Acreditações
Período de aulas
Propinas estudantes UE (2023/2024)
Propinas estudantes fora da UE (2023/2024)
Plano de Estudos para 2023/2024
Unidades curriculares | Créditos | |
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1º Ano | ||
Fundamentos de Programação
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Matemática Aplicada
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Noções de Saúde Humana
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Psicologia Social da Saúde
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Trabalho, Organizações e Tecnologia
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Algoritmia e Estrutura de Dados
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Complementos de Matemática Aplicada
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Planeamento e Gestão de Projetos
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Sistema de Saúde
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Apresentações em Público com Técnicas Teatrais
2.0 ECTS
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Competências Transversais | 2.0 |
Introdução ao Design Thinking
2.0 ECTS
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Competências Transversais | 2.0 |
Trabalho Académico com Inteligência Artificial
2.0 ECTS
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Competências Transversais | 2.0 |
2º Ano | ||
Bases de Dados e Gestão de Informação
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Empreendedorismo e Inovação I
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Estatística e Probabilidades
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Fundamentos de Análise de Dados
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Gestão de Organizações de Saúde
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Sistemas de Informação em Saúde
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Empreendedorismo e Inovação II
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Dados de Saúde
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Introdução à Cibersegurança
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Sistemas de Informação Analíticos
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
3º Ano | ||
Inteligência Artificial na Saúde
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Projeto Aplicado de Tecnologias Digitais e Saúde I
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Tecnologia, Economia e Sociedade
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Logística Digital em Contexto Hospitalar
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Tecnologias Assistivas e Tele-Saúde
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Projeto Aplicado de Tecnologias Digitais e Saúde II
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Optativas
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Optativas
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Optativas
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Optativas
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A unidade curricular Fundamentos de Programação tem como principal objetivo dotar os estudantes de pensamento lógico e estruturado na resolução de problemas de complexidade intermédia utilizando uma linguagem de programação (Java ou Python).
ProgramaCP1. Introdução à programação: Sequência lógica e instruções, Entrada e saída de dados, Constantes, variáveis e tipos de dados, Operações lógicas, aritméticas e relacionais, Estruturas de controlo
CP2. Procedimentos e funções
CP3. Referências e parâmetros
CP4. Ambientes integrados de desenvolvimento
CP5. Sintaxe da linguagem de programação
CP6. Objetos e classes de objetos
CP7. Vetores e matrizes
CP8. Invocação e recursividade
CP9. Manipulação de ficheiros
A UC não tem avaliação por exame.Época 1:A1. Tarefas de programação validadas pelos docentes (10%), nota mínima 9,5A2. Projeto Individual com discussão (40%), nota mínima 8,5A3. Projeto em Grupo com discussão (50%), nota mínima 8,5Época 2:AE2. Projeto individual com discussão (100%), nota mínima 9,5Época especial:AEE2: Projeto individual com discussão (100%), nota mínima 9,5
BibliografiaWanda Dann, Stephen Cooper, & Randy Pausch, "Learning to Program with Alice!, 2011. ISBN: 978-0132122474Y. Daniel Liang, "Introduction to Java Programming", 8th Ed. Prentice-Hall, 2011. ISBN: 0-13-21079-3. João P. Martins, Programação em Python: Introdução à programação com múltiplos paradigmas, IST Press, 2015. ISBN: 9789898481474. Kenneth Reitz, Tanya Schlusser, The Hitchhiker's Guide to Python: Best Practices for Development, 1st Edition, 2016, ISBN-13: 978-1491933176, https://docs.python-guide.org/Eric Matthes, Python Crash Course, 2Nd Edition: A Hands-On, Project-Based Introduction To Programming, No Starch Press,US, 2019, ISBN-13 ‏ : ‎ 978-1593279288John Zelle, Python Programming: An Introduction to Computer Science, Franklin, Beedle & Associates Inc, 2016, ISBN-13 ‏ : ‎ 978-1590282755
Bibliografia OpcionalJoão Pedro Neto, Programação, Algoritmos e Estruturas de Dados, Escolar Ed., 3ª Edição, 2014. ISBN: 9789725924242David Beazley, Brian Jones, Python Cookbook: Recipes for Mastering Python 3, O'Reilly Media, 2013, ISBN-13 ‏ : ‎ 978-1449340377
Pretende-se com esta unidade curricular fornecer os conhecimentos em cálculo diferencial, cálculo matricial e estatística essenciais à abordagem de conteúdos prioritários em outras unidades curriculares e ao desenvolvimento de raciocínio matemático, clareza de linguagem e capacidade de cálculo em contexto de aprendizagem baseada em problemas (problem-based learning). A resolução de problemas e outras atividades de aplicação dos conteúdos são contextualizadas em temas dos cursos de forma a potenciar a aquisição de competências práticas; contribuem ainda para o desenvolvimento de diversas capacidades intelectuais, que são fundamentais a uma so?lida formac?a?o individual. É dada maior enfase à escolha de problemas na área da otimização.
Programa1.Conceito de função. Funções elementares em R. Tipo de funções. Operações entre funções. Funções logarítmicas e trigonométricas inversas
2.Limite de uma função num ponto. Continuidade num ponto. Retas assíntotas.
3.Derivada num ponto e reta tangente. Regras de derivação. Problemas de otimização
4.Derivada da função composta - regra da cadeia. Derivada da função inversa.
5.Aproximações linear de Taylor e ordem superior
6.Resolução de sistemas de equações lineares. Matrizes e operações. Inversa de uma matriz. Determinante de matrizes quadradas e propriedades. Transformações lineares
7.Espaço vetorial real. Produto interno. Paralelismo e perpendicularidade
8.Estatística descritiva. Frequências. Medidas de localização. Parâmetros de dispersão. Correlação
9.Cálculo de probabilidades
10.Variáveis quantitativas e qualitativas em estatística. Distribuições de probabilidade
11.Estatística inferencial. Estimação. Intervalos de confiança
12.Testes de hipóteses
Aprovação com classificação não inferior a 10 valores numa das modalidades seguintes: - Avaliação periódica: 4 minitestes realizados em aula com duração aproximada de 15 min (4*10%) + Teste a realizar na data do primeiro exame (40%) + trabalho prático em Python realizado em grupos de 2-3 alunos(20%), ou- Avaliação por Exame (80%), em qualquer uma das épocas de exame, onde o trabalho prático (acima referido) mantem o peso de 20%.
Bibliografia[1] Stewart, J. (2013). Ca?lculo, Vol I, Cengage Learning, (7a Ed.) [2] Cabral I., Perdigão, C. e Saiago, C. (2018). Álgebra Linear: Teoria, Exercícios Resolvidos e Exercícios Propostos com Soluções, Escolar Editora[3] Silvestre, A.L. (2007). Ana?lise de Dados e Estati?stica Descritiva. Lisboa: Escolar Editora [4] Reis, E., Andrade, R., Calapez, T. e Melo, P. (2015). Estatística Aplicada, vol.1 (6a Ed.), Edições Silabo [5] Hanselman, D., Littlefield B. and MathWorks Inc. (1997). The Student Edition of MATLAB, 5th Version, Prentice-Hall[6] Materiais científico-pedagógicos (slides, notas de desenvolvimento, código e pseudo código, fichas de exercícios e problemas) disponibilizados pela equipa docenteScientific-pedagogical materials (slides, lectures, code and pseudo code, exercise sheets, problems) provided by the teaching team.
Bibliografia Opcional[1] Campos Ferreira, J. (2018). Introdução à Análise Matemática, Fundação Calouste Gulbenkian[2] Krishnan, V. (2015). Probability and Random Processes, Wiley [3] Goldstein, L. (2011). Matemática Aplicada ? Economia. Administração e Contabilidade, (12a edição) Editora Bookman [4] Strang, G., (2007) Computational Science and Engineering, Wellesley-Cambridge Press.
Introduzir os estudantes a uma visão generalista de aspetos de anatomia, fisiologia, fisiopatologia e algumas noções da abordagem médica (diagnóstico, tratamento e seguimento) de forma a demonstrar aqueles que são essenciais e aqueles que podem ir evoluindo com aplicação de tecnologias (digitais) na interação com indivíduos saudáveis e/ou doentes.
ProgramaEsta UC detém os seguintes conteúdos programáticos (CPs):
CP1. Noções elementares de anatomia, fisiologia e fisiopatologia
CP2. Semiologia e algoritmia diagnóstica.
CP3. Doenças-modelo (Demência, DPOC, Diabetes Mellitus, Cancro da Mama)
Estão previstas duas formas de avaliação da UC: avaliação periódica e exames final.Avaliação periódica:- Realização de trabalho de grupo (30%); - Apresentação de trabalho de grupo (20%); - Participação nas aulas (10%); - Teste escrito (40%)A nota mínima para validação da avaliação em todos os componentes é de 8 valores.Exames final: prova escrita individual (100%)
BibliografiaR. Seeley Rod; Anatomia & Fisiologia (2003) (6ª ed.). ISBN: 972-8930-07-0
Bibliografia OpcionalLéon Perlemuter (2003) (2ª ed) Anatomia e Fisiologia para Cuidados de Enfermagem LusodidaticaBoron, W. F., & Boulpaep, E. L. (2017). Medical Physiology (3rd ed.). Cooper, G. M. (2019). The cell: A molecular approach (8th ed.). Oxford University Press.Kumar, A., Abbas, A. K., & Jon, C. (2020). Robbins and Cotran Pathologic Basis of Disease (10th ed.). ElsevierGuimarães, S., Garrett, J., & Osswald, W. (2014). Terapêutica medicamentosa e suas bases farmacológicas: Manual de Farmacologia e Farmacoterapia. Porto Editora.Brunton, L. L., In Knollmann, B. C., & In Hilal-Dandan, R. (2018). Goodman & Gilman's: The Pharmacological Basis of Therapeutics (13th ed.). McGraw Hill.
