Doutoramento

Acreditações

Logótipo da A3ES

Acreditado
6 Anos
14 jan 2020
Registo DGES
Registo inicial R/A-Ef 3372/2011 de 18-03-2011
Registo de alteração R/A-Ef 3372/2011/AL01 de 20-02-2020
Contactos

Gestão de Doutoramentos
 Edifício Sedas Nunes (Edifício I), sala 2W08

(+351) 210 464 017


Candidatar
Leccionado em Inglês
Tipo de ensino Presencial

O corpo docente é constituído por professores e investigadores do Iscte e por especialistas nacionais e internacionais altamente qualificados nas mais variadas temáticas e metodologias, conectado internacionalmente, e com forte produtividade científica.

Os docentes e orientadores estão fortemente envolvidos na investigação, incluindo investigação fundamental em processos cognitivos, emocionais, e comportamentais; avaliação e intervenção em contextos individuais e familiares, de educação formal e informal e comunitários; disparidades sociais e diversidade, risco e ambiente, e relações sociais em contextos de saúde; dimensões psicossociais da mudança social em contextos relacionais, institucionais e culturais. São também especializados numa variedade de metodologias de pesquisa, desde estudos laboratoriais experimentais altamente controlados até pesquisas de campo em grande escala e análises de dados qualitativos.

Corpo Docente para (2022/2023)

