Licenciatura

Acreditações

Logótipo da A3ES

Acreditado
6 Anos
04 jun 2019
Registo DGES
Registo inicial R/A-Ef 1031/2011 de 18-03-2011
Registo de alteração R/A-Ef 1031/2011/AL01 de 24-04-2015
Leccionado em Português e Inglês

Corpo Docente para (2019/2020)

Introdução à Gestão
Gestão de Recursos Humanos
Andrea Fontes é professora convidada, coach  e doutoranda em Psicologia Organizacional no ISCTE. Ela possui duas licenciaturas, respectivamente nas áreas de Organização e Gestão de Empresas e Psicologia e um Mestrado em Psicologia, Aconselhamento e Psicoterapia. Possui 20 anos de experiência em empresas multinacionais, em diversas áreas, desde Marketing & Vendas até Pesquisa do Mercado e Recursos Humanos. Publicou um capítulo de livro e tem apresentado o seu trabalho de   investigação em várias conferências nacionais e internacionais. Os seus interesses de pesquisa giram em torno de práticas de RH para o  desenvolvimento e intervenções positivas no local de trabalho.
Gestão de Recursos Humanos
Apresentações Profissionais
Introdução às Finanças
João Sobral do Rosário is a Visiting Assistant Professor at ISCTE-IUL since 2014. He formerly held a position as a Visiting Assistant Professor at Arizona State University. He earned his PhD in Economics at the University of California, Santa Barbara. His adviser was Rajnish Mehra and the title of his dissertation is "Essays on the Economics of Equity Trading". He has previously published in journals such Applied Financial Economics and International Journal of Theoretical and Applied Finance. He is a member of the Financial Management Association.
Introdução às Finanças
Optimização
Tributação para Não Residentes
Nota Biográfica I. (Dados pessoais) José Manuel Vieira Conde Rodrigues nasceu a 10.09.1964, em Lisboa II (Funções atuais) 1. Consultor na RA & Associados, Sociedade de Advogados, RL 2. Árbitro na lista do CAAD (Centro de Arbitragem Administrativa), nomeado pelo Tribunal da Relação de Lisboa e ainda árbitro em arbitragens Ad hoc. 3. Membro do GRESI (Grupo de Reflexão Estratégica em Segurança Interna) da Universidade Nova de Lisboa. 4. Presidente do Conselho Diretivo do Conselho Português do Movimento Europeu III. (Funções anteriormente desempenhadas) Professor Auxiliar Convidado ISCTE Business School 3. Professor Adjunto na Escola Superior de Comunicação Social de lisboa  Entre Março de 2005 e Junho de 2011, desempenho das funções de Secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna e de Secretário de Estado Adjunto e da Justiça nos XVIII e XVII Governos Constitucionais, respetivamente. 2. Ingresso na Magistratura em dezembro de 2002 e nomeação como Juiz de Direito (Tribunais Administrativos e Fiscais) em junho de 2003 (com licença de longa duração desde Julho de 2011). 3. Em Abril de 2002, regresso ao grupo empresarial do qual fazia parte (Companhia Europeia de Seguros), tendo sido Diretor Coordenador, com responsabilidades nas áreas da organização, serviços gerais e meios logísticos. 4. Entre Julho de 2001 e Abril de 2002 desempenho das funções de Secretário de Estado da Cultura do XIV Governo Constitucional. 5. Em Junho de 2000 nomeação pelo Conselho de Ministros como Gestor do Programa Operacional da Cultura (Fundos do QCA III). 6. Em Dezembro de 1993, eleição como Presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, tendo sido reeleito em 1997. 7. Em Outubro de 1988 início da sua carreira profissional no sector financeiro, na Companhia Europeia de Seguros (Grupo Winterthur Assurances), onde exerceu funções na área dos seguros de empresas (incluindo área de transportes e seguros marítimos), resseguro, estudos técnicos e negócios internacionais. 8. Membro do Conselho Consultivo do Mestrado Forense da Faculdade de Direito da Universidade Católica (Escola de Lisboa) nos anos lectivos 2007/2010. 9.Vogal do Conselho Superior do Ministério Público entre 2011 e 2016. IV. (Atividade docente anterior) 1. Docente na Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa, entre 1986 e 1993. 2. Docente na Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa, entre 2002 e 2003. 3. Docente de Cidadania Política nos Cursos da Fundação Mário Soares, entre 2002 e 2004. 4. Orador convidado sobre Liberalismo Político Contemporâneo no Curso de Pós - Graduação em Jornalismo Político do Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa, entre 2007 e 2010. 5. Docente de «Sociologia Política e Opinião Pública», na Licenciatura em Jornalismo, na Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa, em 2012. V. (Formação académica e profissional) 1. Atualmente Doutorando em Direito (área do Direito Fiscal) na Universidade Católica Portuguesa (Escola de Lisboa). 2. Frequência de programas de formação nos EUA em 1998 e 1999, respetivamente, na Universidade de Maryland at College Park e no German Marshall Fund of United States. 3. Pós-Graduação em Teoria Política e Relações Internacionais pelo Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa, em 1997. 4. Pós-Graduação em Gestão Empresarial pela Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa, em 1990. 5. Pós-Graduação em Ciências Jurídicas pela Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa, em 1989. 6. Licenciatura em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa, em 1987. 7. Curso intensivo de árbitros do Centro de Arbitragem da Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa, em 2014. 8. Sócio da Associação Portuguesa de Arbitragem, 2015. VI. (principais obras publicadas) 1. «A Letra em Branco», Lisboa, AAFDL, 1989. 2. «A Responsabilidade Civil do Produtor por Produtos Defeituosos», Lisboa, AAFDL, 1990. 3. «À Margem do Efémero», Cartaxo, Mirante, 1996. 4. «O Novo Ciclo. A política do Futuro», Lisboa, Editorial Notícias, 2000 (em co-autoria). 5. «Dez Milhões de Razões», Lisboa, Editorial Notícias, 2001 (em co-autoria). 6. «A Política sem Dogma», Lisboa, Occidentalis, 2006. 7. «À Esquerda de Crise», Lisboa, Vega, 2013 (em co-autoria). 8. «Segurança Horizonte 2025 - Um Conceito Estratégico de Segurança Interna», Lisboa, Colibri, 2015 (em co-autoria).
Escrita de Relatórios Técnicos
Contabilidade de Gestão I
Estatística I | Estatística II
I joined ISCTE in 1996 after obtaining a first degree in Business Administration. I also hold a master´s degree in Business Administration from ISCTE and a Ph.D in Organisational Psychology from Manchester Business School, England, where I was a mentor of related student-sponsor projects on the Full-Time MBA. Since 1996 I have taught Statistics and Mathematics at undergraduate and postgraduate levels. I have also supervised master and doctoral thesis in the fields of organizational psychology and management science. Prior to beginning my academic career, I worked for consultancy and insurance organisations in Portugal. My primary research interest encompasses cross-cultural studies, gender and diversity in organizations, and organizational behaviour. My main research focus in these areas relates to issues concerning global mobility and expatriation, migrants' skills recognition and integration into the labour market, women in management, and team performance management. A second strand of my research is concerned with (big) data analytics and text analytics. I have published in the area of Organisation Studies, most recently in the International Journal of Human Resource Management.  
