Licenciatura

Acreditações

Logótipo da A3ES

Acreditado
6 Anos
04 jun 2019
Registo DGES
Registo inicial R/A-Ef 1031/2011 de 18-03-2011
Registo de alteração R/A-Ef 1031/2011/AL01 de 24-04-2015
Candidatar
Leccionado em Português e Inglês

Corpo Docente para (2020/2021)

Introdução à Gestão
Contabilidade de Gestão I | Contabilidade Financeira II
Informática de Gestão
Abílio Oliveira é licenciado em engenharia informática (curso de 5 anos, pré Bolonha). Fez mestrado e doutoramento em psicologia social. Tem Agregação em Ciências e Tecnologias da Informação (associada à lição 'O impacto do desenvolvimento e uso de aplicações gamificadas na perceção e adoção do e-banking em Portugal'). É Professor no Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação, onde leciona nas áreas da programação, sistemas de informação, metodologias de investigação, informática aplicada à gestão e às ciências sociais. Tem estado ligado a várias associações e grupos de investigação, como o Núcleo de Estudos do Suicídio, a Sociedade Portuguesa de Suicidologia, o Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL), o Centro de Investigação em Sistemas e Tecnologias de Informação Avançados (ADETTI-IUL) e, actualmente, Information Sciences, Technologies and Architecture Research Center (ISTAR-IUL). Defende a multidisciplinaridade e, para além das tecnologias da informação e computação aplicada, interessa-se muito pelas ciências sociais, da educação e da saúde. Tem estado envolvido em trabalhos que versam temáticas como a morte, a prevenção do suicídio, a aprendizagem, a sociedade da informação, as ciberculturas, as redes sociais e, sobretudo, a informática e computação aplicada, visando contribuir para a participação cívica, cidadania digital e a mudança social, a educação, a saúde, bem como para o desenvolvimento de sistemas de informação, a adopção e a divulgação de tecnologias de informação e o uso da gamificação; em suma, tem como maior foco a informática e computação aplicada em diferentes contextos no estudo do comportamento humano. Tem participado em vários eventos científicos e outras acções, a nível académico, escolar e social. É também autor de diversos artigos editados em publicações científicas nacionais e estrangeiras, assim como de alguns livros, como: Olhar Interior (1999), SobreViver (2001), O Desafio da Morte (2008), Ilusões na Idade das Emoções (2008), Passagem (2009), O Desafio da Vida (2011) ou Demanda (2014). Realizou programas de rádio, sempre gostou de praticar desporto, defende um mundo sustentável, uma vivência saudável e é vegetariano. Acima de tudo, é um apaixonado pela Vida.
Introdução à Gestão
Álvaro Rosa has a wide international teaching experience. He has been visiting in the recent years the University of Electronic Science and Technology of China, Chengdu, China; Southern Medical University, Guangzhou, China; University of Economics, Poznan, Poland; University of Economics and Finance, Warsaw, Poland; ICN Graduate Business School, Nancy, France; CESPU-Angola,Benguela, Angola; Faculty of Economics, University of Ljubljana, Ljubljana, Slovenia.
Contabilidade de Gestão II
Empreendedorismo | Projecto Empresarial
Álvaro Dias é professor universitário desde 1995, lecionando sobretudo nas áreas da Estratégia, Marketing e Empreendedorismo. Paralelamente tem exercido a atividade de consultoria em entidades como: Ministério da Economia, IAPMEI, AIP, AEP, AERLIS, GNR, ACT, CCP, Turismo de Portugal e dezenas de empresas.  Possui dois doutoramentos: um em Gestão com especialidade em Marketing e outro em Turismo, Mestre em Estratégia, MBA e licenciado em Gestão. Possui ainda uma pós-graduação em E-business. Dirigiu o departamento de Ciências Económicas e Empresariais da UAL. Foi diretor do Mestrado e da Licenciatura em Marketing e co-diretor da Licenciatura em Gestão do ISG. Autor de 21 livros e de dezenas de artigos em publicações internacionais de referência. O artigo Entrepreneurship role on dynamic capabilities: A longitudinal study on Brazilian and Portuguese firms, elaborado em co-autoria, foi nomeado para o Best Paper Prize da Special Conference da Strategic Management Society, em 2011. Orientou 2 pós-doutoramentos, 14 doutoramentos e 201 mestrados. A sua experiência internacional como Professor Visitante passa por Angola, Brasil, Bolívia, México, Peru, Colombia, Espanha, Polónia, Roménia e Finlândia.
Investigação Operacional
Ana Catarina Nunes é Professora Auxiliar no ISCTE-IUL. É doutorada em Matemática Aplicada à Economia e à Gestão, mestre em Investigação Operacional e licenciada em Estatística e Investigação Operacional. Lecciona na área dos métodos quantitativos, nomeadamente Investigação Operacional e Optimização. Tem apresentado comunicações em diversas conferências e tem publicado em revistas científicas, tais como o European Journal of Operational Research. Os seus tópicos de investigação são em investigação operacional (optimização combinatória), principalmente em modelos matemáticos e heurísticas para a determinação de rotas e de sectores para aplicações reais em sistemas de distribuição e recolha de produtos. Neste âmbito, tem participado como investigadora em projectos financiados pela FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) focados na gestão eficiente de recursos em serviços ambientais relacionados com actividades de recolha de resíduos domésticos. Ana Catarina Nunes is an Assistant Professor at ISCTE-IUL. She has a PhD in Mathematics Applied to Economics and Management, a MSc in Operations Research, and graduated in Statistics and Operations Research. She teaches quantitative methods, namely Operations Research and Optimization. She has presented communications in several conferences, and has published in scientific journals such as the European Journal of Operational Research. Her research topics are operations research (combinatorial optimization), mainly on mathematical models and heuristics for the designs of routes and sectors for real applications in delivery and collection systems. In this context, she has been a researcher in projects supported by national funding from FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) focused on the efficient resource management in environmental services related to household refuse collection.
Contabilidade Financeira I
Ana Isabel Lopes, Ph.D., é professora assistente no Departamento de Contabilidade do ISCTE Instituto Universitário de Lisboa e investigadora integrada na BRU/UNIDE,em Lisboa (Portugal). Tem experiência de ensino em programas de mestrado e doutoramento, formação executiva, pós-graduações e licenciaturas, em unidades curriculares relacionadas com contabilidade financeira e relato, controlo de gstão em multinacionais e consolidação de contas. Atualmente, Diretora do Mestrado em Contabilidade do ISCTE e Diretora Executiva da Pós-graduação em Contabilidade Financeira Avançada. Também é professora orientadora de várias dissertações de mestrado, e participa ativamente em congressos internacionais. Os seus interesses de investigação incluem contabilidade e relato financeiro internacional, relato integrado, concentração de empresas e consolidação de contas, e corporate governance. Ana Isabel tem também publicado artigos em prestigiadas revistas internacionais, como por exemplo, 'Australian Journal of Management', 'European Business Review', 'Accounting Education', 'Spanish Journal of Finance and Accounting', 'Journal of Economics and Business', and 'Meditari Accountancy Research'.
Gestão Integrada das Operações
Ana Lúcia Martins is an Assistant Professor at ISCTE-IUL. She holds a PhD in Management, with specialization in Operations Management and Technology, and an MSc in Management, with specialization in Strategy. She is currently the Iscte Business School Vice-dean for Teaching and Innovation. She is the director of the Master in Humanitarian Action, along with a director from the School of Sociology and Public Policy, a program jointly offered by both schools. Ana teaches Operations Management, Logistics Management, Service Operations Management, and Supply Chain Management. Ana publishes in scientific journals such as International Journal of Logistics Management, International Journal of Industrial Engineering and Management, and Public Money and Management, among others. She has authored book chapters in logistics management and lean management in the justice systems. Her current main research topics are operations management in humanitarian settings, logistics management and lean management in the services area, mainly in judicial and healthcare systems.
