Acreditações
Plano de Estudos para 2024/2025
Unidades curriculares | Créditos | |
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Introdução à Ciência Política
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Introdução à Economia
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Introdução à Sociologia
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Matemática
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Fundamentos de Análise de Dados
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Microeconomia
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Microssociologia
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Teoria Política: Clássicos e Modernos
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Trabalho, Organizações e Tecnologia
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Apresentações em Público com Técnicas Teatrais
2.0 ECTS
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Competências Transversais | 2.0 |
Pensamento Crítico
2.0 ECTS
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Competências Transversais | 2.0 |
Trabalho Académico com Inteligência Artificial
2.0 ECTS
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Competências Transversais | 2.0 |
Estatística Inferencial
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Fundamentos de Programação
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Macroeconomia
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Macrossociologia
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Teoria Política: Contemporâneos
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Econometria
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Estados e Mercados
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
História do Capitalismo e da Democracia
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Sistemas Políticos Comparados
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Sociologia da Globalização
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Leituras em Política, Economia e Sociedade I
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Métodos de Pesquisa em Ciências Sociais
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Tecnologia, Economia e Sociedade
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Leituras em Política, Economia e Sociedade II
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Seminário de Projeto
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Introdução à Ciência Política
Compreender o objeto e objetivo da ciência política;
Conhecer as instituições políticas;
Compreender as principais características dos regimes políticos;
Desenvolver competências analíticas e de investigação, assim como capacidades de comunicação e organização.
1. O que é a política? O que é ciência política? Porque e como se faz ciência política?
a. Objeto e objetivos
b. Conceções de poder
c. Perspetiva histórica
d. Subdisciplinas
e. Metodologias
f. Interdisciplinaridade e interseccionalidade
g. Comunicação em ciência política
2. Desafios em ciência política
a. Participação na política
b. Igualdade e diversidade
c. Está a democracia em crise?
d. Emergência climática
e. Governança digital
1.ª época
Discussões e trabalhos propostos em contexto de sala de aula (análise de textos; apresentações; estudos de caso; simulações) – 30%
Mini-testes – 30%
Trabalho final – 40%
Nota mínima para obtenção de aproveitamento: 10
2.ª época
Teste final – 100%
Nota mínima para obtenção de aproveitamento: 10
3.º época
Teste final – 100%
Nota mínima para obtenção de aproveitamento: 10
Title: Fraser, Nancy, “Rethinking the Public Sphere: A Contribution to the Critique of Actually Existing Democracy”. Social Text, 25/26, pp.56-80., 1990, -, -
Schmitter, Philippe C & Karl, Terry Lynn, “What Democracy Is... and Is Not”. Journal of Democracy, 2-3: 75–88., 1991, -, -
Bermeo, Nancy, "On Democratic Backsliding”, Journal of Democracy, 27-1: 5-19, 2016, -, -
Rhodes, R. A. W., Binder, Sarah A & Rockman, Bert A., The Oxford Handbook of Political Institutions. Oxford. Oxford University Press., 2006, -, -
Ganis, Richard, Politics from A to Z. Berkeley. Zephiros Press., 2015, -, -
Clark, William Roberts, Golder, Matt & Golder, Sona Nadenichek, Principles of Comparative Politics. Los Angeles. CQ Press., 2013, -, -
Authors:
Reference:
Year:
Introdução à Economia
A. Conhecimento e compreensão das principais teorias e métodos da Ciência Económica
- Introdução aos principais conceitos da teoria económica
- Conhecimento sobre as relações entre a Economia e outras ciências
B. Aplicação de conhecimentos
- Capacidade de mobilizar conhecimentos teóricos na análise dos problemas económicos, de usar as fontes bibliográficas da especialidade e de articular diferentes abordagens na resolução de problemas concretos
C. Capacidade de análise e avaliação
- Capacidade de análise crítica e de construção de argumentação própria
D. Competências de Comunicação
- Capacidade de trabalhar em equipa, com vista à prossecução de projectos comuns
- Capacidade de comunicação oral e escrita
E. Competências de Aprendizagem
- Capacidade de estudo e de pesquisa pessoal ou em grupos
- Capacidade de desenvolvimento de níveis mais especializado de aprendizagem
- Motivação para aprender ao longo da vida
1. A ciência económica
2. Os sistemas económicos
2.1. Famílias
2.2. Empresas
2.3. Bancos
2.4. Estado
2.5. Relações internacionais
2.6. Interdependências e crises
3. Conceitos e categorias fundamentais da Economia
3.1. Bens, serviços, mercadorias
3.2. Produto, rendimento e despesa
3.3. Preços, inflação e deflação
3.4. Stocks e fluxos
3.5. Atividade, emprego, desemprego
3.6. Balança de Pagamentos
3.7. Produtividade e competitividade
3.8. Orçamento do Estado e dívida pública
3.9. Causalidade e correlação
4. Dinâmicas de mercado e instituições
4.1. Mercados de trabalho
4.2. Mercados financeiros
4.3. Transformação económica e alterações climáticas
Avaliação periódica
- Cinco mini-testes individuais, dos quais apenas os quatro melhores contam para a nota (25%)
- Dois mini-ensaios individuais em ambiente de aula (20%)
- Debates em grupo: apresentação de uma posição ou discussão de posições apresentadas por outros grupos (20%)
- Apresentação de conceitos em aula (5%)
- Prova escrita individual (30%)
É requerido um mínimo de 8 valores em cada um dos elementos da avaliação.
Avaliação final
- Prova escrita individual (100%)
Title: The Core Team, The Economy (https://www.core-econ.org/the-economy/)
Authors:
Reference:
Year:
Title: Chang, Ha-Joon (2016). Economia: Guia do Utilizador. Lisboa: Clube do Autor.
Louçã, F & Mortágua, F. (2021). Manual de Economia Política. Lisboa: Bertrand.
Authors:
Reference:
Year:
Introdução à Sociologia
Esta unidade curricular visa a iniciação dos estudantes à Sociologia, procurando assegurar que eles atinjam os seguintes objetivos de aprendizagem:
a) Conhecimento do objeto da sociologia.
b) Conhecimento básico da abordagem sociológica, nas suas componentes epistemológicas, teóricas, metodológicas e técnicas.
c) Identificação e análise de temas fundamentais da agenda sociológica contemporânea.
d) Capacidade de pesquisar, de forma exploratória, elementos empíricos ilustrativos de problemáticas e temas sociológicos.
1. Objeto e método da sociologia
1.1. A perspetiva sociológica: estrutura social, papéis sociais, integração
1.2. A perspetiva sociológica: ação social, conflito, mudança social
1.3. Senso comum e obstáculos ao conhecimento sociológico: a sociologia como perspetiva crítica
1.4. Elementos básicos de teoria sociológica: autores fundadores
2. A agenda sociológica: temas fundamentais
2.1. Família, dinâmicas familiares e ciclo de vida
2.2. O campo educativo: instituições e tendências contemporâneas
2.3. Vida económica, mercado de trabalho e dinâmicas do emprego
2.4. Desigualdades sociais: uma realidade a múltiplas dimensões
2.5. Política, Estado, religião e movimentos sociais
2.6. Sociedade, comunicação e sistema mediático
2.7. Globalização, alterações climáticas e desenvolvimento sustentável
Avaliação Periódica:
a) Um teste sobre o ponto 1 do programa (25%).
b) Uma apresentação de grupo em aula do ponto 2 do programa (25%).
c) Um trabalho individual com componente empírica obrigatória (40%).
d) Participação nas aulas de debates em grupo (10%).
Avaliação por exame final: 100%
Title: Sociologia- Conceitos e Aplicações, Makron Books
Teoria Social Contemporânea, Lisboa, Mundos Sociais
Giddens, Anthony (2013), Sociologia, 9ª edição, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian.
Costa, António Firmino da (1992), Sociologia, Lisboa, Difusão Cultural.
Almeida, João Ferreira de (coord.) (1994), Introdução à Sociologia, Lisboa, Universidade Aberta.
Authors:
Reference:
Year:
Title: Igualdade de Género ao Longo da Vida. Portugal no contexto europeu, Lisboa, FFMS
Desigualdades Sopciais e Práticas de Ação Coletiva na Europa, Lisboa, Mundos Sociais
Divisões digitais em Portugal e na Europa: Portugal ainda à procura do comboio europeu?, Sociologia On Line, 21: 62-82
Famílias em Mudança: Configurações, valores e processos de recomposição. In Maria das Dores Guerreiro, Anália Torres e Luís Capucha (org.), Portugal no Contexto Europeu, Vol. III: Quotidiano e Qualidade de Vida. Oeiras, Celta Editora: 7-37
Desigualdades Sociais: Portugal e a Europa, Mundos Sociais.