Gestão de Recursos Humanos
  Trabalhou no sector financeiro como Professora Coordenadora do Instituto Superior de Gestão Bancária e Consultora e Formadora do Instituto de Formação Bancária da Associação Portuguesa de Bancos. Coordenou e participou em vários projectos nacionais e internacionais de qualificação e de desenvolvimento de competências profissionais para o sector financeiro.  
Introdução às Finanças
Informática de Gestão | Informática de Gestão | Informática de Gestão
I was born in Belo Horizonte, Minas Gerais - Brazil. I 'm a PhD in Information Sciences and Technologies, in the field of Information Studies, at ISCTE-IUL (Portugal). I graduated in Business Administration and hold my Master degree in human resources. I worked for 6 years as a college teacher in the courses of Business Management, Engineering and Information Systems at a graduation level and Methodology at a post-graduation level. Furthermore, I worked as a coordinator of the post-graduation level in Human Resource Management. For 5 years I worked at Belo Horizonte City Hall as an analyst in the Human Resources area and for 2 years as manager of a gym.
Gestão de Recursos Humanos
Matemática
Ana Sofia Rodrigues Rézio é Professora Auxiliar convidada no Departamento de Matemática ISCTE-IUL. É doutorada em Educação Matemática, mestre em Matematica-Análise Numérica e Matematica Computacional e licenciada em Matemática Aplicada ramo de Analise Numerica e em Matematica Educacional. É investigadora da ISTAR – IUL (Information Sciences, Technologies and Architecture Research Center – University Institute of Lisbon) e tem publicado em autoria e co-autoria diversos artigos na área da didática da Matemática, bem como alguns livros.   Ciência ID 3F17-8FAD-415C
Gestão Integrada das Operações
Professor Auxiliar Convidado do ISCTE para a cadeira de Gestão Integrada de Operações desde Setembro de 2019. Diretor de Produção no Grupo Cofina media; entre 1999 e 2018. Desenvolvimento do Departamento Geral de Produção de onde se destacavam, Correio da Manhã, Record, Destak, Máxima e TV Guia;   Direção de Operações/Produção, colaboração em Marketing, Comercial e Distribuição. Colaboração nos Projetos de lançamento em Portugal das revistas Vogue e GQ da Editora americana Condé Nast; Participação nos Projetos de criação das revistas Sábado e Flash!;   Experiencia em Projeto, Planeamento, Negociação Internacional de Matéria-Prima e Produto Acabado, Orçamentação, Procurement, Gestão, Liderança e Formação; Cerca de 31 Anos na Indústria Gráfica em Portugal e Espanha; 2 Anos de experiencia no Ensino Básico e Secundário, Docente de Geografia. Formador certificado nºF631625/2015 pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional na área das Artes e Industria gráfica.
Informática de Gestão
Bráulio Alexandre Barreira Alturas nasceu em Lisboa em 1964, mas sempre viveu em Queluz, é doutorado em Organização Gestão de Empresas com especialização em Marketing (2005), Mestre em Ciências Empresariais com especialização em Sistemas de Informação de Gestão (1995) e Licenciado em Organização e Gestão de Empresas (1989), pelo ISCTE-IUL. Atualmente é Professor Auxiliar do ISCTE-IUL do Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação, e investigador do ISTAR-IUL (Centro de Investigação em Ciências da Informação, Tecnologias e Arquitetura). É ainda Diretor do curso de Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação. Coordenador de várias unidades curriculares de Informática Aplicada à Gestão e Ciências Sociais e docente em Mestrados e Pós-graduações, bem como formador na área dos Sistemas de Informação Organizacionais.
Gestão Integrada das Operações
Microeconomia
Contabilidade Financeira II
Gestão de Recursos Humanos | Modelos Organizacionais
Matemática | Optimização
Macroeconomia
Macroeconomia
Contabilidade Financeira II
Gestão do Marketing
Contabilidade de Gestão II
Maria João Major (publication name, Maria Major) is Full Professor of Management Accounting and Control at ISCTE-IUL (Lisbon, Portugal). She holds a PhD from the University of Manchester, UK and a Post-doc from the Manchester Business School, UK. Maria João was visiting researcher fellow at Alliance Manchester Business School, UK in 2016 and at Griffith University, Australia in 2001. She has published in academic journals such as ‘Management Accounting Research’, ‘European Accounting Review’, ‘Accounting, Auditing and Accountability Journal’, ‘Accounting, Organizations and Society’, ‘Journal of Public Budgeting, Accounting & Financial Management’ and ‘Total Quality Management and Business Excellence’, among others. Maria João is also the author or co-author of several books and international book chapters. She is on the editorial board of ‘Qualitative Research on Accounting and Management’, ‘Journal of Accounting and Organizational Change’, ‘Journal of Public Budgeting, Accounting & Financial Management’ and earlier on the editorial board of the ‘European Accounting Review’. She is additionally active in refereeing articles for a number of leading accounting journals. Maria João has served as member of scientific committees in several international accounting conferences. She was the convenor of ‘Manufacturing Accounting Research (EIASM) 2016’ and of the ‘European Network for Research on Organizational and Accounting Change (ENROAC) 2011’ conferences. Aditionally, Maria João has received teaching awards as best professor. Prior to joining ISCTE-IUL she was Associate Professor at Nova School of Business and Economics where she taught in the PhD, Master, Bachelor and Executive Education programmes.    
Modelos Organizacionais
Empreendedorismo | Projecto Empresarial
                                       ACADÉMICO Professor na ISCTE Business School - IBS (Desde 2008...) Investigador da Business Research Unit (Desde 2008...) Diretor do Executive MBA do INDEG-ISCTE (2013-2018) Editor da Global Economics and Management Review (2013-2016) Diretor do Sustainability Knowledge Lab (2013-2016) Subdiretor do Departamento de Gestão da IBS (2010-2013) Co-coordenador da acreditação junto da AACSB (2010-2013)                                        GESTÃO Administrador não Executivo da Transcom (2014-2019, MZ) Presidente do INDEG-ISCTE Executive Education (2012-2018) Co-fundador e CEO na for value (2004-2008) Controller na Bristol Myers Squibb (1999-2000) Técnico do Banco de Portugal (1992-1999)
Direito das Sociedades Comerciais
Licenciado em Direito (Ciências jurídico - políticas) pela Universidade de Lisboa. Mestre em Sociedades e Políticas Europeias pelo ISCTE - IUL. Suficiência Investigadora (DEA) em Direito Público pela Faculdade de Direito da Universidade da Extremadura (Espanha). Doutorado em Políticas Públicas no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa onde é Professor Auxiliar e investigador integrado no DINÂMIA'CET Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território. É, igualmente, investigador no Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto. Anteriormente desempenhou funções como Presidente da 1ª Secção do Júri de Ética da Autoregulação Publicitária (ex-ICAP) e como secretário - geral e director executivo de diversas associações profissionais. De 2005 a 2009 foi Deputado à Assembleia da República (10ª legislatura) e membro da Delegação Nacional Portuguesa na 97ª Sessão da Conferência Internacional do Trabalho - Organização Internacional do Trabalho, Genebra, Suíça. Possui vasta experiência internacional tendo leccionado, nomeadamente, na Chinese Academy of Governance (antiga National School of Administration - CNSA), China - Europe Public Administration Project, República Popular da China, no Global Distance Learning Network of World Bank for East Timor, Timor - Leste e no ProPALOP-TL ISC PNUD em Angola. Possui um grande número de livros e publicações académicas em português, alemão e chinês sobre direito da publicidade, direito do mar, direito europeu e direito do consumidor. Membro da Comissão Técnica e Científica com o objetivo de acompanhar a candidatura das Ilhas Selvagens a Património Mundial da UNESCO, desde setembro de 2016. Editor - Chefe da REM - Revista de Estudos do Mar.
