Acreditações
Período de aulas
Propinas estudantes UE (2023/2024)
Propinas estudantes fora da UE (2023/2024)
Plano de Estudos para 2023/2024
Unidades curriculares | Créditos | |
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1º Ano | ||
Comunicação
3.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 3.0 |
E-Business
3.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 3.0 |
Gestão de Recursos Humanos Internacional
3.0 ECTS
|
Unidades Curriculares Obrigatórias | 3.0 |
Gestão Intercultural
3.0 ECTS
|
Unidades Curriculares Obrigatórias | 3.0 |
Gestão Internacional, Ética e Responsabilidade Social
3.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 3.0 |
Logística e Operações Globais
3.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 3.0 |
Marketing Global
3.0 ECTS
|
Unidades Curriculares Obrigatórias | 3.0 |
Métodos de Investigação em Gestão Internacional
3.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 3.0 |
Negociação
3.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 3.0 |
Reporte Internacional
3.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 3.0 |
Consultadoria Internacional
3.0 ECTS
|
Unidades Curriculares Obrigatórias | 3.0 |
Empreendedorismo e Redes
3.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 3.0 |
Estratégia Internacional
3.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 3.0 |
Finanças para Negócios Internacionais
3.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 3.0 |
Negócios e Gestão Globais
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Projeto Internacional
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Optativas
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||
Optativas
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Optativas
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2º Ano | ||
Seminário de Projeto de Investigação em Gestão Internacional
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Dissertação em Gestão Internacional
54.0 ECTS
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Trabalho Final | 54.0 |
Projeto de Investigação em Gestão Internacional
54.0 ECTS
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Trabalho Final | 54.0 |
Desenvolver as capacidades comunicativas do aluno a fim de melhorar a sua eficácia pessoal e relações interpessoais
Programa1. Ferramentas de comunicação
2. Competências e técnicas de apresentação
3. Estudo de situações específicas (dando feedback, negociação, resolução de conflitos)
4. Comunicação empresarial e imagem
Trabalho escrito: 20%Exame: 80%
Bibliografia1. The fifth discipline fieldbook - Senge, Peter (Nicholas Brealey, London).2. Presenting to win ? Jerry Weissman, Prentice Hall.Presentations that persuade and motivate ? Harvard Business School Press, Boston, USA.3. Face-to-face Communications for clarity and impact ? Harvard Business Scholl Press, Boston, USA
Bibliografia Opcional1. Non-violent Communication, a language of life ? Marshall B. Rosenberg (2003), A Puddle Dancer Press Book.2. 30 minutes before a presentation ? Patrick Forsyth, Kogan Page Limited, London, UK.3. The power of persuasion ? Rupert Eales-White, Kogan Page Limited, London, UK.4. How to talk to anyone, anytime, anywhere ? the secrets of good communication ? Larry King (1994).5. Don?t let the messenger they shoot, be you! ? C. Mike Jousan, Scottsdale, Arizona, USA6. Effective Communication ? Harvard Business Review, 1999.7. Improve your Communication skills ? The Sunday Times, Alan Barker, 2006.8. How to craft Successful business presentations and effective public speaking ? Patrick Forsyth, 2006.9. How to make your case in 30 seconds or less ? Harvard management Communication Letter article. N Wreden, 2002.10. The ten worst presentation moments, Microsoft Corporation, 2006.11. Eliminating fears: an intervention that permanently eliminates the fear of public speaking. J Wiley,2006. 12. The last word on Power - Tracy Goss
Pretende-se que os alunos, no final da unidade curricular, desenvolvam competências conceptuais e aplicacionais no âmbito da utilização de negócios e comércio electrónico numa óptica de gestão empresarial
Programa1.Introduçao ao Comércio Electrónico
2.Mecanismos de E-Commerce
3.Retailing em Comércio Electrónico
4.Marketing e Publicidade em E-Commerce
5.Social e Mobile Commerce
Época Normal: avaliação periódica, assiduidade min.2/3 - a) Exame individual 50% b) Exercícios individuais ou em grupo 50%. Nota min 7,5 em cada prova ou conjunto de provas individuais. Aprovação na UC: nota final min 10. Alunos que optem apenas por exame individual, ponderação 100%, nota min de 10. Época de Recurso: para alunos que reprovarem na época normal, ou alunos que pretendem melhoria de nota, exame com ponderação de 100%, nota min 10. Não há recurso a prova oral para melhoria de nota.