Investigação Operacional | Optimização
Resumo: A minha experiência profissional inclui um estágio na Quimigal - Negócios de Adubos, S.A., entre Janeiro e Setembro de 1989, sobre Análise e Simulação de Filas de Espera. Desde Outubro de 1989, a atividade profissional tem decorrido no ISCTE-IUL na qualidade de docente e investigadora. A atividade docente traduz-se na lecionação de várias unidades curriculares da área dos métodos quantitativos para gestão e economia, tais como, Matemática, Investigação Operacional, Estatística, Data mining (Árvores de Decisão; Redes Neuronais; Regras de Associação) e Métodos de Avaliação de Projetos (Simulação de Monte Carlo; Programação Dinâmica; Aproximações em Árvore Binomial). A investigação realizada continua a incidir nos problemas abordados na Tese de Doutoramento, os quais estão associados à avaliação de projetos de investimento, especificamente, projetos de investigação e desenvolvimento e projetos relativos aos direitos de posse de terrenos ou recursos naturais. Ainda, neste âmbito, disponibilizo, desde o ano letivo 2009/ 10, à comunidade de alunos do ISCTE-IUL uma unidade curricular optativa, em língua inglesa, denominada por Métodos de Avaliação de Projetos. Paralelamente, eu também tenho realizado investigação na área do Data mining e da Otimização em consequência da orientação de várias teses de Mestrado. Abstract: My professional experience includes an internship on Analysis and Queue Simulation, at Quimigal - Negócios de Adubos, S.A., lasting nine months (January - September 1989). Since October 1989, professional activity took place at ISCTE-IUL as teacher and researcher. The teaching activity has been developed in various courses from the area of quantitative methods for management and economics such as Mathematics, Operations research, Statistic, Data mining (Decision Trees; Neural networks; Association rules) and Project evaluation methods (Monte Carlo simulation; Dynamic programming; Binomial tree approaches). The research carried continues to focus on the problems addressed in the PhD thesis, which are associated with the evaluation of investment projects, specifically, r&d projects and projects related to the ownership of land or natural resources. In this context, since the academic year 2009/10, I offer to students of ISCTE-IUL an elective course, in english, called Project evaluation methods. Meanwhile, I have also done research in data mining and optimization areas as a result of supervision of various master theses.
Gestão de Recursos Humanos
Empreendedor, viajante, autor & orador e professor convidado no ISCTE-IUL, André Leonardo foi eleito em 2016 como um dos “sete jovens que estão a transformar o Mundo” pela PANGEA (Madrid, Espanha). Nasceu em Angra do Heroísmo, Açores. Sempre muito irrequieto, demonstrou desde muito cedo a sua atitude e capacidade de iniciativa, tendo criado o seu primeiro negócio logo aos 6 anos com a venda de flores porta-a porta. Aos 24 anos, vendeu o que tinha, recolheu patrocínios e partiu sozinho para uma expedição à Volta do Mundo que passaria por 23 países. O seu objetivo era simples: conhecer e dar a conhecer empreendedores que fazem acontecer tanto nos negócios como na vida, que procuram vencer diferentes adversidades, encarando o presente e o futuro com otimismo e com capacidade para acreditar nos seus sonhos.  Mestre em Gestão pelo ISCTE-IUL, é especializado em empreendedorismo e no desenvolvimento de competências transversais. Certificado em PNL, André Leonardo é fundador da “Faz Acontecer” que se dedica a desenvolver projetos que pretendem inspirar e capacitar a fazer acontecer. Já visitou mais de 40 países, organizou eventos internacionais para centenas de pessoas, palestrou para +38mil pessoas em 9 países diferentes, gerou milhares de euros para propósitos sociais, ajudou centenas de pessoas a ir atrás dos seus sonhos e projetos e falou com +300 CEO´s de topo e empresários de sucesso nas suas expedições. Autor de diversos artigos para blogs e jornais nacionais e internacionais como Under30CEO ou UPGLOBAL. Lançou em 2015 o seu primeiro livro “Faz Acontecer” em Portugal, em 2016 foi coautor em Espanha do livro “Pangea: Siete Jovens Siete jóvenes que están transformando el mundo” e em 2017 lançou, escreveu e apresenta o programa de televisão, “Faz Acontecer”, onde percorre o país a recolher histórias de pessoas que fazem acontecer em Portugal. André Leonardo lançou recentemente o Mid-Atlantic Hostel, hostel boutique em Angra do Heroísmo com abertura prevista para o primeiro semestre de 2020.
Investimentos
António Freitas Miguel is an Associate Professor of Finance with Habilitation at ISCTE Business School. He is the Director of the MsC in Finance. He has a PhD in Finance from ISCTE Business School, "Essays on International Investments", supervised by Miguel A. Ferreira, and a Postdoc in Finance from Cass Business School, London. He had visiting positions at The University of Miami Business School, Florida, and at The University of Sydney Business School. He has a large experience teaching Postgraduate, MBA and Executive programs, and he was awarded several times the best teacher prize for excellence in teaching. His research interests include mutual funds and international investments and he is a research member of the Business Research Unit - ISCTE-IUL Research Centre, since 2007, and of the Cass Business School Centre for Asset Management, since 2008. He gained a Post-Doctoral Scholarship (2008-2010), and a Sabbatical Grant (2014-2015), both from the Portuguese Foundation for Science and Technology. He also obtained research grants from the Portuguese Foundation for Science and Technology for the project "Performance Persistence and The Smart Money Effect in Mutual Funds - International Evidence" (2010-2013, EUR 45,310), and for the project "Mutual fund management, national culture and markets integration" (2016-2018, EUR 67,500). His research has been published in top tier journals, including the Review of Finance and the Journal of Corporate Finance.
Investimentos
Direito dos Negócios
É Professor Auxiliar - ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa. Publicou 5 artigos em revistas especializadas e 2 trabalhos em actas de eventos, possui 1 livro publicado. Possui 12 itens de produção técnica. Recebeu 1 prémio e/ou homenagem. Actua na área de Direito.
Introdução às Finanças
Contabilidade de Gestão I | Contabilidade de Gestão II | Contabilidade Financeira II
Inglês para Negócios
Macroeconomia
Projecto Empresarial
Macroeconomia
Emanuel R. Leao. PhD in Economics from the University of York. Assistant Professor at ISCTE-- University Institute of Lisbon and researcher at CEI-IUL (Centro de Estudos Internacionais do ISCTE-IUL). Research interests in the areas of banking, financial markets, public finance and monetary policy. 2000 - Doutoramento em Economia pela University of York. Título da tese: "A Study of Inside Money in a Dynamic General Equilibrium Framework". Orientadores: Professor Alan J. Sutherland e Dr. Peter N. Smith. O "Thesis Advisory Group" incluiu ainda o Professor Michael R. Wickens. 1994 - Mestrado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa. Tópico da Dissertação de Mestrado: Ciclos Económicos. Orientador: Professor Doutor Vasco d'Orey. Classificação final do Mestrado: Muito Bom. 1990 - Licenciatura em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa. Média final: 18 valores.
Optimização
Gestão do Marketing
Filipa Rosado Pinto is a PhD candidate at Iscte- Instituto Universitário de Lisboa. She holds an MBA from IE Business School and a bachelor’s degree in management from NOVA SBE. Following ten years of experience in marketing, in multinational companies, from Fast Moving Consumer Goods and the Pharmaceutical Industry, she moved into Academia in 2016. Her current research interests include -among others- consumer-brand relationships, brand management and services marketing.