Desigualdades Sociais: Portugal e a Europa, Lisboa, Mundos Sociais, pp. 79-99
Tendências de mudança das funções do Estado em Portugal In: Costa, AF and Carmo RM (eds) Desigualdades em questão. Análises e Problemáticas. Lisboa: Mundos Sociais, pp. 59-75.
Coster, Michel de, Bernardette Bawin-Legros (1998), Introdução à Sociologia, Lisboa, Estampa.
Campenhoudt, Luc Van (2003), Introdução à Análise dos Fenómenos Sociais, Lisboa, Gradiva.
Berger, Peter (1986), Perspetivas Sociológicas. Uma Visão Humanística, 7ª edição, Petrópolis, Vozes.
Authors:
Reference:
Year:
Matemática
No final desta UC o aluno deverá:
OA1. Entender como a ideia de limite surge na resolução de vários problemas, em particular, o conceito de derivada como limite especial e ferramenta essencial para resolver problemas de taxas de variação, aproximação de funções e otimização.
OA2. Compreender o integral definido, conceito básico do cálculo integral, e a sua ligação ao cálculo diferencial; conhecer os métodos de integração, saber usar o integral para, calcular áreas entre curvas ou determinar o excedente do consumidor.
OA3. Dominar a linguagem vetorial e matricial, e usá-la para resolver e classificar sistemas de equações lineares; calcular, interpretar e aplicar determinantes de matrizes quadradas; calcular e interpretar valores e vetores próprios, diagonalizar matrizes e aplicar estas ferramentas para classificar formas quadráticas.
P1.Limites e Derivadas
1.1.Limite e continuidade de uma função
1.2.Derivadas e taxas de variação, a função derivada
1.3.Regra da Cadeia
1.4.Derivação implícita
1.5.Aproximação linear e diferencias; polinómios de Taylor
1.6.Aplicações da derivação: extremos, Teorema de Rolle, Teorema do Valor Médio, problemas de otimização
P2.Integrais
2.1.Introdução cálculo integral; primitivas
2.2.Técnicas de integração
2.3.Integral definido, Teorema Fundamental do Cálculo Integral e integral indefinido
2.4.Aplicações dos integrais: áreas, aplicações à economia
P3. Álgebra Linear
3.1. Sistemas de equações lineares
3.2. Matrizes e álgebra matricial
3.3. Determinantes
3.4. Valores próprios e vetores próprios
3.5. Formas quadráticas
Aprovação com classificação não inferior a 10 valores (escala 1-20) numa das modalidades seguintes:
- Avaliação periódica: 2 mini-testes intercalares (2x15%) sendo o 1º em grupos de 2 elementos e o 2º individual + 1 trabalho em Python (20%) em grupos de 3-4 elementos + trabalho autónomo (10%) + 1 teste final (40%); é exigida nota mínima de 7 valores (escala 1-20) no teste final e na média dos 2 mini-testes;
- Avaliação por exame (100%), em qualquer das épocas, com prova escrita individual.
Title: Howard Anton, Chris Rorres, Algebra Linear com Aplicações, 10ª Edição, 2012, Bookman. ISBN: 9788540701694
James Stewart, Cálculo Volume 1. Tradução de 8ª Edição Norte Americana, 2017, Cengage Learning. ISBN-13: 9788522125845
James Stewart, Calculus, Early Transcendentals, International Metric Edition, 8th Edition, Cengage Learning. ISBN: 9781305272378
Authors:
Reference:
Year:
Title: Knut Sydsæter, Peter Hammond, Arne Strøm & Andrés Carvajal, Essential Mathematics for Economic Analysis, 5th edition, 2016, Pearson. ISBN-13: 9781292074610
Michael Hoy, John Livernois, Chris Mckenna, Ray Rees & Thanasis Stengos, Mathematics for Economics, 3rd edition, 2011, Cambridge, Massachusetts: The MIT Press. ISBN: 9780262516228
Boris Demidovich, Problemas e Exercícios de Análise Matemática, 2018, 978-8569853053,
Authors:
Reference:
Year:
Fundamentos de Análise de Dados
Após frequência bem sucedida na unidade curricular, os estudantes deverão ser capazes de:
OA1. Conhecer os diferentes formatos de dados.
OA2. Conhecer o ciclo completo dos dados.
OA3. Saber fazer uma analise exploratória de dados usando o R.
OA4. Saber modelar um conjunto de dados.
OA5. Implementar uma solução de analise de dados para um determinado problema.
CP1. Introdução à análise de dados
CP2. Introdução ao R e RStudio
CP3. Conhecimento dos problemas em análise de dados com exemplos
CP4. O ciclo completo da análise de dados
CP5. Dados e formato dos dados
CP6. Preparação dos dados
CP7. Probabilidades; Estatística Descritiva e Análise Exploratória
CP8. Visualização dos dados
CP9. Modelação e diferentes tipos de problemas de aprendizagem automática
CP10. Métodos de avaliação de modelos
CP11. Reporte e publicação dos resultados
A avaliação PERIÓDICA resulta de: exercícios em modalidade online, sem nota mínima, após cada aula (20%); dois testes individuais - um teste intercalar um outro no final do semestre (30%); e um trabalho em grupo (máximo de 3 alunos) em R com elaboração de um relatório e apresentação oral (50%).
São aprovados os alunos que obtenham uma classificação final superior 9.5 valores.
Title: Torgo Luís; Data mining with R. ISBN: 978-1-4398-1018-7
C. O'Neil, R. Schutt. 'Doing Data Science: Straight Talk from the Frontline'. O'Reilly. 2013
Authors:
Reference:
Year:
Title: Wickham, Hadley, and Garrett Grolemund. 2017. R for Data Science. O?Reilly Media.
Wilke, Claus O. 2019. Fundamentals of Data Visualization. O?Reilly Media.
P. Mathur, Machine Learning Applications Using Python: Cases Studies from Healthcare, Retail, and Finance. Apress. 2018.
I. Foster, R. Ghani, R. S. Jarmin, F. Kreuter, J. Lane, Big Data and Social Science: A Practical Guide to Methods and Tools, 1st Edition. CRC Press, Chapman & Hall. 2016
T. W. Miller, Marketing Data Science: Modeling Techniques in Predictive Analytics with R and Python?. O'Reilly. 2015
M. N. Jones, Big Data in Cognitive Science (Frontiers of Cognitive Psychology), Taylor & Francis, 2016
F. Provost. Data Science for Business: What You Need to Know about Data Mining and Data-Analytic Thinking. O'Reilly. 2013
L. M. Chen, Z. Su, B. Jiang. Mathematical Problems in Data Science: Theoretical and Practical Method
Aggarwal, C. C. 2015. Data mining: the textbook (Vol. 1). New York: Springer.
Han, J., Pei, J., & Tong, H. 2022. Data mining: concepts and techniques. Morgan Kaufmann.
P. Tattar, T. Ojeda, S. P. Murphy B. Bengfort, A. Dasgupta, Practical Data Science Cookbook, Second Edition. Packt Publishing. 2017.
Authors:
Reference:
Year:
Microeconomia
OA1. Conhecer e saber aplicar o modelo de raciocínio típico da análise económica.
OA2. Conhecer o processo de decisão do consumidor, compreendendo de que modo a escolha ótima se altera com variações dos preços e do rendimento.
OA3. Saber analisar a tecnologia de produção das empresas do ponto de vista económico e conhecer as várias medidas de custos.
OA4. Conhecer as principais estruturas de mercado, o processo de decisão das empresas em cada um destes contextos, o equilíbrio que se estabelece no mercado e a sua eficiência.
OA5. Saber aplicar o referencial teórico fundamental a casos reais que se enquadrem na matéria lecionada.
CP1. PARTE A: Microeconomia - Mercado neoclássico
- Introdução, princípios e modelos
- Mercado: procura, oferta, equilíbrio e eficiência
- Elasticidades
- Intervenção do Governo nos mercados
CP2. PARTE B: Teoria do Consumidor
- Utilidades e Preferências
- Restrição orçamental e Maximização da utilidade
- Economia Comportamental
CP3. PARTE C: Teoria do Produtor
- Produção e Custos
- Produção e Lucros
CP4. PARTE D: Estruturas de Mercado
- Concorrência Perfeita e a Curva de Oferta
- Monopólio
- Concorrência Monopolística
- Oligopólio e Introdução à Teoria dos Jogos
CP5. PARTE E: Falhas de mercado e Falhas do mercado
- Falhas de mercado e a realidade
- Externalidades, Bens públicos e Recursos de acesso comum
- Falhas do mercado
A avaliação decorre de uma das seguintes formas.
