Licenciatura

Acreditações

Logótipo da A3ES

Acreditado
6 Anos
28 jan 2020
Registo DGES
Registo inicial R/A-Ef 3374/2011 de 18-03-2011
Registo de alteração R/A-Ef 3374/2011/AL01 de 05-05-2017 | R/A-Ef 3374/2011/AL02 de 11-03-2020 | R/A-Ef 3374/2011/AL03 de 04-12-2020
Contactos
Candidatar
Leccionado em Português

O ensino é assegurado por um corpo docente altamente qualificado, doutorado pelas melhores universidades portuguesas e estrangeiras e com permanente ligação, não apenas à investigação científica de topo a nível mundial, mas também à actividade empresarial.

O contexto privilegiado do Iscte na área da gestão assegura uma formação diferenciada que contempla também as componentes financeira e económica das organizações, potenciando a formação de profissionais de alta qualidade, habilitados a trabalhar como quadros técnicos de topo. São oferecidas competências em áreas tais como as comunicações móveis, a televisão digital, a fibra óptica, os serviços de Internet, a gestão de sistemas e redes de computadores ou a produção de conteúdos multimédia.

Corpo Docente para (2020/2021)

Arquitetura de Redes | Segurança e Gestão de Redes
Rui Neto Marinheiro concluiu, em 1995, na Universidade do Porto a licenciatura em Engenharia Electrotécnica e de Computadores, especialização em Telecomunicações e Computadores, tendo prosseguido de imediato os seus estudos para doutoramento, em Eletrónica e Informática, com uma bolsa FCT, concluídos em 2001 na University of Southampton, Reino Unido, sob a orientação da professora Wendy Hall.  Após regressar a Portugal, iniciou no ISCTE-IUL a sua atividade pedagógica, sendo atualmente professor auxiliar com nomeação definitiva. Lecionou até à data dezenas unidades curriculares, em todos os níveis de ensino, sendo atualmente diretor do Curso de Licenciatura em Engenharia de Telecomunicações e Informática. Orientou, até à data, cerca de 20 estudantes de mestrado, quase todos com publicações científicas associadas, e tem neste momento 2 estudantes em início de doutoramento. Adicionalmente tem participado num número muito significativo de programas de formação contínua e de serviço de cooperação e consultadoria a outras instituições.  No ISCTE-IUL tem-se também dedicado a atividades de gestão académica incluindo a introdução do ensino em e-Learning no ISCTE, a coordenação do Centro de Audiovisuais e a coordenação de laboratórios. Mais recentemente tem se envolvido em iniciativas que promovam a mobilidade como os programas Erasmus+ e o recrutamento de estudantes internacionais. Participou em muitos projetos internacionais e nacionais, tendo sido o investigador principal ou local de alguns desses projetos. Tem participado também na organização de um número assinalável de eventos científicos, e tem dezenas de publicações científicas internacionais na área das redes de computadores, incluindo arquiteturas de redes, mobilidade e redes heterogéneas, arquitetura de comunicação e sistemas para a internet das coisas, redes definidas por software, e protocolos de controlo de acesso ao meio.
Algoritmos e Estruturas de Dados
Algoritmos e Estruturas de Dados
Algoritmos e Estruturas de Dados
Joana Martinho Costa é investigadora integrada no ISTAR e professora auxiliar convidada no ISCTE-IUL. O seu background académico inclui licenciatura em Engenharia Informática pela Universidade Nova de Lisboa, mestrado em Ensino de Informática e doutoramento em Educação na especialidade de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação pela Universidade de Lisboa. É também certificada como formadora pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua. A Joana tem publicado nos domínios de Educational Technology, Technology enhanced learning e Computer Science Education. Os seus trabalhos incluem a autoria e co-autoria de nove artigos científicos indexados no Scopus nos Quartis 1 e 2, e co-autoria de um livro internacional. Em 2021 foi Discussant na conferência anual da American Educational Research Association, na secção Using Technology in Education. Os seus interesses de investigação centram-se em computer science education, ensino e aprendizagem mediado por tecnologia, tecnologia educativa e sistemas de informação em educação. 
Engenharia de Software
Adriano Lopes é doutorado em Informática pela Universidade de Leeds, Reino Unido e Investigador no ISTAR-Instituto Universitário de Lisboa. Anteriormente, foi Professor Auxiliar no Departamento de Informática da FCT-Universidade Nova de Lisboa e no Departamento de Matemática da FCT-Universidade de Coimbra, tendo exercido também funções docentes no Instituto Politécnico de Leiria, Universidade Autónoma de Lisboa e Academia da Força Aérea. Exerceu também funções de gestão de equipas de desenvolvimento numa empresa de Tecnologias de Informação. Foi responsável e lecionou, entre outras, disciplinas de Introdução à Programação, Programação Orientada por Objetos, Computação Gráfica e Interfaces, Algoritmos e Estruturas de Dados, Teoria da Computação e Sistemas Multimédia. Como investigador, foi membro no CISUC (Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra) e posteriormente no CITI (Centro de Informática e Tecnologias da Informação) da FCT/UNL. Participou e orientou trabalhos de investigação financiados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, alguns dos quais relacionados com dissertações de mestrado e de doutoramento.