Gestão Integrada das Operações
- Assistente Convidada, UC Gestão Integrada de Operações (DMOG, IBS) - Senior Consultant (Deloitte), Estratégia e Operações
Macroeconomia
Gestão Integrada das Operações
Gestão de Recursos Humanos
Informática de Gestão
Abílio Oliveira é licenciado em engenharia informática. Efectuou um mestrado em psicologia social, estudou bioética e doutorou-se em psicologia social com uma tese sobre a morte, o suicídio e a música na adolescência. É Professor Auxiliar no Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação, onde leciona nas áreas da programação, sistemas de informação, metodologias de investigação, informática aplicada à gestão e às ciências sociais. Tem estado ligado a várias associações e grupos de investigação, como o Núcleo de Estudos do Suicídio, a Sociedade Portuguesa de Suicidologia, o Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL), o Centro de Investigação em Sistemas e Tecnologias de Informação Avançados (ADETTI-IUL) e, actualmente, Information Sciences, Technologies and Architecture Research Center (ISTAR-IUL). Defende a multidisciplinaridade e, para além das tecnologias da informação e computação aplicada, interessa-se muito pelas ciências sociais, da educação e da saúde. Tem estado envolvido em trabalhos que versam temáticas como a morte, a prevenção do suicídio, a aprendizagem, a sociedade da informação, as ciberculturas, as redes sociais e, sobretudo, a informática e computação aplicada, visando contribuir para a participação cívica, cidadania digital e a mudança social, a educação, a saúde, bem como para o desenvolvimento de sistemas de informação, a adopção e a divulgação de tecnologias de informação e o uso da gamificação; em suma, tem como maior foco a informática e computação aplicada em diferentes contextos no estudo do comportamento humano. Tem participado em vários eventos científicos e outras acções, a nível académico, escolar e social. É também autor de diversos artigos editados em publicações científicas nacionais e estrangeiras, assim como de alguns livros, como: Olhar Interior (1999), SobreViver (2001), O Desafio da Morte (2008), Ilusões na Idade das Emoções (2008), Passagem (2009), O Desafio da Vida (2011) ou Demanda (2014). Realizou programas de rádio, sempre gostou de praticar desporto, defende um mundo sustentável, uma vivência saudável e é vegetariano. Acima de tudo, é um apaixonado pela Vida.
Microeconomia
Contabilidade de Gestão I | Contabilidade de Gestão II
Empreendedorismo | Projecto Empresarial
Investigação Operacional
Ana Catarina Nunes é Professora Auxiliar no ISCTE-IUL. É doutorada em Matemática Aplicada à Economia e à Gestão, mestre em Investigação Operacional e licenciada em Estatística e Investigação Operacional. Lecciona na área dos métodos quantitativos, nomeadamente Investigação Operacional e Optimização. Tem apresentado comunicações em diversas conferências e tem publicado em revistas científicas, tais como o European Journal of Operational Research. Os seus tópicos de investigação são em investigação operacional (optimização combinatória), principalmente em modelos matemáticos e heurísticas para a determinação de rotas e de sectores para aplicações reais em sistemas de distribuição e recolha de produtos. Neste âmbito, tem participado como investigadora em projectos financiados pela FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) focados na gestão eficiente de recursos em serviços ambientais relacionados com actividades de recolha de resíduos domésticos. Ana Catarina Nunes is an Assistant Professor at ISCTE-IUL. She has a PhD in Mathematics Applied to Economics and Management, a MSc in Operations Research, and graduated in Statistics and Operations Research. She teaches quantitative methods, namely Operations Research and Optimization. She has presented communications in several conferences, and has published in scientific journals such as the European Journal of Operational Research. Her research topics are operations research (combinatorial optimization), mainly on mathematical models and heuristics for the designs of routes and sectors for real applications in delivery and collection systems. In this context, she has been a researcher in projects supported by national funding from FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) focused on the efficient resource management in environmental services related to household refuse collection.
Contabilidade Financeira I
Ana Isabel Lopes, Ph.D., é professora assistente no Departamento de Contabilidade do ISCTE Instituto Universitário de Lisboa e investigadora integrada na BRU/UNIDE,em Lisboa (Portugal). Tem experiência de ensino em programas de mestrado e doutoramento, formação executiva, pós-graduações e licenciaturas, em unidades curriculares relacionadas com contabilidade financeira e relato, controlo de gstão em multinacionais e consolidação de contas. Atualmente, Diretora do Mestrado em Contabilidade do ISCTE e Diretora Executiva da Pós-graduação em Contabilidade Financeira Avançada. Também é professora orientadora de várias dissertações de mestrado, e participa ativamente em congressos internacionais. Os seus interesses de investigação incluem contabilidade e relato financeiro internacional, relato integrado, concentração de empresas e consolidação de contas, e corporate governance. Ana Isabel tem também publicado artigos em prestigiadas revistas internacionais, como por exemplo, 'Australian Journal of Management', 'European Business Review', 'Accounting Education', 'Spanish Journal of Finance and Accounting', 'Journal of Economics and Business', and 'Meditari Accountancy Research.