Regime A: Avaliação Periódica
- Quizzes semanais (25%)
- Teste intermédio (25%)
- Trabalho de grupo e apresentação (25%)
- Teste final (25%)
Nota mínima: 8 valores em cada um destes quatro momentos de avaliação.
Regime B: Avaliação Final - Exame Final (100%)
Title: (Reflexão Crítica) - Hill, R., & Myatt, T. (2021), The Microeconomics Anti-Textbook: A Critical Thinker's Guide, Bloomsbury Publishing.
(Resumido) - Greenlaw, S., Shapiro, D. e Taylor. T. et al. (2017) Principles of Microeconomics 2e from OpenStax
(Aulas) - Krugman, P. e R. Wells (2018), Microeconomics, 5ª edição, Worth Publishers.
Authors:
Reference:
Year:
Title: Louçã, F. e Mortágua, F. (2021), Manual de Economia Política, Lisboa: Bertrand.
Frank, R. e E. Cartwright (2016), Microeconomics and Behavior, 2ª edição, McGraw-Hill.
Chang, Ha-Joon (2014), Economics: The User’s Guide, Pelican.
Authors:
Reference:
Year:
Microssociologia
(a) Aquisição de conhecimentos teóricos básicos nos planos da micro e mesossociologia ; (b) aquisição de competências básicas de utilização analítica dos principais conceitos e enunciados construídos no âmbito da micro e mesossociologia; (c) aquisição de competências básicas de discussão crítica daqueles conceitos e enunciados.
1. A teoria sociológica
1.1 Tipos de relações sociais: interação, grupos, sistemas
1.2 Dimensões da vida social: material e cultural
1.3 Modos de explicação: causal e funcional
2. Ação e interação
2.1 O conceito de ação social
2.2 Agentes, atores e interação
2.3 Processos de agregação
3. Ação racional e interação instrumental
3.1 Racionalidade e interesses
3.2 Racionalidade e crenças
3.3 A interação como troca
4. Ação interpretativa e interação simbólica
4.1 Interpretação normativa
4.2 Interpretação comunicacional
4.3 Interacionismo simbólico
5. Redes sociais
5.1 O conceito de rede social
5.2 Redes e capital social
5.3 Redes e confiança
6. Grupos sociais
6.1 O conceito de grupo social
6.2 Tipos e modos de relação com os grupos
6.3 Efeitos de grupo
A avaliação periódica consta de três elementos de avaliação: 1) dinamização de aulas por grupos de alunos, em formato de seminário de leitura de texto (35%); 2) ensaio escrito individual, com aplicação de duas microteorias sociológicas a um estudo de caso real (35%); 3) teste escrito individual (30%). A classificação final é a média simples da classificação dos três elementos. A nota mínima a obter em cada elemento de avaliação é de 8 valores. A avaliação final consiste num exame final de duas horas, correspondente ao mesmo nível de conhecimentos e competências em causa na avaliação periódica.
BibliografiaTitle: Boudon, Raymond (2003), Raison, Bonnes Raisons, Paris, PUF.
Coleman, James S. (1990), Foundations of Social Theory, Cambridge (MA), Harvard University Press.
Collins, Randall (2005), Interaction Ritual Chains, Princeton University Press.
Kadushin, Charles (2012), Understanding Social Networks: Theories, Concepts, and Findings, Oxford, Oxford University Press.
Pires, Rui Pena (2014), "Modelo teórico de análise sociológica", Sociologia, Problemas e Práticas, 74, pp. 31-50.
Turner, Jonathan H. (2010), Theoretical Principles of Sociology, vol. II: Microdynamics, Nova Iorque, Springer.
Turner, Jonathan H. (2012), Theoretical Principles of Sociology, vol. III: Mesodynamics, Nova Iorque, Springer.
Turner, Jonathan H. (2013), Theoretical Sociology: 1830 to the Present, Newbury Park (CA), Sage.
Turner, Jonathan H. (2014), Theoretical Sociology: A Concise Introduction to Twelve Sociological Theories, Newbury Park (CA), Sage.
Authors:
Reference:
Year:
Title: Blau, Peter (1964), Exchange and Power in Social Life, Nova Iorque, Wiley.
Cook, Karen S., e Richard M. Emerson (1978), "Power, Equity and Commitment in Exchange Networks", American Sociological Review, 43 (5), pp. 721-739.
Garfinkel, Harold (1967), Studies in Ethnomethodology, Englewood Cliffs, NJ, Prentice-Hall.
Habermas, Jürgen (1981, 1986), The Theory of Communicative Action, Cambridge, Polity Press.
Harrington, Brooke, e Gary Alan Fine (2000), "Opening the black box: small groups and twenty-first-century sociology", Social Psychology Quarterly, 63 (4), pp. 312-323.
Hechter, Michael (1987), Principles of Group Solidarity, Berkeley, University of California Press.
Hedström, Peter (2005), Dissecting the Social: On the Principles of Analytical Sociology, Cambridge, Cambridge University Press.
Homans, George C. (1961), Social Behavior: Its Elementary Forms, Nova Iorque, Harcourt.
Merton, Robert K. (1970 [1968]), Sociologia: Teoria e Estrutura, São Paulo, Editora Mestre Jou.
Parsons, Talcott (1937), The Structure of Social Action, Nova Iorque, The Free Press.
Authors:
Reference:
Year:
Teoria Política: Clássicos e Modernos
Os principais objetivos de aprendizagem são:
1) Conhecer os fundamentos do pensamento político da antiguidade clássica Grega que vieram a informar a Teoria Política moderna,
2) Conhecer o pensamento dos primeiros autores liberais, sabendo distinguir as ideias que compartilham e as que os diferenciam,
3) Analisar a evolução do pensamento liberal que acompanha o desenvolvimento da sociedade industrial, particularmente no que concerne à relação entre os valores de igualdade e de liberdade.
4) Analisar os autores que fazem a crítica ao capitalismo e á sociedade liberal
Introdução: definição e distinção dos conceitos de filosofia, de ciência e de teoria. Relações entre a teoria e a realidade política e social.
1. Antecedentes clássicos da teoria política moderna: Platão e Aristóteles
2. Nicolo Maquiavel: realismo político e exercício do poder
3. Thomas Hobbes: a lógica do medo e o poder soberano
4. John Locke: o estado natural e os direitos do indivíduo
5. Montesquieu: moderação política e separação de poderes
6. Jean-Jacques Rousseau: cidadania e poder do povo
7. Benjamin Constant: liberdade dos antigos e liberdade dos modernos
8. Edmond Burke: conservadorismo liberal e tradição
9. Alexis de Tocqueville: igualdade e liberdade nas democracias modernas
10. Karl Marx e Friedricht Engels: dominação de classe e ordem política
11. John Stuart Mill: governo representativo e participação política
12. Max Weber: distribuição de poder e formas de dominação.
I - Avaliação contínua:
1) teste sobre os pontos 1 a 6 do programa (40% da nota final)
2) teste sobre os pontos 7 a 12 do programa (40% da nota final)
3) apresentação oral (trabalho de grupo) e participação - 20% da nota final.
Para obter aprovação é preciso: assistir a mais de 70% das aulas, fazer todos os momentos de avaliação, ter uma média ponderada igual ou superior a 9,5 valores.
II - Avaliação por exame final (100%)
Title: A Social History of Western Political Thought. London and New York. Verso Books.
Thinking Politics. Perspectives in Ancient, Modern and Postmodern Political Theory. London, Sage. 2nd edition.
As Grandes Obras Políticas de Maquiavel à Actualidade. Lisboa. Quimera.
História das Ideias Políticas, vol II, Coimbra, Almedina.
Authors:
Reference:
Year:
Trabalho, Organizações e Tecnologia
"OA1: Conhecer as principais teorias, conceitos e problemáticas relacionados com o Trabalho, as Organizações e a Tecnologia;
OA2: Compreender os principais processos da transição digital diretamente relacionados com o mundo do trabalho e as suas organizações;
OA3: Analisar as múltiplas implicações sociais, económicas e políticas trazidas pela transição digital;
OA4: Explorar casos, estratégias e métodos de aplicação que permitam compreender os reais impactos da transição digital nas profissões, empresas e organizações."
