Candidatar
Leccionado em
Português
Tipo de ensino Presencial
Corpo Docente para (2023/2024)
Ana Lúcia Sá, Doutora em Sociologia, é Professora Auxiliar no Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas e investigadora no Centro de Estudos Internacionais do Iscte - Instituto Universitário de Lisboa. É subdirectora do Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas. É Membro da Comissão Editorial da revista Cadernos de Estudos Africanos. Pertence ao grupo de investigação African Politics and International Relations da Rede Europeia de Estudos Africanos (AEGIS) e à Secção de Estudos Africanos da Associação Portuguesa de Ciência Política. É também membro da Direção e do Grupo de Trabalho para a Visibilidade da Aegis, Rede Europeia de Estudos Africanos. É investigadora associada do Centro de Estudos Sociais Amílcar Cabral, na Guiné-Bissau. Foi Investigadora de pós-doutoramento no Conselho Superior de Investigações Científicas, em Barcelona, e investigadora visitante no Instituto de Estudos Africanos da Universidade de Columbia, em Nova Iorque. A sua investigação centra-se em sistemas autoritários em África, elites políticas e participação política.
Clara Carvalho (Doutoramento em Antropologia, ISCTE, 1999) é professora associada no Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas do ISCTE-IUL e foi Professora Visitante na universidade de Brown (EUA, 2004). Deu cursos de curta duração nos seminários metodológicos de pós-graduação promovidos pelo CODESRIA em vários países africanos, e nas Universidades de Lille, França, Rovira i Virgil, Espanha, Mainz, Alemanha, Oumar Bongo (Gabão), Amilcar Cabral (Guiné-Bissau) e Universidade Pedagógica de Maputo (Moçambique). Foi presidente do AEGIS (Grupo África-Europa para Estudos Interdisciplinares) (2015-2019) e diretora do Centro de Estudos Africanos / Centro de Estudos Internacionais do ISCTE-IUL (2007-2016). A sua investigação centra-se na Africa Ocidental, em particular na Guiné-Bissau. Desde 2001 tem desenvolvidos projetos sobre políticas de desenvolvimento, incluindo género, saúde, educação e peacebuilding, tendo coordenado sete projetos com financiamento nacional e internacional nessa área. Editora da revista Cadernos de Estudos Africanos e diretora do Doutoramento em Estudos Africanos
Edalina, Doutora em Ciência Política (Universidade de Lisboa), é Investigadora Auxiliar no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, e Professora Auxiliar Convidada no Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas do ISCTE-IUL.
Os seus interesses de investigação incluem democratização, protesto popular, representação, instituições políticas, com enfoque em África. A sua investigação tem sido publicada em revistas como Journal of International Relations and Development, African Affairs, Journal of Contemporary African Studies, Parliamentary Affairs etc.
Contribui regularmente para o blogue Africaye e publicou recentemente o livro Party Systems in Young Democracies: Varieties of institutionalization in Sub-Saharan Africa (Routledge, 2018) e organizou o livro Popular Protest, Political Opportunities, and Change in Africa (Routledge, 2022). Actualmente, está a desenvolver um projecto sobre a actividade parlamentar, ligações entre partidos e cidadãos e dedicação ao círculo eleitoral em África (ver Projecto HOME).
Titular de duas Agregações e de dois Doutoramentos, Renato Pereira é Diretor Adjunto para a Internacionalização e a Investigação da Escola de Gestão do Iscte-IUL.
Especializou-se em Empreendedorismo, em Inovação, em Gestão Internacional, e em Desenvolvimento Económico da África Subsariana.
Antigo residente-estudante da Cité Internationale Universitaire de Paris, foi designado para o Conselho de Administração da fundação privada de utilidade pública que gere o campus internacional da capital francesa, eleito por um colégio representativo de 5.000+ votantes de 150+ nacionalidades.
Trabalhou em várias empresas do cluster das tecnologias de informação e comunicação, nomeadamente a Outsystems, um dos três primeiros unicórnios portugueses.
Enquanto Administrador da Inteli - Inteligência em Inovação - Centro de Inovação, integrou a estrutura de coordenação do consórcio Mobi.E, responsável pelo desenvolvimento da 1ª rede de âmbito nacional do mundo para carregamento de veículos elétricos, e o Conselho de Administração da SGORME - Sociedade Gestora de Operações da Rede de Mobilidade Elétrica, S.A.
Durante treze anos consecutivos, desempenhou o cargo de Vogal do Conselho Fiscal da Taguspark, S.A., sociedade gestora de um dos maiores e mais relevantes parques de ciência e tecnologia do país.
Foi Adjunto do Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações dos XVII e XVIII Governos Constitucionais.
Dirige, atualmente, o Mestrado em Gestão Internacional da Escola de Gestão do Iscte. Anteriormente, dirigiu o Mestrado Executivo em Gestão da Inovação da Iscte Executive Education, para além de várias unidades curriculares dos Mestrados da Iscte Business School, do Mestrado em Estudos Africanos e do Doutoramento em Estudos Africanos.
Enquanto Professor Associado da Universidade Autónoma de Lisboa, coordenou: o Doutoramento em Economia da Empresa, o Seminário de Geoeconomia do Doutoramento em Relações Internacionais, o Mestrado em Gestão de Empresas, e a Licenciatura em Gestão, para além de várias unidades curriculares dos três ciclos universitários.
Tem recebido prémios de investigação e outras distinções relativamente às suas publicações atribuídos por relevantes membros da comunidade científica.
Orientou 5 pós-doutoramentos, 20 doutoramentos e 202 mestrados.
Tem uma longa e extensiva experiência académica internacional, tendo sido Professor e/ou Investigador Visitante em instituições de ensino superior de: Angola, Brasil, Chéquia, China, Emirados Árabes Unidos, Eslovénia, Espanha, Finlândia, França, Hungria, Índia, Indonésia, Macau, México, Moçambique, Peru, Polónia, Portugal, Reino Unido, Rússia, Tailândia, Tanzânia, Timor-Leste, Uganda e Uzbequistão.