A Unidade Curricular pretende dotar os alunos dos conceitos e quadros teóricos da Psicologia Social da Saúde e da Psicologia das Tecnologias da Comunicação que possibilitam uma abordagem psicossocial aos fenómenos e resultados em saúde considerando o papel específico das tecnologias da comunicação. Deste modo, visa sensibilizar os alunos e dotá-los de competências ao nível da avaliação das potencialidades e limitações das tecnologias da comunicação na promoção da saúde nos indivíduos, grupos e comunidades.
ProgramaConteúdos Programáticos(CP):
CP1Introdução à Psicologia Social da Saúde(PSS)
CP1.1O campo disciplinar da PSS
CP1.2Diferentes níveis de análise e intervenção em PSS: individual, interpessoal, grupo / comunidade
CP1.3Avaliação e intervenção em saúde na PSS
CP2Introdução à Psicologia das Tecnologias da Comunicação(PTC)
CP2.1Ocampo disciplinar da PTC
CP2.2Teorias contemporâneas na PTC
CP3 Adoção e Uso de Tecnologias da Comunicação
CP3.1A Psicologia da Difusão e Aceitação da Tecnologia
CP3.2Exposição seletiva no contexto das tecnologias da comunicação
CP3.3Respostas Psicológicas à Tecnologia: Personalização, Interatividade e Navegabilidade
CP4.O papel da tecnologia na promoção de resultados positivos para a saúde
CP4.1O papel da Internet na informação, aconselhamento e confiança em saúde, e o envolvimento na saúde online
CP4.2Determinantes dos benefícios e custos das interações sociais em contexto online
CP4.3O papel do suporte mediado por computador na promoção da saúde
Resolução de entre 2 a 4 exercícios/analise de caso/desafios a pares (R)2 trabalhos de grupo baseado em projeto (TG1 + TG2) - Grupos de 3 alunos.1 apresentação oral/exposição escrita individual (A)Nota final = R*0,3 + TG1-2*0,5 + A*0,2Os alunos que não tiveram sucesso na avaliação periódica (mínimo 10 valores) submetem-se a exame de recurso a valer 100% da nota
BibliografiaBaum, A., Revenson, T.A., & Singer, J. (Eds.). (2012). Handbook of Health Psychology (2ª. ed.). NY: Psychology Press.Friedman, H. S. (Ed.). (2011). The Oxford Handbook of Health Psychology. NY: Oxford University Press.Ritterband, L., Wessells, D., Ingersoll, K., & Farrell-Carnahan, L. (2019). Technology-Assisted Interventions. In C. Llewellyn, S. Ayers, C. McManus, S. Newman, K. Petrie, T. Revenson, et al. (Eds.), Cambridge Handbook of Psychology, Health and Medicine (Cambridge Handbooks in Psychology, pp. 313-317). Cambridge: Cambridge University Press.Stephens, C (2008). Health Promotion: A Psychosocial Approach. NY: Open University Press.
Bibliografia OpcionalBartholomew, L. K. (2011). Planning health promotion programs: an intervention mapping approach. San Francisco: Jossey-Bass.Bull, S. (2010). Technology-based health promotion. Sage.DiClemente R. J., Crosby R. A., Kegler M. (2009). Emerging Theories in Health Promotion Practice and Research. (2nd edn). San Francisco: Jossey-Bass.Fertman C. I., Allensworth D. D. (2010). Health Promotion Programs: From Theory to Practice. New York: Society for Public Health Education. San Francisco: Jossey-BasFlicker, S., Maley, O., Ridgley, A., Biscope, S., Lombardo, C., & Skinner, H. A. (2008). e-PAR: Using technology and participatory action research to engage youth in health promotion. Action Research, 6(3), 285-303.Haslam, C, Jetten, J, Cruwys, T, Dingle, G, & Haslam, A (2018). The New Psychology of Health: Unlocking the Social Cure. London: Routledge.Kato, P.M., & Mann, T. (1996). Handbook of diversity issues in health psychology. New York : Plenum Press.Marston, H. R., & Hall, A. K. (2016). Gamification: Applications for health promotion and health information technology engagement. In Handbook of research on holistic perspectives in gamification for clinical practice (pp. 78-104). IGI Global.McKenzie, J.F., Neiger, B.L., Thackeray, R. (2012). Planning, Implementing, & Evaluating Health Promotion Programs: A Primer (6th edition). Benjamin CummingsStreet, R. L., Gold, W. R., & Manning, T. R. (Eds.). (2013). Health promotion and interactive technology: Theoretical applications and future directions. Routledge.Tse, M. M., Choi, K. C., & Leung, R. S. (2008). E-health for older people: the use of technology in health promotion. CyberPsychology & Behavior, 11(4), 475-479.
Esta Unidade Curricular visa desenvolver competências relacionadas com o impacto das transformações tecnológicas sobre as atividades económicas e o seu reflexo ao nível do mundo do trabalho e do emprego. Neste âmbito, inclui-se a abordagem ao modo como a digitalização da atividade económica influencia as dinâmicas de regulação e organização do trabalho ao nível macro, das organizações e dos indivíduos. Complementarmente, abordam-se as dimensões do emprego e da empregabilidade no âmbito da sociedade digital, analisando a problemática da transformação dos conteúdos dos empregos e, articuladamente, das novas qualificações e competências exigidas para a empregabilidade. Finalmente, contempla-se a abordagem e debate em torno dos desafios que se colocam nos processos de transição para o mercado de trabalho, as oportunidades associadas às dinâmicas de inovação e aos incentivos públicos que se lhe dirigem.
ProgramaCP1. Os instrumentos de regulação do mercado de trabalho e proteção no emprego
CP2. O impacto das tecnologias digitais nos mecanismos de regulação do mercado de trabalho e proteção no emprego
CP3. Formas de trabalho, vínculos e sustentabilidade do emprego e do rendimento
CP4. A transformação digital e os novos modelos das organizações
CP5. A globalização do mercado de trabalho e o teletrabalho: riscos e oportunidades
CP6. A sociedade digital e as atitudes face ao trabalho
CP7. Novas competências para a empregabilidade, a transição para o mercado de trabalho e o desenvolvimento de carreiras
CP8. A transformação do conteúdo dos empregos e a emergência de novas qualificações
CP9. A relação entre inovação, trabalho e emprego
CP10. Políticas públicas e instrumentos de apoio ao tecido empregador e ao emprego
CP11. Planeamento do desenvolvimento de competências e de carreira
Avaliação Periódica:- Minitestes (20%)- Trabalhos em Grupo (45%)- Ensaio individual (35%)Avaliação Final:- Através da realização de exame (100%).
BibliografiaAntunes, R (2013) Os Sentidos do Trabalho. Coimbra: Almedina. David H. 2015. "Why Are There Still So Many Jobs? The History and Future of Workplace Automation." Journal of Economic Perspectives, 29 (3): 3-30. Boland, T., & Griffin, R. (Eds.). (2015). The sociology of unemployment. Manchester University Press. Boreham, P; Thompson, P; Parker, R; Hall, R (2008), New Technology at Work. Londres: Routledge. Ferrera, M. ; Hemerijck, A. ; Rhodes, M. (2000). O Futuro da Europa Social - Repensar o Trabalho e a Protecção Social na Nova Economia. Oeiras: Celta Editora.Edgell, S., Gottfried, H., & Granter, E. (Eds.). (2015). The Sage Handbook of the sociology of work and employment.Eichhorst, W. e Rinne, U. (2018) ?Promoting youth employment in Europe: Evidence-based policy lessons. In: Malo, M. e Mínguez, A. (eds) European Youth Labour Markets: Problems and Policies?, Cham: Springer, pp. 189-204.Freire, J; Rego, R e Rodrigues, C (2014) Sociologia do Trabalho. Um aprofundamento. AfrontamentoKovács, I, coord. (2014). Temas Actuais da Sociologia do Trabalho e da Empresa. Coimbra: Almedina.
Bibliografia OpcionalAuer, Peter (2005), "Protected mobility for employment and decent work: Labour market security in a globalised world", Employment Strategy Papers, Genéve: OIT. http://www-iloAuer, Peter (2007), "From job security to labour market security: flexi-curity for reducing labour market segmentation", comunicação à Conferência "Os desafios centrais da flexigurança", Presidência Portuguesa da União Europeia, Setembro 2007, Lisboa: MTSS. http://www.mtss.gov.pt/eu2007pt/preview_documentos.asp?r=382%20&m=PDF Benanav, A (2020), Automation and the Future of Work, London: Verso. Braverman, H., (1974), Labor and Monopoly Capital: The Degradation of Work in the Twentieth Century, New York, Monthly Review Press. Crawford, C (2021), The Atlas of AI. Power, Politics, and the Planetary Costs of Artificial Intelligence, Yale University Press.Dornelas, António (2008), Os trabalhos de Sísifo e o mundo do trabalho em Portugal?, in Cadernos de Ciências Sociais, nº 25-26, pp.55-95 Castells, Manuel (2005) A Era da Informação: Economia, Sociedade e Cultura. Lisboa. Fundação Caloust Gulbenkian.Freire, J (coord.) (2000). Atitudes face ao emprego, trabalho e tempo livre. Observatório do Emprego e Formação Profissional.Freire, J (2001) Sociologia do Trabalho: Uma Introdução. Porto: Afrontamento. Freire, J, Rego, R e Rodrigues, C (2014). Sociologia do Trabalho. Um aprofundamento. Porto: Afrontamento.Grint, K. (2005). The sociology of work: introduction. Polity Presshttps://www.ilo.org/global/publications/lang--en/index.html Grunwald, A. (2018). Technology Assessment in Practice and Theory. London: Routledge. Huws, U. (2019) Labour in Contemporary Capitalism, London, Palgrave.Kovács, I (org) (2005) Flexibilidade de Emprego. Oeiras: Celta. OIT (2020), As plataformas digitais e o futuro do trabalhoolti, R. (2011). An introduction to the sociology of work and occupations. Sage Publications
A UC de Algoritmos e Estruturas de Dados tem como principal objetivo dotar os alunos com conhecimentos aprofundados de técnicas de concepção e desenvolvimento de algoritmos e estruturas de dados, e introduzir a análise da complexidade e do desempenho dos algoritmos. São apresentados algoritmos de pesquisa e ordenação, baseados em estruturas de dados elementares, lineares ou hierárquicas, concebidas para suportar operações eficientes e viáveis do ponto de vista computacional.