CP1. O trabalho é hoje diferente do que foi no passado? CP2. Como é que a teoria tem olhado para a tecnologia?
CP3. Que tecnologias para o futuro?
CP4. Que futuro para o trabalho?
CP5. A inteligência artificial é assim tão inteligente?
CP6. Onde começa a precariedade?
CP7. Os trabalhadores das plataformas precisam de contratos de trabalho?
CP8. De quem é a culpa quando a máquina erra?
CP9. As tecnologias digitais alteram a relação entre sindicatos e empresas?
CP10. O teletrabalho torna as pessoas mais felizes?
CP11. Portugal e a transformação digital?
Avaliação periódica:
Realização de uma Aula Invertida. Cada Aula Invertida representa 20% da nota final, com nota mínima de 8 valores. Pergunta e resposta semanal que representa 10% da nota final, com nota mínima de 8 valores. Realização de um trabalho individual, distribuído por 3 momentos de avaliação, com nota mínima de 8 valores em cada um, representando 35% da nota final. Realização de um trabalho de grupo, representando no total 35% (10% a apresentação de grupo e 25% a entrega do trabalho escrito), com nota mínima de 8 valores. A média das avaliações terá de ser igual ou superior a 9,5 valores.
Avaliação por exame (1ª Época em caso de escolha do estudante, 2ª Época e Época Especial): Exame presencial (100% da nota final) "
Title: Autor, David H., "Why Are There Still So Many Jobs? The History and Future of Workplace Automation.", 2015, Journal of Economic Perspectives, 29 (3): 3-30.
Benanav, A, Automation and the Future of Work, 2020, London: Verso
Boreham, P; Thompson, P; Parker, R; Hall, R, New Technology at Work, 2008, Londres: Routledge.
Crawford, C, The Atlas of AI. Power, Politics, and the Planetary Costs of Artificial Intelligence, 2021, Yale University Press.
Edgell, S., Gottfried, H., & Granter, E. (Eds.). (2015). The Sage Handbook of the sociology of work and employment.
Grunwald, A. (2018). Technology Assessment in Practice and Theory. London: Routledge.
Huws, U. (2019) Labour in Contemporary Capitalism, London, Palgrave.
OIT (2020), As plataformas digitais e o futuro do trabalho
Agrawal A, Gans J, Goldfarb A (2018), Prediction Machines, Boston, Massachusetts, Harvard Business Review Press.
Autor D (2022), The labour market impacts of technological change, Working Paper 30074, NBER Working Paper Series.
Authors:
Reference:
Year:
Title: Berg J, Furrer M, Harmon E, Rani U, Silberman M (2020), As plataformas digitais e o futuro do trabalho, Geneva, International Labour Office.
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Degryse, Cristophe (2016), Digitalisation of the Economy and its Impact on Labour Markets, WP 2016.2, ETUI
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Zuboff S (2019), The Age of Surveillance Capitalism, PublicAffairs.
Authors:
Reference:
Year:
Apresentações em Público com Técnicas Teatrais
Objetivos de Aprendizagem:
OA1. Desenvolver competências de comunicação oral
OA2. Melhorar a expressão corporal
OA3. Dominar a arte da utilização do aprelho vocal
OA4. Aprender técnicas de performance
Compatibilidade com o Método de Ensino:
O curso combina teoria e prática, proporcionando aos estudantes uma experiência imersiva no mundo das apresentações em público com técnicas teatrais. O método de ensino é interativo e participativo, incentivando os alunos a colocarem em prática os conceitos aprendidos através de exercícios individuais e em grupo.
Os conhecimentos adquiridos envolvem quer a teoria teatral, quer as técnicas específicas de comunicação oral. Os estudantes aprenderão sobre os fundamentos da expressão vocal, interpretação de personagens e improvisação, adaptando esses conhecimentos ao contexto das apresentações em público.
CP1 - Preparação para a apresentação (3 horas)
CP2 - Comunicação não verbal (3 horas)
CP3 - Introdução à utilização do aparelho vocal (3 horas)
CP4 - Introdução ao termo Performance (3 horas)
Modalidade de avaliação contínua:
Apresentações Práticas (50%): Os estudantes serão avaliados com base nas suas apresentações em público durante o curso. Serão considerados critérios como: clareza de comunicação, expressão vocal e corporal, uso de técnicas teatrais e performance. As apresentações poderão ser individuais ou em grupo, dependendo das atividades propostas.
Exercícios e Tarefas Escritas (50%): Além das apresentações práticas, os estudantes irão ser solicitados a realizar exercícios e tarefas escritas relacionadas com os conteúdos abordados. Estes podem incluir: reflexões sobre técnicas aprendidas, análise de casos de estudo, respostas a perguntas teóricas ou, até mesmo, a criação de roteiros de apresentação. Estas atividades ajudarão a avaliar a compreensão concetual dos conteúdos lecionados.
Para poder concluir a unidade curricular na modalidade de avaliação contínua o estudante tem de estar presente em 75% das aulas.
Embora não seja recomendado, os alunos poderão optar pela avaliação final através de um trabalho escrito e de uma apresentação presencial (100%).
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Pensamento Crítico
O aluno que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de:
OA*1- Analisar argumentos tendo em conta a sua estrutura e conteúdo;
OA2 - Argumentar face a uma temática;
OA3 - Identificar a validade dedutiva de proposições;
OA4 - Questionar argumentos, identificando os seus pontos fracos.
* Objectivo de aprendizagem
CP*1 Importância do pensamento crítico
CP2 - Discurso argumentativo
CP3 - Tipos de argumentos e estrutura de argumentos
CP4 - Qualidade dos argumentos e falhas na argumentação
* CP. Conteúdoprogramático
Exposição, exercícios debate, leituras, discussões de casos (em pequenos grupos).
A participação activa nos trabalhos a realizar nas aulas práticas é expectável.
Av. Continua
TPCs- 15% (1 TPC - 5% + 1 TPC - 10%)
Assiduidade/participação - Exercicios em aula + debate grupos- 25%
Trab. Final (60%)
Épocas de Exames
Trabalho Escrito -100%
– Para concluir com sucesso a avaliação contínua, os estudante não podem ter menos de 7 valores em nenhuma das componentes de avaliação assinaladas;
– No caso de UC em que a Avaliação Final contemple um trabalho indicar: a atribuição da avaliação final poderá implicar uma discussão do trabalho final submetido nos prazos de avaliação previamente definidos.
Title: Bowell, T., & Kemp, G. (2002). Critical thinking: a concise guide. London: Routledge.
Weston, A. (2005). A arte de argumentar. Lisboa: Gradiva
Cottrell, S. (2005). Critical Thinking Skills: Developing effective analysis and argument. New York: Palgrave McMillan.
Authors:
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Year:
Title: Brookfield, S. (1987). Developing critical thinkers: challenging adults to explore alternative ways of thinking and acting. San Francisco: Jossey-Bass.
Morgado, P. (2003). Cem argumentos: A lógica, a retórica e o direito ao serviço da argumentação. Porto: Vida Económica.
Paul, R., & Elder, L. (2001). The miniature guide to critical thinking: concepts and tools. Foundation for Critical Thinking.
Thayer-Bacon, B.J. (2000). Transforming critical thinking: thinking constructively. New York: Teachers College Press.
Authors:
Reference:
Year:
Trabalho Académico com Inteligência Artificial
"OA1. Conhecimento sobre a estrutura, linguagem e procedimentos éticos e normativos para elaboração de textos académicos.
OA2.Competências de utilização de algoritmos generativos para assistência à elaboração de trabalhos académicos.
OA3. Competências de análise e escrutínio da independência, pertinência e fiabilidade dos dados gerados por IA.
OA4. Competências gerais de reconhecimento das implicações éticas e cívicas subjacentes ao acesso, partilha e utilização de ferramentas de IA em contexto académico."
"CP1. Introdução: escrita académica e algoritmos generativos (3h)
CP2. Procedimentos de planeamento e construção de textos argumentativos com auxílio de IA (3h)
CP3. Análise crítica de textos produzidos: identificação e referenciação de fontes de dados e análise da sua relevância face aos objetivos dos trabalho académico (3h)
CP4. Oportunidades e riscos de utilização de IA: guia de boas práticas para acesso, partilha e utilização de ferramentas de IA em contexto académico (3h)"
"Modalidade de avaliação contínua:
Participação em aula: avalia a presença, envolvimento e contributo individual dos estudantes nas discussões e atividades em sala de aula (20%).
