Mestrado

Acreditações

Logótipo da A3ES

Acreditado
6 Anos
16 mai 2019
Registo DGES
Registo inicial R/A-Ef 3376/2011 de 18-03-2011
Registo de alteração R/A-Ef 3376/2011/AL01 de 01-09-2014 | R/A-Ef 3376/2011/AL02 de 08-12-2021
Contactos

Contatos

Paulo Pires
 Ala Autónoma, Office 236

Candidatar
Leccionado em Português
Mestrado lecionado em Português

O novo plano de estudos do Mestrado em Contabilidade e Controlo de Gestão é dirigido a estudantes que pretendam assumir no futuro um papel relevante na área financeira e de accounting, no âmbito das funções de gestão e negócios empresariais (e.g., diretor financeiro (CFO), consultor/analista financeiro e/ou de investimentos, controller, contabilista certificado, auditor e revisor oficial de contas). O atual ambiente económico é extremamente volátil e exigente, sendo fundamental a existência de quadros altamente qualificados que sejam capazes de preparar e reportar informação de natureza financeira e não financeira de suporte à tomada de decisão, tendo por base modelos e metodologias que possibilitem a criação de valor a longo prazo. Neste sentido, este Mestrado proporciona competências significativas e up-to-date em Contabilidade e em Controlo de Gestão, bem como nas esferas da auditoria e assurance, do risco e da fiscalidade, integrando, igualmente, questões de sustentabilidade e governance associadas à gestão empresarial. Esta visão agregada, modernizada e abrangente da Contabilidade, suportada na compreensão dos números e do seu papel organizacional, revela-se uma importante vantagem competitiva para potenciar uma carreira profissional de sucesso em empresas nacionais e multinacionais.


Duplo Grau

Este programa tem uma parceria de duplo grau com a Florida International University nos EUA (acreditada pela AACSB). Para mais informações sobre programas de duplo grau, clique aqui. 

E uma parceria de duplo grau com uma (Triple Crown) Business School Europeia (informações mais detalhadas a disponibilizar em breve).


Mensagem do(s) diretor(es)

O Mestrado em Contabilidade e Controlo de Gestão, oferecido a partir do ano letivo de 2022/2023 e resultante da atualização do anterior programa, adapta-se à crescente globalização do mercado, que exige dos profissionais da Contabilidade uma responsabilidade social e moral que lhes permitam:

i) reconhecer, mensurar e divulgar os principais acontecimentos económicos e financeiros;

ii) compreender e capacitar os preparadores de demonstrações financeiras, investidores, credores e demais stakeholders para responder aos desafios da análise, da tomada de decisão e da criação de valor.

Potenciando uma carreira de sucesso, este Mestrado proporciona competências significativas e atualizadas, direcionadas para reforçar a relação academia/empregadores, formando para tal profissionais e executivos para os mercados internacional e nacional que sejam capazes de analisar criticamente a informação reportada pelas empresas. 

O atual ambiente económico e financeiro, caraterizado por uma crescente globalização e concorrência, exige profissionais de contabilidade altamente qualificados.

Sendo a Contabilidade uma área científica abrangente, multidisciplinar e dinâmica no seu controlo e reporte da sustentabilidade dos recursos financeiros, o atual Mestrado contempla a análise de conteúdos relevantes para investidores externos, para decisores internos, para organismos que se classificam como entidades públicas, para revisores de contas e reguladores de mercado, entre outros agentes. Acolhe matérias relacionadas com contabilidade (e.g., aplicação de normativos e práticas nacionais e internacionais), estratégia (e.g., performance e sistemas de controlo de gestão), sustentabilidade (e.g., ética e responsabilidade social), fiscalidade (e.g., planeamento fiscal), auditoria e assurance (e.g., normas, risco e controlo interno), análise financeira (e.g., interpretação de demonstrações financeiras), e análise de dados (e.g., data analytics para a contabilidade), em resultado da complexidade das operações económicas e da diversidade de mecanismos de regulação e de controlo sobre a atividade empresarial.

Os conteúdos que integram o Mestrado em Contabilidade e Controlo de Gestão visam a aquisição de competências distintivas que possibilitem criar valor em qualquer ambiente. Concretamente, são proporcionados conhecimentos técnicos e científicos que preparam os alunos não só para assumir posições de relevo em organizações globais e complexas, como também continuarem estudos avançados e investigação na área, bem como, ainda, acederem a Ordens Profissionais relacionadas com o exercício da atividade de Contabilidade. 

Possibilidade de recrutamento: Monitores do Departamento de Contabilidade

Os melhores alunos do 1º ano do Mestrado em Contabilidade e Controlo de Gestão podem ser selecionados para monitores do Departamento de Contabilidade. Os candidatos selecionados desempenharão as suas funções durante o seu 2º ano do programa.

Para mais informações, deve ser contactado o Diretor do Departamento de Contabilidade.


KPMG patrocina o prémio do melhor estudante do Mestrado em Contabilidade.

Prémios de Excelência Académica

O mérito e o esforço individual são valores fundadores de uma sociedade moderna e democrática que devem ser premiados e desenvolvidos nos estudantes. O Iscte pretende premiar aqueles que dão o seu melhor para atingir níveis de excelência tanto à entrada do seu curso como no final do seu percurso. Poderá encontrar aqui mais informação sobre os prémios de excelência.  

Candidatar

Informações Gerais

Duração
2 anos
Língua
Português
ECTS
120
Vagas
35
Horário
Diurno
Candidaturas
13 dez 2021 - 17 jan 2022
18 jan 2022 - 14 fev 2022
15 fev 2022 - 04 abr 2022
03 mai 2022 - 23 mai 2022
1.ºAno 5250.00
2.ºAno 1600.00
1.ºAno 7000.00
2.ºAno 2800.00
* Informação para o ano letivo de 2022/2023
Contactos

Nota:

Os estudantes de fora da UE têm de pagar o valor total da propina de cada ano imediatamente após a matrícula, não sendo possível o pagamento em prestações.

Candidatar

Eduniversal Best Masters Ranking 2021

O Mestrado em Contabilidade ficou em 35º lugar do Top 200 do “Eduniversal Best Masters Ranking" 2021, na Europa Ocidental

As propinas podem incluir:

Uma formação internacional (international accounting topics), em língua inglesa, na University of Ljubljana, School of Economics and Business, Eslovénia, que engloba o fee e alojamento (dormida, pequeno almoço, almoço e catering, excluindo jantares). No entanto, os estudantes deverão suportar as despesas de viagem, que será organizada pela Iscte Business School.

Nota: a realização deste evento depende da evolução da situação pandémica.

Voltar ao topo