Gestão do Marketing
Investigação Operacional | Optimização
Resumo: A minha experiência profissional inclui um estágio na Quimigal - Negócios de Adubos, S.A., entre Janeiro e Setembro de 1989, sobre Análise e Simulação de Filas de Espera. Desde Outubro de 1989, a atividade profissional tem decorrido no ISCTE-IUL na qualidade de docente e investigadora. A atividade docente traduz-se na lecionação de várias unidades curriculares da área dos métodos quantitativos para gestão e economia, tais como, Matemática, Investigação Operacional, Estatística, Data mining (Árvores de Decisão; Redes Neuronais; Regras de Associação) e Métodos de Avaliação de Projetos (Simulação de Monte Carlo; Programação Dinâmica; Aproximações em Árvore Binomial). A investigação realizada continua a incidir nos problemas abordados na Tese de Doutoramento, os quais estão associados à avaliação de projetos de investimento, especificamente, projetos de investigação e desenvolvimento e projetos relativos aos direitos de posse de terrenos ou recursos naturais. Ainda, neste âmbito, disponibilizo, desde o ano letivo 2009/ 10, à comunidade de alunos do ISCTE-IUL uma unidade curricular optativa, em língua inglesa, denominada por Métodos de Avaliação de Projetos. Paralelamente, eu também tenho realizado investigação na área do Data mining e da Otimização em consequência da orientação de várias teses de Mestrado. Abstract: My professional experience includes an internship on Analysis and Queue Simulation, at Quimigal - Negócios de Adubos, S.A., lasting nine months (January - September 1989). Since October 1989, professional activity took place at ISCTE-IUL as teacher and researcher. The teaching activity has been developed in various courses from the area of quantitative methods for management and economics such as Mathematics, Operations research, Statistic, Data mining (Decision Trees; Neural networks; Association rules) and Project evaluation methods (Monte Carlo simulation; Dynamic programming; Binomial tree approaches). The research carried continues to focus on the problems addressed in the PhD thesis, which are associated with the evaluation of investment projects, specifically, r&d projects and projects related to the ownership of land or natural resources. In this context, since the academic year 2009/10, I offer to students of ISCTE-IUL an elective course, in english, called Project evaluation methods. Meanwhile, I have also done research in data mining and optimization areas as a result of supervision of various master theses.
Investimentos
António Freitas Miguel is an Assistant Professor of Finance at ISCTE Business School. He is the Director of the MsC in Finance since September 2015. He has a PhD in Finance from ISCTE Business School, "Essays on International Investments", supervised by Miguel A. Ferreira, and a Postdoc in Finance from Cass Business School, London. He had visiting positions at The University of Miami Business School, Florida, and at The University of Sydney Business School. He has a large experience teaching Postgraduate, MBA and Executive programs, and he was awarded twice the best teacher prize for excellence in teaching. His research interests include mutual funds and international investments and he is a research member of the Business Research Unit - ISCTE-IUL Research Centre, since 2007, and of the Cass Business School Centre for Asset Management, since 2008. He gained a Post-Doctoral Scholarship (2008-2010), and a Sabbatical Grant (2014-2015), both from the Portuguese Foundation for Science and Technology. He also obtained research grants from the Portuguese Foundation for Science and Technology for the project "Performance Persistence and The Smart Money Effect in Mutual Funds - International Evidence" (2010-2013, EUR 45,310), and for the project "Mutual fund management, national culture and markets integration" (2016-2018, EUR 67,500). His research has been published in top tier journals, including the Review of Finance and the Journal of Banking and Finance.
Investimentos
Finanças de Empresa
Direito das Sociedades Comerciais | Direito dos Negócios
É Professor Auxiliar - ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa. Publicou 5 artigos em revistas especializadas e 2 trabalhos em actas de eventos, possui 1 livro publicado. Possui 12 itens de produção técnica. Recebeu 1 prémio e/ou homenagem. Actua na área de Direito.
Contabilidade de Gestão I | Contabilidade de Gestão II
Introdução às Finanças
Contabilidade de Gestão I | Contabilidade de Gestão II | Contabilidade Financeira II
Projecto Empresarial
Introdução à Gestão
Florinda Matos is PhD in Social Sciences, Organizational Behavior Studies by University of Lisbon. She has a master's degree in business sciences by Iscte - Instituto Universitário de Lisboa and a Licentiate degree in Management of Agricultural Business and a Licentiate degree in Agronomic Engineering, both by Polytechnic Institute of Santarém. She teaches several disciplines in graduate and post-graduate courses (management, intellectual capital management, knowledge management, innovation, entrepreneurship, human capital management) and she is a business consultant. Her main research interests are: Management, Sustainability, Knowledge Management, Intellectual Capital, Measuring of Intangibles, Innovation, Additive Manufacturing and Digital Transformation. She was a founding member of ICAA - Intellectual Capital Association and, currently, she its president. She is a member of the New Club of Paris, an international organisation whose main objective is to create awareness about Knowledge Economy. Likewise, she is a member of the Observatory on Knowledge Management and Innovation in Public Administration, from IPEA - Institute for Applied Economic Research of Brazilian Government. In addition, she is an associate researcher of DINÂMIA'CET - IUL - Centre for Socioeconomic and Territorial Studies. She was also a Post-Doc researcher in the area of the Social Impacts of Additive Manufacturing in NOVA.id.FCT and, presently, she is leading the project "KM3D - Knowledge Management in Additive Manufacturing: Designing New Business Models" in a national consortium, funded by FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Moreover, she is a member of the scientific committee of several international conferences, where she has participated as organizer, speaker, mini-track chair and reviewer. She has more than 30 published academic articles and scientific papers, book chapters and books related to management, sustainability, knowledge management, intellectual capital management, digital transformation and innovation. She is an active participant in the press, where she has published more than 200 articles of opinion on issues of economic and social actuality.  
Macroeconomia
Introdução às Finanças
Gestão do Marketing | Gestão do Marketing
Hélia Gonçalves Pereira is an Assistant Professor of the Marketing, Operations and General Management Department at Instituto Universitário de Lisboa - ISCTE-IUL. Hélia Gonçalves Pereira is Director of the Master in Hospitality and Tourism Management and of the Tour DC Msc (ERASMUS Mundus); Pos-Degree in Sales Management and Pos Degree in Top Management in Hospitality and Tourism. She is Coordinator of the Marketing FutureCast Lab, an applied research lab in new trends in marketing. Her background is interdisciplinary, combining a BSc in Economics, a post Degree in European Studies, a MSc in Management and a PhD in Management with specialization in Marketing and several years as senior consultant in Price Waterhouse and Coopers. She has interests in consumer behaviour, internet marketing and social media and, as well, tourism marketing. She was, between 2016 and 2019, member of the board (non-executive) of Turismo Fundos SGFII, S.A., a finantial society that supports tourism and industrial projects.