Gestão de Recursos Humanos
Filomena Almeida Bsc Social and Organizacional Psychology - ISPA 1989 Msc Organizational behaviour - ISPA 2003 Phd Management - HRM ISCTE IUL 2010 Professional Activity's (non academic) 1990-1991 Training and Recruitment chief - LAR Regional airlines 1991-1993 Human Resources manager - Lar Regional airlines 1992-1993 Training manager - ODS Iberica 1993 Human Resources manager - Euroair SA 1993 Human Tesources manager - SERVICE AIR SA 1993-1997 Trainer - ICL, HCL, Hotel Roma, Páteo Alfacinha, Hotel do Mar, Hospital de São José, Hospital de vila Franca, Grupo Robalo, Centro de medicina física e reabilitação de Alcoitão, ARS Norte, ISSS, Sta Casa Misericordia. 1993-1997 HRM consultant 2000-2002 Consultant - Fernave 1997-2008 - Manager - DSHO Lda Academic Activity's 2009 - Languages and soft skills lab director ISCTE IUL 1996 - Teatcher at ISCTE IUL (senior teacher assistant since 2010) - IBS RH&CO Department 12002-2004 Guest speaker - IADE Photography department 1996-2004 Lecturer FCUL Lisbon 993 a 1996 Assistant ULHT Psychology Department and HRM department 1994-1995 Guest speaker - ESE Lisbon 1995-1996 Lecturer - ESSS, Lisbon 1994-1996 Lecturer- ESCS Lisboa 1991-1995 Guest speaker - ISPA 1990-1993 Lecturer ISHT Lisbon
Introdução à Gestão
Florinda Matos is PhD in Social Sciences, Organizational Behavior Studies by University of Lisbon. She has a master's degree in business sciences by Iscte - Instituto Universitário de Lisboa and a Licentiate degree in Management of Agricultural Business and a Licentiate degree in Agronomic Engineering, both by Polytechnic Institute of Santarém. She teaches several disciplines in graduate and post-graduate courses (management, intellectual capital management, knowledge management, innovation, entrepreneurship, human capital management) and she is a business consultant. Her main research interests are: Management, Sustainability, Knowledge Management, Intellectual Capital, Measuring of Intangibles, Innovation, Additive Manufacturing and Digital Transformation. She was a founding member of ICAA - Intellectual Capital Association and, currently, she its president. She is a member of the New Club of Paris, an international organisation whose main objective is to create awareness about Knowledge Economy. Likewise, she is a member of the Observatory on Knowledge Management and Innovation in Public Administration, from IPEA - Institute for Applied Economic Research of Brazilian Government. In addition, she is an associate researcher of DINÂMIA'CET - IUL - Centre for Socioeconomic and Territorial Studies. She was also a Post-Doc researcher in the area of the Social Impacts of Additive Manufacturing in NOVA.id.FCT and, presently, she is leading the project "KM3D - Knowledge Management in Additive Manufacturing: Designing New Business Models" in a national consortium, funded by FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Moreover, she is a member of the scientific committee of several international conferences, where she has participated as organizer, speaker, mini-track chair and reviewer. She has more than 30 published academic articles and scientific papers, book chapters and books related to management, sustainability, knowledge management, intellectual capital management, digital transformation and innovation. She is an active participant in the press, where she has published more than 200 articles of opinion on issues of economic and social actuality.  
Introdução às Finanças
Apresentações Profissionais
Gestão do Marketing | Gestão do Marketing | Gestão do Marketing
Hélia Gonçalves Pereira is an Associate Professor of the Marketing, Operations and General Management Department at Instituto Universitário de Lisboa - ISCTE-IUL. Hélia Gonçalves Pereira is Director of the Master in Hospitality and Tourism Management and of the Tour DC Msc (ERASMUS Mundus); Pos-Degree in Sales Management and Pos Degree in Top Management in Hospitality and Tourism. She is Coordinator of the Marketing FutureCast Lab, an applied research lab in new trends in marketing. Her background is interdisciplinary, combining a BSc in Economics, a post Degree in European Studies, a MSc in Management and a PhD in Management with specialization in Marketing and several years as senior consultant in Price Waterhouse and Coopers. She has interests in consumer behaviour, internet marketing and social media and, as well, tourism marketing. She was, between 2016 and 2019, member of the board (non-executive) of Turismo Fundos SGFII, S.A., a financial society that supports tourism and industrial projects.
Contabilidade Financeira II
Ilídio Tomás Lopes Nasceu a 18 de janeiro de 1966, no concelho de Abrantes. É atualmente professor do "Iscte Instituto Universitário de LIsboa" e membro associado a "Bru_iscte Business Research Unit" da mesma instituição. É também docente do Mestrado Executivo em Gestão Empresarial do "Iscte_Executive Education". Docente da Pós Graduação em Economia e Regulação de Instituições Financeiras do Ipps_iscte. É atualmente: Diretor do "Audax_iscte"; Administrador Não Executivo e Membro da Comissãod e Auditoria do Banco BIC Português, S.A. (EuroBic); Membro do Conselho Fiscal da Novartis Farma - Produtos Farmacêuticos, SA. Doutor em Gestão de Empresas, Especialidade em Contabilidade (Universidade de Coimbra, 2009), Mestre em Estatística e Gestão de Informação (ISEGI, Universidade Nova de Lisboa, 2001) e Licenciado em Organização e Gestão de Empresas (ISEG, Universidade de Lisboa, 1990). Docente do ensino superior desde 1994, foi docente da Escola Superior de Gestão e Tecnologia do Instituto Politécnico de Santarém (1997 a 2013), tendo exercido nos últimos anos o cargo de diretor da referida instituição. Foi ainda docente em regime de colaboração da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (2006 a 2011). Atualmente responsável por diversas unidades curriculares entre as quais: Auditoria; Auditoria Financeira; Avaliação da Performance Financeira; Contabilidade Financeira II; Contabilidade Bancária. Desempenhou ainda cargos de gestão em diversas empresas multinacionais. Autor de várias publicações científicas, membro de diversos comités científicos nacionais e internacionais e revisor de artigos para revistas científicas nas áreas da Gestão e da Contabilidade. Autor dos livros "Controlo de Gestão: Uma Visão Integrada do Desempenho Empresarial" (Edições Almedina, 2019, 2020), "Contabilidade e Finanças para Gestores Não Financeiros" (Edições Almedina, 2020), "Auditoria Financeira: Do controlo Interno ao Controlo Externo Independente" (Edições Almedina, 2019), "Contabilidade Financeira: Preparação das Demonstrações Financeiras, sua Divulgação e Análise" (Escolar Editora, 2013, 2017), "A Gestão do Capital Intelectual e dos Intangíveis na Era do Conhecimento" (Escolar Editora, 2013) e "Contabilidade Financeira: Exercícios Resolvidos e Propostos" (Almedina Editores, 2017, 2019). Co-autor do livro "Das Sociedades: Aspetos Contabilísticos e Fiscais" (Escolar Editora, 2016), entre outros. Tem publicado em diversas revistas internacionais, entre as quais: Measuring Business Excellence; International Journal of Business Excellence; Contaduría y Administración; International Journal of Disclosure and Governance; International Journal of Business Performance Management; Business: Theory and Practice. As suas principais áreas de interesse são: 1. Contabilidade Financeira; 2. Governo das Sociedades; 3. Auditoria e Controlo Interno; 4. Gestão Financeira e Performance; 5. Avaliação do Risco e Compliance.