Trabalho em grupo: os estudantes terão que formar grupos para rever e editar os textos académicos entre os mesmos, utilizando os algoritmos generativos. A avaliação será baseada na qualidade das revisões, edições e feedbacks fornecidos (40%)
Relatório individual: com uma reflexão aprofundada sobre as questões cívicas e éticas colocadas na utilização de ferramentas de IA como auxílio de escrita académica (40%).
Existe nota mínima de 7 valores para todas as componentes de avaliação.
Para poder concluir a unidade curricular na modalidade de avaliação contínua o estudante tem de estar presente em 75% das aulas.
Ainda que não seja recomendado, os/as estudantes podem optar pela avaliação final através de um trabalho escrito e discussão oral (100%). "
Além das apresentações práticas, os estudantes irão ser solicitados a realizar exercícios e tarefas escritas relacionadas com os conteúdos abordados. Estes podem incluir: reflexões sobre técnicas aprendidas, análise de casos de estudo, respostas a perguntas teóricas ou, até mesmo, a criação de roteiros de apresentação. Estas atividades ajudarão a avaliar a compreensão concetual dos conteúdos lecionados.
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Estatística Inferencial
Os alunos devem: compreender os conceitos fundamentais de estatística inferencial (OA1), calcular a dimensão de uma amostra (OA2), estimar e interpretar um intervalo de confiança (OA3), escolher o teste a usar em cada situação (OA4), aplicar e interpretar testes estatísticos (OA5), realizar o teste escolhido no software estatístico (OA6), saber reportar os resultados estatísticos num relatório (OA7) e criar e analisar novas variáveis (OA8).
1. Conceitos básicos de estatística descritiva, estatística inferencial, probabilidades e distribuição normal (P1)
2. Estimação (P2)
2.1. Intervalos de confiança para a média e para a proporção (P2.2)
2.2. Determinação da dimensão da amostra (P2.3)
3. Testes de Hipóteses: testes paramétricos e testes não paramétricos (P3)
3.1. Teste t para uma amostra (P3.1)
3.2. Teste t /Mann-Whitney para duas amostras independentes (P3.2)
3.3 Anova a um factor/Kruskal-Wallis (P3.3)
3.4. Teste de independência do qui-quadrado (P3.4)
4. Aplicações Práticas com software estatístico (P4)
Aprovação com classificação não inferior a 10 valores (escala 1-20) numa das modalidades seguintes:
- Avaliação periódica: 3 momentos de avaliação intercalares feitos em grupo (15% cada) e 1 teste escrito individual (55%) na data do exame;
- Avaliação por exame (100%), em qualquer das épocas, com uma prova escrita individual.
Todos os elementos de avaliação têm nota mínima de 7,5 valores (escala 1-20).
Title: Material didático preparado pela equipa e disponível no e-learning.
Laureano, Raul (2020) - Testes de Hipóteses e Regressão, Lisboa, Edições Sílabo.
Marôco, J. (2018) - Análise Estatística com o SPSS Statistics (7ªed.), Pêro Pinheiro, ReportNumber.
Mehmet, M. and Jakobsen, Tor G. (2022). Applied Statistics Using Stata: A Guide for the Social Sciences (2nd ed.). SAGE Publications.
Authors:
Reference:
Year:
Title: INE data
Pordata data
EUROSTAT data
European Social Survey: http://www.europeansocialsurvey.org/
Authors:
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Fundamentos de Programação
No final da UC, o aluno deverá estar apto a:
OA1: Aplicar os conceitos fundamentais de programação
OA2: Criar procedimentos e funções com parâmetros
OA3: Compreender a sintaxe da linguagem de programação Python
OA4: Desenvolver soluções com programação para problemas de complexidades simples
OA5: Explicar, executar e depurar fragmentos de código desenvolvido em Python
OA6: Interpretar os resultados obtidos com a execução de código desenvolvido em Python
OA7: Desenvolver projetos de programação
CP1. Introdução à programação: Sequência lógica e instruções, Entrada e saída de dados, Constantes, variáveis e tipos de dados, Operações lógicas, aritméticas e relacionais, Estruturas de controlo
CP2. Procedimentos e funções
CP3. Referências e parâmetros
CP4. Ambientes integrados de desenvolvimento
CP5. Sintaxe da linguagem de programação
CP6. Objetos e classes de objetos
CP7. Listas e matrizes
CP8. Manipulação de ficheiros
A UC segue o modelo de avaliação por projeto pelo seu carácter eminentemente prático, não contemplando exame final.
O aluno é avaliado através dos seguintes parâmetros:
A1: Tarefas de programação validadas pelos docentes (10%), com nota mínima de 9,5 valores na média das tarefas
A2: Projeto Individual com discussão teórico-prática (40%), com nota mínima de 8,5 valores
A3: Projeto em Grupo com discussão teórico-prática (50%), com nota mínima de 8,5 valores
Title: Wanda Dann, Stephen Cooper, & Randy Pausch, Learning to Program with Alice!, 2011, ISBN: 978-0132122474
João P. Martins, Programação em Python: Introdução à programação com múltiplos paradigmas, IST Press, 2015, ISBN: 9789898481474
Kenneth Reitz, Tanya Schlusser, The Hitchhiker's Guide to Python: Best Practices for Development, 1st Edition, 2016, ISBN-13: 978-1491933176, https://docs.python-guide.org/
Eric Matthes, Python Crash Course, 2Nd Edition: A Hands-On, Project-Based Introduction To Programming, No Starch Press,US, 2019, ISBN-13 : 978-1593279288
John Zelle, Python Programming: An Introduction to Computer Science, Franklin, Beedle & Associates Inc, 2016, ISBN-13 : 978-1590282755
Ernesto Costa, Programação em Python: Fundamentos e Resolução de Problemas, 2015, ISBN 978-972-722-816-4,
Authors:
Reference:
Year:
Title: David Beazley, Brian Jones, Python Cookbook: Recipes for Mastering Python 3, O'Reilly Media, 2013, ISBN-13 ? : ? 978-1449340377
Authors:
Reference:
Year:
Macroeconomia
OA1. Ser capaz de identificar as principais variáveis macroeconómicas e conhecer o modelo macroeconómico de curto-prazo (IS-LM), compreendendo a interação entre as variáveis macroeconómicas e as condições de equilíbrio dos mercados.
OA2. Compreender as dinâmicas do mercado de trabalho, da formação de preços e salários e as implicações para o equilíbrio dos mercados no médio prazo (modelo IS-LM-PC).
OA3. Compreender o papel que as expectativas nas decisões de consumo e investimento e as implicações para o modelo IS-LM.
OA4. Conhecer o modelo Mundell-Fleming e ser capaz de analisar e avaliar consequências de choques externos na actividade económica.
OA5. Compreender os mecanismos e avaliar consequências de medidas de política orçamental e monetária que influenciam a actividade das empresas.
CP1. PARTE 0/1: Macroeconomia - Modelo IS-LM (curto prazo)
- Introdução e breve história da Macroeconomia
- Mercado de bens (IS)
- Mercado monetário (LM)
- Modelo IS-LM
CP2. PARTE 2: Modelo IS-LM-PC (médio prazo)
- Mercado de trabalho
- Curva de Phillips e inflação
- Modelo IS-LM-PC
CP3. PARTE 3: Expectativas
- Papel das expectativas no consumo e investimento
- Modelo IS-LM com expectativas
CP4. PARTE 4: Economia aberta
- Economia aberta e taxas de câmbio
- Mercado de bens em economia aberta
- Modelo IS-LM em economia aberta
CP5. PARTE 5: Política económica
- Política orçamental
- Política monetária
A avaliação decorre de uma das seguintes formas.
Regime A: Avaliação Periódica
- Quizzes semanais (25%)
- Teste intermédio (25%)
- Trabalho de grupo e apresentação (25%)
- Teste final (25%)
Nota mínima: 8 valores em cada um destes quatro momentos de avaliação.
Regime B: Avaliação Final - Exame Final (100%)
Title: Blanchard, Olivier (2021), Macroeconomics. 8th Edition. Pearson, Addison-Wesley.
Authors:
Reference:
Year:
Title: Myatt, T. (2022). The Macroeconomics Anti-Textbook: A Critical Thinker’s Guide. Bloomsbury.