Gestão Integrada das Operações
Henrique O'Neill é professor associado de Sistemas de Informação e Gestão de Operações no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, Portugal. Possui uma licenciatura em engenharia eletrotécnica e um mestrado em engenharia de telecomunicações e informática pelo IST / UL em Lisboa e um doutoramento em Computer Integrated Manufacturing pela Universidade de Cranfield, Reino Unido. Os seus interesses de pesquisa são focados na adoção de sistemas de informação e tecnologias de comunicação para melhorar o desempenho das organizações, incluindo: a estratégia de negócios, de operações e de SI / TI; métodos e abordagens de modelação de sistemas; análise de organizações e de processos; implementação e aceitação de sistemas de informação; e a qualidade nos sistemas informação, com um particular interesse em contextos organizacionais como a saúde, banca e finanças, setor público e indústria. Ele é co-autor de 55 artigos científicos e 3 livros. Endereço: ISCTE-IUL, Av. das Forças Armadas, 1649-026 Lisboa, Portugal E-mail: henrique.oneill@iscte.pt
Introdução à Gestão
Contabilidade Financeira I
Isabel Lourenço é Professora Cetedrática no ISCTE. Fez a sua formação académica no ISCTE. É licenciada em Gestão, mestre em Ciências Empresariais e doutora em Gestão, com especialização em Contabilidade. Tem experiência de mais de 25 anos de lecionação de temas de contabilidade financeira em diversos programas académicos do ISCTE, incluindo Licenciaturas, Mestrados e Programas de Doutoramento. Tem também experiência de mais de 20 anos de lecionação de temas de contabilidade financeira em programas de Formação para Executivos no ISCTE Executive Education. É atualmente diretora da Especialização em Contabilidade do Programa de Doutoramento em Gestão (ISCTE) e Diretora da Pós-Graduação de Contabilidade Financeira Avançada (ISCTE Executive Education). É também membro da Comissão Científica do Departamento de Contabilidade e membro da Comissão Científica do Programa de Doutoramento em Gestão do ISCTE. É professora visitante da Universidade de São Paulo, onde leciona regularmente nos programas de mestrado e doutoramento em contabilidade. Ministrou talmbém palestras em outras universidades do Brasil, incluindo a Universidade de Brasília, a Universidade Federal do Paraná, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, a Universidade Federal de Pernambuco e a Universidade Federal de Minas Gerais. Deu ainda palestras em universidades de outros países, incluindo a University of Glasgow, a Coventry University e a University of Lille. É autora de mais de 10 livros de contabilidade publicados em Portugal, destacado-se os dois mais recentes: “ Fundamentos de Contabilidade Financeira: teoria e casos” e “Contabilidade Financeira: o essencial”. É também autora de capítulos incluídos em livros publicados internacionalmente, nomeadamente os seguintes: "The Routledge Companion to Accounting in Emerging Economies" e “Standardization of Financial Reporting and Accounting in Latin American Countries”. É investigadora integrada na Business Research Unit do ISCTE (BRU_iscte). Tem experiência significativa na coordenação de projetos de pesquisa. Orientou 7 teses de doutoramento e 41 teses de mestrado. Os resultados da sua investigação são regularmente apresentados nas mais prestigiosas conferências científicas de contabilidade (incluindo, por exemplo, o congresso anual da European Accounting Association) e são publicados sob a forma de artigos em revistas científicas de referência a nível internacional (incluindo, por exemplo, o European Accounting Review, o Accounting in Europe, o Australian Accounting Review, o Review of Quantitative Finance and Accounting e o Journal of Business Ethics). Tem estabelecido uma boa relação com a comunidade académica Europeia e Americana. Foi membro do Comité Científico do Congresso Anual da European Accounting Association e da European Accounting Review. Tem sido reviewer de várias outras revistas científicas e tem sido Coordenadora da área de Contabilidade Financeira da USP International Conference in Accounting, a mais conceituada conferência de contabilidade do Brasil. Tem uma participação ativa em Órgãos Reguladores de Contabilidade portugueses e europeus. É membro do Conselho Geral, da Comissão Executiva e do Comité de Normalização Contabilística Empresarial da Comissão de Normalização Contabilística, nomeada como personalidade de reconhecido mérito. É também membro do European Financial Reporting Advisory Group (EFRAG) Academic Network. É ainda Coordenadora de um dos Cursos de Contabilidade do Programa de preparação para o Exame de admissão à Ordem dos Revisores Oficiais de Contas, e membro do Júri de Exame. É também membro da Comissão de História da Contabilidade da Ordem dos Contabilistas Certificados. Tem ainda participado como formadora em acções de formação promovidas por Organismos Reguladores e Associações Profissionais de Portugal, nomeadamente a Ordem dos Revisores Oficiais de Contas, a Ordem dos Contabilistas Certificados e o Tribunal de Contas.  
Gestão do Marketing
Licenciou-se em Organização e Gestão de Empresas e é Mestre em Marketing pelo ISCTE-IUL. Iniciou o PhD em Gestão com especialização em Marketing em 2019. Desde o início do seu percurso profissional que desempenha funções de consultoria e formação nas áreas de Gestão Comercial e de Marketing em várias organizações: Infortec, Tack Training International, 4Gpeople, Time4Thinking. Entre 2000 e 2008 foi partner da agência de comunicação Princípio Activo.  Desde 2009 é docente do ISCTE-IUL (DMOGG) e INDEG, nas áreas de Marketing e Comunicação. Dado o seu interesse pela Pedagogia, tem desenvolvido projetos pedagógicos no âmbito da gamification, storytelling, visual thinking, design thinking e outras áreas do Human Centered Design approach. 
Modelos Organizacionais
Investimentos
Contabilidade Financeira I
Jonas Oliveira holds a PhD in Accounting from the School of Economics and Management, University of Minho, Portugal. He is an Assistant Professor of Accounting at ISCTE-IUL Business School, Lisbon. He has previously worked at the University of Aveiro as Adjunct Professor of Accounting. His research interests are corporate risk reporting, enterprise risk management, corporate governance mechanisms, impression management strategies used in corporate reporting, sustainability and integrated reporting. He publishes academic articles regularly in some internationally well-recognized journals such as the Managerial Auditing Journal, Meditari Accountancy Research, Australian Accounting Review, Corporate Communications: an International Journal, European Business Review, and Journal of Risk. 
Estatística I | Estatística II
Doutoramento em Gestão, pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE), concluído em Dezembro de 2002. Mestrado em Ciências Empresariais, na especialidade de Gestão, Estratégia, e Desenvolvimento Empresarial, pelo ISCTE, concluído em Outubro de 1992. Licenciatura em Organização e Gestão de Empresas, pelo ISCTE, concluída em 1983. Consultor da PT Comunicações nas áreas de Costumer Relationship Management e Costumer Care. Responsável pela área de Estudos de Marketing na Direcção de Mercados, Produtos e Serviços da Marconi. Chefe de Serviço de Marketing no Instituto Nacional de Estatística. Técnico superior da Direcção Geral das Contribuições e Impostos. Desempenho de funções na área administrativo-financeira, de uma unidade fabril pertencente à Portucel SA. Cost accountant na Avon Cosméticos Lda.
Fiscalidade
José Miguel Rodrigues is a statutory auditor and partner in Azevedo Rodrigues, Batalha, Costa e Associados, SROC. Activities developed include statutory audit activities in over 50 companies, due diligences and company evaluation. He is also a consultant of Prótotipo, Sistemas de Informação, S.A. where he is responsible for the design team of DEFIR and has been project manager in several ERP implementation projects. Consultant of CBR - Consultoria e Investimentos for projects in the tax and management control systems areas. He teaches in several training actions of OROC (Ordem dos Revisores Oficiais de Contas) where he is a jury member of the Order's Admission Exam (Financial Accounting I). Lectures Portuguese Taxation in ISCTE-IUL and several other subjects such as financial and managerial accounting in other universities, companies and other entities in Portugal, Angola and Cape Verde. Author of the compilation "Sistema de Normalização Contabiística" and co-author of "As novas demonstrações financeiras - de acordo com as normas internacionais de contabilidade".