"CP1. A estrutura de dados Union-Find
CP2. Análise de algoritmos
CP3: Estruturas de dados: pilhas, filas, listas, sacos
CP4: Ordenação elementar: selectionsort, insertionsort, shellsort
CP5: Ordenação avançada: mergesort, quicksort, heapsort
CP6. Complexidade dos problemas de ordenação
CP7: Filas com prioridade
CP8. Tabelas de símbolos elementares
CP9. Árvores de pesquisa binária
CP10. Árvores de pesquisa equilibradas
CP11. Tabelas de dispersão"
Época 1:Aval Periódica ou Exame FinalAval Periódica:2 Testes (90%)-teórica e prática.Média final mínima de 9,5, distribuído da seguinte forma:(45%) Teste 1:nota mínima 7,5 e (45%) Teste 2:nota mínima 7,5.10%-Tarefas de aplicação e demonstração de conhecimentosAval por Exame: 100%-Exame Final- teórica e práticaAvaliação por Exame na Época 1 se escolherem no início do semestre ou reprovarem na Aval PeriódicaÉpoca 2:100%-Exame-teórica e práticaÉpoca Especial:100%-Exame-teórica e prática
BibliografiaR. Sedgewick and K. Wayne, Algorithms, 4th edition, Addison-Wesley, 2012T. Cormen, C. Leiseron, R. Rivest, and C. Stein, Introduction to Algorithms, 3rd edition, MIT Press, 2009Para as licenciaturas Java: A. Rocha, Estruturas de Dados e Algoritmos em Java, FCA, 2011Para as licenciaturas Python: J. Vasconcelos, Python - Algoritmia e Programação Web, FCA, 2015
Bibliografia OpcionalPretende-se fornecer os conhecimentos em cálculo integral real e cálculo diferencial multivariável essenciais à abordagem de conteúdos em outras unidades curriculares. As capacidades a desenvolver incluem raciocínio lógico e abstracto e clareza de linguagem científica. Por serem indispensáveis à compreensão de processos reais, pretende-se ampliar os conhecimentos de séries e de funções com várias variáveis através de abordagens intuitivas de tipos numérico e gráfico. É usada a metodologia problem-based learning (PBL) como forma de desenvolver capacidades intelectuais que são fundamentais a uma sólida formação profissional em tomada de decisão e trabalho colaborativo. A resolução de problemas e outras atividades de aplicação dos conteúdos são contextualizadas em temas do curso de forma a potenciar a aquisição de competências práticas. É dada maior enfase à escolha de problemas na área da otimização.
ProgramaCP1 Sucessões. Monotonia. Majorantes e minorantes. Progressão geométrica.
CP2 Sucessões enquadradas. Convergência.
CP3 Séries numéricas, somas parciais e soma.
CP4 Critérios de convergência de séries de termos não-negativos.
CP5 Convergências simples e absoluta de séries alternadas. Critério de Leibniz.
CP6 Séries de potências e domínio de convergência.
CP7 Integral definido à Riemann. Teorema fundamental do cálculo e primitivas.
CP8 Integração por partes e mudança de variável. Decomposição em frações simples.
CP9 Aplicações do integral (área, comprimento, valor médio).
CP10 Integrais impróprios e convergência.
CP11 EDO de 1ª ordem linear.
CP12 Funções reais multivariável. Curvas de nível. Limites e continuidade.
CP13 Derivadas parciais num ponto e vetor gradiente. Aproximação linear, plano tangente e diferenciabilidade.
CP14 Derivada direcional. Regra da cadeia. Polinómios e série de Taylor.
CP15 Formas quadráticas em problemas de otimização.
Aprovação com classificação >= 10 valores numa das modalidades seguintes: - Avaliação periódica: Teste 1 (10%) + Teste 2 (15%) + Teste 3 (15%) + trabalhos práticos em Python (10%) + trabalhados resolvidos em aula (10%) + Teste Final (40%). A média dos 3 testes e a nota do teste final têm uma nota mínima de 8 valores (escala 1-20). Em caso de disparidade nas notas dos testes e teste final, há possibilidade de realização de orais.- Avaliação por Exame (100%), em qualquer uma das épocas:
Bibliografia[1] Stewart, J. (2013). Cálculo, Vol I, Cengage Learning, (7ª Ed.)[2] Campos Ferreira, J. (2018). Introdução à Análise Matemática, Fundação Calouste Gulbenkian[3] Lipsman, R.L., Rosenberg, J.M. (2018) Multivariable Calculus with MATLAB, Springer[4] Hanselman, D., Littlefield, B. and MathWorks Inc. (1997) The Student Edition of MATLAB, 5th Version, Prentice-Hall[5] Materiais científico-pedagógicos (slides, notas de desenvolvimento, código e pseudo código, fichas de exercícios e problemas) disponibilizados pela equipa docenteScientific-pedagogical materials (slides, lectures, code and pseudo code, exercise sheets, problems) provided by the teaching team.
Bibliografia OpcionalO objetivo da UC é desenvolver um projeto tecnológico com alinhamento no âmbito do Curso. Ao longo desta UC será estabelecido o contato com planeamento do projeto com as fases principais de análise de requisitos , desenvolvimento, testes parciais e testes finais e alterações. O contato com equipamento laboratorial e ferramentas é um dos objetivos para a concepção do projeto de software, hardware ou ambos.
ProgramaI. Introdução à inovação tecnológica de acordo com os eixos da Europa
II. Planeamento de um projeto tecnológico e as suas fases
III. Aspetos essenciais para o desenvolvimento de um projeto
IV. Definição de recursos materiais
V. Orçamento de um projeto
VI. Plano de Testes parciais e de conjunto
VII. Apresentação de um projeto tecnológico
VIII. Demonstração de projeto tecnológico
IX. Elaboração de Relatório Técnico
Avaliação periódica:- Realização de projeto em grupo: primeira apresentação: 30%; segunda apresentação e demonstração: 40%; relatório final: 30%; As apresentações, demonstração e defesa são em grupo.
BibliografiaTugrul U. Daim, Melinda Pizarro, e outros. (2014), Planning and Roadmapping Technological Innovations: Cases and Tools (Innovation, Technology, and Knowledge Management), Spinger.Lester A. (2017), Project Management Planning and Control, 7th edition, Elsevier Science & Technology.
Bibliografia OpcionalEsta unidade curricular introduz conhecimentos sobre o sistema de saúde e a forma como funcionam as principais organizações de saúde, sobretudo atenta à dinâmica da governança clínica e os seus desafios.
ProgramaEsta UC inclui os seguintes conteúdos programáticos (CPs):
CP1. 1. Gestão Clinica 1.1 Recursos humanos no sistema nacional de saúde. Dificuldades e desafio
CP2. 1.2 Ganhos de eficiência em saúde o que é que isso significa para os doentes/familias.;
CP3. 1.3 Value based health care e aplicação de metodologia Lean para a melhoria da eficácia em contextos de Clinical Governance;
CP4. Percurso do doente, transversalização da organização hospitalar VERSUS funcionamento em silos;
CP5. 2.Sistemas de saúde comparados: 2.1. Sistemas e politicas de SaúdeSegurança de dados e privacidade em tecnologias assistidas para a saúde;
CP6. 2.2. Ligação entre sistemas de saúde e necessiade de informatização, datificação e digitalização da relação entre sistema de saúde e o cidadão.
Resolução de entre 2 a 4 exercícios/analise de caso/desafios individuais (R)2 trabalhos de grupo (TG1 + TG2) - Grupos entre 4-6 alunos.1 apresentação oral/exposição escrita individual (A)Nota final = R*0,3 + TG1-2*0,5 + A*0,2Os alunos que não tiveram sucesso na avaliação periódica (mínimo 10 valores) submetem-se a exame de recurso a valer 100% da nota
BibliografiaLuís Campos, Margarida Borges, Rui Portugal (2009) Governação dos hospitais, Casa das Letras. Walshe K, Smith J (2016). Healthcare Management. Open University Press. McGraw-Hill Education. Beer M, Eisentat RA, Garvin DA et al (2011). HBR's 10 Must Reads on Change Management. Harvard Business Review Press. Lord Nigel Crisp et al. The Future for Health (2015) Fundação Calouste Gulbenkian ? in https://content.gulbenkian.pt/wp-content/uploads/2016/03/29204130/Full-Report-The-Future-for-Health.pdf Boyle, S. (2011), Health Systems in Transition: UK health system review Copenhagen, European Observatory on Health Systems and Policies, in http://www.euro.who.int/__data/assets/pdf_file/0004/135148/e94836.pdf
Bibliografia OpcionalJonathan Cylus, et al. Health Systems in Transition: United Kingdom Health System review Vol. 17 No. 5 2015. Copenhagen: European Observatory on Health Systems and Policies in http://www.euro.who.int/__data/assets/pdf_file/0006/302001/UK-HiT.pdfCaldwell, R. (2003), Models of change agency: a fourfold classification, British Journal of Management 14 (2), 131-142. IOM (1998) To Err is Human. National Academy PressIOM (2001) Crossing the quality chasm. National Academy PressBoyle, S. (2011), Health Systems in Transition: UK health system review Copenhagen, European Observatory on Health Systems and Policies, in http://www.euro.who.int/__data/assets/pdf_file/0004/135148/e94836.pdfJonathan Cylus, et al. Health Systems in Transition: United Kingdom Health System review Vol. 17 No. 5 2015. Copenhagen: European Observatory on Health Systems and Policies in http://www.euro.who.int/__data/assets/pdf_file/0006/302001/UK-HiT.pdf
Pretende-se com esta UC dotar os alunos com os princípios básicos dos sistemas de Informação e do seu papel nas organizações, e com conhecimentos sólidos nos sistemas de bases de dados suportados por modelos relacionais. O foco situa-se no desenhos conceptual e lógico relacional, nas interrogações à base de dados suportadas pela linguagem SQL e na administração de Sistemas de Gestão de Base de Dados ? SGBD.