Gestão de Recursos Humanos
Gestão de Recursos Humanos
Estratégia Empresarial | Introdução à Gestão
Contabilidade Financeira I
Isabel Lourenço é Professora Cetedrática no ISCTE. Fez a sua formação académica no ISCTE. É licenciada em Gestão, mestre em Ciências Empresariais e doutora em Gestão, com especialização em Contabilidade. Tem experiência de mais de 25 anos de lecionação de temas de contabilidade financeira em diversos programas académicos do ISCTE, incluindo Licenciaturas, Mestrados e Programas de Doutoramento. Tem também experiência de mais de 20 anos de lecionação de temas de contabilidade financeira em programas de Formação para Executivos no ISCTE Executive Education. É atualmente diretora da Especialização em Contabilidade do Programa de Doutoramento em Gestão (ISCTE) e Diretora da Pós-Graduação de Contabilidade Financeira Avançada e da Pós-Graudação de Reporting & Compliance (ISCTE Executive Education). É também membro da Comissão Científica do Departamento de Contabilidade e membro da Comissão Científica do Programa de Doutoramento em Gestão do ISCTE. É professora visitante da Universidade de São Paulo, onde leciona regularmente nos programas de mestrado e doutoramento em contabilidade. Ministrou talmbém palestras em outras universidades do Brasil, incluindo a Universidade de Brasília, a Universidade Federal do Paraná, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, a Universidade Federal de Pernambuco e a Universidade Federal de Minas Gerais. Deu ainda palestras em universidades de outros países, incluindo a University of Glasgow, a Coventry University e a University of Lille. É autora de mais de 10 livros de contabilidade publicados em Portugal, destacado-se os dois mais recentes: “ Fundamentos de Contabilidade Financeira: teoria e casos” e “Contabilidade Financeira: o essencial”. É também autora de capítulos incluídos em livros publicados internacionalmente, nomeadamente os seguintes: "The Routledge Companion to Accounting in Emerging Economies" e “Standardization of Financial Reporting and Accounting in Latin American Countries”. É investigadora integrada e ccordenadora do Grupo de Investigação em Contabilidade da Business Research Unit do ISCTE (BRU_iscte). Tem experiência significativa na coordenação de projetos de pesquisa. Orientou 7 teses de doutoramento e mais de 40 teses de mestrado. Os resultados da sua investigação são regularmente apresentados nas mais prestigiosas conferências científicas de contabilidade (incluindo, por exemplo, o congresso anual da European Accounting Association) e são publicados sob a forma de artigos em revistas científicas de referência a nível internacional (incluindo, por exemplo, o European Accounting Review, o Accounting in Europe, o Journal of International Financial Management and Accounting, o Australian Accounting Review, o Review of Quantitative Finance and Accounting, o Journal of Accounting in Emerging Economies e o Journal of Business Ethics). Tem estabelecido uma boa relação com a comunidade académica Europeia e Americana. Foi membro do Comité Científico do Congresso Anual da European Accounting Association e da European Accounting Review. Tem sido reviewer de várias outras revistas científicas e tem sido Coordenadora da área de Contabilidade Financeira da USP International Conference in Accounting, a mais conceituada conferência de contabilidade do Brasil. Tem tido uma participação ativa em Órgãos Reguladores de Contabilidade portugueses e europeus. Foi membro do Conselho Geral, da Comissão Executiva e do Comité de Normalização Contabilística Empresarial da Comissão de Normalização Contabilística, nomeada como personalidade de reconhecido mérito. É membro do European Financial Reporting Advisory Group (EFRAG) Academic Network. É ainda Coordenadora de um dos Cursos de Contabilidade do Programa de preparação para o Exame de admissão à Ordem dos Revisores Oficiais de Contas, e membro do Júri de Exame. É também membro da Comissão de História da Contabilidade da Ordem dos Contabilistas Certificados. Tem ainda participado como formadora em acções de formação promovidas por Organismos Reguladores e Associações Profissionais de Portugal, nomeadamente a Ordem dos Revisores Oficiais de Contas, a Ordem dos Contabilistas Certificados e o Tribunal de Contas.  
Gestão do Marketing | Marketing Operacional
Licenciou-se em Organização e Gestão de Empresas e é Mestre em Marketing pelo ISCTE-IUL. Iniciou o PhD em Gestão com especialização em Marketing em 2019. Desde o início do seu percurso profissional que desempenha funções de consultoria e formação nas áreas de Gestão Comercial e de Marketing em várias organizações: Infortec, Tack Training International, 4Gpeople, Time4Thinking. Entre 2000 e 2008 foi partner da agência de comunicação Princípio Activo.  Desde 2009 é docente do ISCTE-IUL (DMOGG) e INDEG, nas áreas de Marketing e Comunicação. Dado o seu interesse pela Pedagogia, tem desenvolvido projetos pedagógicos no âmbito da gamification, storytelling, visual thinking, design thinking e outras áreas do Human Centered Design approach. 
Matemática | Optimização
Modelos Organizacionais
Gestão Integrada das Operações
Research skills in Industrial and Services Engineering focusing on the strategic alignment of operations systems, by designing organisational change programes that are adequate. Methodological concerns that favour qualitative methods and Soft Systems Engineering applied to complex organisational problems. Broad professional experience ranging from engineering functions (Ferro Portugal), logistics management (Renault Portuguesa), consultancy in deployment of information systems (Grupo Violas; Ford of Europe - Southampton Plant), Managing Director (Agiltec), founding and developing its own business to teaching and researching in the university, all together for more than 30 years.
Investimentos
Informática de Gestão
Professor auxiliar no Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação at ISCTE-IUL. Licenciado e mestre em Engenharia Mecânica pelo Instituto Superior Técnico, em Lisboa, e doutorado em Ciências e Tecnologias da Informação, especialidade de Inteligência Artificial, pelo ISCTE-IUL, em lisboa. Leccionou discplinas de Inteligência Artificial e de Tecnologias para Sistemas Inteligentes e lecciona actualmente a disciplina de mestrado de Criatividade Computacional e a disciplina de doutoramento de Criatividade e Computação Criativa, entre outras. Investigador da unidade de investigação ISTAR-IUL e é membro da APPIA, a associação portuguesa para a Inteligência Artificial. Interesses de investigação actuais são nas áreas de Inteligência Artificial, Criatividade Computacional e Gramáticas de Forma.  
Contabilidade de Gestão I
Jonas Oliveira holds a PhD in Accounting from the School of Economics and Management, University of Minho, Portugal. He is an Assistant Professor of Accounting at ISCTE-IUL Business School, Lisbon. He has previously worked at the University of Aveiro as Adjunct Professor of Accounting. His research interests are corporate risk reporting, enterprise risk management, corporate governance mechanisms, impression management strategies used in corporate reporting, sustainability and integrated reporting. He publishes academic articles regularly in some internationally well-recognized journals such as the Managerial Auditing Journal, Meditari Accountancy Research, Australian Accounting Review, Corporate Communications: an International Journal, European Business Review, and Journal of Risk. 
Estatística I | Estatística II
Doutoramento em Gestão, pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE), concluído em Dezembro de 2002. Mestrado em Ciências Empresariais, na especialidade de Gestão, Estratégia, e Desenvolvimento Empresarial, pelo ISCTE, concluído em Outubro de 1992. Licenciatura em Organização e Gestão de Empresas, pelo ISCTE, concluída em 1983. Consultor da PT Comunicações nas áreas de Costumer Relationship Management e Costumer Care. Responsável pela área de Estudos de Marketing na Direcção de Mercados, Produtos e Serviços da Marconi. Chefe de Serviço de Marketing no Instituto Nacional de Estatística. Técnico superior da Direcção Geral das Contribuições e Impostos. Desempenho de funções na área administrativo-financeira, de uma unidade fabril pertencente à Portucel SA. Cost accountant na Avon Cosméticos Lda.
