Objectivos
Esta UC visa o desenvolvimento de competências associadas à investigação e à vida académica, como as pedagógicas, de organização de eventos científicos, de apresentação de comunicações ou posters e de redacção de abstracts e artigos.
Programa
CP1. Escrita de artigos científicos.
CP 2. Regras para preparação e apresentação de trabalhos de investigação.
CP 3. Organização de encontros científicos.
CP 4. Competências pedagógicas no ensino de matérias da área da Psicologia.
CP 5. Boas práticas de investigação científica
Processo de Avaliação
a) Requerimentos para avaliação: Presença em pelo menos 75% dos seminários. Participação na organização de um evento científico (e.g., conferência)1 aula supervisionada (pelo supervisor ou por docente a indicar por este)b) O estudante escolhe 1 de entre os seminários disponíveis para avaliação. O docente aceita avaliar o estudante e apresenta uma proposta de trabalho que será avaliada com uma apreciação quantitativa (0-20)
Bibliografia
Bibliografia Obrigatória
American Psychological Association. (2009). Publication manual of the American Psychological Association (6th ed). Washigton, D.C.: Author.Arkin, R. M. (2010). Most underappreciated: 50 prominent social psychologists describe their most unloved work: New York: Oxford University Press.Bem, D. J. (2002). Writing the empirical journal article. In Darley, J. M., Zanna, M. P., & Roediger III, H. L. (Eds) (2002). The complete academic: A career guide. Washington, DC: American Psychological Association.Darley, J. M., Zanna, M. P., & Roediger III, H. L. (Eds) (2002). The complete academic: A career guide. Washington, DC: American Psychological Association.Perracchio, L. A., & Escalas, J. E. (2008). Tell me a story: Crafting and publishing research in consumer psychology. Journal of Consumer Psychology, 18, 197-204.Wegner, D. M. (2003). Science talk: Discover and debate. SPSP Dialogue, 18, 10-11.
Bibliografia Opcional
-