BibliografiaLaudon Kenneth, Traver Carol (2014) E-Commerce Essentials (1/E). Pearson.
Bibliografia OpcionalEnge, E., Spencer, S., Stricchiola, J., & Fishkin, R. (2015). The art of SEO. (3/E) O'Reilly Media, Inc.
O principal objectivo desta UC é capacitar os alunos para a compreensão e desenvolvimento de competências críticas que um gestor com responsabilidades em recursos humanos deve ter para a motivação dos seus colaboradores em contexto global da economia.
Programa1. O contexto internacional dos negócios
2. Tendências globais que afectam a gestão de recursos humanos
3. O significado do trabalho em culturas diferentes
4. Ética e responsabilidade social na gestão de recursos humanos
5. Impacto das variáveis culturais na gestão global de recursos humanos
6. Cultura empresarial
7. Liderança multicultural e aplicações
8. Motivação em ambiente multi-cultural
Comunicação eficaz em ambiente multi-cultural
Análise de 2 casos (40%)Exame final (60%)
Bibliografia1. Brewster, C., Houldsworth, E., Sparrow, P., & Vernon, G. (2016). International human resource management. Kogan Page Publishers.2. Steers, R. M., Sanchez-Runde, C. J., & Nardon, L. (2010). Management across cultures: Challenges and strategies. Cambridge University Press.3. McFarlin, D., & Sweeney, P. D. (2014). International management: strategic opportunities & cultural challenges (4th Edition). Routledge.
Bibliografia Opcional-
Analisar a gestão em diferentes países e sistemas, identificando diferenças e semelhanças, as suas causas e o seu impacto na gestão internacional.
Adquirir conhecimento sobre os principais modelos da área.
Aumentar as suas capacidades interculturais dos participantes
1. A Gestão e o comportamento organizacional em diferentes contextos: semelhanças e diferenças entre países. Desenvolvimento económico e cultura. A área de estudo da Gestão Intercultural e principais tipos de investigação.
2. Cultura como um factor explicativo. As dimensões de Hofstede: distância hierárquica, controle de incerteza, individualismo, masculinidade. Outras Dimensões. Outros modelo - Trompenaars.
3. Comunicação intercultural. Negociação através do globo-. O modelo de Gesteland..
4. O Projecto GLOBE.
5. Perfis de países. Comunicar e negociar em diferentes países.
A avaliação constará dos seguintes instrumentos com o peso indicado:Trabalhos individuais e de grupo, participação - 30%Teste final (70%).A assiduidade deve ser no mínimo de 80%.Os alunos podem optar por exame no final do período.
BibliografiaHofstede, Geert - Cultures and Organizations: Software of the Mind ? McGraw-Hill, 2010 (3rd Ed)Gesteland, Richard Cross-Cultural Business Behavior Copenhagen Business School Press, 2005 (4th Ed)House et all - Understanding cultures and implicit leadership theories across the globe: an introduction to project GLOBE Journal of World Business, 2002 V.37 p. 3-10Robalo, A. Comparative management Sílabo, 2004 (Bilingual edition)
Bibliografia OpcionalAdler, Nancy - International Dimensions of Organizational Behavior South-Western College Pub. 2202 (4th Ed.)Earley, P. Christopher, Mosakowski, Elaine Cultural Intelligence Harvard Business Review, October 2004, p.139Fukuda, Kazuo Japanese Management in East Asia and Beyond The Chinese Univ.Press (HK), 1997Huntington, Samuel The Clash of Civilizations Remaking of World Order, 1996Koen, Carla Comparative International Management McGraw-Hill, 2005Lewis, Richard When Cultures Collide ? Nicholas Brealey Pub., 1999Trompenaars, Fons - Riding the Waves of Culture - N. Brealey, 1997Casos e artigos a serem indicados / Class readings.
