Doutoramento

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Acreditado
6 Anos
14 jan 2020
Registo DGES
Registo inicial R/A-Ef 3372/2011 de 18-03-2011
Registo de alteração R/A-Ef 3372/2011/AL01 de 20-02-2020
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O corpo docente para o ano letivo de 2022/2023 será atualizado em breve.

O corpo docente é constituído por professores e investigadores do Iscte e por especialistas nacionais e internacionais altamente qualificados nas mais variadas temáticas e metodologias, conectado internacionalmente, e com forte produtividade científica.

Os docentes e orientadores estão fortemente envolvidos na investigação, incluindo investigação fundamental em processos cognitivos, emocionais, e comportamentais; avaliação e intervenção em contextos individuais e familiares, de educação formal e informal e comunitários; disparidades sociais e diversidade, risco e ambiente, e relações sociais em contextos de saúde; dimensões psicossociais da mudança social em contextos relacionais, institucionais e culturais. São também especializados numa variedade de metodologias de pesquisa, desde estudos laboratoriais experimentais altamente controlados até pesquisas de campo em grande escala e análises de dados qualitativos.

Corpo Docente para (2021/2022)

Treino de Competências Académicas em Psicologia | Tese em Psicologia | Seminário de Projecto em Psicologia | Tese em Psicologia | Seminário de Projecto em Psicologia | Tese em Psicologia | Treino de Competências Académicas em Psicologia | Tese em Psicologia
MARGARIDA E SÁ DE VAZ GARRIDO, Doutorada em Psicologia  (2007), é Professora Associada no ISCTE-IUL, onde leciona desde 1998. A sua investigação fundamenta-se teoricamente na psicologia social e numa abordagem situada da cognição humana, que enfatiza a importância do contexto onde a atividade cognitiva se desenvolve. Tem aplicado esta abordagem ao estudo da memória, representações cognitivas, e processamento de uma segunda língua. Paralelamente, tem explorado as suas implicações no estudo da parentalidade abusiva, das imagens sociais de crianças/jovens institucionalizados, processamento mnésico em populações clínicas e ainda, nas áreas da psicologia do consumo, marketing e comportamento alimentar. Tem coordenado diversos projetos de investigação financiados (FCT, UE), assim como bolseiros de doutoramento e pós-doutoramento. Obteve ainda várias bolsas individuais que lhe permitiram trabalhar durante o Doutoramento na Universidade da Califórnia - Santa Bárbara e mais recentemente, na Universidade Utrecht. O seu trabalho de investigação tem sido publicado em dezenas livros, capítulos e revistas científicas internacionais (e.g. Journal of Experimental Social Psychology, European Journal of Social Psychology, Experimental Psychology, Social Cognition, Cognition and Emotion, Behavior Research Methods). É também editora e co-autora de publicações pedagógicas, incluindo manuais, capítulos e artigos dirigidos a estudantes/investigadores.   Tem assumido cargos de gestão académica e científica, nomeadamente a direção do Departamento de Psicologia Social e das Organizações e do Mestrado de Psicologia Social e das Organizações. Foi também Vice-Diretora do CIS-IUL e Presidente da Associação Portuguesa de Psicologia. Atualmente é Diretora do Progama de Doutoramento em Psicologia.      