ProgramaC1 Introdução aos Sistemas de Informação e ao seu papel nas organizações
C2 Introdução à Análise de Sistemas de Informação com linguagem UML: Introdução, análise de requisitos, modelos de dados, esquemas e diagramas UML
C3 Desenho de Base de Dados. Modelo Relacional: relações, atributos, chaves primárias, chaves estrangeiras, regras de integridade, optimizações e índices
C4 Normalização. Redundância e inconsistência de dados. Formas normais
C5 Linguagem SQL ? Variáveis de tabelas, operadores de conjuntos, querys simples, subqueries, operadores (SELECT, Insert, delete, update), views, índices, triggers, stored procedures e transações
C6 Introdução à administração de Sistemas de Gestão de Bases de Dados, SGBD
UC com Avaliação Periódica, não contemplando Exame Final. Presença obrigatória em 90% de todas as atividades da UC. Pesos da avaliação: - Trabalhos lab individuais, 80% obrigatórios (25%)- Projeto lab (grupo de 2), com discussão oral individual (50%)- 2 mini-testes de resposta múltipla (25%) Se reprova na época normal (< 10 val) o aluno acede ao exame de 1º ou 2ª épocas, valendo 50% da nota, sendo obrigatória a aprovação no Projeto em grupo ou a realização de um projeto individual (50%).
BibliografiaGouveia, Feliz. Bases de Dados ? Fundamentos e Aplicações ? 2ª Edição Aumentada - FCA, 2021Ramos, P, Desenhar Bases de Dados com UML, Conceitos e Exercícios Resolvidos, Editora Sílabo, 2ª Edição, 2007Elmasri Ramez, Navathe Shamkant, "Fundamentals Of Database Systems", 7th Edition, Pearson, 2016Michael Blaha, "UML Database Modeling Workbook", Technics Publications, LLC, 2014Nunes, O´Neill, Fundamentos de UML, FCA Editora de Informática, 3ª Edição, 2004C. J. Date, "SQL and Relational Theory: How to Write Accurate SQL Code", 3rd Edition, O'Reilly Media, 2011
Bibliografia OpcionalChurcher, Clare, Beginning Database Design: From Novice to Professional, 2nd Edition, Apress. 2012Damas, L. SQL - Structured Query Language, FCA Editora de Informática, 3ª Edição, 2017Date, C.J, SQL and Relational Theory: How to Write Accurate Code, O'Reilly, 2009Ramakrishnan, R., Gehrke, J. - Database Management Systems - 3ª edição, McGrawHill, 2003http://plsql-tutorial.com/W3School, SQL Tutorial, https://www.w3schools.com/sql/default.asp
O objetivo da UC é o desenvolvimento do espírito empreendedor dos alunos, e de oferecer ferramentas e mecanismos que lhes permitam transformar as suas ideias (ou de acordo com a proposta de uma empresa com protocolo com o ISCTE) num negócio de base tecnológica. Ao longo desta UC os alunos irão elaborar a sua ideia de negócio, efetuar alguns estudos de viabilidade da mesma, desenhar a sua proposta de valor (produto, processo ou serviço) e o respetivo modelo de negócios, desenvolver técnicas para comunicação da ideia (elevator pitch e presença) e desenvolver 30% de um protótipo viável da ideia proposta.
ProgramaI. Introdução ao Empreendedorismo; II. Técnicas de geração e discussão de ideias; III. Criação de Propostas de Valor; IV. Comunicação de ideias de negócio; V. Desenho de Modelos de Negócio; VI. Elaboração de Planos de Negócio; VII. Teste e avaliação de protótipos de produtos, processos e serviços; VIII. Análise de escalabilidade; IX. Internacionalização e comercialização; X. Fontes de financiamento
Processo de AvaliaçãoAvaliação periódica:- Realização de projeto em grupo: primeira apresentação: 30%; segunda apresentação: 30%; relatório final: 40%; As apresentações, demonstrações e defesa são em grupo.
BibliografiaMariotti, S., Glackin, C. (2015). Entrepreneurship: Starting and Operating A Small Business, Global Edition. Pearson; Dorf. R., Byers, T. Nelson, A. (2014). Technology Ventures: From Idea to Enterprise. McGraw-Hill Education; Burns, P. (2016). Entrepreneurship and Small Business. Palgrave Macmillan; Osterwalder, A., & Pigneur, Y. (2010). Business Model Generation: A Handbook for Visionaries, Game Changers, and Challengers. John Wiley & Sons; Osterwalder, A., & Pigneur, Y. (2014). Value Proposition Design: How to Create Products and Services Customers Want. John Wiley & Sons.
Bibliografia OpcionalA unidade curricular de Probabilidades e Estatística é uma unidade curricular introdutória. É esperado que os alunos desenvolvam a seguintes competências: i) identificar problemas estatísticos quando analisam um conjunto de dados; ii) apresentar os resultados duma análise estatística de forma clara de modo a que o leitor possa entender as conclusões e as premissas em que os resultados foram baseados.
Trata-se de um curso preparatório para a unidade curricular de Análise de Dados.
Conteúdos programáticos (CP):
CP1 - Noções de Estatística Descritiva: Tipos de variáveis. Tabelas de frequências e representações gráficas. Medidas de tendência central, de dispersão, de assimetria e de curtose.
CP2 - Conceitos da teoria das probabilidades: definições, axiomas, teorema da probabilidade total e fórmula de Bayes
CP3 - Variáveis aleatórias univariadas e bivariadas: funções massa e densidade de probabilidade, função distribuição, função probabilidade conjunta, valor esperado, variância, desvio padrão, covariância, correlação
CP4 - Distribuições discretas e contínuas: Uniforme discreta e contínua, Bernoulli, binomial, Poisson, Normal, Chi-Quadrado, t-Student and F-Snedecor
CP5 - Amostragem: noções básicas. Distribuições amostrais mais utilizadas
CP6 - Estimação pontual e por intervalos
CP7 - Testes de hipóteses: tipo de erros, nível de significância e p-values.
Os estudantes podem optar por Avaliação Periódica ou Exame Final.Avaliação Períodica:- duas atividades práticas ( em grupo de 2 alunos) com nota mínima de 10 valores (30%);- teste individual, com nota mínima de 8,5 valores (70%). A aprovação requer uma nota mínima ponderada de 10 valores.Exame Final: exame escrito que requer a nota mínima de 10 valores para aprovação.O teste individual e o Exame final serão realizados sem consulta de folhas de apoio, livros ou outros materiais, não sendo permitida a utilização de calculadoras gráficas nem de telemóveis; os formulários serão fornecidos pela equipa docente no momento da avaliação.
Bibliografia- Reis, E., P. Melo, R. Andrade & T. Calapez (2015) Estatística Aplicada (Vol. 1), 6ª ed., Lisboa: Sílabo. - Reis, E., P. Melo, R. Andrade & T. Calapez (2016) Estatística Aplicada (Vol. 2), 5ª ed., Lisboa: Sílabo.- Curto,J.D & Gameiro, F. -Excel para Economia e Gestão (2016), 4ª ed, Lisboa: Sílabo.- Kerns, G.J. (2011). IPSUR: Introduction to Probability and Statistics Using R., free copy available at https://www.semanticscholar.org/paper/Introduction-to-Probability-and-Statistics-Using-R-Kerns/b2a2c69237387b4c18871d3137667461ff8ea33f
Bibliografia OpcionalO objetivo desta unidade curricular é apresentar aos estudantes uma introdução aos diferentes passos na análise de dados de um projecto de Ciência dos Dados.
ProgramaCP1. Introdução à análise de dados.
CP2. Dados e formato dos dados.
CP3. O ciclo completo de dados.
CP4. Exemplo de problemas.
CP5. Introdução ao R
CP6. Recolha e tratamento de dados não estruturados.
CP7. Visualização de dados.
CP8. Modelação e diferentes tipos de problemas de aprendizagem.
CP9. Métodos de avaliação de modelos.
A Avaliação PERIÓDICA resulta de: 2 testes individuais (10% cada um), exame escrito (40%) e trabalho grupal em R (40%).A Avaliação em EXAME inclui: exame escrito (60%) e trabalho em R (40%).
BibliografiaTorgo Luís; Data mining with R. ISBN: 978-1-4398-1018-7 C. O'Neil, R. Schutt. 'Doing Data Science: Straight Talk from the Frontline'. O'Reilly. 2013
Bibliografia OpcionalAggarwal, C. C. 2015. Data mining: the textbook (Vol. 1). New York: springer.Han, J., Pei, J., & Tong, H. 2022. Data mining: concepts and techniques. Morgan kaufmann.P. Tattar, T. Ojeda, S. P. Murphy B. Bengfort, A. Dasgupta, Practical Data Science Cookbook, Second Edition. Packt Publishing. 2017Wickham, Hadley, and Garrett Grolemund. 2017. R for Data Science. O?Reilly Media.Wilke, Claus O. 2019. Fundamentals of Data Visualization. O'Reilly Media.P. Mathur, Machine Learning Applications Using Python: Cases Studies from Healthcare, Retail, and Finance. Apress. 2018.I. Foster, R. Ghani, R. S. Jarmin, F. Kreuter, J. Lane, Big Data and Social Science: A Practical Guide to Methods and Tools, 1st Edition. CRC Press, Chapman & Hall. 2016T. W. Miller, Marketing Data Science: Modeling Techniques in Predictive Analytics with R and Python. O'Reilly. 2015M. N. Jones, Big Data in Cognitive Science (Frontiers of Cognitive Psychology), Taylor & Francis, 2016F. Provost. Data Science for Business: What You Need to Know about Data Mining and Data-Analytic Thinking. O'Reilly. 2013 L. M. Chen, Z. Su, B. Jiang. Mathematical Problems in Data Science: Theoretical and Practical Method
Introduzir os estudantes à gestão das organizações e compreender as especificidades da gestão das organizações de saúde.