Tributação para Não Residentes
Nota Biográfica I. (Dados pessoais) José Manuel Vieira Conde Rodrigues nasceu a 10.09.1964, em Lisboa II (Funções atuais) 1. Advogado na FB & Associados na RA & Associados, Sociedade de Advogados, RL 2. Árbitro na lista do CAAD (Centro de Arbitragem Administrativa) e da Associação Comercial de Lisboa e ainda árbitro em arbitragens Ad hoc. 3. Membro do GRESI (Grupo de Reflexão Estratégica em Segurança Interna) da Universidade Nova de Lisboa. 4. Presidente do Conselho Diretivo do Conselho Português do Movimento Europeu III. (Funções anteriormente desempenhadas) Professor Auxiliar Convidado ISCTE Business School 3. Professor Adjunto na Escola Superior de Comunicação Social de lisboa  Entre Março de 2005 e Junho de 2011, desempenho das funções de Secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna e de Secretário de Estado Adjunto e da Justiça nos XVIII e XVII Governos Constitucionais, respetivamente. 2. Ingresso na Magistratura em dezembro de 2002 e nomeação como Juiz de Direito (Tribunais Administrativos e Fiscais) em junho de 2003 (com licença de longa duração desde Julho de 2011). 3. Em Abril de 2002, regresso ao grupo empresarial do qual fazia parte (Companhia Europeia de Seguros), tendo sido Diretor Coordenador, com responsabilidades nas áreas da organização, serviços gerais e meios logísticos. 4. Entre Julho de 2001 e Abril de 2002 desempenho das funções de Secretário de Estado da Cultura do XIV Governo Constitucional. 5. Em Junho de 2000 nomeação pelo Conselho de Ministros como Gestor do Programa Operacional da Cultura (Fundos do QCA III). 6. Em Dezembro de 1993, eleição como Presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, tendo sido reeleito em 1997. 7. Em Outubro de 1988 início da sua carreira profissional no sector financeiro, na Companhia Europeia de Seguros (Grupo Winterthur Assurances), onde exerceu funções na área dos seguros de empresas (incluindo área de transportes e seguros marítimos), resseguro, estudos técnicos e negócios internacionais. 8. Membro do Conselho Consultivo do Mestrado Forense da Faculdade de Direito da Universidade Católica (Escola de Lisboa) nos anos lectivos 2007/2010. 9.Vogal do Conselho Superior do Ministério Público entre 2011 e 2016. IV. (Atividade docente anterior) 1. Docente na Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa, entre 1986 e 1993. 2. Docente na Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa, entre 2002 e 2003. 3. Docente de Cidadania Política nos Cursos da Fundação Mário Soares, entre 2002 e 2004. 4. Orador convidado sobre Liberalismo Político Contemporâneo no Curso de Pós - Graduação em Jornalismo Político do Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa, entre 2007 e 2010. 5. Docente de «Sociologia Política e Opinião Pública», na Licenciatura em Jornalismo, na Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa, em 2012. V. (Formação académica e profissional) 1. Atualmente Doutorando em Direito (área do Direito Fiscal) na Universidade Católica Portuguesa (Escola de Lisboa). 2. Frequência de programas de formação nos EUA em 1998 e 1999, respetivamente, na Universidade de Maryland at College Park e no German Marshall Fund of United States. 3. Pós-Graduação em Teoria Política e Relações Internacionais pelo Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa, em 1997. 4. Pós-Graduação em Gestão Empresarial pela Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa, em 1990. 5. Pós-Graduação em Ciências Jurídicas pela Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa, em 1989. 6. Licenciatura em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa, em 1987. 7. Curso intensivo de árbitros do Centro de Arbitragem da Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa, em 2014. 8. Sócio da Associação Portuguesa de Arbitragem, 2015. VI. (principais obras publicadas) 1. «A Letra em Branco», Lisboa, AAFDL, 1989. 2. «A Responsabilidade Civil do Produtor por Produtos Defeituosos», Lisboa, AAFDL, 1990. 3. «À Margem do Efémero», Cartaxo, Mirante, 1996. 4. «O Novo Ciclo. A política do Futuro», Lisboa, Editorial Notícias, 2000 (em co-autoria). 5. «Dez Milhões de Razões», Lisboa, Editorial Notícias, 2001 (em co-autoria). 6. «A Política sem Dogma», Lisboa, Occidentalis, 2006. 7. «À Esquerda de Crise», Lisboa, Vega, 2013 (em co-autoria). 8. «Segurança Horizonte 2025 - Um Conceito Estratégico de Segurança Interna», Lisboa, Colibri, 2015 (em co-autoria).
Fiscalidade
José Miguel Rodrigues é revisor oficial de contas e partner na Azevedo Rodrigues, Batalha, Costa e Associado, SROC onde tem desenvolvido atividades de revisão legal das contas, due dilligences e diversas avaliações de empresas. Administrador Não Executivo da Parpública – Participações Públicas (SGPS), S.A., integrando, como vogal, a respetiva Comissão de Auditoria. Consultor da Protótipo, S.A. na área dos sistemas de informação, onde é gestor e responsável pela equipa de desenho dos softwares desenvolvidos por esta empresa, o GERIR® (software integrado de gestão – ERP) e DEFIR® (software de prestação de contas financeira e fiscal). É também consultor da CBR – Consultoria e Investimentos, S.A. onde desenvolve projetos na área da fiscalidade e do controlo de gestão. Coordenador do Mestrado Executivo em Controlo de Gestão e Performance no INDEG/ISCTE. Leciona Fiscalidade na licenciatura de Gestão e Projeto Empresarial em Contabilidade na licenciatura de Finanças e Contabilidade, ambas do ISCTE-IUL. É formador na Ordem dos Revisores Oficiais de Contas (OROC), onde também faz parte do júri de exame das provas fracionadas de acesso a ROC. Tem vindo a lecionar diversas ações de formação junto de outras universidades, institutos politécnicos, empresas, e outros organismos em Portugal, Angola, Cabo Verde e Moçambique. Autor da compilação “Sistema de Normalização Contabilística”, Áreas Editora, Lisboa 2007 e co-autor de “As novas demonstrações financeiras – de acordo com as normas internacionais de contabilidade”, Áreas Editora, 2ª Edição, Lisboa 2007.
Gestão do Marketing
Principais competências - Investigações nas áreas de Marketing Desportivo, Retalho, Marca e Novas Tendências de Marketing. Competências profissionais - Direção do Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral durante 6 anos; Membro do Comité Científico do Laboratório de Investigação de Marketing Aplicado - Marketing FutureCast Lab Ambições - Desenvolvimento de atividades de investigação que façam a ligação entre o conhecimento científico e as necessidades da sociedade nos domínios da investigação a que me dedico.
Introdução à Gestão
Estratégia Empresarial | Projecto Empresarial
Leandro Pereira é Professor Auxiliar com Agregação do ISCTE-IUL e CEO/fundador da WINNING Scientific Management. Tem mais de 10 anos em experiência em atividade académica, e mais 20 anos de experiência em funções de alta direção em empresas de consultoria de gestão. Licenciado em Informática de Gestão pela Universidade do Minho e doutorado em Gestão, com especialização em Gestão de Projetos pela Universidade Pontifícia de Salamanca, e ainda agregado em Gestão pelo ISCTE-IUL, Leandro Pereira conta no seu curriculum com dezenas de distinções profissionais e académicas, entre as quais, a de melhor gestor nacional (pela Best Team Leaders / Revista Pessoal e APG), o prémio Senado Universitário por ter sido o melhor aluno da Universidade do Minho e o Prémio Nacional “Juventude e Defesa Nacional atribuído pelo Ministério da Defesa”. Atualmente divide a sua atividade profissional entre a academia e a gestão da consultora, as associações que lidera e os pareceres para diversas entidades em particular para o Tribunal de Contas, para além da orientação científica de dezenas de alunos de doutoramento e mestrado. No âmbito do seu doutoramento levou a cabo uma investigação pioneira na área de recuperação de projetos empresariais fazendo uso de modelos de simulação e modelos estatísticos que aprendiam à medida que o gestor tomava decisões e o apoiava para decidir a recuperar os projetos. Dentro deste âmbito recebeu por parte da Faculdade o diploma de investigação com nota máxima. No ISCTE-IUL, Leandro Pereira é coordenador e docente de Projeto Empresarial e de Corporate Governance, bem como Diretor da Pós-graduação de Gestão de Programas e Projetos e da Pós-Graduação em Management Consulting no ISCTE Executive Education, onde leciona disciplinas de Estratégia, Gestão de Projetos, Governance Empresarial e Problem Solving. É ainda Former President e do PMI Portugal Chapter, a maior associação de gestão de projetos profissional em todo o mundo e presidente e também former President do Business Case Institute (BCI) e da ASP (Association for Strategic Planning) Iberia, o qual promove standards e práticas normalizadas de gestão científica para apoiar os gestores no processo de tomada de decisão, onde se destaca a norma BCBOK® Business Case Body of Knowledge, a qual Leandro Pereira é o autor. Detém ainda a certificação PMP® do PMI® e a certificação ROI do ROI Institute. Ao longo da sua experiência profissional e académica tem desenvolvido atividade nas áreas da gestão científica, através da consultoria e investigação, ajudando a gestão e a alta direção de empresas públicas e privadas a resolver problemas estruturantes através de metodologias responsáveis e efetivas. Autor de mais de 100 artigos científicos Scopus e 8 livros de carácter técnico-científico, entre eles “Projeto Empresarial”, “Estratégia Organizacional”, “Gestão de Conhecimento em Projetos”, “Como criar riqueza”, “Genética da Inovação Empresarial” e “Inovar com Valor”. Ao longo seu percurso profissional e académico recebeu várias distinções, entre elas, o melhor docente do Mestrado Executivo em Gestão de Projeto e o melhor docente da Pós-Graduação em Management Consulting no ISCTE Executive Education e 10 prémios de mérito escolar.