Estratégia Empresarial | Projecto Empresarial
Leandro Ferreira Pereira é CEO e fundador da WINNING Scientific Management. Tem mais de 20 anos de experiência em funções de alta direção em empresas de consultoria de gestão e de atividade académica universitária. Licenciado em Informática de Gestão pela Universidade do Minho e doutorado em Gestão, com especialização em Gestão de Projetos pela Universidade Pontifícia de Salamanca, Leandro Pereira conta no seu curriculum com dezenas de distinções profissionais e académicas, entre as quais, a de melhor gestor nacional (pela Best Team Leaders / Revista Pessoal e APG), o prémio Senado Universitário por ter sido o melhor aluno da Universidade do Minho e o Prémio Nacional “Juventude e Defesa Nacional atribuído pelo Ministério da Defesa”. Atualmente divide a sua atividade profissional entre a gestão da consultora, a academia, as associações que lidera e os pareceres para diversas entidades em particular para o Tribunal de Contas, para além da orientação científica de dezenas de alunos de doutoramento e mestrado. No âmbito do seu doutoramento levou a cabo uma investigação pioneira na área de recuperação de projetos empresariais fazendo uso de modelos de simulação e modelos estatísticos que aprendiam à medida que o gestor tomava decisões e o apoiava para decidir a recuperar os projetos. Dentro deste âmbito recebeu por parte da Faculdade o diploma de investigação com nota máxima. No ISCTE-IUL, Leandro Pereira é coordenador e docente de Projeto Empresarial na Licenciatura de Gestão, bem como Diretor do Mestrado Executivo de Gestão de Programas e Projetos e Diretor da Pós-Graduação em Management Consulting no ISCTE Executive Education, onde leciona disciplinas de Estratégia, Gestão de Projetos, Governance Empresarial e Problem Solving. É ainda Former President e do PMI Portugal Chapter, a maior associação de gestão de projetos profissional em todo o mundo e presidente e também former President do Business Case Institute (BCI) e da ASP (Association for Strategic Planning) Iberia, o qual promove standards e práticas normalizadas de gestão científica para apoiar os gestores no processo de tomada de decisão, onde se destaca a norma BCBOK® Business Case Body of Knowledge, a qual Leandro Pereira é o autor. Detém ainda a certificação PMP® do PMI® e a certificação ROI do ROI Institute. Ao longo da sua experiência profissional e académica tem desenvolvido atividade nas áreas da gestão científica, através da consultoria e investigação, ajudando a gestão e a alta direção de empresas públicas e privadas a resolver problemas estruturantes através de metodologias responsáveis e efetivas. Autor de dezenas de papers científicos e oito livros de carácter técnico-científico, entre eles “Projeto Empresarial”, “Estratégia Organizacional”, “Gestão de Conhecimento em Projetos”, “Como criar riqueza”, “Genética da Inovação Empresarial” e “Inovar com Valor”. Ao longo seu percurso profissional e académico recebeu várias distinções, entre elas, o melhor docente do Mestrado Executivo em Gestão de Projeto no ISCTE Executive Education e 10 prémios de mérito escolar.
Finanças de Empresa | Investimentos
Gestão do Marketing | Marketing Operacional
Licenciatura em Gestão de Empresas MScBA pela ISCTE Business School. Projecto de Mestrado na área de Marketing no grande consumo. Exercício de funções nas áreas de vendas e marketing no sector do grande consumo em empresas nacionais e multinacionais com posições de liderança. Professor de Gestão de Marketing, Marketing Operacional e Análise de Negócios Internacionais na ISCTE Business School. Orientação de diversos trabalhos de mestrado em áreas de Marketing, Estratégia, Internacionalização, RH e Responsabilidade Social.
Introdução às Finanças
LUIS LAUREANO. Assistant Professor at ISCTE Business School and researcher in Business Research Unit (BRU-IUL). Degree in Management (ISCTE-IUL), master in Information Systems Management (ISCTE-IUL) and doctorate in Management- specialization in Finance (ISCTE-IUL). Has taught several finance courses in different undergraduate, post-graduate and masters. Is co-author of books on finance and co-author of papers published in national and international scientific journals.
Gestão do Marketing
Experiencia Profissonal: Administrador das empresa Prooptica SA desde 1993, NKWV Lda. desde 2010, L&L Creative Eyewear Srl em ESpanha desde 2013, Prooptica Iberia em Espanha desde 2016 e Provisia em Marrocos desde 2009. Assistente Convidado no ISCTE desde 1995 especialista em Direcção Comercial e Gestão da Força de Vendas, Marketing e Marketing Pessoal. Criou a Pós Graduação de Direcção Comercial no ISCTE em 2000 da qual é director executivo até hoje.
