O Mestrado Integrado em Arquitetura (MIA) está alicerçado numa convergência das várias áreas científicas em torno da atividade de projeto onde se promove uma reflexão prática e teórica no sentido de dotar o aluno de um pensamento informado, crítico e autónomo perante as várias dimensões do espaço.
O primeiro ciclo do MIA está sedimentado na experimentação de várias escalas de projeto, na aquisição de progressiva autonomia do estudante e na resposta a problemas de crescente complexidade.
Juntamente com o segundo ciclo, e particularmente com a síntese operada nos dois últimos semestres, consolida-se a coerência de um programa formativo de acordo com uma prática consolidada e a exigência de requisitos profissionais excecionais.
Mensagem do(s) diretor(es)
O Mestrado Integrado em Arquitetura do Iscte apresenta-se junto da comunidade científica e profissional como um ciclo de estudos de qualidade reconhecida pela Agência para a Acreditação do Ensino Superior (A3ES) e para Ordem dos Arquitectos Portugueses (OA). Uma aprendizagem experimental, suportada pela investigação científica, envolve e estimula os estudantes, enquanto agentes ativos na criação de grande parte do conhecimento que, desde 1997, tem alimentado a área de arquitetura no Iscte.
A inserção deste ciclo de estudos numa instituição académica como o Iscte, onde predominam as ciências sociais, económicas e tecnológicas, intensifica a consciência multidisciplinar da arquitetura e uma cultura de compromisso com outros saberes. A estrutura física da instituição em muito contribui para esta realidade, uma vez que concentra no campus universitário desenhado por Raúl Hestnes Ferreira (n.1931) toda a sua oferta formativa, usufruindo não só, da qualidade inspiradora de um traço arquitetónico por duas vezes distinguido com o Prémio Valmor (Edifício II /ICS em 2002, Edifício INDEG Menção Honrosa em 1993), mas também de um conjunto de laboratórios, auditórios e instalações amplamente equipadas com as mais recentes tecnologias (como por exemplo o laboratório de fabricação digital, ou o laboratório de realidade virtual).
Esta proximidade disciplinar permite a extensão e o aprofundamento temático da cultura arquitetónica num plano de grande novidade ao nível nacional e internacional, contribuindo para a perceção crítica dos estudantes sobre os grandes temas colocados pela contemporaneidade. O amplo debate promovido na instituição em torno do território, nas suas mais diversas vertentes, coloca o corpo docente e discente no centro de uma cultura ética, que em grande medida depende da capacidade de descodificação, reconhecimento e interpretação promovida pela arquitetura. Este processo inerente à formação dos futuros arquitetos do Iscte é a pedra ancilar que promove a interligação entre a realidade, tal como a conhecemos e os processos de mudança inerentes ao próprio território. Neste contexto o Mestrado Integrado em Arquitetura procura nas suas várias unidades curriculares o estabelecimento de relações entre o todo e a parte, entre a macro e micro escala, entre a sociedade, o espaço e a tecnologia.
O Mestrado Integrado em Arquitetura dispõe de um corpo docente próprio constituído na totalidade por professores doutorados, sendo este completado com convidados que trazem para a academia a especificidade do seu saber e a relação com o mundo profissional. O acompanhamento de proximidade aos alunos faz parte da cultura deste mestrado, verificando-se igualmente uma interação construtiva entre os alunos dos vários anos, estruturada a partir do Núcleo de Alunos de Arquitetura (NAU) fortemente empenhado no enriquecimento dos conteúdos e das matérias abordadas no curso. Este intercâmbio tem permitido o reconhecimento externo dos alunos de Arquitetura do Iscte, através de prémios e distinções nacionais e internacionais (Prémio Secil Universidades, Archiprix, Trienal de Arquitetura de Lisboa, entre outros), bem como a sua inserção profissional no campo da arquitetura, ou da investigação.
Informações Gerais