A presente unidade curricular procura capacitar os alunos com conhecimento geral em ética, responsabilidade social e sustentabilidade, com especial enfoque nos desafios que as empresas enfrentam ao nível global. Pretende-se que os alunos possam conhecer e ser capazes de discutir as perspetivas principais e sua evolução dos conceitos abordados, de avaliar criticamente e comentar sobre problemas e casos específicos, ao mesmo tempo que procuram encontrar soluções de forma criativa relacionados com estas temáticas cruciais nos dias de hoje. Pretende-se ainda explorar o pensamento crítico sobre o papel individual e coletivo no contexto internacional, orientado para o propósito, em direção a um futuro mais sustentável.
ProgramaCP1. Gestão Ética
CP2. Gestão Responsável
CP3. Gestão Sustentável
CP4. Desenhos de modelos de negócio sustentáveis
Opção 1- A avaliação periódica- Exame (50%)- Trabalhos de grupo (50%)Para aprovação: Média ponderada de 10 valores ou mais, com a média de cada componente de 8 valores. Mínimo de 2/3 de presenças.Opção 2- Exame finalPara aprovação: 10 valores ou mais.
Bibliografia- Laasch, O. (2021). Principles of Management (2nd Edition). SAGE Publications, Ltd. (UK).- Lüdeke-Freund, Florian, Breuer, Henning, and Massa, Lorenzo (2022). Sustainable Business Model Design - 45 Patterns.
Bibliografia Opcional- Bansal, P., & Song, H. (2017). Similar But Not the Same: Differentiating Corporate Sustainability from Corporate Responsibility. Academy of Management Annals (11)1, pp. 105-149- Engert, S., Rauter, R., & Baumgartner, R. J. (2016). Exploring the integration of corporate sustainability into strategic management: a literature review. Journal of Cleaner Production, 112, 2833?2850.- Geissdoerfer, M., Savaget, P., Bocken, N.M.P., & Hultink, E.J. (2017). The Circular Economy e A new sustainability paradigm? Journal of Cleaner Production (143) pp. 757-768- Korhonen, J., Honkasalo, A., Seppälä, J. (2018). Circular Economy: The Concept and its Limitations. Ecological Economics (143) pp. 37-46
A presente UC tem como objetivo geral disponibilizar aos alunos uma aproximação integrada da gestão ca cadeia de abastecimento e das operações, num contexto internacional, bem como ferramentas práticas para tomada de decisões.
ProgramaCP1.: Introdução às operações e à logística;
CP2.: Da Logística à gestão da cadeia de abastecimento;
CP3.: Gestão da Cadeia de Abastecimento;
CP4.: Movimentos e Gestão Colaborativa;
CP5.: A gestão do Serviço;
CP6.: Gestão internacional da Logística e gestão de transportes;
CP7.: Decisões de Localização e gestão de armazém.
Avaliação contínua:Participação em aula - 10% (é exigida uma assiduidade mínima de 90% de participação em aula, em sala ou em online conforme instruções dos serviços académicos sobre presença no Iscte)Trabalho de grupo - 40%Teste final - 50%Para obtenção de aprovação final em avaliação contínua, os alunos têm de obter, no mínimo, 8 valores tanto no trabalho de grupo quanto no teste final.Nota mínima de passagem: 10 valores.Avaliação no final do semestreExame final ? 100%
BibliografiaHeizer, J., Render, B., Munson, C. (2020). Operations Management: Sustainability and Supply Chain Management, Global Edition, 13/E. Pearson. (se existir na biblioteca)Bozarth, C., Handfield, R. (2019). Introduction to Operations and Supply Chain Management. 5/E. PearsonHarrison, A.; van Hoek, R. (2019). Logistics Management & Strategy, 6/E Edition. Pearson.
Bibliografia Opcional- Ballou, R. (2007). The evolution and future of logistics and supply chain management. European Business Review, 19, 4, 332-348.- Lee, H. (2002). Aligning supply chain strategies with product uncertainties. California Management Review, Spring, 44, 3, pp. 105-119.- Hines, P.; Rich, N.; (1997). The seven value stream mapping tools. International Journal of Operations & Production Management, 17, 1, 46-64.- Mason-Jones, R.; Naylor, B.; Towill, D.; (2000). Engineering the Leagile Supply Chain. International Journal of Agile Management Systems, 2/1, pp. 54-61.- Womack, J.; Jones, D. (1996). Beyond Toyota: How to root out waste and pursue perfection. Harvard Business Review, Sept-Oct, pp. 140-158.