Seminário de Investigação em Psicologia - Metodologias Avançadas | Seminário de Investigação em Psicologia - Metodologias Avançadas
Ciclo de Conferências em Psicologia Ou Outras Ciências Sociais e Humanas
Treino de Competências Académicas em Psicologia
Seminário de Investigação em Psicologia - Temas Aprofundados
Ciclo de Conferências em Psicologia Ou Outras Ciências Sociais e Humanas | Ciclo de Conferências em Psicologia Ou Outras Ciências Sociais e Humanas | Seminário de Projecto em Psicologia
Tese em Psicologia
César Lima é Professor Auxiliar de Psicologia no Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) desde 2018. A sua investigação centra-se na psicologia e neurobiologia da comunicação vocal, emoções e música. Combina métodos da psicologia experimental e da neurociência cognitiva para abordar estes tópicos, em indivíduos saudáveis de todas as idades, em populações especializadas (e.g., músicos) e em populações clínicas (e.g., com alterações neurológicas ou psiquiátricas). Publicou mais de 40 artigos em revistas com revisão de pares incluindo a Emotion Review, Cerebral Cortex, Brain, Current Biology, Trends in Neurosciences e Nature Reviews Neuroscience. César Lima faz parte do corpo editorial das revistas Scientific Reports (categoria Neurociência) e Royal Society Open Science (categoria Psychology and Cognitive Neuroscience). Tem sido convidado para rever artigos para revistas como a Psychological Bulletin, American Psychologist, NeuroImage, ou Nature Human Behavior, e propostas de projetos de investigação para a Leverhulme Trust, Royal Society, Czech Science Foundation e Swiss National Science Foundation. Antes de integrar o Iscte, César Lima doutorou-se em Psicologia na Universidade do Porto (2008-2011), foi investigador pós-doutorado no Institute of Cognitive Neuroscience - University College London (2012-2016) e regressou à Universidade do Porto como Investigador Auxiliar ao abrigo do programa Investigador FCT (2016-2017). O seu trabalho como investigador principal tem sido financiado pela British Academy e pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). No Iscte, tem ensinado Psicofisiologia e Genética, Neuropsicologia, Raciocínio e Linguagem, Bases Biológicas das Emoções, e Avanços em Neurociências Afetivas. É também o atual diretor do Mestrado em Ciências em Emoções.   
Ciclo de Conferências em Psicologia Ou Outras Ciências Sociais e Humanas | Tese em Psicologia
Carla Moleiro é Professora Associada no Departamento de Psicologia Social e das Organizações da Escola de Ciências Sociais e Humanas do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa. É Doutorada em Psicologia Clínica pela University of California, Santa Barbara, Estados Unidos da América, em 2003. Inicialmente, especializou-se em Psicologia Clínica na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, e como psicoterapeuta na Associação Portuguesa de Terapias Comportamentais e Cognitivas. Tem desenvolvido trabalho clínico e de investigação sobre perturbações complexas e duplos diagnósticos, perturbações de personalidade, e presentemente com clientes imigrantes, refugiados, de minorias étnicas e sexuais (LGBTI+). Actualmente, é investigadora do Centro de Investigação e Intervenção Social (CIS), trabalhando sobre saúde mental e diversidade, bem como competências clínicas para a diversidade individual e cultural. O seu trabalho também inclui questões da psicologia comunitária, ética, e intervenção com populações de risco e protecção de menores. 
Tese em Psicologia
Cecília Aguiar é Professora Auxiliar no Departamento de Psicologia Social e das Organizações e investigadora no CIS-IUL - Centro de Investigação e Intervenção Social. Com formação em psicologia do desenvolvimento e da educação, tem conduzido e participado em projetos de investigação no âmbito da qualidade dos contextos de educação de infância e dos seus efeitos no desenvolvimento social das crianças. Foi Editora Associada do Early Childhood Research Quarterly entre 2016 e 2019. Coordenou o work package sobre currículo, pedagogia e clima social no projeto H2020 ISOTIS e coordenou a participação portuguesa no âmbito dos projetos Erasmus+ KIT@ e BECERID, o último dos quais lançou o blogue PrimeirosAnos.pt, um recurso dirigido a profissionais de educação de infância, baseado em investigação. Desde setembro de 2019, coordena o projeto Erasmus+ PARTICIPA - Professional Development Tools Supporting Participation Rights in Early Childhood Education.