Tese em Psicologia | Tese em Psicologia | Seminário de Projecto em Psicologia | Tese em Psicologia | Seminário de Projecto em Psicologia | Tese em Psicologia | Tese em Psicologia
Paula Castro é Professora Catedrática de Psicologia no ISCTE-IUL e Investigadora Integrada do CIS-iscte. É Doutorada em Psicologia Social e Ambiental (ISCTE, 2000), e Licenciada em Psicologia (Univ-Lisboa,1987). Tem estudado os processos de construção de significado, interpretação e comunicação envolvidos na receção de novas leis e políticas públicas, sobretudo as ambientais, desenvolvendo uma psicologia social da inovação legal. Tem sobretudo analisado como são recebidas pelo público (e.g., contestadas, aceites, negociadas) as novas leis que regulam a ação climática, a proteção da biodiversidade, a participação pública ou a regeneração urbana – e as consequências desta recepção para a mudança social. Estes estudos, quantitativos e qualitativos, focam usualmente as relações assimétricas entre público e peritos/instituições. Outras áreas de interesse são as das relações pessoa-lugar, conhecimento local, memória social, e história e fundamentos das teorias da psicologia social. Tem coordenado e participado em projetos financiados (FCT, EU), e orientado projectos de Doutoramento e Pós-Doutoramento, estando o trabalho resultante publicado em revistas internacionais de forte impacto nas áreas de psicologia social, política, ambiental e comunitária, e políticas ambientais. Foi Diretora do Departamento de Psicologia (2008–2010), Diretora do Programa Doutoral em Psicologia (2010–2013), Diretora do Mestrado em Estudos do Ambiente e Sustentabilidade (2015-2019), Membro do Conselho Científico do ISCTE (2010-2014), e da Comissão Cientifica do CIS-iscte (2016-19) e Diretora do CIS-iscte (2019-2021).
Ciclo de Conferências em Psicologia Ou Outras Ciências Sociais e Humanas | Ciclo de Conferências em Psicologia Ou Outras Ciências Sociais e Humanas | Seminário de Projecto em Psicologia
Seminário de Investigação em Psicologia - Temas Aprofundados
Seminário de Investigação em Psicologia - Temas Aprofundados
Seminário de Investigação em Psicologia - Metodologias Avançadas
Seminário de Investigação em Psicologia - Metodologias Avançadas
Seminário de Investigação em Psicologia - Temas Aprofundados
Filipa Calado é psicóloga clinica, formadora e investigadora na área das adições comportamentais. Atulamente é Professora de Psicologia na Universidade de Nottingham Trent e investigadora associada no CIS-ISCTE. A sua investigação foca-se sobretudo nos comportamentos de jogo e jogo a dinheiro nos adolescentes e jovens adultos, procurando averiguar quais os fatores que exercem uma maior influência na iniciação ao jogo a dinheiro nesta população. No âmbito do seu trabalho, desenvolveu e testou um programa de prevenção para a iniciação ao jogo a dinheiro em alunos do ensino secundário, onde verificou que o programa conduziu a algumas melhorias nalguns comportamentos de jogo e em algumas variáveis associadas. Filipa Calado completou o seu doutoramento em Psicologia na Universidade de Nottingham Trent no Reino Unido, sob a orientação do Professor Mark Griffiths, diretor da Unidade Internacional de Estudos do Jogo e responsável a nível internacional pelo desenvolvimento dos critérios que permitem o diagnóstico das adições comportamentais. A sua tese de doutoramento intitulada “Jogo, fatores individuais e familiares responsáveis por este fenómeno na população mais jovem” procurou averiguar as perceções que os jovens possuem deste comportamento, bem como as interações entre variáveis psicológicas, cognitivas e familiares que favoreçam a emergência do jogo a dinheiro nos adolescentes e jovens adultos. Tem apresentado o seu trabalho em inúmeras conferências nacionais e internacionais e possui um vasto número de publicações na área como artigos, relatórios e capítulos de livros. No âmbito do seu trabalho com jovens, prestou servicos de consultoria para a Ordem Psicologos Portuguese na área do jogo a dinheiro nos jovens   Antes de iniciar o seu doutoramento na Universidade de Nottingham Trent, Filipa Calado obteve o mestrado em Psicologia Clínica na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, instituição onde adquiriu também a sua licenciatura. Trabalhou com crianças e jovens, tendo experiência em psicoterapia com esta população. Para além do seu trabalho de investigação, mantem ainda um forte interesse na área clínica.          
Seminário de Investigação em Psicologia - Metodologias Avançadas
Tese em Psicologia | Treino de Competências Académicas em Psicologia | Treino de Competências Académicas em Psicologia