Louçã, F. & Mortágua, M. (2021). Manual de Economia Política. Bertrand.
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Authors:
Reference:
Year:
Macrossociologia
(a) Aquisição de conhecimentos teóricos básicos nos planos da macro e mesossociologia ; (b) aquisição de competências básicas de utilização analítica dos principais conceitos e enunciados construídos no âmbito da macro e mesossociologia; (c) aquisição de competências básicas de discussão crítica daqueles conceitos e enunciados.
1. Estrutura social
1.1 O conceito de estrutura social
1.2 Estrutura, sistema e estruturação
1.3 Os efeitos causais das estruturas
2. Estruturas materiais
2.1 Estrutura morfológica e diferenciação
2.2 Estrutura posicional e desigualdades
2.3 Socialização: posições e disposições
3. Estruturas culturais
3.1 Estruturas de regulação: instituições
3.2 Estruturas de significação: reportórios
3.3 Socialização: a estrutura incorporada
4. Poder e conflito
4.1 Poder interativo
4.2 Poder estrutural
4.3 O conflito
5. Organizações
5.1 O conceito de organização
5.2 Organização e diferenciação
5.3 Organização e poder
6. Mudança social
6.1 Mudança e evolução
6.2 Mudança e conflito
6.3 Mudança e integração
A avaliação periódica consta de três trabalhos: 1) Um trabalho individual sobre as teorias da estrutura social, nos domínios material e cultural; 2) Um trabalho individual sobre as teorias do poder e das organizações; 3) Um trabalho em grupo com apresentação oral sobre as teorias da mudança social. A classificação final é a média simples da classificação dos três trabalhos. A avaliação final consiste num exame individual de duas horas, correspondente ao mesmo nível de conhecimentos e competências em causa na avaliação periódica.
BibliografiaTitle: Scott, John (2001), Power, Cambridge, Polity.
Sztompka, Piotr (1993), The Sociology of Social Change, Oxford, Blackwell.
Turner, Jonathan H. (2010), Theoretical Principles of Sociology, vol. I: Macrodynamics, Nova Iorque, Springer.
Turner, Jonathan H. (2012), Theoretical Principles of Sociology, vol. III: Mesodynamics, Nova Iorque, Springer.
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Bourdieu, Pierre (1972), Esquisse d?Une Théorie de la Pratique, Précédé de Trois Études d?Ethnologie Kabyle, Genebra, Droz.
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Clegg, Stewart R. (1989), Frameworks of Power, Londres, Sage.
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Giddens, Anthony (1984), The Constitution of Society: Outline of the Theory of Structuration, Cambridge, Polity.
Lukes, Steven (1974), Power: A Radical View, Londres, Macmillan.
Martin, John Levi (2009), Social Structures, Princeton, Princeton University Press
Nisbet, Robert A. (1969), Social Change and History: Aspects of the Western Theory of Development, Nova Iorque, Oxford University Press.
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Parsons, Talcott (1963), ?On the concept of political power?, Proceedings of the American Philosophical Society, 107 (3), pp. 232-62.
Parsons, Talcott (1969 [1966]), Sociedades: Perspectivas Evolutivas e Comparativas, São Paulo, Livraria Pioneira Editora.
Poggi, Gianfranco (2001), Forms of Power, Cambridge, Polity Press.
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Skocpol, Theda (org.) (1984), Vision and Method in Historical Sociology, Cambridge, Cambridge Univiversity. Press.
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Wright, Erik Olin (1997), Class Counts: Comparative Studies in Class Analysis, Cambridge University Press.
Authors:
Reference:
Year:
Teoria Política: Contemporâneos
Esta cadeira tem como primeiro objectivo leccionar e debater a literatura contemporânea sobre teoria política, destacando a sua especificidade conceptual e interrogações primordiais face à teoria política de outras épocas históricas. O segundo objectivo da cadeira é confrontar as abordagens existentes neste campo disciplinar com desenvolvimentos do mundo real. Terceiro, procurar-se-á distinguir e explicar os principais argumentos das diversas teorias políticas, comparando-as entre si. Uma ideia geral subjacente a esta cadeira é providenciar aos alunos bases sólidas da literatura contemporânea, assim como uma compreensão da natureza variável da teoria política contemporânea (sec. XX), também em comparação com a teoria política do passado.
1-Hegemonia e Revolução: António Gramsci
2-A rejeição do liberalismo e o conceito de ?Inimigo?: Carl Schmitt
3-A escola de Frankfurt I: Theodor Adorno e Max Horkheimer
4-A escola de Frankfurt II: Herbert Marcuse
5-Iluminismo e Liberalismo: Isaiah Berlin
6-Justiça e Igualdade I: John Rawls
7-Justiça e Igualdade II: Michael Walzer
8-O Conservadorismo: Michael Oakeshott
9-Religião e Democracia: Charles Taylor
10- Feminismo: Judith Butler
Avaliação 1ª época (avaliação contínua):
50% ensaio final (máx 1500 palavras, excluíndo bibliografia); 25% apresentação em aula sobre 1 dos 10 autores (grupos de 2 alunos, duração máxima de 15 minutos); 25% participação e assiduidade
Avaliação 2ª e 3ª época: exame final (duração 2 horas)
Title: Gramsci, A., António Gramsci, "Hegemony, Relations of Force, Historical Bloc", "The Art and Science of Politics", "Passive Revolution, Caesarism, Fascism", The Gramsci Reader. Selected Writings 1916-1935, New York University Press, 2000., 2000, null,
Carl Schmitt, The Concept of the Political, University of Chicago Press, 2007, pp. 19-80.
Theodor Adorno e Max Horkheimer, Dialectic of the enlightenment, Stanford University Press, 2002, capítulos 1, 4-5.
Herbert Marcuse, One-dimensional Man, Routldge, 2006, capítulos 1-4, 9-10.
Isaiah Berlin, "Historical Inevitability", "Two concepts of Liberty", em Liberty, Oxford University Press, 2002.
John Rawls, A Theory of Justice, Harvard University Press, 1999, capítulos 1-3.
Michael Walzer, Spheres of Justice, Basic Books, 1984, capítulos 1, 12-13.
Michael Oakeshott, "Rationalism in Politics? , On being conservative", em Rationalism in Politics and other Essays, Methuen, 1962.
Charles Taylor, A Secular Age, Harvard University Press, 2007, capítulos 1, 4, 20.
Judith Butler, Problemas de Género - Feminismos e subversão da identidade, 2017, null,
Authors:
Reference:
Year:
Econometria
No final da unidade curricular, o aluno deverá ter atingido os seguintes objetivos de aprendizagem (OA):
OA1. Especificar, estimar e interpretar modelos de regressão linear;
OA2. Conhecer os principais problemas de especificação para diferentes tipologias de dados;
OA3. Escolher e utilizar os modelos, métodos e testes econométricos mais adequados.
OA4. Ter autonomia, trabalhar com packages econométricos e saber quais as principais aplicações econométricas para casos micro ou macroeconómicos.
P1. Modelo de Regressão Linear
P1.1 – Introdução e motivação
P1.2 – Pressupostos
P1.3 – Interpretação e Inferência
P1.4 – Colinearidade e Heterocedasticidade
P1.5 – Exercícios e aplicações
P2. Regressão Linear com informação Qualitativa
P2.1 Variáveis Dummy
P2.2 Interacções com variáveis dummy
P2.3 Interpretação
P2.4 – Exercícios e aplicações
P3. Regressão Linear com séries temporais
P3.1 A natureza dos dados de series temporais
P3.2 Exemplos de regressões com series temporais
P3.3 Tendência e sazonalidade
P3.4 Autocorrelação
P3.5 Modelos dinamicamente completos
P3.6 Modelo autorregressivo
P3.7 – Exercícios e aplicações
P4. Introdução à avaliação de impacto.
A aprovação na disciplina realiza-se por avaliação periódica ou exame final.
1. Avaliação periódica:
Elementos de avaliação: trabalho de grupo (40% da nota); Teste individual (60% da nota).
Critérios para aprovação: (i) média ponderada mínima de 10 valores; (ii) nota mínima em cada elemento de avaliação de 7,5 valores
2. Exame final: Prova escrita individual (100% da nota).
Title: Wooldridge, J.M. (2019), "Introductory Econometrics: a Modern Approach", 7ª Ed., Cengage Learning, inc.
Authors:
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Title: Baltagi, B.H. (2011), Econometrics, 5ª Ed., Springer.