Macroeconomia
Finanças de Empresa | Investimentos
Marketing Operacional
Licenciatura em Gestão de Empresas MScBA pela ISCTE Business School. Projecto de Mestrado na área de Marketing no grande consumo. Exercício de funções nas áreas de vendas e marketing no sector do grande consumo em empresas nacionais e multinacionais com posições de liderança. Professor de Gestão de Marketing, Marketing Operacional e Análise de Negócios Internacionais na ISCTE Business School. Orientação de diversos trabalhos de mestrado em áreas de Marketing, Estratégia, Internacionalização, RH e Responsabilidade Social.
Contabilidade Financeira I | Contabilidade Financeira II
Direito das Sociedades Comerciais
Doutoramento em Direito das Empresas, na especialidade de Direito Comercial, no ISCTE-IUL, em 29 de junho de 2015. Mestrado em Ciências jurídicas, pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, em 19 de maio de 1998. Mestrado em ciências jurídico-políticas, pela Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa - Lisboa, em 2 de julho de 1993. Licenciatura em Direito, por esta última Faculdade, em 26 de julho de 1988.
Gestão do Marketing
Experiencia Profissonal: Administrador das empresa Prooptica SA desde 1993, NKWV Lda. desde 2010, L&L Creative Eyewear Srl em ESpanha desde 2013, Prooptica Iberia em Espanha desde 2016 e Provisia em Marrocos desde 2009. Assistente Convidado no ISCTE desde 1995 especialista em Direcção Comercial e Gestão da Força de Vendas, Marketing e Marketing Pessoal. Criou a Pós Graduação de Direcção Comercial no ISCTE em 2000 da qual é director executivo até hoje.
Escrita de Relatórios Técnicos
Contabilidade Financeira II
Inglês para Negócios
Microeconomia
Catarina Roseta-Palma é professora associada do Departamento de Economia no ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa. É diretora da Sustentabilidade no ISCTE-IUL (desde 2018). Os seus interesses de investigação são na gestão de recursos hídricos, nomeadamente no que diz respeito à gestão de aquíferos e às políticas tarifárias. Também tem trabalho publicado sobre desenvolvimento sustentável e sobre decisão em contexto de incerteza. Trabalhou como consultora para as ARH Alentejo e Algarve e para o INAG, bem como para o Ministério do Ambiente e Comissão Europeia. Foi membro da Comissão para a Reforma da Fiscalidade Verde (2014). É associada da European Association of Environmental and Resource Economists, em cujas conferências participa regularmente, e foi eleita EAERE Council Member para 2010-2013 (vice-presidente em 2012-2013). Entre outras, também pertence à Associação Hispano-portuguesa de Economia de Recursos Naturais e Ambiente (AERNA), a cuja Junta Diretiva pertenceu entre 2005 e 2011. Ensina Economia do Ambiente e Recursos Naturais e Microeconomia em vários níveis de ensino, além de dar formação empresarial na área da Sustentabilidade. 
Gestão do Marketing | Gestão do Marketing | Gestão do Marketing | Marketing Operacional
Maria Santos is Professor on Marketing and member of Business Research Unit (BRU-IUL. She holds a PhD in Management Science, focused on Services Marketing from IAE d'Aix-Marseille III (France). She lectures  Marketing Management and Services Marketing at several courses of IBS, as well as Marketing for Technologies at the School of Technology and Architecture (ISTA).  As supervisor of  PhD, DBA China-ISCTE and Master international students, research have been applied to sustainable consumption and tourism, mega-events, service quality. and entrepreneurial marketing. Internationally, she is member of the Scientific Committee of the Iberoamerican Journal of Strategic Management (RIAE/IJSM),  and she taught at the EU TREPAN Program, a joint initiative between ISCTE-IUL and the University of Craiova. Previously, Maria Santos was a co-founder of the Marketing Research Center, GIEM-ISCTE, having been its President from 1997 to 2006. Under GIEM, she coordinated the organization of 4 editions of the Portuguese Service Marketing Conference (1997, 1998, 2002, 2005), which counted on the contribution of leading experts such as Christopher Lovelock (US), Evert Gummesson (Sweden), Mark Casson (Reading, UK), Pierre Eiglier (France), Benny Bricmont (Canada) and David Stokes (Kingston University).
Contabilidade Financeira II
My education, a PhD in Management with specialization in Accounting, which topped a Master Business Organization and Management university advanced degree at ISCTE, the professional certification of Public Accountant and a post-graduation as an International Teacher from ISBM Consortium of International Business Schools, combined with my extensive international work experience and continuous professional training, have given me a strong background in many facets of management and teaching. Throughout my career, I have met the challenge of both teams and individual projects, which have developed my interpersonal and self-sufficiency skills. Such strengths and skills have proved invaluable to me in adapting, facing, and conquering great challenges such as those I faced working in different continents with different peoples, cultures, and languages. I started my career as an auditor in 1983 at Deloitte Haskins & Sells, followed in 1985 by a principal finance inspector position at the Finance Ministry in Lisbon. Management training of executives and consulting activities started at ISCTE-IUL and CIFAG, SA in 1989 having joined Marconi, SA as an Audit Manager for foreign associated companies in 1992. In 1997, and during about ten years in Geneva, I worked for two specialized agencies of the United Nations: in the ITU, as the Head of the Internal Audit reporting directly to the Secretary-General; in the WMO, as Chief, Internal Audit and Investigation Service, reporting directly to the Secretary-General. From these experiences and opportunities, and from extensive international training and work experience, primarily in English, French, Portuguese and Italian, I have gained exposure to a variety of methodologies, mentalities, cultures, and problem-solving techniques, which have enabled me to quickly adapt and react to change. At present, as an Assistant Professor at ISCTE-IUL, Lisbon, Department of Accounting, I am responsible for designing, lecturing, and evaluating undergraduate and master degrees students in Governance of International Organizations, Financial Accounting and Reporting and Fraud Analytics courses taught in English namely for the Erasmus program students both at undergraduate and master levels and carry my academic research activities in areas such as international organizations, financial accounting, corporate governance, auditing and oversight, and transaction cost economics.
Estatística I
I joined ISCTE in 1996 after obtaining a first degree in Business Administration. I also hold a master´s degree in Business Administration from ISCTE and a Ph.D in Organisational Psychology from Manchester Business School, England, where I was a mentor of related student-sponsor projects on the Full-Time MBA. Since 1996 I have taught Statistics and Mathematics at undergraduate and postgraduate levels. I have also supervised master and doctoral thesis in the fields of organizational psychology and management science. Prior to beginning my academic career, I worked for consultancy and insurance organisations in Portugal. My primary research interest encompasses cross-cultural studies, gender and diversity in organizations, and organizational behaviour. My main research focus in these areas relates to issues concerning global mobility and expatriation, migrants' skills recognition and integration into the labour market, women in management, and team performance management. A second strand of my research is concerned with (big) data analytics and text analytics. I have published in the area of Organisation Studies, most recently in the International Journal of Human Resource Management.  