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Diniz Lopes iniciou as suas actividades académicas em 1997 como Investigador Junior no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa até ao ano 2000. Em 1998, foi contratado pelo ISCTE-IUL onde continuou a desenvolver as suas actividades de investigação e de ensino. Em 2007 obteve o seu doutoramento em Psicologia Social no Departamento de Psicologia Social e das Organizações, Escola de Ciências Sociais e Humanas, ISCTE-IUL. Presentemente é Professor Associado com Agregação e Diretor da Escola de Ciências Sociais e Humanas. Entre 2010 e 2013 foi bolseiro de pós-doutoramento FCT nas universidades de Paris Ouest e Paris Descartes e na Universidade do Porto. Os seus interesses de investigação actuais centram-se na análise do compromisso, infidelidade, monogamia e não-monogamia, derrogação de alternativas, comportamentos de permanência-abandono e utilização de pornografia em relações românticas; nas relações entre humanos e animais de companhia; nos mecanismos utilizados pelos senso-comum para validar o seu conhecimento quotidiano; e na aplicação de modelos estatísticos à análise de dados em Psicologia. Os seus trabalhos encontram-se publicados em diferentes revistas nacionais e internacionais, tais como Behavior Research Methods, PlosONE, The Journal of Sex Research, Archives of Sexual Behavior, Animals; Group Processes and Intergroup Relations, Cyberpsychology, Behavior and Social Networking, Personal Relationships, entre outras. 
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Lígia Monteiro has a Ph.D. from the UNL/ISPA-IU. Presently is an assistant Professor at ISCTE- University Institute of Lisbon, and a researcher at CIS-IUL - CED (Community, Education and Development) research group. She has a background on educational and developmental Psychology (ISPA-IU/UNL) and has participated in several research projects  studying the impact of parenting (mother and father) and family dynamics on children’s socio-emotional development, during the first years of live.  She has her work published in several peer-review journals, and book chapters/books. 
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Marília Prada completed her PhD in Social Psychology at ISCTE-IUL in 2010. Since then she has been teaching diverse courses to undergraduate and masters’ students with an emphasis on research methods and academic skills. She has published national and international scientific and pedagogic papers and has also co-edited a handbook on academic skills. Between 2015-2018, she was a postdoctoral fellow on a project funded by the European Commission (“Examining the Boundaries of Embodiment” coordinated by Margarida Vaz Garrido). Currently, she coordinates an FCT project - Individual and contextual determinants of sugar perception and consumption - hosted by the Center for Research and Social Intervention (CIS-IUL). Her research interests include: (a) the development and validation of instruments; (b) processing of affective information; (c) food perception and eating behavior.
Tese em Psicologia | Tese em Psicologia | Tese em Psicologia | Tese em Psicologia | Tese em Psicologia | Tese em Psicologia
Patrícia Arriaga é Doutorada em Psicologia Social e Organizacional na especialização de Psicologia Social pelo ISCTE (Pré-Bolonha, 2006), com Licenciatura Pré-Bolonha em Psicologia (5 anos, 1996, Área de Psicologia Clínica) pelo ISPA e Mestrado Pré-Bolonha em Psicologia Clínica e Psicopatologia pelo ISPA (2 anos, 2000). É certificada como Especialista pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) nas áreas de "Psicologia Clínica e da Saúde", "Psicologia do Trabalho, Social e das Organizações".  É atualmente Professora Auxiliar com Agregação no ISCTE, tendo iniciado a atividade de ensino no ensino superior em 1996. Em 2008 recebeu uma bolsa mista de Pós-Doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), para conduzir o seu projeto no ISCTE e na Universidade de Granada. Em 2009 foi contratada como Investigadora pelo Centro de Investigação e Intervenção Social (CIS) ao abrigo do Contrato-Programa Ciência 2008. Mantém-se atualmente como membro efetivo do CIS, integrando o grupo de investigação "Behavior, Emotion and Cognition". Investigação: Os seus principais interesses de investigação envolvem o estudo de processos socio-afetivos e comportamento, que geralmente incluem avaliação de respostas subjetivas, fisiológicas e comportamentais, aplicadas à psicologia social e da saúde. Atualmente os seus projetos centram-se no