ProgramaCP 1. As unidades de serviços de saúde como organizações
CP 2. Teorias da gestão
CP 3. As funções da gestão
CP 4. Estruturas organizacionais do sector da saúde
CP5. Controlo de gestão nas organizações de saúde
Estão previstas duas formas de avaliação da UC: avaliação periódica e exames final.Avaliação periódica:- Realização de trabalho de grupo (30%); - Apresentação de trabalho de grupo (20%); - Participação nas aulas (10%); - Teste escrito (40%)A nota mínima para validação da avaliação em todos os componentes é de 8 valores.Exames final: prova escrita individual (100%)
BibliografiaManagement: using practice and theory to develop skills / David Boddy (2020, 8th edition) / Pearson
Bibliografia OpcionalJohnson, J.; Rossow, C. (2017). Health Organizations: Theory, Behavior, and Development. Jones & Bartlett Learning, LLC.Introduction to Management / John Schermerhorn Jr. and Daniel Bachrach (2020, 13th edition) / WileyJordan, H., J.C.Neves, e J.A.Rodrigues. O Controlo de Gestão - ao Serviço da Estratégia e dos Gestores, 10ª Ed. Lisboa, ÁREAS Ed., 2015.
O objetivo desta UC consiste em aprofundar uma visão ampla sobre sistemas de informação de forma geral e de forma mais concretizada ao sector da saúde. Nomeadamente entender que os sistemas de informação existem entre outras coisas para estruturar processos e permitir aquisição de dados sobre os mesmos. O contexto da saúde, e em particular dos Electronic Health Record dá a esta questão dimensões e apresenta questões particularmente complexas cujo entendimento é fundamental.
ProgramaEsta UC detém os seguintes conteúdos programáticos (CPs):
CP1. Modelação de processos de negócio em sistemas de informação (SI);
CP2. Arquitetura da Informação, noções de bases de dados (relacionais e outras) e de utilização de ferramentas de extração dados (ETL);
CP3. Arquitectura empresarial como ferramenta de ligação entre processos em saúde e sistemas e dados relacionados;
CP4. Sistemas de informação mais comuns no SNS e não-SNS;
CP5. Segurança e segração de informação no contexto da Saúde,
CP6. Equipas de sistemas de informação nas organizações de saúde;
CP7. Apoio dos SI na função de administração e na função clinica;
CP8. Modelos de maturidade e adopção digital em saúde (ex. HIMSS);
CP9. Fatores críticos de sucesso e matriz de implementação de um projecto, matriz de CRUD e RACI.
Resolução de entre 2-4 exercícios/analise de caso/desafios individuais (R) 2 trabalhos de grupo (TG1 + TG2) - Grupos entre 4-6 alunos.1 apresentação oral/exposição escrita individual (A)Nota final = R*0,3 + TG1-2*0,5 + A*0,2Os alunos que não tiveram sucesso na avaliação periódica (mínimo 10 valores) submetem-se a exame de recurso a valer 100% da nota.
BibliografiaSimha R. Magal e Jeffrey Word (2009) - Essentials of Business Processes and Information Systems;Rick Sherman (2014) - Business Intelligence Guidebook: From Data Integration to Analytics; Joey Blue (2014) - What is SQL? Database Learning Basics for Business Professionals, Managers, Accountants, Students, Business Analysts, Bloggers and More?;Rick Sherman (2014) - Business Intelligence Guidebook: From Data Integration to Analytics;A. White, Stephen; Miers , Derek (2008) - BPMN Modeling and Reference Guide - Future Strategies Inc;High, P. A. (2014), Implementing World Class IT Strategy: How IT Can Drive OrganizationalInnovation (1st ed), S.Francisco, CA: Jossey-Bass;Kim, W. C., & Mauborgne, R. (2005), Blue Ocean Strategy: How to Create Uncontested MarketSpace and Make Competition Irrelevant (1st ed), HBS Press;Peppard, J., & Ward, J. (2016), The Strategic Management of Information Systems: Building aDigital Health: A Framework for Healthcare Transformation White Paper, HIMSS;
Bibliografia OpcionalRobson, W. (1996), Strategic Management and Information Systems: An Integrated Approach,(2nd ed), FT Management;Bourgeois, D. T. (2014), Information Systems for Business and Beyond, S.l.: Lulu.comCollins, J. (2001), Good to Great: Why Some Companies Make the Leap and Others Don¿t (1sted), NY: HarperBusiness;
O objetivo da UC é desenvolver os 70% do protótipo viável (produto, processo ou serviço) da ideia proposta. Continuar a o desenvolvimento do espírito empreendedor dos alunos. Ao longo desta UC os alunos irão validar a sua ideia de negócio, efetuar alguns ajustes relativamente a: estudos de viabilidade da mesma, proposta de valor (produto, processo ou serviço) e o respetivo modelo de negócios e desenvolver técnicas para comunicação da ideia (elevator pitch e presencial) e desenvolver os restantes 70% de um protótipo viável da ideia proposta.
ProgramaI. Desenvolvimento da imagem do produto/serviço
II. Funcionalidades do produto/serviço
III. Plano de desenvolvimento
IV. Desenvolvimento do produto/serviço (web/mobile ou outro)
V. Revisão do plano de negócio
VI. Manutenção e gestão de produto/serviço
VII. Planos de certificação
VIII. Propriedade intelectual, patentes e documentação de suporte
IX. Principais aspetos para a criação de startup - jurídicos, contabilidade, registo, contratos, capital social, obrigações, impostos
Avaliação periódica:- Realização de projeto em grupo: primeira apresentação: 30%; segunda apresentação: 30%; relatório final: 40%; As apresentações, Demonstrações e Defesa são em grupo.
BibliografiaMariotti, S., Glackin, C. (2015). Entrepreneurship: Starting and Operating A Small Business, Global Edition. Pearson; Dorf. R., Byers, T. Nelson, A. (2014). Technology Ventures: From Idea to Enterprise. McGraw-Hill Education; Burns, P. (2016). Entrepreneurship and Small Business. Palgrave Macmillan; Osterwalder, A., & Pigneur, Y. (2010). Business Model Generation: A Handbook for Visionaries, Game Changers, and Challengers. John Wiley & Sons; Osterwalder, A., & Pigneur, Y. (2014). Value Proposition Design: How to Create Products and Services Customers Want. John Wiley & Sons.
Bibliografia OpcionalReferências complementares e textos de apoio serão disponibilizados pela equipa docente.
Esta unidade curricular procura trazer aos alunos conhecimentos sobre o tipo de equipamentos presentes numa unidade hospitalar, bem como a informação que se pode retirar dos dados produzidos por estes, tocando ainda nos desafios associados tanto à gestão dos equipamentos como à gestão dos dados.
ProgramaEsta UC detém os seguintes conteúdos programáticos (CPs):
CP1. Gestão optimizada guiada por dados;
CP2. Tipos de métricas de gastos a monitorizar
CP3. Gestão de equipamentos e problemas associados à manutenção;
CP4. Tipos de dados reunidos pelos equipamentos hospitalares e as suas aplicações numa gestão mais eficiente e optimizada;
CP5. Cibersegurança dos equipamentos e dos dados, bem como os problemas de ética e privacidade a si associados;
CP6. Disponibilidade online e integridade das bases de dados.
Resolução de entre 2 a 4 exercícios/analise de caso/desafios individuais (R)2 trabalhos de grupo (TG1 + TG2) - Grupos entre 4-6 alunos.1 apresentação oral/exposição escrita individual (A)Nota final = R*0,3 + TG1-2*0,5 + A*0,2Os alunos que não tiveram sucesso na avaliação periódica (mínimo 10 valores) submetem-se a exame de recurso a valer 100% da nota.
BibliografiaPereira, J Tecnologia de Bases de Dados (3ª Edição)T. Connoly and C. Begg, Database Systems: A Practical Approach to Design, Implementation, and Management, Pearson, 6th Edition, 2014Andress, J. (2014). The Basics of Information Security: Understanding the Fundamentals of InfoSec in Theory and Practice. Syngress.
Bibliografia OpcionalLAUDON, K.C. & LAUDON J.P. (2018). Management Information Systems - managing the digital firm, 16th Ed, PearsonRudansky-Koppers, S. & Erasmus, B. (2013). Introduction to Business Management (9th Edition), Oxford Press.
Com a crescente dependência da tecnologia, a cibersegurança está no topo da lista de preocupações das organizações e dos utilizadores. A necessidade de criar altos níveis de segurança e relações de confiança comercial é uma prioridade para muitas organizações. O objetivo desta unidade curricular é oferecer uma gama introdutória e transversal de conhecimentos relacionados com a cibersegurança e segurança da informação. Esta UC vai procurar introduzir aos alunos a temática da cibersegurança e da segurança da informação, da governação da segurança de informação e gestão de risco, e gestão de ambientes seguros, abordando de uma forma integrada os aspetos técnicos, físicos e humanos da cibersegurança.
ProgramaCP1. Introdução à Cibersegurança: principais componentes; pilares da cibersegurança; frameworks de cibersegurança.
CP2. Planeamento da Segurança de Informação e enquadramento Legal e Ético
CP3. Princípios de Governação da Segurança de Informação e Gestão do Risco
CP4. Introdução à Tecnologia da Segurança de Informação: controlos de acesso, firewalls, vpns, idps, criptografia e outras técnicas.