Contabilidade de Gestão I | Contabilidade de Gestão II
1.Academic degrees PhD in Management, speciality in Accounting - Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), January, 2009. Grade: distinction and praise. Thesis title: "A Contabilidade Pública e a Contabilidade Nacional: Principais diferenças e implicações no défice público em Portugal". Master of Accounting - Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), June, 2003. Grade 17 (seventeen) out of 20, in the lecture part and Very Good in the Dissertation, with the title: "O Tratamento Contabilístico das Existências - Aplicação Empresarial ao Sector de Transformação de Bacalhau". First Degree (licenciatura) in Corporate Organisation and Management (Organização e Gestão de Empresas) - Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), July, 1985. Final average grade 15 (fifteen) out of 20. First Degree (licenciatura) in Economics - Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), January, 1978. Final average grade 14 (fourteen) out of 20. 2.Academic activity - Director of the Finance and Accounting program (undergraduate degree), since February 2013; - Coordinator of the Management Accounting I course, lectured in all programs of ISCTE Business School, since 2013; - Subdirector of the Department of Accounting, ISCTE Business School, between June 2010 and January 2015; - Coordinator of the third year of the Finance and Accounting program, specialization in Accounting, between 2009 and 2013; - Coordinator of the ERASMUS program (outgoing students of the Management program) between 2008 and 2013; - Since January 2009, Assistant Professor at the Department of Accounting of the ISCTE Business School, lecturing the following courses in masters and undergraduate programs: Management Accounting I, Management Accounting II, Public Sector Accounting, Fundamentals of Management Accounting, and Public Entities' Control. Since July 2013 holds a permanent position (tenure). 3. Scientific activities 3.1 Main scientific area of research Governmental Accounting versus National Accounts; Public Sector Accounting, embracing all levels of governments; Management Accounting and Management Control and Performance Systems. 3.2 Publications (Papers in journals with blind review - national and international) JORGE, Susana; JESUS, M. Antónia; LAUREANO, Raul; «Budgetary balances adjustments from Governmental Accounting into National Accounts in EU countries: can deficits be prone to management?», resubmitted to Public Money and Management (special issue on 'International (public sector) accounting'. [SCOPUS and ISIListed] JORGE, Susana; JESUS, M. Antónia; LAUREANO, Raul; «Governmental Accounting maturity towards IPSASs and the approximation to National Accounts in the EU», forthcoming in International Journal of Public Administration, 2015/2016. [SCOPUS and EBSCO-Listed] JESUS, M. Antónia; JORGE, Susana; "Accounting basis adjustments and deficit reliability: evidence from southern European countries", forthcoming in RC-SAR - Revista de Contabilidad (Spanish Accounting Review), 2015. [SCOPUS and EBSCO-Listed] MANES ROSSI, Francesca; JORGE, Susana; JESUS, Maria Antónia; CAPERCHIONE, Eugenio, «Introduction to a Symposium on New Challenges for Public-Sector Accounting: IPSAS, Budgetary Reporting, and National Accounts», (special issue of) International Journal of Public Administration, Vol.38, Issue 4, (March) 2015, pp. 237-239. [SCOPUS and EBSCO-Listed] JESUS, M. Antónia; JORGE, Susana; «Governmental budgetary reporting systems in the European Union: is the accounting basis relevant for the deficit reliability?», International Review of Administrative Sciences, Vol. 81(1), March 2015, pp.110-133. [ISI and SCOPUS-Listed] JORGE, Susana; JESUS, M. Antónia; LAUREANO, Raul; «Exploring determinant factors of differences between Governmental Accounting and National Accounts budgetary balances in EU member-States»; TRAS - Transylvanian Review of Administrative Sciences, Special Issue, Vol.10(44), December 2014, pp. 34-54. [ISI and SCOPUS-Listed] JESUS, M. Antónia; JORGE, Susana; «From Governmental Accounting into National Accounts: adjustments diversity and materiality with evidence from the Iberian countries' Central Governments»; INNOVAR - Journal of Administrative and Social Sciences, Revista da Universidad de Colombia [Innovar: Revista de Ciencias Administrativas y Sociales], Vol.24, Nº54, Octubre-Diciembre 2014, pp.121-138. [SCOPUS-Listed] JESUS, M. Antónia and COSTA, Ana Lúcia; « A accountability nas organizações sem fins lucrativos: o caso particular de algumas Fundações em Portugal; Special Issue - Book of Proceedings of the TMS Management Studies International Conference, Vol. 3, 995-1004, 2013 [ISNN: 1646-2408] [Listed Scielo] JESUS, M. Antónia and EIRADO, Juliano Sávio; «Relevance of accounting information to public sector accountability: a study of Brazilian federal public universities», Tékhne - Review of Applied Management Studies), 10(1), July 2012, [ISSN1645-9911]. JESUS, M. Antónia and AMARO Sónia; «Motivações para a concepção de um Balanced Scorecard numa empresa de serviços: um estudo de caso»; Revista Ibero Americana de Contabilidade de Gestíon, Vol.20, July-December 2012. ISSN: 1696-294X. [Listed Latinex] JESUS, M. Antónia; JORGE, Susana; «From Governmental Accounting to National Accounting: implications on the Portuguese Central Government deficit»; Notas Económicas, Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Volume 31, Junho 2010; pp.24-46. [JEL-Listed] .
Microeconomia
Catarina Roseta-Palma é professora associada do Departamento de Economia no ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa. É diretora da Sustentabilidade no ISCTE-IUL (desde 2018). Os seus interesses de investigação são na gestão de recursos hídricos, nomeadamente no que diz respeito à gestão de aquíferos e às políticas tarifárias. Também tem trabalho publicado sobre desenvolvimento sustentável e sobre decisão em contexto de incerteza. Trabalhou como consultora para as ARH Alentejo e Algarve e para o INAG, bem como para o Ministério do Ambiente e Comissão Europeia. Foi membro da Comissão para a Reforma da Fiscalidade Verde (2014). É associada da European Association of Environmental and Resource Economists, em cujas conferências participa regularmente, e foi eleita EAERE Council Member para 2010-2013 (vice-presidente em 2012-2013). Entre outras, também pertence à Associação Hispano-portuguesa de Economia de Recursos Naturais e Ambiente (AERNA), a cuja Junta Diretiva pertenceu entre 2005 e 2011. Ensina Economia do Ambiente e Recursos Naturais e Microeconomia em vários níveis de ensino, além de dar formação empresarial na área da Sustentabilidade. 
Estatística I | Estatística II
Investigação Operacional
Maria João Caldas Frazão Lopes é licenciada (1990), Mestre (1993) e Doutorada (2003) em Estatística e Investigação Opreacional pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. A sua área de investigação é Investigação Operacional (Optimização Combinatória). è autora de alguns artigos sobre Desenho de Redes de Telecomunicações e Desenho de cadeias de Logística. É docente da área de Métodos Quantitativos, no ISCTE - IUL, desde 1990. Maria João Caldas Frazão Lopes has a Degree (1990), Master (1993) and a PhD (2003) in Statistics and Operations Research at Faculdade de Ciências, University of Lisbon. Her research interests are Operations Research (Combinatorial Optimization). She is the author of some papers concerning Network Design (for telecommunications and logistics). She has been teaching Quantitative Methods, in ISCTE - IUL, since 1990.
Optimização
Investigação Operacional
Professor Auxiliar no Departamento de Métodos Quantitativos para Gestão e Economia do ISCTE-IUL, exercendo vários cargos de académica, entre os quais coordenador do 3º ano da Licenciatura de Gestão, membro eleito do Conselho Cientifico e do Conselho geral, todos no ISCTE-IUL. Os seus interesses de investigação centram-se em Problemas de Optimização Combinatória, com especial enfoque no Desenho de Redes Logísticas e na Sectorização e Desenho de Rotas, em metaheurísticas. Tem participado como investigador em projectos de investigação financiados pela FCT e em alguns estudos de investigação de âmbito nacional, nomeadamente na definição de um modelo logístico para o abastecimento de biomassa florestal às centrais de energia eléctrica, e na definição de um modelo de alargamento da rede nacional de Julgados de Paz. Tem participado em diversas conferências internacionais e nacioniais, seminários e pulicado capítulos de livros internacionais (2), artigos em revistas internacionais com revisão (2), e atas em conferências internacionais com revisão (1). Auxiliary professor at the Departamento de Métodos Quantitativos para Gestão e Economia do ISCTE-IUL, ISCTE-IUL. Coordinator of the 3rd year of the Management degree, as well as member of the Scientific and General Councils. Máin research interests rely on Combinatorial Optimization problems, namely on the Design of Logistics Networks an on Sectoring and Arc Routing Problems,and also on Metaheuristics methodologies. Member of research team of some national projects sponserod by FCT, and some other national research works. Several presentations on international and national conferences, and some publications such as book chapters(2), articles on international journals(2), and international proocedings(1), all of them with peer review.