César Lima é Professor Auxiliar de Psicologia no Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) desde 2018. A sua investigação centra-se na psicologia e neurobiologia da comunicação vocal, emoções e música. Combina métodos da psicologia experimental e da neurociência cognitiva para abordar estes tópicos, em indivíduos saudáveis de todas as idades, em populações especializadas (e.g., músicos) e em populações clínicas (e.g., com alterações neurológicas ou psiquiátricas). Publicou mais de 45 artigos em revistas com revisão de pares incluindo a Emotion Review, Cerebral Cortex, Brain, Current Biology, Trends in Neurosciences e Nature Reviews Neuroscience. César Lima faz parte do corpo editorial das revistas Scientific Reports (categoria Neurociência) e Royal Society Open Science (categoria Psychology and Cognitive Neuroscience). Tem sido convidado para rever artigos para revistas como a Psychological Bulletin, American Psychologist, NeuroImage, ou Nature Human Behavior, e propostas de projetos de investigação para a Leverhulme Trust, Royal Society, Czech Science Foundation e Swiss National Science Foundation. Antes de integrar o Iscte, César Lima doutorou-se em Psicologia na Universidade do Porto (2008-2011), foi investigador pós-doutorado no Institute of Cognitive Neuroscience - University College London (2012-2016) e regressou à Universidade do Porto como Investigador Auxiliar ao abrigo do programa Investigador FCT (2016-2017). O seu trabalho como investigador principal tem sido financiado pela British Academy e pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). No Iscte, tem ensinado Psicofisiologia e Genética, Neuropsicologia, Raciocínio e Linguagem, Bases Biológicas das Emoções, e Avanços em Neurociências Afetivas. É também o atual diretor do Mestrado em Ciências em Emoções.   
Tese em Psicologia
Carla Moleiro é Professora Associada no Departamento de Psicologia Social e das Organizações da Escola de Ciências Sociais e Humanas do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa. É Doutorada em Psicologia Clínica pela University of California, Santa Barbara, Estados Unidos da América, em 2003. Inicialmente, especializou-se em Psicologia Clínica na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, e como psicoterapeuta na Associação Portuguesa de Terapias Comportamentais e Cognitivas. Tem desenvolvido trabalho clínico e de investigação sobre perturbações complexas e duplos diagnósticos, perturbações de personalidade, e presentemente com clientes imigrantes, refugiados, de minorias étnicas e sexuais (LGBTI+). Actualmente, é investigadora do Centro de Investigação e Intervenção Social (CIS), trabalhando sobre saúde mental e diversidade, bem como competências clínicas para a diversidade individual e cultural. O seu trabalho também inclui questões da psicologia comunitária, ética, e intervenção com populações de risco e protecção de menores. 
Tese em Psicologia
Sou doutorada em psicologia pela Victoria University of Wellington, Nova Zelândia (em 2011). Entrei para o centro de investigação Cis_ISCTE no final de 2011 como Marie Curie Research Fellow depois de um ano de pós-doutoramento na Universidade de Kent, no Reino Unido. Sou Professora Auxiliarno ISCTE desde 2019.   Estou muito interessado na relação entre o indivíduo e a sociedade e como as características macro (social, cultural, económico etc.) estão relacionadas com o bem-estar dos indivíduos, as crenças morais e as relações intergrupais. Como tal, o meu trabalho geralmente integra teorias de diferentes disciplinas, tais como a Sociologia, Antropologia e Ciências Políticas (além da Psicologia).  Os meus projetos de investigação atuais centram-se na discriminação etária para os trabalhadores mais jovens em diferentes culturas, bem como na questão da discriminação subtil (também referida como microagressão) para as minorias étnicas em diferentes sociedades.    Estou envolvido no ensino de cursos ao nível de Licenciatura e Mestrado em métodos de investigação, psicologia cultural e relações interculturais. De 2016 a 2021, coordenei também o programa Erasmus Mundus "European Master in the Psychology of Global Mobility, Inclusion and Diversity in Society" (Global-MINDS), financiado pela União Europeia - um joint programme entre um consórcio internacional de universidades parceiras. O Global-MINDS é atualmente coordenado pela Universidade de Limerick e inclui ISCTE-IUL, a Universidade de Oslo e a SWPS University of Social Sciences and Humanities como parceiros.      Estou interessada de orientar teses de mestrado ou doutoramento sobre moralidade, comparações culturais, idadismo face aos jovens e microagressões.    
Seminário de Investigação em Psicologia - Metodologias Avançadas
Diniz Lopes iniciou as suas actividades académicas em 1997 como Investigador Junior no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa até ao ano 2000. Em 1998, foi contratado pelo ISCTE-IUL onde continuou a desenvolver as suas actividades de investigação e de ensino. Em 2007 obteve o seu doutoramento em Psicologia Social no Departamento de Psicologia Social e das Organizações, Escola de Ciências Sociais e Humanas, ISCTE-IUL. Presentemente é Professor Associado com Agregação e Diretor da Escola de Ciências Sociais e Humanas. Entre 2010 e 2013 foi bolseiro de pós-doutoramento FCT nas universidades de Paris Ouest e Paris Descartes e na Universidade do Porto. Os seus interesses de investigação actuais centram-se na análise das relações interpessoais, nomeadamente no que toca a compromisso, infidelidade, monogamia e não-monogamia, derrogação de alternativas, comportamentos de permanência-abandono e utilização de pornografia em relações românticas; nas relações entre humanos e animais de companhia; e na aplicação de modelos estatísticos à análise de dados em Psicologia. Os seus trabalhos encontram-se publicados em diferentes revistas nacionais e internacionais, tais como Behavior Research Methods, PlosONE, The Journal of Sex Research, Archives of Sexual Behavior, Animals; Group Processes and Intergroup Relations, Cyberpsychology, Behavior and Social Networking, Personal Relationships, entre outras. 