Gujarati, D.N., D.C. Porter (2009), "Basic Econometrics", 5ª Ed., McGraw-Hill.
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Johnston, J., J. Dinardo (2001), "Métodos Econométricos", 4ª Ed., McGraw-Hill.
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Koop, G. (2013), "Analysis of Economic Data", 4ª Ed., John Wiley & Sons.
Oliveira, M.M., L.D. Santos, N. Fortuna (2011), "Econometria", Escolar Editora.
Stock, J.H., M.W. Watson (2010), "Introduction to Econometrics", 3ª Ed., Addison-Wesley.
Authors:
Reference:
Year:
Estados e Mercados
OA1. Compreender das principais visões sobre o Estado e os mercados
OA2. Mobilizar conhecimentos teóricos na análise da intervenção dos Estados na resolução de problemas concretos
OA3. Construir uma argumentação própria
OA4. Trabalhar em equipa, com vista à prossecução de projectos comuns
OA5. Comunicação de forma eficaz de forma oral e escrita
1. Estado e mercado no pensamento económico
2. Justificações para a intervenção do Estado na teoria neoclássica
3. Perspectivas estruturalistas
4. Pensamento (neo)liberal
5. Perspectivas institucionalistas
6. Perspectivas evolucionistas
7. Perspectivas Keynesianas e Pos-keynesianas
8. Economia comportamental
9. O Estado em Portugal: política conjuntural
10. O Estado em Portugal: política estrutural
Avaliação periódica
- Preparação e participação no debate temático (30%)
- Participação nos fóruns online (30%)
- Prova escrita individual (40%)
Nota: a avaliação periódica exige uma classificação mínima de 8 valores nos três momentos de avaliação referidos
Avaliação por exame:
- Prova escrita individual (100%)
Title: Chang, Ha-Joon (2016). Economia: Guia do Utilizador. Lisboa: Clube do Autor.
Trigo Pereira, Paulo; José Carlos Gomes Santos; Manuela Arcanjo e António Afonso (2016). Economia e Finanças Públicas (5ª Edição - Revista e Actualizada). Escolar Editora.
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Authors:
Reference:
Year:
História do Capitalismo e da Democracia
O estudante que complete com sucesso esta UC será capaz:
OA1. Identificar correctamente as principais etapas da evolução do capitalismo e da democracia;
OA2. Relacionar as principais transformações políticas com as mudanças económicas - e vice versa
OA3. Identificar as principais ideologias politico-económicas e o contexto em que emergiram
OA4. Dominar os principais conceitos da UC e saber aplicá-los na exposição oral e escrita
P0. Capitalismo e democracia: definições e modelos
P1. As revoluções industrial e francesa (1750-1815)
P2. O período da supremacia britânica (1815-1870)
P3. A globalização da era liberal (1870-1914)
P4. O período entre as duas guerras mundiais (1914-1945)
P5. A era do crescimento e da descolonização (1945-1973)
P6. A globalização neoliberal (1973-...?)
P7. Capitalismo e democracia: contradição ou complementaridade
Avaliação contínua: [i] Trabalho escrito individual (50%, 0-10 valores), [ii] Apresentação individual sobre o trabalho em curso e documento escrito de preparação da mesma (25%, 0-5 valores), [iii] Participação nas aulas (25%, 0-5 valores). Para serem aprovados os alunos têm de obter uma nota mínima em cada elemento de avaliação (2,5 valores nos elementos [i] e [ii], 5 valores no elemento [iii]).
Avaliação final: Prova escrita individual (100%).
Title: Lachmann, R. (2010). States and power. Polity.
Frieden, Jeffry A. (2006). Global Capitalism: Its Fall and Rise in the Twentieth Century. Nova Iorque: W. W. Norton.
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Hobsbawm, E. 1989. The Age of Empire 1875-1914. Nova Iorque: Vintage Books.
Hobsbawm, E. 1975. The Age of Capital 1848-1875. Londres: Abacus.
Hobsbawm, E. 1962. The Age of Revolution 1789-1848. Nova Iorque: Vintage Books.
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Authors:
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Year:
Sistemas Políticos Comparados
1. Desenvolver um entendimento da área disciplinar de Política Comparada
2. Compreender as características dos Regimes Democráticos e Autoritários
3. Desenvolver conhecimento acerca das principais abordagens em política comparada
4. Desenvolver conhecimento acerca das principais instituições e atores
5. Desenvolver conhecimento detalhado do sistema político português no contexto Europeu
1. Método em Política Comparada
2. Democracia e Autoritarismo
3. Instituições e Atores
- Sistema de Partidos e Sistema Eleitoral
- Clivagens, Comportamento Eleitoral e Participação
- Presidencialismo, Semi-Presidencialismo e Parlamentarismo
- Governos
4. Portugal e o Sul da Europa no Contexto Europeu
1) A avaliação periódica faz-se em quatro momentos ao longo do semestre:
1. Trabalho autónomo (20%)
2. Ensaio escrito em aula (25%)
3. Apresentação em grupo sobre tópicos relacionados com Portugal (25%)
4. Teste final (30%)
Se alguma das notas na avaliação periódica for abaixo de 8, os estudantes terão de ir a exame.
2) Exame final para quem reprove na avaliação periódica ou opte por esta opção (100%).
Title: Dahl, R. (2000). Democracia. Lisboa: Temas e Debates.
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Fernandes, J., Magalhães, P., e Costa Pinto, A. (2023). O Essencial da Política Portuguesa. Lisboa: Tinta da China.
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Authors:
Reference:
Year:
Sociologia da Globalização
(a) Aquisição de conhecimentos básicos sobre os principais conceitos e teorias no domínio da sociologia da globalização; (b) aquisição de conhecimentos básicos sobre as temáticas da globalização no mundo contemporâneo; (c) desenvolvimento de competências básicas de acionamento analítico e discussão crítica daqueles conceitos e teorias.
1. Globalização e sistema-mundo
1.1 Sistema-mundo e capitalismo
1.2 O desenvolvimento desigual
1.3 Centro, periferia e semiperiferia
2. O que é a globalização?
2.1 Globalização e modernidade
2.2 Propriedades da globalização
2.3 Globalização como projeto
3. A globalização económica
3.1 Redes económicas transnacionais
3.2 Empresas transnacionais e estados nacionais
3.3 Padrões de mudança
4. A globalização política
4.1 A difusão do estado-nação
4.2 Ordem internacional político-militar
4.3 A governança global
5. A globalização cultural
5.1 A difusão cultural
5.2 Processos de desterritorialização
5.3 Globalização e reflexividade
6. Globalização e desenvolvimento
6.1 Globalização e pobreza
6.2 Globalização e desigualdades
6.3 Globalização e ambiente
A avaliação periódica consta de três trabalhos individuais: 1) teorias da globalização; 2) dimensões da globalização; 3) sobre as relações entre globalização e desenvolvimento. A classificação final é a média simples da classificação dos três trabalhos. A avaliação final consiste num exame individual de duas horas, correspondente ao mesmo nível de conhecimentos e competências em causa na avaliação periódica.
BibliografiaTitle: Scheuerman, William (2018), ?Globalization?, em Edward N. Zalta (org.), The Stanford Encyclopedia of Philosophy (Winter 2018 Edition). https://plato.stanford.edu/archives/win2018/entries/globalization/
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Authors:
Reference:
Year:
Leituras em Política, Economia e Sociedade I
O estudante que complete com sucesso esta UC será capaz:
OA1. Conhecer alguns dos principais contributos dos autores tratados nas aulas
OA2. Relacionar diferentes autores, conceitos e teorias
OA3. Dominar os principais conceitos e teorias tratados e saber aplicá-los na exposição oral e escrita
1. Smith, A Riqueza das Nações (1776)
2. Alexis de Tocqueville, Democracia na America (1835)
3. F. List, The Sistema Nacional de Economia Política (1841)
4. J.S. Mill, Sobre a Liberdade (1859)
5. K. Marx, O Capital (1867)
6. É. Durkheim, A Divisão do Trabalho Social (1893)
7. T. Veblen, Teoria da Classe Ociosa (1899)
8. G. Simmel, A Filosofia do Dinheiro (1900)
9. M. Weber, Economia e Sociedade (1922)
10. G. H. Mead, Mind, Self, and Society (1934)
Avaliação contínua: Ensaio individual (60%), Documento escrito para preparação de debate: (25%), Apresentação e participação nos debates em aula (15%). Para serem aprovados os alunos têm de obter uma nota mínima de 10 valores em cada elemento de avaliação.