Sistemas Operativos
Catarina Cruz obteve o grau de Licenciada e Mestre em engenharia de telecomunicações e informática pelo Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) em 2009 e 2011, respectivamente. Terminou, em 2018, o doutoramento em engenharia electrotécnica pelo Instituto Superior Técnico. Desde 2011 que se tornou investigadora no Instituto de Telecomunicações, sendo o seu trabalho focado no desenvolvimento de antenas para comunicações wireless. Os actuais interesses de investigação são nas áreas de antenas para identificação por radio-frequência, antenas dieléctricas para aplicações em ondas milimétricas, antenas e propagação para sistemas de comunicação e lentes. Catarina Cruz é ainda professor Assistente convidada no Departamento de ciências e Tecnologias da Informação no ISCTE-IUL e professora na Escola Profissional de Salvaterra de Magos.
Circuitos e Sistemas Electrónicos
Introdução à Programação
Bases de Dados
Engenharia de Software
Introdução à Programação
Sistemas Operativos
Introdução à Programação
Sistemas Operativos
Ricardo A. Fonseca nasceu em Lisboa, Portugal a 11 de setembro de 1973. Licenciou-se em Eng.ª Física Tecnológica pelo Instituto Superior Técnico em 1996 e junto ao Grupo de Lasers e Plasmas deste Instituto. Em 2000 passou um ano na Universidade da Califórnia em Los Angeles onde trabalhou na modelização numérica da interação laser-plasma a alta intensidade. Doutorou-se em Física pela Universidade Técnica de Lisboa em 2002, focando a sua tese em aceleração de electrões pela interação laser-plasma. Publicou mais de uma centena de artigos científicos em jornais internacionais de topo tendo sido citado mais de 6000 vezes. Em 2003 obteve uma posição permanente no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa. De setembro de 2013 a novembro de 2018 foi o Diretor da Escola de Tecnologias e Arquitetura deste instituto, onde atualmente é Professor Catedrático de Física e Eletromagnetismo.
Sinais Aleatórios em Telecomunicações e Informática | Sistemas de Comunicação Ótica
Adolfo Cartaxo nasceu em Montemor-o-Novo, Portugal. Licenciou-se em Engenharia Electrotécnica e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico (IST), Universidade Técnica de Lisboa, em 1985. Obteve os graus de Mestre e Doutor em Engenharia Electrotécnica e de Computadores, no IST. A tese de doutoramento tratou da optimização do circuito de sincronismo em comunicações ópticas com detecção directa. Em Fevereiro de 2005, obteve a Agregação em Engenharia Electrotécnica e de Computadores, no IST. Em 1985, entrou para o Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores do IST como Assistente Estagiário. Em 1992, passou a Professor Auxiliar e foi promovido a Professor Associado em Janeiro de 2002. Em Setembro de 2016, entrou para o Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa como Professor Catedrático. Ao longo destes anos, leccionou e foi responsável de várias disciplinas de Telecomunicações, tendo redigido apresentações e / ou textos pedagógicos para a maior parte das disciplinas de que foi responsável. Foi orientador de 9 dissertações de Mestrado pré-Bolonha (das quais duas em co-orientação), 31 dissertações de Mestrado pós-Bolonha (das quais quinze em co-orientação) e 10 teses de Doutoramento já concluídas (das quais quatro em co-orientação), e é actualmente orientador de 3 teses de Doutoramento (em co-orientação) e de 1 dissertação de Mestrado (em co-orientação). Em 1993, entrou como investigador para o Grupo de Comunicações Ópticas (CO) do pólo de Lisboa do Instituto de Telecomunicações (IT) onde é actualmente investigador sénior e, desde Janeiro de 2002, membro da Comissão Coordenadora Nacional da Área de CO. Foi investigador responsável pela participação do IST ou pólo de Lisboa do IT em nove projectos europeus de investigação e desenvolvimento na área das telecomunicações por fibra óptica. Foi investigador responsável por seis projectos nacionais, e três projectos internos do IT. Foi investigador responsável pela participação do IST-IT em dois projectos de cooperação com o Brasil na área das redes ópticas. Tem sido auditor e avaliador técnico de projectos dos programas europeus "Advanced Communications Technologies and Services: european RTD" e "Information Society Technologies". Tem sido revisor regular das seguintes publicações internacionais: Optics Express, IEEE/OSA Journal of Lightwave Technology, IEEE Photonics Technology Letters, IEEE Transactions on Communications e IEEE Photonics Journal. É membro sénior da IEEE Laser and Electro-Optics Society desde Novembro de 2002. É autor ou co-autor de mais de 110 artigos em revistas científicas internacionais (15 como primeiro autor) e mais de 160 comunicações em conferências internacionais. É co-autor de duas patentes. Os seus principais interesses de investigação são sistemas e redes de telecomunicações por fibra óptica.
