Mestrado

Acreditações

Logótipo da A3ES

Acreditado
6 Anos
07 abr 2020
Registo DGES
Registo inicial R/A-Ef 1052/2011 de 18-03-2011
Registo de alteração R/A-Ef 1052/2011/AL01 de 01-09-2014 | R/A-Ef 1052/2011/AL02 de 29-03-2018 | R/A-Ef 1052/2011/AL03 de 21-01-2021
Contactos
Candidatar
Leccionado em Português

o Mestrado em Economia e Políticas Públicas, reúne um corpo docente que alia professores do Iscte com curriculum académico relevante na área das políticas públicas a especialistas externos com larga experiência no desempenho de funções de decisão e implantação de políticas em vários níveis de governação (autoridades locais e regionais, governo português, agências públicas nacionais, instituições europeias, outras instituições internacionais).

Corpo Docente para (2020/2021)

Política Industrial e Competitividade
Doutorado em Economia pela Universidade Bocconi (Itália), Mestre em Economia e Gestão de Ciência e Tecnologia pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa (ISEG/UTL), e Licenciado em Economia pela mesma instituição. Professor Associado do Departamento de Economia Política do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, onde lecciona desde 1999 nas áreas da Economia e Integração Europeia, da Economia Sectorial e da Inovação, e das Políticas Económicas. Entre 2008 e o início de 2014 foi Coordenador do Núcleo de Estudos e Avaliação do Observatório do QREN. Foi Director de Serviços de Análise Económica e Previsão do Gabinete de Estratégia e Estudos do Ministério da Economia e da Inovação em 2007 e 2008. Membro do Dinâmia'CET (Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território). Interesses de investigação: mudança estrutural e desenvolvimento económico, dinâmicas sectoriais e inovação, e políticas públicas. Nascido em Coimbra em 1974.
Estado, Economia e Políticas Públicas
Professora Auxiliar no Departamento de Economia Política da Escola de Ciências Sociais e Humanas do ISCTE - IUL e Investigadora do Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território (DINÂMIA'CET). Doutorada em Economia pelo ISCTE e mestre em Desenvolvimento e Cooperação Internacional pelo ISEG-UTL. A sua tese de doutoramento intitula-se A Dificuldade da Escolha. Acção e Mudança Institucional.É subdirectora do DINÂMIA'CET. É também membro do Observatório sobre as Crises e as Alternativas do Centro de Estudos Sociais (CES - Universidade de Coimbra) em colaboração com o Instituto para os Estudos Laborais da Organização Internacional do Trabalho (INST/OIT). Os seus atuais interesses de investigação incluem a economia política da austeridade com destaque para os fundamentos teóricos e epistemológicos da crise económica de 2007-2008 e das respostas à crise e os valores, a incomensurabilidade de valor e a valoração na tomada de decisão pública.
Pesquisa em Economia e Políticas Públicas
Doutorada em Economia pelo ISCTE-IUL e pela Universidade de Bourgogne (França), Mestre em Economia e Gestão de Recursos Humanos e Licenciada em Sociologia (ISCTE-IUL). É professora associada com agregação do Departamento de Economia Política do ISCTE-IUL, e investigadora do Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território (DINÂMIA-CET). Lecciona desde 1996, nas áreas da Economia do Trabalho, Regulação do Mercado de Trabalho, Economia da Educação e das Competências e certas unidades curriculares de natureza metodológica. Foi diretora do Mestrado em Políticas de Desenvolvimento dos Recursos Humanos (2004-2015) e é actualmente diretora do Departamento de Economia Política. Foi coordenadora dos Estudos setoriais e identificação de necessidades de formação, no INOFOR, Ministério para a Qualificação e Emprego em 1995-1997 e do projecto FCT, 'Remunerações flexíveis para contratos flexíveis? A dinâmica da relação entre a política salarial e os contratos de emprego ao nível da empresa' em 2009-2013 (PTDC/EGE-ECO/108547/2008). Entre os seus principais interesses de estudo e investigação destacam-se a procura de competências, políticas salariais das empresas e segmentação do mercado de trabalho.
Economia e Políticas Europeias
Doutorado em Economia (ISCTE-IUL), Mestre em Planeamento Regional em Economia (UTL) e Licenciado em Economia (ISE). Professor Auxiliar no Departamento de Economia Política e director do Mestrado em Estudos de Desenvolvimento. Lecciona no ISCTE-IUL desde 1996 nas áreas da Economia do Desenvolvimento, Economia e Planeamento do Território e Políticas Públicas em Programas Doutorais (Arquitectura) e em cursos de Mestrado (Estudos de Desenvolvimento, Estudos Internacionais, Economia e Políticas Públicas, Economia Social e Solidária e Arquitectura dos Territórios Metropolitanos Contemporâneos). É investigador do centro de investigação Dinâmia-CET. Desenvolve pesquisa em metodologia da investigação transdisciplinar, globalização e novas formas de governança local, planeamento regional e urbano para a inovação social e a resiliência territorial e avaliação 'realista' em políticas públicas. Desenvolveu também pesquisa no quadro de programas europeus de natureza experimental (Pobreza III, Emprego & Adapt, Equal, etc.), programas nacionais (Iniciativa Bairros Críticos, Programa Rede Social, etc.), e organizações internacionais como a Organização Internacional do Trabalho (OIT) (Programa STEP, Projecto CIARIS, Projecto BRIDGES) e a OCDE (Projecto IESED). É socio-fundador da Agência para a Coesão Territorial dos Açores (AGECTA) onde tem vindo a desenvolver a Academia para a Coesão nos Açores (ACA). É membro da Comissão Científica para a Implementação da Estratégia Regional Contra a Pobreza da Região Autónoma dos Açores (2018-2028) por convite do Governo Regional.
Debates em Economia e Políticas Públicas
Paulo Marques é Professor Auxiliar no Departamento de Economia Política do ISCTE-IUL. Desenvolve a sua atividade de investigação no DINÂMIA'CET-IUL. A sua tese de doutoramento foi desenvolvida na área da Economia Política e foi intitulada 'Young People and Labour Market Segmentation in Europe: An Institutionalist Perspective'. Desenvolve investigação na área da Economia Política Comparada, mais especificamente sobre a segmentação do mercado de trabalho e as políticas públicas de emprego. A sua tese de doutoramento venceu dois prémios científicos: o Prémio António Simões Lopes, atribuído pela Ordem dos Economistas (Melhor tese de doutoramento em 2016), e o Prémio Manuel Lopes, atribuído pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional.  A sua dissertação de mestrado venceu dois prémios: Prémio Jacques Delors, atribuído pelo Centro de Informação Europeia Jacques Delors; e o Prémio Silva Leal (menção honrosa), atribuído pela Secretaria de Estado da Segurança Social e ISCTE. Um artigo que escreveu em conjunto com Isabel Salavisa e que foi publicado na Socio-Economic Review recebeu o Prémio António Dornelas, atribuído pelo Ministério do Trabalho. Paulo Marques tem publicado artigos científicos em revistas científicas prestigiadas, como a Socio-Economic Review e a Comparative European Politics.
Dissertação em Economia e Políticas Públicas | Dissertação em Economia e Políticas Públicas | Economia, Desenvolvimento e Território
Contactos
Candidatar
Voltar ao topo