Investigação Operacional
Maria João Caldas Frazão Lopes é licenciada (1990), Mestre (1993) e Doutorada (2003) em Estatística e Investigação Opreacional pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. A sua área de investigação é Investigação Operacional (Optimização Combinatória). è autora de alguns artigos sobre Desenho de Redes de Telecomunicações e Desenho de cadeias de Logística. É docente da área de Métodos Quantitativos, no ISCTE - IUL, desde 1990. Maria João Caldas Frazão Lopes has a Degree (1990), Master (1993) and a PhD (2003) in Statistics and Operations Research at Faculdade de Ciências, University of Lisbon. Her research interests are Operations Research (Combinatorial Optimization). She is the author of some papers concerning Network Design (for telecommunications and logistics). She has been teaching Quantitative Methods, in ISCTE - IUL, since 1990.
Matemática | Optimização
Contabilidade Financeira II
Maria Manuela Martins is Assistant Professor at Accounting Department of ISCTE Business School - University Institute of Lisbon (ISCTE-IUL). She obtained a Master Degree in Business Administration specialization in Information Systems Management and a PhD in Management, specialization in Accounting (University Institute of Lisbon - ISCTE-IUL). She is a research in the fields of Knowledge Management, Intellectual capital and Financial Accounting.
Fiscalidade
  Licenciada em Direito (2010) pela UCP, e em Organização e Gestão de Empresas (1992) – pelo ISCTE. Inscrita no 3º Ciclo de Estudos (Gestão, especialidade em contabilidade). Realizou com aproveitamento os exames e estágio de admissão a ROC. É Contabilista Certificada e detentora do Certifica de Aptidão Profissional (CAP). Começou a sua atividade profissional em auditoria, mas especializou-se em consultoria fiscal, a qual exerce há mais de 27 anos. É atualmente responsável pela coordenação de todos os trabalhos de Due Diligence Fiscal, na divisão de Corporate Finance – Transaction Services numa Big4 e pela área de formação a clientes. Em termos de atividades académicas é docente do ISCTE, na cadeira de Fiscalidade, desde 2011. Tem também ministrado módulos na área da fiscalidade em pós-graduações e mestrados, coordenados pelo ISCTE-INDEG, Instituto de Direito do Trabalho, Nova-SBE, Universidade da Madeira e pela Universidade Católica de Lisboa. É órgão social, a título de voluntariado, em associações de cariz social, tais como a CAIS, a Câmara de Comércio Portugal Moçambique e a PWN Lisbon.  "Família Amiga" de crianças institucionalizadas.
Microeconomia
Finanças de Empresa
Microeconomia
Mónica Meireles is Assistant Professor at ISCTE-University Institute of Lisbon and Researcher at BRU-IUL (Business Research Unit). She is also vice-director of the Department of Economics and member of the Pedagogical Council of ISCTE-IUL. Her main research interests are in the area of energy and environmental economics, where she has focused on renewable energies, environmental policies, sustainable development and growth models with technological change. She is author of scientific articles published in national and international reference journals in these areas. She has been a consultant for the Portuguese Environmental Ministry and the European Commission and she has also supported the Ministry of the Environment with Environmental Economics training. She is a Board member of the European Association of Young Economists (EAYE). She is a member of the International Association for Energy Economics (IAEE) and a member and founding partner of the Portuguese Association for Energy Economics (APEEN). She is also a member of the Iberian Association of Natural and Environmental Resource Economics (AERNA). She has taught in different areas, with particular emphasis on the Economics of Environment and Natural Resources, Industrial Economics and Microeconomics at the graduate as well as undergraduate level.
Marketing Operacional
Mónica Mendes Ferreira. É Professor Auxiliar Convidado no(a) ISCTE Business School. Possui 1 capítulo(s) de livros. Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Economia e Gestão. Nas suas atividades profissionais interagiu com 3 colaborador(es) em coautorias de trabalhos científicos.
Modelos Organizacionais
Working in the Department of Human Resources and Organizational Behavior from ISCTE Business School, develops research focused on the topics of organizational leadership and political behavior, emotions in organizations, competencies and attitudes towards technology. Has experience in managing university knowledge transfer units since 2009 and has coordinated several projects and studies (both executive and scientific coordination) bridging with the community and business, both in national and international settings. These projects have been targeting mostly applied research and organizational intervention in the area of organizational behavior (Organizational diagnosis and innovation) and HRM (professional selection, competencies profiling, team building). Has supervised over 120 master dissertations and 12 doctorate thesis in management some within a joint program with Southern Medical University (Guangzhou, China) and the University of Electronic Science and Technology of China (Chengdu). Acted as jury member in several public officer selections (middle management and executive positions) for Portuguese governmental and public institutions.
Estratégia Empresarial
Nelson Santos António is a Full Professor at ISCTE University Institute of Lisbon where he teaches and chair Strategy, Quality Management and Philosophy of Science. He holds a PhD in Management by the Schumpeter School of Business and Economics, Bergishe University, Wuppertal, Germany and a Bachelor degree in Finance by the University of Lisbon. He is Director of ISCTE´s PhD Program in Strategy and Entrepreneurship and also of the University´s DBA program. He is a member of ISCTE´s Scientific Council, a researcher at the Center of International Studies and at ISCTE´s Business Research Center. He currently teaches Strategic Management and Global Strategy at ISCTE´s doctoral program with the University of Electronic Science and Technology of China, Chengdu, and Strategic Management and Public Private Partnerships at ISCTE´s doctoral program with Shouthern Medical University, Guangzhou. From 1982 t0 1985 he earned a scholarship from the German Academic Exchange Services - Deutscher Akademisher Austausch Dienst (DAAD)- and from 1991 to 1999 he was the Dean of the Faculty of Business Administration, University of Macau and served as consultant to the University of Wuyi, Jiangmen. Along is career he has been teaching in several continents (Africa, Asia, Europe and South America) and has been a Visiting Professor at several universities among which Xi´an Jiatong University, Sun Yatsen University, University of Rennes 1 and University of Paris, 1, Sorbonne. He has published in the United States, Brazil, Portugal, China and Germany. His several articles and books mainly focus on Strategy, Knowledge Management, Business Social Responsability, Quality Management and Models of African Management.
Contabilidade Financeira I
- Licenciatura em 1996 em Organização e Gestão de Empresas no ISCTE-IUL. - Mestrado em 2006 em Contabilidade no ISCTE-IUL. - Doutoramento em 2015 em Contabilidade no ISCTE-IUL. - Docente do ISCTE-IUL desde 2010, em diversas licenciaturas, nas áreas de Contabilidade Financeira e Fiscalidade. - Docente no INDEG-ISCTE em diversos programas executivos. - Revisor Oficial de Contas. - Administrador de uma Sociedade de Revisores Oficiais de Contas. - Contabilista Certificado. - Consultor na área contabilística e fiscal.
Macroeconomia
Estatística I | Estatística II
Patrícia A. Filipe é Professora Auxiliar no ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa onde leciona disciplinas na área das Probabilidades e Estatística. Possui doutoramento em Matemática e Mestrado em Probabilidades e Estatística. A sua principal área de investigação é a da modelação estatística, em particular, centra-se no estudo de modelos dinâmicos de crescimento individual, de modelos estatísticos aplicados a dados da Saúde e, mais recentemente, de métodos analíticos em Big Data. Tem participado em projetos de investigação, e na divulgação dos trabalhos desenvolvidos em encontros científicos nacionais e internacionais com a publicação de vários artigos científicos.