O curso leva em consideraçao uma abordagem holística sobre a internacionalizaçao e performance de empresas e tem por objectivo ajudar os estudantes a:
1. relacionar a investigaçao em marketing global ao processo procesório.
2. Distinguir entre diferentes abordagens de investigaçao, fontes de dados, e tipos de dados.
3. Desenvolver a compreensao e processo analítico de selecçao de mercados internacionais, desenvolvimento de segmentos de mercado, e estratégias de diversificaçao.
4. Desenvolver um programa de Marketing Internacional(produto, preço, distribuiçao e promoçao), como parte da Estratégia de Negócio Internacional.
1. Investigaçao de mercados internacional
2. Selecçao de mercados internacionais
3. Programa de marketing internacional
4. Decisao de produtos
5. Decisao de preço
6. Decisao de distribuiçao internacional
7. Estratégia promocional
Exame no final da disciplina 50%Análise de casos e apresentaçao dos mesmos com soluçoes 25%Relatório individual sobre o caso de uma empresa 25%TOTAL: 100%Para ser considerado aprovado o aluno tem que obter pelo menos 8 (oito) valores no exame.
BibliografiaGhauri, P. & Cateora, P. (2010). International Marketing, Second Edition, McGraw-Hill.
Bibliografia Opcional1. Hollensen, Svend ?Global Marketing- A Decision-Oriented Approach?, 4th Edition, Financial Times/Prentice Hall, England, 2007.2. Kotabe, Masaaki; Helsen, Kristiaan ?Global Marketing Management? 4th Edition, Wiley John Wiley & Sons, NJ, 2008.3. Albaum, G.; Duerr, Edwin; Strandskov, Jesper ?International Marketing and Export Management?, 5th ed. Financial Times/ Prentice Hall, England, 2005.Journal articles:4. Sousa, C.M.P.; Lengler, J. F. B. (2011). Examining the Determinants of Interfunctional Coordination and Export Performance: An Investigation of Brazilian Exporters. Advances in International Marketing, v. 21, 189-206.5. Sousa, C.M.P. ; Lengler, J. F. B. (2009). Psychic Distance, International Marketing Strategy and Export Performance: Establishing an Empirical Link. Journal of Marketing Management, v. 25, (5/6), 591-610.
Pretende-se que os alunos no final desta unidade curricular sejam capazes de:
1) identificar os conceitos mais importantes relativos às diferentes filosofias de investigação;
2) identificar e definir os conceitos mais importantes relativos aos métodos de recolha de dados;
3) desenhar um processo de recolha de informação relevante na tomada de decisão em Gestão;
4) aplicar métodos de análise estatística a problemas concretos para a tomada de decisão em Gestão Internacional.
1. Objetivos da investigação em Gestão. Passos num projeto de investigação.
2. Introdução ao SPSS.
2.1. Análise descritiva e exploratória.
2.2. Inferência estatística: intervalos de confiança. Interpretação de outputs de SPSS.
3. Escolhas metodológicas.
3.1. Qualitativas vs Quantitativas vs Mistas.
3.2. Extensivas vs Intensivas.
3.3. Inquérito, Estudo de caso, Investigação-Ação, Grounded theory.
4. Abordagens de investigação.
4.1. Dedutivas vs Indutivas vs Abdutivas.
5. Filosofias de investigação.
5.1. Positivista vs Fenomenológica.
5.2. Pressupostos: Ontologia, Epistemologia, Axiologia.
6. Validade e fiabilidade da investigação.
6.1. Erro amostral e enviesamento.
7.Instrumento de recolha de informação.