CP5. Segurança Física: mecanismos de controlo de acesso físico, planeamento da segurança física, entre outros.
CP6. Implementação da Segurança de Informação: gestão de projetos de segurança de informação; aspetos técnicos e não-técnicos da implementação da segurança de informação.
CP7. Segurança do Pessoal: considerações de segurança do pessoal; práticas da segurança do pessoal.
CP8. Manutenção da Segurança de Informação.
Avaliação Periódica:- Realização de projeto em grupo (50%) = Relatório (35%) + Apresentação e discussão (15%)- Realização de dois testes individuais (50%) [nota mínima de 6 valores para cada um dos testes]A frequência de um número mínimo de aulas não é obrigatória na avaliação Periódica.Avaliação por exame:Para os estudantes que optem por este processo ou para os reprovarem no processo de avaliação periódica, com 3 épocas nos termos do RGACC.
BibliografiaWhitman, M., Mattord, H. (2017). Principles of Information Security. Course Technology. Whitman, M., & Mattord, H. (2013). Management of information security. Nelson Education. Andress, J. (2014). The Basics of Information Security: Understanding the Fundamentals of InfoSec in Theory and Practice. Syngress. Kim, D., Solomon, M. (2016). Fundamentals of Information Systems Security. Jones & Bartlett Learning.
Bibliografia OpcionalConjunto de artigos, páginas web e textos que complementam a informação bibliográfica da unidade curricular, e que serão fornecidos pela equipa docente.
Esta UC foca-se na apresentação, discussão, desenho e desenvolvimento de sistemas de informação analíticos (de data warehousing), e do respetivo processamento analítico aplicando o conceito de Business Intelligence.
Neste sentido pretende-se dotar os alunos do conhecimento e da tecnologia existentes, necessários e suficientes para desenhar e desenvolver soluções de data warehousing para cenários reais, e que lhes proporcionem aptidões de exploração de informação para suporte à decisão em ambientes organizacionais.
C1 Caracterização dos Sistemas de Informação Analíticos e de Business Intelligence e o papel do sistema de Data Warehousing num Sistema de Informação
C2. Definir o problema e levantar requisitos com metodologias de Design Thinking e de Desenvolvimento Ágil de Software
C3 Desenhar o Modelo de Negócio e a Proposta de Valor para a Organização
C4 Modelação do Sistema de Informação Analítico com UML
C5 Planear e Desenhar o sistema de Data Warehousing. O modelo de 4 passos de Kimball no desenho do modelo dimensional do Datawarehouseing
C6. O processo de ETL
C7 Noções de Desenvolvimento e Exploração de Sistemas de Informação: administrar e explorar o sistema de Data Warehousing
C8 A análise de dados de um sistema de Data Warehousing para a tomada de decisão: noção de Business Intelligence e sua aplicabilidade
C9 Características de uma ferramenta de BI: relatórios padrão e indicadores de desempenho (KPIs);
C10 Definição de dashboards e scorecards numa ferramenta de BI
UC em Avaliação Contínua, não contemplando Exame Final. Presença obrigatória do aluno em 90% das atividades.Avaliação: -5% Assiduidade e participação nas aulas.-70% Trabalho de projeto laboratorial em grupo + apresentação final e discussão individual.-25% 2 mini-testes com resposta múltipla.Se reprova na época normal (< 10 val) o aluno acede ao exame de 1º ou 2ª épocas (30% da nota),sendo obrigatória a aprovação no projeto em grupo ou a aprovação num projeto individual (70%).
Bibliografia'C. Adamson (2010) Star Schema: the complete reference. McGraw-Hill, USAR. Kimball, M. Ross (2013) The Data Warehouse Toolkit - the definitive guide to dimensional modeling, 3rd Edition. John Wiley & Sons, USA.R. Kimball, M. Ross, W. Thornthwaite, J. Mundy, and B. Becker (2008) The Data Warehouse Lifecycle Toolkit - practical techniques for building data warehouse and business intelligence systems, 2nd ed. John Wiley & Sons, USAL. Corr, J. Stagnitto (2011) Agile Data Warehouse Design - Collaborative Dimensional Modeling, from Whiteboard to Star Schema. DecisionOne Press, UK.Wexler, S., Shaffer, J., and Cotgreave, A. (2017) The Big Book of Dashboards: Visualizing Your Data Using Real-World Business Scenarios. WileyBrown, T (2019), Change by Design: How Design Thinking Transforms Organizations and Inspires Innovation, HarperCollins, 2009, ISBN-13: 978-0062856623Lewrick, M, Link, P., Leifer, L. (2020). The Design Thinking Toolbox, Wiley, ISBN 9781119629191
Bibliografia Opcional- Cairo, A. (2016). The Truthful Art: Data, Charts, and Maps for Communication. New Riders.- Evergreen, Stephanie (2016). Effective Data Visualization: The Right Chart for the Right Data. USA. SAGE Publications Ltd- Kimball, R., Caserta, J. (2004). The Data Warehouse ETL Toolkit - Practical Techniques for Extracting, Cleaning, Conforming, and Delivering Data, John Wiley & Sons.- Moss, L., Atre, S. (2003). Business Intelligence Roadmap. The Complete Lifecycle for Decision-Support Applications. Addison-Wesley Information Technology Series. 2003.- Inmon, W.H. (1996). Building the Data Warehouse, John Wiley & Sons- Powell, B. (2018) Mastering Microsoft Power BI: Expert techniques for effective data analytics and business intelligence. Packt Publishing- Borner, K., and Polley, D. (2014) Visual Insights: a practical guide to making sense of data. MIT Press- Person, R. (2009) Balanced Scorecards & Operational Dashboards with Microsoft Excel, Wiley Publishing, Inc- Larson. B. (2016) Microsoft SQL Server 2016 Reporting Services, 5th Edition. McGraw-Hill Education- Few, S. (2006) Information Dashboard Design - the effective visual communication of data. O?Reilly.- Ware, Colin (2004) Information Visualization: Perception for Design, 2nd Ed, Morgan Kauffman- Caldeira, J. (2010). Dashboards: Comunicar eficazmente a informação de gestão. Edições Almedina.- Eckerson, W. (2006). Performance Dashboards: Measuring, monitoring and managing your business. John Wiley & Sons. - R. Kaplan, D. Norton (2004) Strategy Maps: Converting Intangible Assets into Tangible Outcomes, Harvard Business School Press- N.G., Olve, J. Roy, M. Wetter (2004) Performance Drivers: a practical guide to using the Balanced Scorecard, John Wiley & Sons, Ltd (original Swedish Edition published in 1997
CP1: Introdução à inteligência artificial e aprendizagem automática
CP2: Introdução aos Agentes Inteligentes
CP3: Sistemas Tutores Inteligentes
CP3.1.: Componentes do STI
CP3.2.: Modelação do Paciente
CP3.3.: Representação e Inferência do Conhecimento
CP4: Agentes de Conversação e Tutores Virtuais
CP5: Colaboração Pessoa-IA
CP6: Geração e Gestão de conteúdos inteligentes
CP7: Análise de dados de Saúde
CP8: IA na Saúde - ética e responsável
A UC não tem avaliação por exame. Os alunos são avaliados a 100% por projeto:Época 1: A1. Tarefas de programação validadas pelos docentes (20%), nota mínima 9,5 A2. Projeto Individual com discussão (35%), nota mínima 8,5 A3. Projeto em Grupo com discussão (45%), nota mínima 8,5Época 2: A1. Projeto individual com discussão (100%), nota mínima 9,5Época especial: A1: Projeto individual com discussão (100%), nota mínima 9,5
BibliografiaBohr, A., & Memarzadeh, K. (Eds.). (2020). Artificial intelligence in healthcare. Academic Press.Davenport, T., & Kalakota, R. (2019). The potential for artificial intelligence in healthcare. Future healthcare journal, 6(2), 94.Jiang, F., Jiang, Y., Zhi, H., Dong, Y., Li, H., Ma, S., et al. (2017). Artificial intelligence in healthcare: past, present and future. Stroke and vascular neurology, 2(4).Nkambou, R., Mizoguchi, R., & Bourdeau, J. (Eds.). (2010). Advances in intelligent tutoring systems (Vol. 308). Springer Science & Business Media.Panesar, A. (2019). Machine learning and AI for healthcare. Coventry, UK: Apress.Rajpurkar, P., Chen, E., Banerjee, O. et al. (2022). AI in health and medicine. Nature Medicine 28, 31?38.Russell, S., & Norvig, P. (2002). Artificial intelligence: a modern approach.Yu, K. H., Beam, A. L., & Kohane, I. S. (2018). Artificial intelligence in healthcare. Nature biomedical engineering, 2(10), 719-731.
Bibliografia OpcionalO objetivo desta unidade curricular é o de dotar os estudantes com a capacidade de iniciar o desenvolvimento de um projeto real de base tecnológica, no tema da especialidade da respetiva licenciatura. Os estudantes, organizados em grupos, terão a oportunidade de integrarem os conhecimentos, aptidões e competências desenvolvidas durante o curso e de as aplicarem no desenvolvimento de um produto, serviço ou processo inovador, num contexto concreto empresarial, do setor institucional público, do setor social, ou ainda num projeto académico. Adotando metodologias de cocriação e de gestão ágil de projetos, os alunos irão criar empatia com o utilizador e a sua organização, selecionar e definir um problema de projeto específico, levantar as questões relacionadas com o mesmo, e realizar uma revisão sistemática da literatura. Durante a UC, os alunos irão ainda desenvolver competências de criatividade, inovação, autoaprendizagem, trabalho em equipa e expressão oral e escrita.