Seminário de Investigação em Psicologia - Metodologias Avançadas | Seminário de Investigação em Psicologia - Metodologias Avançadas | Tese em Psicologia
Joana Baptista is an assistant professor at the Iscte-University Institute of Lisbon. Her work focuses on the early relational determinants of child development, most notably the quality of caregiver-child interactions. Over the past years, she has devoted herself to the question of early adverse experiences and their effects, most notably the effect of deprived parental care on children's cognitive, emotional, and behavioral functioning. Among others, she is the PI of the project "All4Children - The Integrated Model of Family Foster Care to promote high-quality child welfare practices in Portugal", funded by the Portuguese Foundation for Science and Technology (2022.03592.PTDC). She is a national delegate COST action Euro-CAN - Multi-Response Sectorals to Child Abuse and Neglect in Europe: Incidence and Trends (CA19106). Joana Baptista also researches how mother/father-child quality of interaction influences infants' and preschoolers' executive functioning in both typically developing and in children born preterm. She has published in several leading journals.
Seminário de Investigação em Psicologia - Temas Aprofundados | Seminário de Investigação em Psicologia - Temas Aprofundados | Tese em Psicologia
Lígia Monteiro has a Ph.D. from the UNL/ISPA-IU. Presently is an assistant Professor at ISCTE- University Institute of Lisbon, and a researcher at CIS-IUL - CED (Community, Education and Development) research group. She has a background on educational and developmental Psychology (ISPA-IU/UNL) and has participated in several research projects  studying the impact of parenting (mother and father) and family dynamics on children’s socio-emotional development, during the first years of live.  She has her work published in several peer-review journals, and book chapters/books. 
Tese em Psicologia
Patrícia Arriaga é Doutorada em Psicologia Social e Organizacional na especialização de Psicologia Social pelo ISCTE (Pré-Bolonha, 2006), com Licenciatura Pré-Bolonha em Psicologia (5 anos, 1996, Área de Psicologia Clínica) pelo ISPA e Mestrado Pré-Bolonha em Psicologia Clínica e Psicopatologia pelo ISPA (2 anos, 2000). É certificada como Especialista pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) nas áreas de "Psicologia Clínica e da Saúde", "Psicologia do Trabalho, Social e das Organizações".  É atualmente Professora Auxiliar com Agregação no ISCTE, tendo iniciado a atividade de ensino no ensino superior em 1996. Em 2008 recebeu uma bolsa mista de Pós-Doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), para conduzir o seu projeto no ISCTE e na Universidade de Granada. Em 2009 foi contratada como Investigadora pelo Centro de Investigação e Intervenção Social (CIS) ao abrigo do Contrato-Programa Ciência 2008. Mantém-se atualmente como membro efetivo do CIS, integrando o grupo de investigação "Behavior, Emotion and Cognition". Investigação: Os seus principais interesses de investigação envolvem o estudo de processos socio-afetivos e comportamento, que geralmente incluem avaliação de respostas subjetivas, fisiológicas e comportamentais, aplicadas à psicologia social e da saúde. Atualmente os seus projetos centram-se no estudo de intervenções para a promoção de saúde e bem-estar, que incluem o desenvolvimento e avaliação da eficácia de ferramentas digitais, intervenções artisticas, campanhas, media, jogos, robôs sociais, considerando ainda as suas implicações sociais e éticas. Recebeu financiamento externo em vários projetos competitivos (e.g., FCT, Bial Foundation, Erasmus+, Compete 2020). Publicou mais de uma centena de artigos em capítulos, atas de conferências e revistas científicas com revisão de pares, desde revistas mais especializadas/ temáticas (e.g., Emotion, Psychology of Violence, Aggressive Behavior, Psychology of Music, Mindfulness, Journal of Creative Behavior, Cortex, Psychophysiology, Biological Psychology) a revistas genéricas na área da psicologia (e.g., Journal of Cross-Cultural Psychology, Journal of Experimental Social Psychology, Journal of Health Psychology) e multidisciplinares (e.g. Health Communication; Health Education Research, Computers in Human Behavior; SoftwareX, HardwareX, Nature Human Behaviour). Tem sido convidada para avaliar artigos científicos e candidaturas de projetos de investigação a nível nacional e internacional, designadamente por agências governamentais que incluem a National Science Foundation (EUA), a Shota Rustaveli Georgian National Science Foundation (Georgia) e a Dutch Research Council (Países Baixos).
Seminário de Investigação em Psicologia - Metodologias Avançadas
A minha pesquisa adopta uma perspectiva crítica e interdisciplinar para examinar a relação entre as pessoas, a crise climática e os territórios, especificamente em torno das transições energéticas para a neutralidade carbónica e questões de participação política e justiça social associadas. Sou Co-Editora da revista Papers on Social Representations (http://psr.iscte-iul.pt/index.php/PSR). 
Contactos
Candidatar
Voltar ao topo