7.1. Desenho do questionário.
7.2. Tipos de escalas.
8. Métodos de amostragem.
8.1. Aleatórios ou probabilísticos.
8.2. Não-aleatórios ou dirigidos.
9. Dimensão da amostra, precisão das estimativas e grau de confiança nos resultados.
A avaliação contínua inclui a realização de:? 1 teste escrito individual, com peso de 50%;? 4 exercícios escritos, peso de 10% cada;? Participação e assiduidade às aulas (10%); ? Este tipo de avaliação exige a presença em, pelo menos, 80% das aulas. A aprovação final pressupõe a obtenção de média final mínima de 10 valores, com uma nota mínima de teste de 8 valores.A avaliação poderá ser feita através de exame final, com a mesma regra de classificação mínima de 10 valores para aprovação.
BibliografiaCollis, J. & Hussey, R. (2003, 2nd ed.) Business Research: a practical guide for undergraduate and postgraduate students, Basingstoke: Palgrave Macmillan.Greene, S. (2007) Business Research Methods, Bookboom.com.Hakim, C. (1987) Research Design. Strategies and Choices in the Design of Social Research, London: Allen & Unwin.Harnett, D.L. & Murphy, J.L. (1980, 2nd ed.) Introductory Statistical Analysis, London: Addison-Wesley Publishing Company.Reis, Elizabeth (2022-23) Research Methods for Management. Class slides.Remenyi, D., Williams, B., Money, A. & Swartz, E. (1998) Doing Research in Business and Management. An introduction to Process and Method, Sage Publications.Saunders, M., Lewis, P. & Thornhill, A. (2019, 8th ed.) Research Methods for Business Students, Pearson.Swanborn, P. (2010) Case Study Research: What, Why and How?, Sage Publications.Yin, R. (1994, 2nd ed.) Case study research: Design and methods, Sage Publications.
Bibliografia OpcionalBell, J. (1997) Como Realizar um Projeto de Investigação, Lisboa: Gradiva.Blaikie, N. (2011, 2nd ed.) Approaches to Social Enquiry, Cambridge: Polity Press.Bryman, A. & Cramer, D. (1992) Análise de Dados em Ciências Sociais. Introdução às Técnicas utilizando o SPSS, Celta Editora.Carvalho, J.E. (2002) Metodologia do Trabalho Científico, Lisboa: Escolar Editora.Estrela, E., Soares, M.A. & Leitão, M.J. (2006) Saber Escrever uma Tese e Outros Textos, Lisboa: Publicações Dom Quixote.Flick, U. (2005) Métodos Qualitativos na Investigação Científica, Lisboa: Monitor.Greener, J. C. (2008) Mixed methods in social inquiry, San Francisco, CA: John Wiley.Hill, M.M. & Hill, A. (2000) Investigação por Questionário, Lisboa: Edições Sílabo.Laureano, R. & Botelho, M.C. (2010) SPSS: o meu Manual de Consulta Rápida, Lisboa: Edições Sílabo.Malhotra, N.K. & Birks, D.F. (2003) Marketing Research ? An applied Approach, Prentice Hall.Pereira, A. & Poupa, C. (2106, 6th ed.) Como Escrever uma Tese, Monografia ou livro científico usando o Word, Lisboa: Edições Silabo.Quivy, R. & Van Campenhoudt, L. (2008, 5th ed.) Manual de Investigação emn Ciências Sociais, Lisboa: Gradiva.Remenyi, D. & Money, A. (2006) Research Supervision for Supervisors and their Students, UK: Academic Conferences Ltd.Vicente, P., Reis, E. & Ferrão, F. (2001) Sondagens, (2nd ed.). Lisboa: Edições Sílabo.
Pretende-se que os alunos, no final da unidade curricular, sejam capazes de compreender e resolver situações de negociação e gestão de conflitos em contextos organizacionais.
Programa1. Negociação e gestão de conflitos : principais conceitos e questões;
2 Abordagem Estratégica para a negociação: o dilema negocial de captura de valor versus criação de valor; win-win vs win-lose ; As três negociações; Elementos chave de uma negociação
3 ; Relação , Processo , Comunicação
4. Interesses , Opções, Legitimidade , Compromissos e Alternativas
5. Táticas num enquadramento ético
Avaliação contínua: 80% Trabalho individual + 20% Participação individual nas Aulas (realização de exercícios nas aulas). Para obtenção de aprovação final em avaliação contínua, os alunos têm de obter, no mínimo, 8 valores no Trabalho individual. Nota mínima de passagem: 10 valores. Avaliação no final do semestre: Exame final - 100% .