ProgramaC1. Metodologias de cocriação baseadas em Design Thinking e Design Sprint
C2. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas e criação de propostas de valor
C3. Apresentação de casos de estudo e temas de projeto de tecnologias digitais de saúde
C4. Seleção do tema de projeto e enquadramento na organização
C5. Espaço do problema: criação de empatia com o utilizador e com a sua organização, definição do problema e das suas questões relacionadas, considerando os requisitos de negócio, as necessidades dos clientes e utilizadores e os desafios tecnológicos
C6. Aplicação de uma metodologia de revisão sistemática da literatura e sua análise crítica. Análise da competição (se aplicável)
C7. Identificação dos recursos digitais (incluindo a recolha de dados), computacionais e outros necessários para o desenvolvimento do projeto
C8. Aplicação de metodologias de gestão de projetos adequadas ao trabalho em grupo a desenvolver pelos alunos de saúde. Comunicação dos resultados.
UC em avaliação periódica, não contemplando exame final, dada a adoção ao método de ensino por projeto aplicado a situações reais. As apresentações, demonstrações e discussão serão realizadas em grupo.Pesos da avaliação:R1 Relatório: Definição do Tema de Projeto: 5%R2 Relatório: Empatia com o Utilizador e a Organização e Definição do Problema. Sua apresentação e discussão em grupo: 40%R3 Relatório: Revisão da Literatura e Planeamento do Desenvolvimento do Projeto. Sua apresentação e discussão em grupo: 55%
BibliografiaLewrick, M, Link, P., Leifer, L. (2020). The Design Thinking Toolbox, Wiley, ISBN 9781119629191Knapp, J., Zeratsky, J., & Kowitz, B. (2016). Sprint: How to Solve Big Problems and Test New Ideas in Just Five Days. Bantam Press.Osterwalder, A., Pigneur, Y., Papadakos, P., Bernarda, G., Papadakos, T., & Smith, A. (2014). Value proposition design. John Wiley & Sons.Brown, T (2009), Change by Design: How Design Thinking Transforms Organizations and Inspires Innovation, HarperCollins, 2009, ISBN-13: 978-0062856623Outra bibliografia dependente dos temas específicos do projeto e das orgaizações onde os alunos o irão desenvolver.
Bibliografia OpcionalGwaldis M. (2019), How to conduct a successful pilot: Fail fast, safe, and smart https://blog.shi.com/melissa-gwaldis/ acedido em 02/2023Project Management Institute. (2017). A guide to the project management body of knowledge (PMBOK guide). 6th ed. Newton Square, PA: Project Management InstituteJeff Sutherland, J.J. Sutherland (2014) , Scrum: The Art of Doing Twice the Work in Half the Time Darrell Rigby, Sarah Elk, Steve Berez, (2020) Doing Agile Right: Transformation Without Chaos HardcoverScrum Institute (2020), The Scrum Framework 3rd Edition www.scrum-institute.org/contents/The_Scrum_Framework_by_International_Scrum_Institute.pdf acedido em 02/2023Scrum Institute (2020), The Kanban Framework 3rd Edition www.scrum-institute.org/contents/The_Kanban_Framework_by_International_Scrum_Institute.pdf acedido em 02/2023Ries, E. (2017), The Lean Startup: How Today's Entrepreneurs Use Continuous Innovation to Create Radically Successful Businesses, capítulos 3 e 4, Penguin GroupOutras referências complementares e textos de apoio serão disponibilizados pela equipa docente.
A UC tem como objetivos gerais:
i) introduzir os estudantes das áreas das tecnologias nos grandes temas da atualidade; ii) adquirir competências de conhecimento e pensamento crítico sobre a mudança económica, social e cultural proporcionada pelos instrumentos e ferramentas tecnológicas; iii) sensibilizar os estudantes das tecnologias para a importância do conhecimento interdisciplinar; iv) estabelecer diálogos entre as tecnologias de informação e as ciências sociais.
CP1. Debates XXI: mudança tecnológica e desafios societais contemporâneos.
CP2. Transição digital: significado e implicações.
CP3. Tecnologia, transformação social e desigualdades.
CP4. Ambiente e transições para a sustentabilidade.
CP5. Globalização, financeirização e desenvolvimento.
CP6. Capitalismo e democracia.
CP7. Migrações e multiculturalidade.
O processo de avaliação periódica compreende os seguintes elementos: 1. Preparação ao longo do semestre e apresentação em sala de um trabalho de grupo sobre mudança tecnológica e sociedade (40%). 2. Teste (60%). A avaliação final compreende os exames de 1ª e 2ª época (100% da classificação).
BibliografiaBarradas, R., & Lagoa, S. (2017). Financialization and Portuguese real investment: A supportive or disruptive relationship?.?Journal of Post Keynesian Economics,?40(3), 413-439 Bento, N., Wilson, C., Anadon, L.D. (2018), ?Time to get ready: Conceptualizing the temporal and spatial dynamics of formative phases for energy technologies,? Energy Policy 119: 282-293 Figay, N.; Silva, C.; Ghodous, P; Jardim-Gonçalves, R. (2015). Resolving interoperability in concurrent engineering, in Concurrent Engineering in the 21st Century: Foundations, Developments and Challenges, Springer International Publishing Marques, P., & Salavisa, I. (2017). Young people and dualization in Europe: a fuzzy set analysis.?Socio-Economic Review,?15(1), 135-160 Pires, R. P.; Pereira, C.; Azevedo, J.; Vidigal, I., & Veiga, C. M. (2020). A emigração portuguesa no século XXI.?Sociologia, Problemas e Práticas, (94), 9-38
Bibliografia OpcionalBarak, M. (2017). Science teacher education in the twenty-first century: A pedagogical framework for technology-integrated social constructivism.?Research in Science Education,?47(2), 283-303. Bento, N., Gianfrate, G., & Thoni, M. H. (2019). Crowdfunding for sustainability ventures.?Journal of Cleaner Production,?237, 117751 Bento, N., & Fontes, M. (2019). Emergence of floating offshore wind energy: Technology and industry.?Renewable and Sustainable Energy Reviews,?99, 66-82 Bento, N. (2016). Calling for change? Innovation, diffusion, and the energy impacts of global mobile telephony.?Energy Research & Social Science,?21, 84-100. Bento, N., & Fontes, M. (2015). Spatial diffusion and the formation of a technological innovation system in the receiving country: The case of wind energy in Portugal.?Environmental Innovation and Societal Transitions,?15, 158-179 Bento, N. (2010). Dynamic competition between plug-in hybrid and hydrogen fuel cell vehicles for personal transportation.?International journal of hydrogen energy,?35(20), 11271-11283 Berbel, J., Borrego-Marin, M., Exposito, A., Giannoccaro, G., Montilla-Lopez, N. M., & Roseta-Palma, C. (2019). Analysis of irrigation water tariffs and taxes in Europe.?Water Policy,?21(4), 806-825 Facer, K. (2011).?Learning futures: Education, technology and social change. Taylor & Francis Frois, C. (2013).?Peripheral vision: Politics, technology, and surveillance?(Vol. 22). Berghahn Books Horta, P., Lagoa, S., & Martins, L. (2016). Unveiling investor-induced channels of financial contagion in the 2008 financial crisis using copulas.?Quantitative Finance,?16(4), 625-637 Jörgens, H., Goritz, A., & Kolleck, N. (2018). Vantagens e desafios da análise de dados do Twitter: O caso das negociações multilaterais sobre as mudanças climáticas Jörgens, H. (2018). Políticas para um desenvolvimento sustentável: sucessos passados e desafios para o futuro Jörgens, H., & Solorio, I. (2019). Contested Energy Transition? Europeanization and Authority Turns in EU Renewable Energy Policy Grubler, A., Wilson, C., Bento, N., Boza-Kiss, B., Krey, V., McCollum, D. L., ... & Valin, H. (2018). A low energy demand scenario for meeting the 1.5 C target and sustainable development goals without negative emission technologies.?Nature energy,?3(6), 515-527 Lagoa, S., Leao, E., Mamede, R. P., & Barradas, R. (2014).?Financialisation and the financial and economic crises: The case of Portugal?(No. fstudy24). Financialisation, Economy, Society & Sustainable Development (FESSUD) Project Leach, M., Scoones, I., & Stirling, A. (2010).?Dynamic sustainabilities: technology, environment, social justice. Routledge Luís, S., Pinho, L., Lima, M. L., Roseta-Palma, C., Martins, F. C., & Betâmio de Almeida, A. (2016). Is it all about awareness? The normalization of coastal risk.?Journal of Risk Research,?19(6), 810-826 Matos, F. (2020).?Knowledge, People, and Digital Transformation: Approaches for a Sustainable Future. Springer Nature Matthewman, S. (2011).?Technology and social theory. Macmillan International Higher Education Monteiro, V., Afonso, J. A., Ferreira, J. C., & Afonso, J. L. (2019). Vehicle electrification: New challenges and opportunities for smart grids.?Energies,?12(1), 118. Nascimento, S., Pólvora, A., Paio, A., Oliveira, S., Rato, V., Oliveira, M. J., ... & Sousa, J. P. (2016). Sustainable technologies and transdisciplinary futures: from collaborative design to digital fabrication.?Science as Culture,?25(4), 520-537 Pedro, M. D. L. R. E., & Silva, A. E. (2012).?Políticas públicas em Portugal. Leya Pires, R. P., Machado, F. L., Peixoto, J., & Vaz, M. J. (2010). Portugal: Atlas das migrações internacionais.?Lisboa: Tinta da China Ratto, M. (2011). Critical making: Conceptual and material studies in technology and social life.?The information society,?27(4), 252-260 Rego, R., Alves, P. M., Naumann, R., & Silva, J. (2014). A typology of trade union websites with evidence from Portugal and Britain.?European Journal of Industrial Relations,?20(2), 185-195 Rodrigues, M. D. L., & Silva, P. A. (2016). A constituição e as políticas públicas em Portugal.?Sociologia, Problemas e Práticas, (ESP1), 13-22 Silva, J., Ferreira, J. C., & Gonçalves, F. (2019, September). The ??aftermath??of Industry 4.0 in Small and Medium Enterprises. In?IFIP Conference on Human-Computer Interaction?(pp. 26-33). Springer, Cham Silva, P. A., & Cadeiras, P. (2019). From Paris to Lisbon: The Ever-Changing European Social Policy Landscape. In?The Future of Pension Plans in the EU Internal Market?(pp. 255-281). Springer, Cham Wilson, C., Grubler, A., Bento, N., Healey, S., De Stercke, S., & Zimm, C. (2020). Granular technologies to accelerate decarbonization.?Science,?368(6486), 36-39 Yearley, S. (2014).?Science, Technology, and Social Change (Routledge Revivals). Routledge
Introduzir os estudantes ao funcionamento das cadeias de abastecimento no seio das organizações de saúde, e compreender os efeitos da digitalização desses processos nas organizações de saúde e na qualidade da prestação de cuidados de saúde.
