIS, Ian. 1996 'Reflexive Anthropology' David Levinson & Melvin Ember (orgs.) Encyclopedia of Cultural Anthropology. 4 Vols. Nova Iorque: Henry Holt/Yale University - Human Relations Area Files; 1072-1076.RUBY, Jay. 1982 A Crack in the Mirror: Reflexive Perspectives in Anthropology. Philadelphia: University of Pennsylvania Press.SANTOS, Armindo dos 2002 Antropologia Geral: Etnografia, Etnologia, Antropologia Social. Lisboa: Universidade Aberta / Série Manuais 259.SEYMOUR-SMITH, Charlotte 1986 Macmillan Dictionary of Anthropology. Londres: Macmillan.SILLS, David L. (org.) 1968 International Encyclopedia of the Social Sciences. 18 Vols. Nova orque: Macmillan/Free Press.SMELSER, Neil J. & Paul B. BALTES (orgs.) 2001 International Encyclopedia of the Social and Behavioral Sciences. 26 Vols. Amsterdam: Elsevier.TAYLOR, Victor E. & Charles E. WINQUIST (orgs.) 2001 Encyclopedia of Postmodernism. Londres: Routledge.
Esta UC visa dar ferramentas teóricas e reflexivas aos alunos para que eles possam desenvolver o seu espírito critico através da discussão de temas e teorias nas aulas de forma a melhorar as suas competencias analíticas para a redação da sua dissertação.
Através da apresentação de estudos antropológicos em curso os alunos serão desafiados a debater as opções teóricas e metodológicas dos casos apresentados e através desse dispositivo comparativo reflectir sobre as opções a tomar no seu próprio trabalho de pesquisa e análise teórica.
Os items programáticos centrais desta unidade curricular são os seguintes
P1. Crítica de resultados da pesquisa
P2. Debate sobre capítulos das dissertações e casos de pesquisa
P3.Participação em conferências e semináios (preferencialmente no Ciclo de seminários CRIA): assistência e debate.
A avaliação nesta UC será feita com base no em seminários (30%) e um relatório de progresso apresentado no final do semestre.Os alunos terão de ter uma assiduidade mínima de 80%:Relatório final respondendo a um tema acordado com o docente ou proposto por este: 70%.Obterão aprovação na UC, os alunos que obtiverem uma nota final maior ou igual a 10 valores.
BibliografiaDa Matta, Roberto (1987) Relativizando. Uma Introdução à Antropologia Social, Rio de Janeiro, Rocco ed.Geertz, Clifford 1989 Uma descrição densa: por uma teoria interpretativa da Cultura? in A Interpretação das Culturas, Rio de Janeiro, Ed. GuanabaraMarcus, George, 1998 (1995) Ethnography in/of the World System: The emergence of Multi-sited Ethnography? in Ethnography Through Thick and Thin, New jersey, Princeton University PressOliveira, Roberto Cardoso de (1998) O Trabalho de Antropólogo, S.Paulo, Ed. UNESPO' Neill, B. J. 1988 "Reflexões sobre o Estudo de Caso Antropológico" in O estudo da História: Boletim dos Sócios da Associação de Professores de História, nº 5-6 (II série), p. 5-23.Quivy, Raymond & Campenhoudt, Luc Van 1998 (1995) Manual de Investigação em Ciências Sociais, Lisboa, GradivaStocking, George W. (1992) The Ethnographer?s Magic and Other Essays in the History of Anthropology, Wisconsin, Un.of Wisconsin Press
Bibliografia OpcionalBourdieu, P.1989 "Introdução a uma sociologia reflexiva" in O Poder Simbólico, Difel, Lisboa, p.17-58.Copans, Jean 1999 (1996) Introdução à Etnologia e à Antropologia, Lisboa, Publicações Europa-América,Da Matta, Roberto (1987) Relativizando. Uma Introdução à Antropologia Social, Rio de Janeiro, Rocco ed.Evans-Pritchard, E.E. 1976 ?Some Reminescences and Reflections on Fieldwork? in Witchcraft, Oracles and Magic Among the Azande, Oxford, Oxford Univ. Press Feldman-Bianco, Bella (org.) 1987 A Antropologia das Sociedades Complexas, S.Paulo, ZaharGeertz, Clifford 1989 ?Uma descrição densa: por uma teoria interpretativa da Cultura? in A Interpretação das Culturas, Rio de Janeiro, Ed. GuanabaraGeertz, Clifford (1983)1997, 1999 O Saber Local, Rio de Janeiro, Ed. VozesKuper, Adam (1973) Anthropologists and Anthropology [versão castelhana: Antropologia y antropólogos : la escuela británica (1922-1972), Barcelona, Editorial AnagramaLeach, Edmund (1982)1989 A diversidade da Antropologia, Lisboa, ed. 70Maillo, H.V. & Castaño F.J. & Rada, A.D. (orgs.) 1993 Lecturas de Antropologia para Educadores: El ámbito de la Antropologia de la educación y de la etnografia Escolar Editorial Trotta, Madrid.Marcus, George, 1998 (1995) ?Ethnography in/of the World System: The emergence of Multi-sited Ethnography? in Ethnography Through Thick and Thin, New jersey, Princeton University PressOkely, Judith & Callaway, Helen 1992 Anthropology and autobiography, London & N.York, RoutledgeOliveira, Roberto Cardoso de (1998) O Trabalho de Antropólogo, S.Paulo, Ed. UNESPO' Neill, B. J. 1988 "Reflexões sobre o Estudo de Caso Antropológico" in O estudo da História: Boletim dos Sócios da Associação de Professores de História, nº 5-6 (II série), p. 5-23.O?Neill, Brian J. & Pais de Brito, Joaquim 1991 Lugares de Aqui, Lisboa, D.QuixotePoirier,J. & Clapier Valladon, S. & Raybaut (1983) 1995 Histórias de Vida - Teoria e Prática, Celta, OeirasQuivy, Raymond & Campenhoudt, Luc Van 1998 (1995) Manual de Investigação em Ciências Sociais, Lisboa, GradivaSanjek, Roger (1990) Fieldnotes. The Making of Anthropology, Ithaca & London, Cornell University PressSousa Santos, Boaventura 1986 Um Discurso sobre as Ciências, Coimbra, Universidade de CoimbraSperber, Dan 1992 (s/d) O saber dos Antropólogos, Lisboa, Ed.70Stocking, George W. (1992) The Ethnographer?s Magic and Other Essays in the History of Anthropology, Wisconsin, Un.of Wisconsin Press Vermeulen, Han F & Roldán, Arturo A. 1995 Fieldwork and Footnotes, London & N.York, EASA/Routledge
Optativas recomendadas
Objetivos
O Curso de Doutoramento em Antropologia confere um nível elevado de competências em vários campos de ação, destacando-se:
Promovem-se:
Tese de Doutoramento
Acreditações