Bibliografia- Lewicki, Saunders & Barry (2020). Essentials of Negotiation (7th Ed). McGraw-Hill-Class materials
Bibliografia Opcional-Pedro Fontes Falcão, 2018, "Todos Podemos Negociar Bem !", Texto Editora (in Portuguese)- Brett, J., and Thompson L., 2016, Negotiation. Organizational Behavior and Human Decision Processes. 136, pp. 68-79. - William Ury, 2015, "Getting to Yes with Yourself: And Other Worthy Opponents", Harper One- Leigh Thompson, 2014, "The mind and heart of the Negotiator", 6th edition, Pearson- Petkeviciute, N, & Streimikiene, D. 2014. Sustainable agreements during inter-cultural negotiation. Transformation in Business & Economics, 13.3: 21-35
Desenvolver competências para interpretar e comparar demonstrações financeiras preparadas de acordo com as IFRS.
Programa1. Visão integrada das demonstrações financeiras
2. Estrutura e conteúdo das demonstrações financeiras
3. A diversidade internacional na apresentação das demonstrações financeiras
Trabalho de grupo 30%Teste final individual 70%.Assiduidade mínima obrigatória: 2/3 das aulas lecionadas.Nota mínima de 7,5 valores em cada um dos instrumentos de avaliação (trabalho de grupo e teste individual).Aprovação com uma média mínima de 10 valores.
BibliografiaStolowy, Paugam, and and Ding (2020), Financial Accounting and Reporting: a global perspective, Cengage (6ª edição).
Bibliografia OpcionalInternational Financial Reporting Standards, IFRS Foundation, 2021.
Proporcionar aos alunos um conhecimento essencial das tarefas, requisitos e tendências de desenvolvimento da consultoria internacional.
No final da UC, os alunos deverão compreender o posicionamento do campo vocacional que é a consultoria e ter adquirido conhecimento profundo para o desenvolvimento das suas profissões com respeito a esta actividade.
1. A natureza da actividade de consultoria
2. Tendências actuais e desafios
3. Planeamento e gestão de projectos de consultoria
4. Ferramentas estratégicas na consultoria
5. Cooperação com o cliente na implementação de um projecto individualizado e possibilidades de desenvolvimento
6. Conquista de novos mercados
7. Reporte e apresentação de projectos de consultoria
Desempenho no tratamento do estudo de caso (eficiência e qualidade dos resultados): 100%
Bibliografia1. Kubr, Milan (2002). Management Consulting2. DeMarco, Tom (1997). The Deadline3. Block, Peter (2011). Flawless Consulting
Bibliografia Opcional-
Desenvolver as competências de descrever, apresentar e discutir um modelo de negócio inovador no contexto do empreendedorismo internacional
Programa1. Empreendedorismo, empreendedorismo internacional e inovação
2. Modelos de negócio e empreendedorismo inovador
3. Modelo de negócio Canvas
4. Tecnologias emergentes e desenvolvimento de negócios internacionais
5. Criação e gestão de redes empreendedoras internacionais
PERIÓDICA (Assiduidade mínima necessária de 80%)Individual:Participação numa atividade de investigação - 20%Teste escrito - 30%Em grupo: Apresentação e discussão de um estudo de caso - 50%FINALExame escrito - 100%
BibliografiaZucchella, A., Hagen, B., & Serapio, M. G. (2018). International Entrepreneurship. Edward Elgar PublishingOsterwalder, A., Pigneur, Y., Smith, A., & Etiemble, F. (2020). The invincible company: How to constantly reinvent your organization with inspiration from the world?s best business models. Wiley
Bibliografia OpcionalHisrich, R. D. (2015). International Entrepreneurship: Starting, Developing, and Managing a Global Venture. 3rd edition. Sage.Griffin-El., Wosu. E., & Olabisi, J. (2019). Diasporic synergies: Conceptualizing African entrepreneurship based upon trans-local networks. Journal of African Business, 20(1), 55-71.Hayter, C. S. (2013). Conceptualizing knowledge-based entrepreneurship networks: Perspectives from the literature. Small Business Economics, 41(4), 899-911.Lopes, J. N. M., & Farinha, L. (2018), Measuring the performance of innovation and entrepreneurship networks. Journal of the Knowledge Economy, 9(4), 402-423.