ProgramaEsta UC detém os seguintes conteúdos programáticos (CPs):
CP1. Conceito de logística e de logística na saúde
CP2.Tecnologias digitais aplicadas à logística na saúde e exemplos de ?smart hospitals?.
CP3. Qualidade em saúde e o papel da logística digital em saúde
CP4. Desperdício nas organizações de saúde
Estão previstas duas formas de avaliação da UC: avaliação periódica e exames final.Avaliação periódica:- Realização de trabalho de grupo (30%); - Apresentação de trabalho de grupo (20%); - Participação nas aulas (10%); - Teste escrito (40%)A nota mínima para validação da avaliação em todos os componentes é de 8 valores.Exames final: prova escrita individual (100%)
BibliografiaZonderland, M. E., Boucherie, R. J., Hans, E. W., & Kortbeek, N. (Eds.). (2021). Handbook of Healthcare Logistics: Bridging the Gap Between Theory and Practice (Vol. 302). Springer Nature.
Bibliografia OpcionalBlua, P., Yalaoui, F., Amodeo, L., De Block, M., & Laplanche, D. (Eds.). (2019). Hospital Logistics and E-management: Digital Transition and Revolution. John Wiley & Sons.Dai, T., & Tayur, S. (2020). Om Forum?Healthcare operations management: a snapshot of emerging research. Manufacturing & Service Operations Management, 22(5), 869-887.Jayaraman, Prem Prakash, et al. ""Healthcare 4.0: A review of frontiers in digital health."" Wiley Interdisciplinary Reviews: Data Mining and Knowledge Discovery 10.2 (2020): e1350.Pianykh, O. S., Guitron, S., Parke, D., Zhang, C., Pandharipande, P., Brink, J., & Rosenthal, D. (2020). Improving healthcare operations management with machine learning. Nature Machine Intelligence, 2(5), 266-273.
Esta unidade curricular introduz conhecimentos sobre Tele-Saúde e sobre o desenvolvimento e implementação de soluções tecnológicas para contextos de saúde assistida, que visam melhorar a qualidade de vida dos indivíduos.
ProgramaEsta UC detém os seguintes conteúdos programáticos (CPs):
CP1. Telessaúde e Tecnologias Assistivas: Conceitos, definições e tipologia;
CP2. Modelos de interação em Telesaúde (tempo real, diferido, etc.);
CP3. Arquitetura geral de um sistema IoT para a saúde: sensores biomédicos, plataformas de aquisição e computação, protocolos de comunicação para sensores e atuadores, e sistemas de informação;
CP4. Conceção e design de dispositivos wearable em termos de usabilidade e ergonomia;
CP5. Aquisição e processamento de sinais
CP6. Casos de estudo em tele-Saúde e em tecnologias assistivas para a saúde
Resolução de entre 2 a 4 exercícios/analise de caso/desafios individuais (R)2 trabalhos de grupo (TG1 + TG2) - Grupos entre 4-6 alunos.1 apresentação oral/exposição escrita individual (A)Nota final = R*0,3 + TG1-2*0,5 + A*0,2Os alunos que não tiveram sucesso na avaliação periódica (mínimo 10 valores) submetem-se a exame de recurso a valer 100% da nota
BibliografiaCentro Nacional de Telessaúde: Telessaúde - Como implementar (2021) (http://www.cnts.min-saude.pt/category/telessaude/como_implementar/)Costin, Hariton & Schuller, Bjorn & Florea, Adina Magda. (Eds.).(2019). Recent Advances in Intelligent Assistive Technologies: Paradigms and Applications. (Vol. 170). Springer.Sazonov, E. (2020). Wearable sensors: fundamentals, implementation and applications (2nd Edition). Elsevier.von Eiff M and von Eiff W (2020) The Digitalisation of Healthcare. HealthManagement.org The Journal, 20(2):182-187
Bibliografia OpcionalOA1: Corrigir o problema do utilizador e/ou da organização identificado na UC de Projeto Aplicado I do 1º Semestre, desenvolvendo, de forma iterativa, um projeto integrado com todas as suas componentes, incluindo levantamento de requisitos, prototipagem da solução (lo-fi, hi-fi, MVP), e avaliação e implantação no terreno da solução inovadora, relativa a produto, processo ou serviço (PPS).
OA2: Produção de documentação de desenho da solução de inovação PPS, incluindo, quando aplicável, arquitetura, configuração hardware e software, manuais de instalação, operação e utilização.
OA3: Produzir soluções com potencial para serem triplamente sustentáveis no terreno, tendo em conta o enquadramento legal aplicável.
OA4: Produzir conteúdos audiovisuais sobre os resultados alcançados, para serem explorados em diversos canais de comunicação: redes sociais, landing page web, apresentação para atores relevantes, workshop de demonstração.
C1. Espaço da solução: ideação da melhor solução tecnológica relativa ao projeto, desenvolvimento de requisitos de utilizador, storyboarding, jornada do utilizador, ciclos iterativos de prototipagem (baixa fidelidade ? lo-fi, alta fidelidade ? hi-fi, produto mínimo viável - MVP), avaliação heurística da solução com peritos e avaliação com utilizadores finais.
C2. Produção de documentação de desenho da solução, incluindo, quando aplicável, arquitetura, especificações técnicas, configuração hardware e software, manuais de instalação, operação e utilização.
C3. Implantação experimental da solução com potencial para ser triplamente sustentável (com criação de valor económico, social e ambiental), salvaguardando o enquadramento legal aplicável.
C4. Comunicação audiovisual na Web e nas redes sociais. Comunicação em público e sua estrutura. Apresentação para atores relevantes.
C5. Demonstração em workshop com atores relevantes na área das tecnologias digitais da saúde.
UC em avaliação periódica, não contemplando exame final, dada a adoção ao método de ensino por projeto aplicado a situações reais. As apresentações, demonstrações e discussão são realizadas em grupo.Pesos da avaliação:R1. Relatório de Ideação da Solução, com Storyboard, Jornada de Utilizador, Requisitos do Utilizador, Especificações Técnicas e sua apresentação audiovisual: 20%R2. Prototipagem da Solução: Protótipos Lo-fi e Hi-fi e Protótipo Mínimo Viável ? MVP (no GitHub), sua Demonstração e Relatório de Avaliação: 40%R3. Relatório de Desenho da Solução com os seguintes elementos (se aplicável): Arquitetura (UML Package Diagram, UML Component Diagram), Configuração Hardware e Software, Manual de Instalação (UML Deployment Diagram, Tutorial de Configuração), Manual de Operação, Manual de Utilizador: 20%R4. Apresentação audiovisual da solução e sua demonstração em Workshop: 20%.
BibliografiaKnapp, J., Zeratsky, J., & Kowitz, B. (2016). Sprint: How to Solve Big Problems and Test New Ideas in Just Five Days. Bantam Press.Lewrick, M, Link, P., Leifer, L. (2020). The Design Thinking Toolbox, Wiley, ISBN 9781119629191Brown, T (2009), Change by Design: How Design Thinking Transforms Organizations and Inspires Innovation, HarperCollins, 2009, ISBN-13: 978-0062856623Outra bibliografia dependente dos temas específicos do projeto e das organizações onde os alunos o irão desenvolver.
Bibliografia OpcionalGwaldis M. (2019), How to conduct a successful pilot: Fail fast, safe, and smart https://blog.shi.com/melissa-gwaldis/ acedido em 02/2023Project Management Institute. (2017). A guide to the project management body of knowledge (PMBOK guide). 6th ed. Newton Square, PA: Project Management InstituteJeff Sutherland, J.J. Sutherland (2014) , Scrum: The Art of Doing Twice the Work in Half the Time Darrell Rigby, Sarah Elk, Steve Berez, (2020) Doing Agile Right: Transformation Without Chaos HardcoverScrum Institute (2020), The Scrum Framework 3rd Edition www.scrum-institute.org/contents/The_Scrum_Framework_by_International_Scrum_Institute.pdfScrum Institute (2020) , The Kanban Framework 3rd Edition www.scrum-institute.org/contents/The_Kanban_Framework_by_International_Scrum_Institute.pdf acedido em 02/2023Ries, E. (2017), The Lean Startup: How Today's Entrepreneurs Use Continuous Innovation to Create Radically Successful Businesses, capítulos 3 e 4, Penguin GroupOutras referências complementares e textos de apoio serão disponibilizados pela equipa docente
Optativas recomendadas
Objetivos
Pretende-se que os estudantes que concluam este ciclo de estudos fiquem habilitados a planear e apoiar a digitalização dos serviços de saúde, assegurando a interoperabilidade e funcionamento de equipamentos tecnológicos e configuração avançada dos sistemas de informação nas organizações de saúde.
Os objetivos gerais são:
O licenciado deverá adquirir conhecimentos em: matemática, língua inglesa, uso de instrumentos de reporte, análise técnica e organizacional e do contexto da saúde; sobre transformação digital das organizações de saúde. Conhecimentos especializados de interoperabilidade, de configurações de sistemas de informação; sobre integração com equipamentos de saúde, e sobre tele-saúde.
O licenciado deverá estar apto a:
O licenciado deverá ser capaz de:
Acreditações