Modelos Organizacionais
Empreendedorismo | Projecto Empresarial
                                       ACADÉMICO Professor na ISCTE Business School - IBS (Desde 2008...) Investigador da Business Research Unit (Desde 2008...) Diretor do Executive MBA do ISCTE Executive Education (2013-2018) Editor da Global Economics and Management Review (2013-2016) Diretor do Sustainability Knowledge Lab (2013-2016) Subdiretor do Departamento de Gestão da IBS (2010-2013) Co-coordenador da acreditação junto da AACSB (2010-2013)                                        GESTÃO Administrador não Executivo da TRANSCOM (2014-2019, Moçambique) Presidente do ISCTE Executive Education (2012-2018) Co-fundador e CEO na for value (2004-2008) Controller na Bristol Myers Squibb (1999-2000) Técnico do Banco de Portugal (1992-1999)
Fiscalidade
Doutorado em Contabilidade e MBA em Gestão, pelo ISCTE-IUL, Pós-Graduado em Finanças, pelo CEMAF-ISCTE e Licenciado em Organização e Gestão de Empresas, pela UML. É coordenador das Unidades Curriculares de Fiscalidade, Fiscalidade Empresarial, Gestão Fiscal das Empresas, Princípios e Procedimentos de Contencioso Tributário e de Tributação de não Residentes. É Diretor do Mestrado em Gestão do ISCTE-IUL e Diretor da Pós-Graduação em Gestão Fiscal do INDEG-ISCTE.
Optimização
Contabilidade Financeira I
Finanças de Empresa
Graduation in Management from ISCTE (1979) DEA in Management Sciences IAE Bordeaux (1983) Phd in Management - Finance ISCTE (2009) Assistant Professor of ISCTE-IUL Finance Department Member of the Department Scientific Committee Executive Trainer in Finance Consultant for Corporate Finance, Corporate Valuation, Financial Statement Analysis, Equity Research Analyst, and Business Plans Ex-Board Member of UniAUDAX
Estratégia Empresarial
Pedro é Membro Integrado da Business Research Unit (BRU-IUL) do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), tendo já diversos artigos publicados em várias revistas de topo. Tem também livros publicados.  As suas principais áreas de interesse são a Gestão Geral e a Negociação Empresarial. Pedro tem uma experiência de gestão significativa, tendo cargos em vários órgãos sociais de grandes empresas, assim como cargos de gestão académica. Pedro tem elevada experiência de ensino aos vários níveis de ensino.
Estatística I | Estatística II
Estratégia Empresarial | Introdução à Gestão | Projecto Empresarial
Renato Lopes da Costa is an entrepreneur and is currently CEO of the BCI® - Business Case. Renato Lopes da Costa is however recognized for his work in academic terms, having published more than a hundred scientific articles in the main international business management journals index by scopus and Wos and, 7 books in the same scientific area.  Throughout his career for several years he developed his business activity in the areas of retail and banking, developing projects of an operational nature in the areas of banking and management control in the retail area. Renato Lopes da Costa completed his doctorate in the area of ​​business strategy at ISCTE - University of Lisbon, where he developed a pioneering work on the practices and praxis used by management consultants in the development of their work in client companies, contributing to the state of the art in scientific area of ​​business strategy in the field of strategy-as-practice research. As a university professor, he supervised almost one hundred of masters and doctorates in the area of ​​business management, being recognized for this valence, as well as for his teaching ability in the area of ​​business strategy in undergraduate, master's, executive master's and doctorate degrees, nationally and internationally. Having conducted several courses at Portugal universities, he is currently director of the MscBA - Master in Business Administration at ISCTE (being listed on the prestigious lists of the Financial Times as one of the best European courses in the scientific area of ​​management) and Diretor of the Global Master Series INDEG in Business Management, Marketing e Finance e Risk Management. Since 2021, Renato Lopes da Costa belongs to the scientific council of ISCTE as a member of the plenary.  
Empreendedorismo | Projecto Empresarial
Renato Pereira é Professor de Gestão Geral do Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral e Investigador Integrado da Business Research Unit, ambos da Iscte Business School. Especializou-se em Empreendedorismo (incluindo finanças empreendedoras, sustentabilidade e regeneração, e abordagens lean startup), em Inovação (incluindo modelos de negócio inovadores e aplicações de tecnologias emergentes) e em Gestão Internacional (nomeadamente sobre o continente Africano). Trabalhou em várias empresas do cluster das tecnologias de informação e comunicação, nomeadamente a Outsystems, um dos primeiros unicórnios portugueses. Enquanto Administrador da Inteli - Inteligência em Inovação - Centro de Inovação, integrou a estrutura de coordenação do consórcio Mobi.E, responsável pelo desenvolvimento da 1ª rede de âmbito nacional do mundo para carregamento de veículos elétricos, e o Conselho de Administração da SGORME - Sociedade Gestora de Operações da Rede de Mobilidade Elétrica, S.A. Tem desenvolvido ainda atividades com e para diversas instituições do ecossistema do empreendedorismo e inovação, como a Taguspark e a COTEC. Foi Adjunto do Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações dos XVII e XVIII Governos Constitucionais. Coordenou a Pós-Graduação em Gestão da Inovação da Iscte Executive Education e várias unidades curriculares dos Mestrados da Iscte Business School e do Mestrado em Estudos Africanos. Enquanto Professor Associado da Universidade Autónoma de Lisboa, coordenou: o Doutoramento em Economia da Empresa, o Seminário de Geoeconomia do Doutoramento em Relações Internacionais, o Mestrado em Gestão de Empresas, e a Licenciatura em Gestão, para além de várias unidades curriculares dos três ciclos universitários. O seu artigo Entrepreneurship role on dynamic capabilities: A longitudinal study on Brazilian and Portuguese firms, elaborado em co-autoria, foi nomeado para o Best Paper Prize da Special Conference da Strategic Management Society, em 2011. O seu artigo Resilient employees are creative employees, when the workplace forces them to be, publicado em co-autoria, foi galardoado com o Tudor Rickards and Susan Moger Creativity and Innovation Management Best Paper Award, relativo ao ano de 2019. Orientou 5 pós-doutoramentos, 14 doutoramentos e 137 mestrados. Tem uma longa e extensiva experiência académica internacional, tendo sido Professor e/ou Investigador Visitante em universidades de Angola, Brasil,  Emirados Árabes Unidos, Eslovénia, Espanha, França, Hungria, Índia, Moçambique, Peru, Polónia, Portugal, Reino Unido e Rússia.
Marketing Operacional
Ricardo Godinho Bilro is an Assistant Professor at ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, where he teaches Marketing at undergraduate and Master’s degree levels. He holds a PhD in Management with a Marketing specialisation from the ISCTE Business School (ISCTE-IUL). He is Director of ISCTE´s Master Program in Hospitality and Tourism Management and ISCTE’s coordinator of the Erasmus Mundus joint master’s degree in Tourism Development & Culture (TourDC), to which he is a guest lecturer at the University of Glasgow. Ricardo is also a researcher at ISCTE´s Business Research Center and his current research interests include Consumer-brand relationships and Engagement, and Social Media and Digital Transformation. His research has been published in international scientific journals such as the Journal of Business Research, the International Journal of Contemporary Hospitality Management, Journal of Product & Brand Management, or Journal of Hospitality Marketing and Management, among others. His work has also been presented at respected international scientific conferences such as EMAC - European Marketing Academy Conference, World Marketing Congress - Academy of Marketing Science, GAMMA-GMC, or Academy of Marketing. Ricardo recently won several awards, such as the best paper award TomiWorld 2017 and the best conference paper in GAMMA-GFMC 2019.
Contabilidade de Gestão I | Contabilidade de Gestão II
Gestão de Recursos Humanos
Sandra Costa é Professora Auxiliar no Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional no ISCTE- IBS. O seu doutoramento é na área da Gestão (especialidade de Comportamento Organizacional) e foi obtido na Nova SBE. Leccionou diversas cadeiras na área da Gestão de Recursos Humanos, Comportamento Organizacional, Psicologia Organizacional e Ocupacional e Métodos Quantitativos em diferentes universidades: Universidade de Liverpool (Reino Unido), Nova School of Business and Economics (PT), Universidade Europeia e Instituto Português de Administração de Marketing (PT). Já publicou em revistas internacionais tais como Journal of Vocational Behavior, Annual Review of Organizational Psychology and Organizational Behavior, British Journal of Management and Work & Stress. 
Estratégia Empresarial
Macroeconomia
Sofia Vale.
Estatística II
Investimentos
Macroeconomia
Microeconomia