As empresas podem criar vantagens competitivas se souberem gerir os seus negócios com sucesso num contexto global. Este curso concentra-se nos desafios e nas oportunidades criados pela globalização para as empresas. O objetivo é fornecer aos alunos ferramentas conceituais necessárias para entender e analisar melhor os desafios e as oportunidades enfrentados pelas empresas quando se expandem no exterior, bem como as vantagens da sua base doméstica. O curso ajudará os alunos a desenvolver um mindset global no complexo ambiente internacional.
Programa1. Fundamentos de gestão estratégica e estratégia internacional.
2. Globalização de mercados e desafios da envolvente.
3. A visão baseada nos recursos.
4. Processo de internacionalização: Motivações, escolha de destino/s internacional/ais, stakeholders e estratégias genéricas de internacionalização.
5. Formulação de uma estratégia global e coordenação das operações internacionais.
6. Organização interna e responsabilidade social de uma empresa global.
Teste Escrito Individual: 50%Trabalho de Grupo: 50%Para concluir com aproveitamento a unidade curricular, os alunos devem obter uma média ponderada igual ou superior a 10 valores, com pelo menos 8 valores em cada componente de avaliação.
BibliografiaBarney, J. & Hesterley S. (2019) Strategic Management and Competitive Advantage: Concepts and Cases, 6th Edition, Pearson.Grant, R. (2018) Contemporary Strategy Analysis (10th edition), Wiley.Pearce, J. & Robison, R. (2013) Strategic Management, 13th Edition, MacGraw-hill Higher Education.Stadler, C., Hautz, J., Matzler, K. & Friedrish von den Eichen, S. (2021) Open Strategy: Mastering Disruption from Outside the C-Suite, Cambridge, MA: The MIT Press.
Bibliografia OpcionalCollis, D. (2014) International Strategy: Context, Concepts and Implications, Harvard Business School: Wiley.Hill, C. (1998) Global business today, Boston: Irwin/McGraw-Hill.
Proporcionar uma introdução a tópicos de Finanças importantes para negócios internacionais, entre os quais, mercado de câmbios, balança de pagamentos, sistema financeiro internacional e derivados cambiais.
ProgramaConteúdos programáticos
1. Globalização e Mercado de câmbio estrangeiro
2. Balança de pagamentos
3. O sistema financeiro internacional
4. O mercado de câmbios
5. Condições de paridade internacionais
6. Derivativos de moedas estrangeiras e Swaps
7. Cobertura usando encaminhamentos, opções FX e instrumentos do mercado monetário
Exame individual escrito 100%
BibliografiaEiteman, Stonehill and Moffett, Multinational Business Finance (MBF) 13th edition (2013), PearsonShapiro, A. C, Multinational Financial Management 10th edition (2013), John Wiley & Sons, Inc.Some selected cases and readings.
Bibliografia OpcionalCompreender as diferentes práticas de gestão à volta do mundo
ProgramaDesenvolvimento de um ou mais de entre os seguintes tópicos:
1. Negócios e cultura no Japão
2. Como fazer negócios na Índia?
3. Budismo e gestão no sudoeste asiático
4. Como fazer negócio nos novos países da Europa Central
5. Como fazer negócio no do médio oriente e nos países árabes
6. Como fazer negócio na América Latina
Testes por módulo. Classificação final é a média ponderada dos resultados por módulo.
BibliografiaTravis, T. - Doing Business Anywhere: The Essential Guide to Going Global (John Wiley & Sons, Inc., 2007)Morrison, T. et all - Kiss, Bow or Shake Hands (Adams Media Corp, 2006)
Bibliografia OpcionalSpecific references are given for each region analyzed
O objectivo é o de integrar as várias componentes do programa de mestrado e dar a oportunidade para aplicar os conhecimentos adquiridos através da exposição a problemas empresariais reais
Programa1. Development of proposals for future international strategic directions of a selected company. Desenvolvimento de propostas para a direção estratégica duma empresa específica.