estudo de intervenções para a promoção de saúde e bem-estar, que incluem o desenvolvimento e avaliação da eficácia de ferramentas digitais, intervenções artisticas, campanhas, media, jogos, robôs sociais, considerando ainda as suas implicações sociais e éticas. Recebeu financiamento externo em vários projetos competitivos (e.g., FCT, Bial Foundation, Erasmus+, Compete 2020). Publicou mais de uma centena de artigos em capítulos, atas de conferências e revistas científicas com revisão de pares, desde revistas mais especializadas/ temáticas (e.g., Emotion, Psychology of Violence, Aggressive Behavior, Psychology of Music, Mindfulness, Journal of Creative Behavior, Cortex, Psychophysiology, Biological Psychology) a revistas genéricas na área da psicologia (e.g., Journal of Cross-Cultural Psychology, Journal of Experimental Social Psychology, Journal of Health Psychology) e multidisciplinares (e.g. Health Communication; Health Education Research, Computers in Human Behavior; SoftwareX, HardwareX, Nature Human Behaviour). Tem sido convidada para avaliar artigos científicos e candidaturas de projetos de investigação a nível nacional e internacional, designadamente por agências governamentais que incluem a National Science Foundation (EUA), a Shota Rustaveli Georgian National Science Foundation (Georgia) e a Dutch Research Council (Países Baixos).
Tese em Psicologia
Os meus interesses de investigação são sobre como processos cognitivos - atenção, percepção, e memória - nos permitem interagir com o mundo social e não-social. Nomeadamente, de que modo nos permitem formar impressões acerca da personalidade dos outros, fazer inferências acerca deles, e reconhecer emoções, e interagir com o mundo não-social como marcas e bens de consumo. Têm-me interessado também processos de linguagem, em particular o modo como a linguagem molda o conhecimento do mundo. Recentemente, tenho estudado estas questões em populações clínicas e grupos específicos, e usado medidas de activação cerebral para lhes responder.
Tese em Psicologia
M.S. (2003) and a PhD (2008) in Social Psychology of Health (Iscte). Associate Professor with Habilitation (Agregação) in Psychology  at the Department of Psychology of Iscte, where she started teaching in 1999. She is currently the Head of the Psychology Department. She was vice-dean of the School of Social Sciences and Humanitie, vice-director of the Centre for Social Research and Intervention, the director of the Master in Social Psychology of Health and Head of the Research Group Health for All (H4A). Fascinated by the (social) mind-body relations, she has dedicated much attention to such issues in her teaching and research. Her main research interests have generally revolved around social disparities in health and the role of psychosocial influences on chronic illness adaptation processes. She has mainly explored these issues in relation to a particular health-related topic – (chronic) pain. More specifically, her current main lines of research aim to: (1) understand the psychosocial processes accounting for health-care professionals’ (gender and social status) biases in the assessment and treatment of a patient’s pain; (2) investigate the role of interpersonal dynamics in pain experiences, namely, pain-related social support interactions for the promotion of functional autonomy among adults with chronic pain.  In her research she uses a wide range of quantitative (e.g., experimental), qualitative (e.g., grounded-theory) and knowledge synthesis methodologies (e.g., scoping and systematic reviews).  Several scientific awards have recognized her scientific contributions, namely, the Research Merit Award of the Portuguese Health Psychology Society (2008), Young Researcher Award of the Portuguese Psychological Association (2013), Best Paper Awards by the Portuguese Association for the Development of Pain Therapies (ASTOR) and the Grüenenthal PAIN Prize 2016.
Seminário de Investigação em Psicologia - Metodologias Avançadas
A minha pesquisa adopta uma perspectiva crítica e interdisciplinar para examinar a relação entre as pessoas, a crise climática e os territórios, especificamente em torno das transições energéticas para a neutralidade carbónica e questões de participação política e justiça social associadas. Sou Co-Editora da revista Papers on Social Representations (http://psr.iscte-iul.pt/index.php/PSR). 
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Ciclo de Conferências em Psicologia Ou Outras Ciências Sociais e Humanas
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