Fiscalidade
  Licenciada em Direito (2010) pela UCP, e em Organização e Gestão de Empresas (1992) – pelo ISCTE. Inscrita no 3º Ciclo de Estudos (Gestão, especialidade em contabilidade). Realizou com aproveitamento os exames e estágio de admissão a ROC. É Contabilista Certificada e detentora do Certifica de Aptidão Profissional (CAP). Começou a sua atividade profissional em auditoria, mas especializou-se em consultoria fiscal, a qual exerce há mais de 27 anos. É atualmente responsável pela coordenação de todos os trabalhos de Due Diligence Fiscal, na divisão de Corporate Finance – Transaction Services numa Big4 e pela área de formação a clientes. Em termos de atividades académicas é docente do ISCTE, na cadeira de Fiscalidade, desde 2011. Tem também ministrado módulos na área da fiscalidade em pós-graduações e mestrados, coordenados pelo ISCTE-INDEG, Instituto de Direito do Trabalho, Nova-SBE, Universidade da Madeira e pela Universidade Católica de Lisboa. É órgão social, a título de voluntariado, em associações de cariz social, tais como a CAIS, a Câmara de Comércio Portugal Moçambique e a PWN Lisbon.  "Família Amiga" de crianças institucionalizadas.
Microeconomia
Microeconomia
Mónica Meireles is Assistant Professor at ISCTE-University Institute of Lisbon and Researcher at BRU-IUL (Business Research Unit). She is also vice-director of the Department of Economics and member of the Pedagogical Council of ISCTE-IUL. Her main research interests are in the area of energy and environmental economics, where she has focused on renewable energies, environmental policies, sustainable development and growth models with technological change. She is author of scientific articles published in national and international reference journals in these areas. She has been a consultant for the Portuguese Environmental Ministry and the European Commission and she has also supported the Ministry of the Environment with Environmental Economics training. She is a Board member of the European Association of Young Economists (EAYE). She is a member of the International Association for Energy Economics (IAEE) and a member and founding partner of the Portuguese Association for Energy Economics (APEEN). She is also a member of the Iberian Association of Natural and Environmental Resource Economics (AERNA). She has taught in different areas, with particular emphasis on the Economics of Environment and Natural Resources, Industrial Economics and Microeconomics at the graduate as well as undergraduate level.
Marketing Operacional
Contabilidade Financeira I
- Licenciatura em 1996 em Organização e Gestão de Empresas no ISCTE-IUL. - Mestrado em 2006 em Contabilidade no ISCTE-IUL. - Doutoramento em 2015 em Contabilidade no ISCTE-IUL. - Docente do ISCTE-IUL desde 2010, em diversas licenciaturas, nas áreas de Contabilidade Financeira e Fiscalidade. - Docente no INDEG-ISCTE em diversos programas executivos. - Revisor Oficial de Contas. - Administrador de uma Sociedade de Revisores Oficiais de Contas. - Contabilista Certificado. - Consultor na área contabilística e fiscal.
Fiscalidade
Doutorado em Contabilidade e MBA em Gestão, pelo ISCTE-IUL, Pós-Graduado em Finanças, pelo CEMAF-ISCTE e Licenciado em Organização e Gestão de Empresas, pela UML. É coordenador das Unidades Curriculares de Fiscalidade, Fiscalidade Empresarial, Gestão Fiscal das Empresas, Princípios e Procedimentos de Contencioso Tributário e de Tributação de não Residentes. É Diretor do Mestrado em Gestão do ISCTE-IUL e Diretor da Pós-Graduação em Gestão Fiscal do INDEG-ISCTE.
Contabilidade Financeira I
Master in Business Sciences, Degree in Management by ISCTE and Bachelor of Accounting at ISCAC Coimbra. Guest lecturer at the ISCTE, where he teaches in Undergraduate, Masters and Executives Masters and has coordinated various courses. Executive Director of the Executive Master in Corporate Reporting of INDEG/ISCTE. Received a teaching award (2014). Was member of the Pedagogical Committee (1st cycle degree) and year coordinator in 1st cycle degree. Was CEO of Overgest/ISCTE, Director of Executive Masters, Postgraduate Programs, Specialization Courses and Programs for Executives, Partner of Paradigm Consulting, SA, Consultant at SE.MAR.TE Consulting, Consulting Supervisor at BDO International and Deputy Director Financial MAP-Plastics (current Map-Key Plastics, SA). He was member of the Students' Union Board and a member of Scientific Council (representing the students) of ISCA Coimbra. He is co-author of books in the accounting field, articles and communications to scientific conferences.
Finanças de Empresa | Investimentos
Graduation in Management from ISCTE (1979) DEA in Management Sciences IAE Bordeaux (1983) Phd in Management - Finance ISCTE (2009) Assistant Professor of ISCTE-IUL Finance Department Member of the Department Scientific Committee Executive Trainer in Finance Consultant for Corporate Finance, Corporate Valuation, Financial Statement Analysis, Equity Research Analyst, and Business Plans Ex-Board Member of UniAUDAX
Estratégia Empresarial
Pedro é Membro Integrado da Business Research Unit (BRU-IUL) do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), tendo já diversos artigos publicados em várias revistas de topo. Tem também livros publicados.  As suas principais áreas de interesse são a Gestão Geral e a Negociação Empresarial. Pedro tem uma experiência de gestão significativa, tendo cargos em vários órgãos sociais de grandes empresas, assim como cargos de gestão académica. Pedro tem elevada experiência de ensino aos vários níveis de ensino.
Estatística I | Estatística II
Estratégia Empresarial | Projecto Empresarial
Renato Lopes da Costa. Doutorado em Gestão Geral, Estratégia e Desenvolvimento Empresarial pelo ISCTE (Portugal) tem artigos publicados em diversas revista especializadas no Oriente, Estados Unidos, Canadá, África, América do Sul e Portugal. É atualmente investigador e membro da BRU-UNIDE e professor no ISCTE onde acumula as funções de diretor do MscBA (Mestrado em Business Administration) e orienta alunos no desenvolvimento de teses de mestrado e PhD. Desde 2015 é diretor executivo do mestrado executivo em gestão para gestores do INDEG-ISCTE e leciona módulos de estratégia empresarial em mestrados executivos e pós-graduações. Desde 2013 acumula ainda a função docente como professor convénio na Academia Militar onde leciona o módulo  de Gestão do Conhecimento e Formação no mestrado em liderança.
Empreendedorismo | Introdução à Gestão | Projecto Empresarial
Renato Pereira é Professor de Gestão Geral da Iscte Business School e Investigador Integrado do Observare - Observatório de Relações Exteriores. Especializado em Empreendedorismo e Inovação, trabalhou com várias empresas do cluster das tecnologias de informação e comunicação, nomeadamente a Outsystems, um dos três únicos unicórnios portugueses. Enquanto Administrador da Inteli - Inteligência em Inovação - Centro de Inovação, integrou a estrutura de coordenação do consórcio Mobi.E, responsável pel