2. Trabalhar como um consultor para uma organização.
3. Desenvolver um caso exploratório ou ilustrativo sobre o processo de internacionalização de uma empresa.
4. Proceder a investigação relativa a um problema ou um desafio relacionado com a internacionalização e tirar conclusões relevantes.
Projecto em grupo ? 100%Todos os projectos devem incluir um relatório final (aprox. 10000 palavras) com os resultados principais, conclusões, recomendações e uma descrição de como os resultados foram obtidos.Caso o projecto seja desenvolvido em conjugação com uma empresa ou organização, uma apresentação é feita com recomendações.
BibliografiaMurphy, O. - International Project Management, South-Western Ed Pub, 2005
Bibliografia OpcionalDepending on the identified business problems
Preparar os alunos para a elaboração da tese ou projecto de mestrado.
Programa1. Utilização de bases online, como Proquest e outras.
2. Metodologias adequadas para projectos finais e dissertações.
3. Fases de um projecto de investigação
A avaliação é baseada num plano para o projecto final ou tese e na sua apresentação em aula.A assiduidade deve ser no mínimo de 80%.
BibliografiaRudestam, Kjell Erik and Newton, Rae R. (2007) - Surviving your dissertation: A Comprehensive Guide to Content and Process, Sage Pub.
Bibliografia OpcionalGuidelines for master thesisExamples of thesis from previous years
1. Definir um problema científico e a sua pertinência
2. Definir objectivos de investigação e possíveis hipóteses de investigação
3. Conduzir uma revisão de literatura que suporte ao problema definido na dissertação ;
4. Aplicar metodologias adequadas à recolha e análise de dados;
5. Refletir de forma crítica sustentada no enquadramento teórico e resultados empíricos;
1. Escrita de introdução e abstract
2. Definição de um problema de investigação
3. Definição de objectivos de pesquisa
4. Revisão de literatura
5. Definição de hipóteses
6. Técnicas de recolha de dados
7. Técnicas de análise de dados
8. Escrita de conclusões e definição de possibilidades de pesquisa futura
Avaliação- Apresentação escrita da dissertação- Apresentação oral da síntese da dissertação e posterior discussão pública perante um júri
Bibliografia- Bryman, A. (2003). Business Research Methods. Oxford: Oxford University Press- Fisher, C. (2007). Researching and writing a dissertation: A guidebook for business students. Essex: Prentice Hall- Ellet, W. (2007). The case study handbook. USA: Harvard Business Press.- Gummesson, E. (1991). Qualitative Methods in Management Research. London: Sage Publications.- Pidd, M. (2003). Tools for thinking: Modelling in Mangement Science. West Sussex: Wiley.
Bibliografia OpcionalOptativas recomendadas
Objetivos
The aim of the master is to provide specialized training of academic nature with research activity, innovation or deepening of professional skills in the field of international management.
Goal 1 - Display effective written communication skills, including the following aspects: produce a well-structured document; demonstrate that the key messages have been clearly identified; express theoretical arguments to a specific application; summarize ideas and conclusions.
Goal 2 - Display effective oral communication skills, including the following aspects: select the appropriate format for a given presentation; demonstrate confidence and that the communication was well-prepared; develop and make presentations with impact.
Goal 3 - Develop critical thinking skills, including the following aspects: select and interpret relevant data and references from academic and non-academic sources; identify and debate ethical issues in business and management; formulate well-supported conclusions or solutions, apply appropriate methodologies or formulas to analyze and assess business issues and problems.
Goal 4-Our graduates will be prepared to operate in an intercultural environment including the following aspects: accept and understand differences in national cultures and acknowledge how these differences impact on ways of managing; demonstrate competency in communication and negotiation with partners from different countries.
Goal 5- Develop effective management skills for a global business environment including the following aspects: be competent to recognize and evaluate international strategies appropriate for different global settings and conditions; demonstrate competence integrating learning from different disciplines relevant to international business; demonstrate competence in the development of projects for specific business environments.
Dissertação / Trabalho de Projeto
Acreditações