Avaliação final: Prova escrita individual (100%).
Title: 10. G. H. Mead, Mind, Self, and Society (1934)
9. M. Weber, Economia e Sociedade (1922)
8. G. Simmel, A Filosofia do Dinheiro (1900)
7. T. Veblen, Teoria da Classe Ociosa (1899)
6. É. Durkheim, A Divisão do Trabalho Social (1893)
5. K. Marx, O Capital (1867)
4. J.S. Mill, Sobre a Liberdade (1859)
3. F. List, The Sistema Nacional de Economia Política (1841)
2. Alexis de Tocqueville, Democracia na America (1835)
1. Smith, A Riqueza das Nações (1776)
Authors:
Reference:
Year:
Métodos de Pesquisa em Ciências Sociais
(a) Aquisição de conhecimentos sobre o lugar dos métodos na investigação em ciências sociais. (b) Aquisição de conhecimentos e de competências de utilização dos principais métodos de pesquisa em ciências sociais. (c) Aquisição de conhecimentos e de competências de utilização dos modos de combinação de métodos extensivos e intensivos na pesquisa em ciências sociais.
1. O processo de investigação
1.1 Questões metodológicas
1.2 Métodos e técnicas
2. Métodos extensivos
2.1 População e amostragem
2.2 Inquérito por questionário
2.3 Indicadores estatísticos
3. Métodos intensivos
3.1 Entrevistas e histórias de vida
3.2 Observação e pesquisa de terreno
3.3 Análise de fontes documentais
4. Métodos combinados e e-pesquisa
4.1 Combinação de métodos extensivos e intensivos
4.2 Uso da internet na pesquisa em ciências sociais
O processo de avaliação tem duas componentes: (b) avaliação contínua da participação dos estudantes nas dicussões e exercícios; (b) avaliação periódica a realizar em dois testes, um sobre métodos extensivos, outro sobre métodos intensivos.
BibliografiaTitle: Silva, Augusto Santos, e José Madureira Pinto (orgs.) (1987), Metodologia das Ciências Sociais, Porto, Afrontamento.
Morin, Jean-Frédéric, Christian Olsson e Ece Özlem Atikcan (orgs.) (2021), Research Methods in the Social Sciences: An A-Z of Key Concepts, Oxford, Oxford University Press.
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Bertaux, Daniel (2016, 2020), As Narrativas de Vida, Lisboa, Mundos Sociais.
Authors:
Reference:
Year:
Tecnologia, Economia e Sociedade
O estudante que complete com sucesso esta UC será capaz de:
OA1. Identificar os principais temas e debates contemporâneos;
OA2. Analisar os temas e debates da atualidade de forma fundamentada;
OA3. Identificar as implicações da mudança tecnológica e da digitalização em termos económicos, sociais, culturais e ambientais;
OA4. Compreender o papel e a importância da tecnologia nos desafios das sociedades contemporâneas;
OA5. Explorar as fronteiras entre o conhecimento tecnológico e o conhecimento das ciências sociais;
OA6. Desenvolver formas de aprendizagem interdisciplinar e de pensamento crítico.
CP1. Debates XXI: mudança tecnológica e desafios societais contemporâneos.
CP2. Transição digital: significado e implicações.
CP3. Tecnologia, transformação social e desigualdades.
CP4. Ambiente e transições para a sustentabilidade.
CP5. Globalização, financeirização e desenvolvimento.
CP6. Capitalismo e democracia.
CP7. Migrações e multiculturalidade.
O processo de avaliação periódica compreende os seguintes elementos:
1. Preparação ao longo do semestre e apresentação em sala de um trabalho de grupo sobre mudança tecnológica e sociedade (40%).
2. Teste (60%).
A avaliação final compreende os exames de 1ª e 2ª época (100% da classificação).
Title: Pires, R. P.; Pereira, C.; Azevedo, J.; Vidigal, I., & Veiga, C. M. (2020). A emigração portuguesa no século XXI.?Sociologia, Problemas e Práticas, (94), 9-38
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Leituras em Política, Economia e Sociedade II
O estudante que complete com sucesso esta UC será capaz:
OA1. Conhecer alguns dos principais contributos dos autores tratados nas aulas
OA2. Relacionar diferentes autores, conceitos e teorias
OA3. Dominar os principais conceitos e teorias tratados e saber aplicá-los na exposição oral e escrita
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2. N. Elias, The Civilizing Process (1939)
3. J. Schumpeter, Capitalism, Socialism and Democracy (1942)
4. K. Polanyi, The Great Transformation (1944)
5. F. Hayek, The Road to Serfdom (1944)
6. R.K. Merton, Social Theory and Social Structure (1949|1968)
7. E. Goffman, The Presentation of Self in Everyday Life (1956)
8. Peter L. Berger e Thomas Luckmann (1966)
9. A. Hirschman, Exit, Voice, and Loyalty (1970)
10. M. Douglas, How institutions thinks (1986)
Avaliação contínua: Ensaio individual (60%), Documento escrito para preparação de debate: (25%), Apresentação e participação nos debates em aula (15%). Para serem aprovados os alunos têm de obter uma nota mínima de 10 valores em cada elemento de avaliação.
Avaliação final: Prova escrita individual (100%).
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N. Elias, The Civilizing Process (1939)
J. M. Keynes, General Theory of Employment, Interest and Money (1936)
Authors:
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Seminário de Projeto
(a) Aprender a definir o objeto de um projeto de pesquisa. (b) Aprender a fazer uma revisão da literatura. (c) Aprender a fazer as escolhas metodológicas e técnicas necessária à concretização do projeto. (d) Aprender a elaborar, apresentar e discutir um projeto de pesquisa.
1. Definição
1.1 Formulação do problema e definição de objetivos
1.2 Conceptualização, operacionalização e observação
1.3 Ética na pesquisa social
2. Referências
2.1 Pesquisa bibliográfica
2.2 Revisão da literatura
2.3 Pesquisas de referência
3. Metodologia
3.1 Fontes e dados
3.2 Métodos e técnicas de recolha de dados
3.3 Métodos e técnicas de tratamento de dados
4. Proposta
4.1 Projetos de investigação e projetos aplicados à resolução de problemas
4.2 Organização e escrita do projeto
4.3 Apresentação e discussão pública do projeto
O processo de avaliação tem duas componentes: (a) avaliação da participação dos alunos nas discussões dos projetos (30%); (b) avaliação final do projeto de pesquisa (70%).
BibliografiaTitle: Creswell, John W., e J. David Creswell (2018), Research Design: Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods Approaches, 5.ª ed., Londres, Sage.
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Optativas recomendadas
Para além das UC's identificadas no plano de estudos, tratando-se de optativas de escolha livre, os estudantes poderão também optar por frequentar um conjunto muito vasto de unidades curriculares em funcionamento nas várias licenciaturas oferecidas pelo Iscte.
Objetivos
Os objetivos gerais desta licenciatura são:
Proporcionar aos estudantes compreensão teórica e empírica, competências analíticas e técnicas, e capacidades interativas e críticas nas áreas da Ciência Política, da Economia e da Sociologia;
Fornecer um sólido conhecimento científico, atualizado ao nível conceptual e instrumental;
Permitir autonomia na aprendizagem ao longo da vida;
Proporcionar competências transversais que permitam uma adaptação efetiva a um mundo em mudança e uma elevada empregabilidade num amplo leque de escolhas profissionais;
Promover práticas pedagógicas que possibilitem o desenvolvimento de competências comportamentais e relacionais tais como o trabalho em equipa, comunicação e autonomia no trabalho.
1. Comunicar eficazmente por escrito
1.1 Fornecer explicações de uma forma clara e lógica a públicos específicos;
1.2 Resumir ideias e conclusões de forma eficaz.
2. Comunicar oralmente de forma eficaz
2.1 Descrever oralmente os assuntos de uma forma estruturada e clara.
3. Trabalhar em equipa
3.1 Demonstrar aptidão para discutir ideias, resolver diferenças e estabelecer consensos.
4. Analisar e sintetizar a realidade social, económica e política
4.1 Identificar e replicar os principais pontos abordadas pelas teorias políticas, económicas e sociais contemporâneas;
4.2 Aplicar técnicas estatísticas e matemáticas básicas para analisar a realidade social.
5. Saber desenvolver opinião crítica em assuntos políticos, económicos e sociais
5.1 Entender as controvérsias sobre os modelos e técnicas empregues nas ciências sociais.
Acreditações