Projecto de Sistemas de Telecomunicações | Teoria dos Circuitos
Francisco Cercas tem mais de 37 anos de experiência profissional, incluindo lecionação no Ensino Secundário público e investigação e desenvolvimento como engenheiro na indústria (CENTREL EID 1982-1983). Em 1984, depois de cumprir ano e meio de Serviço Militar, ingressou na carreira académica, no Instituto Superior Técnico (IST), onde lecionou durante 15 anos até concorrer ao ISCTE-IUL, onde é professor catedrático desde 2012. Foi investigador em várias instituições: CAPS, INESC, Satellite Centre of the University of Plymouth (Inglaterra) e Instituto de Telecomunicações (IT), onde lidera o Grupo de Rádio, na delegação do IT no ISCTE, IT-IUL. É coautor de uma nova família de códigos para comunicações, designada por TCH (Tomlinson, Cercas, Hughes) resultante do trabalho de investigação apresentado na sua tese de doutoramento. Tem mais de 200 publicações, incluindo uma patente, 4 capítulos de livro, 23 artigos de revistas internacionais ISI e mais de 150 artigos e comunicações apresentadas em conferências internacionais com revisores. Orientou, ou coorientou, com sucesso 7 teses de doutoramento, e dezenas de dissertações de mestrado e trabalhos finais de curso, quer no IST, quer no ISCTE-IUL. Participou em mais de duas dezenas de projetos, sendo onze europeus, e foi Delegado Nacional em quatro projetos COST. Foi eleito Presidente do Conselho Científico do ISCTE-IUL em dois mandatos consecutivos (2015-2018), Diretor da Escola de Tecnologias e Arquitetura (ISTA 2010-2013) e Presidente de Departamento (DCTI 2007-2010). É membro sénior do IEEE, Coordenador nacional da Especialização em Telecomunicações na Ordem dos Engenheiros desde 2014, tendo sido Vice-coordenador entre 2008-2013. Os seus interesses de investigação incluem comunicações móveis e por satélite, teoria da codificação, sistemas de espalhamento de espectro e assuntos relacionados.
Modulação e Codificação | Tópicos de Matemática para as Telecomunicações
Francisco Monteiro is an Assistant Professor at the Dep. of Information Science and Technology at the University Institute of Lisbon and a researcher at Instituto de Telecomunicações in Lisbon, Portugal. He received his Eng. degree and MSc in 1999 and 2003 respectively, both from IST, University of Lisbon, where he then became a Teaching Assistant. He obtained his PhD degree from the University of Cambridge (UK) in 2012. He has been a visiting scholar at the University of Toronto (Canada) in 2007/2008 (4 months), was a visiting researcher at Lancaster University (UK) in 2014 (1 month), and was a sabbatical visiting researcher in the Centre for Wireless Communications of the University of Oulu, Finland (5 weeks), and at University Popeu Fabra, Barcelona (also 5 weeks), both in 2019. He has won two best paper awards at IEEE conferences (2004 and 2007), a Young Engineer Prize from the Portuguese Engineers Institution in 2002 (Ordem dos Engenheiros), and for two years in a row was a recipients of Exemplary Reviewer Awards from the IEEE Wireless Communications Letters (in 2014 and in 2015). He co-edited the book "MIMO Processing for 4G and Beyond: Fundamentals and Evolution", published by CRC Press / Taylor and Francis Group, in 2014. He has authored some invited papers in IEEE conferences and he was a Keynote Speaker at the DARNEC conference, Istanbul, 2015. He acts as a frequent reviewer for a number of IEEE journals and conferences, and has been serving in the organising committees of relevant IEEE and EURASIP conferences (tutorial chair and organising a number of special sessions). In 2016/2017 he was the Lead Guest Editor of a special issue on Network Coding of the EURASIP Journal on Advances in Signal Processing. In 2018 was a General Chair of ISWCS 2018 - The 15th International Symposium on Wireless Communication Systems, an IEEE major conference in wireless communications.
Fundamentos de Arquitectura de Computadores
Professor auxiliar no Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação at ISCTE-IUL. Licenciado e mestre em Engenharia Mecânica pelo Instituto Superior Técnico, em Lisboa, e doutorado em Ciências e Tecnologias da Informação, especialidade de Inteligência Artificial, pelo ISCTE-IUL, em lisboa. Leccionou discplinas de Inteligência Artificial e de Tecnologias para Sistemas Inteligentes e lecciona actualmente a disciplina de mestrado de Criatividade Computacional e a disciplina de doutoramento de Criatividade e Computação Criativa, entre outras. Investigador da unidade de investigação ISTAR-IUL e é membro da APPIA, a associação portuguesa para a Inteligência Artificial. Interesses de investigação actuais são nas áreas de Inteligência Artificial, Criatividade Computacional e Gramáticas de Forma.  
Arquitetura de Redes | Fundamentos de Redes de Computadores | Segurança e Gestão de Redes
José André R. S. Moura obteve em 1989, a licenciatura em Engenharia Eletrónica e Telecomunicações pela Universidade de Aveiro, o Mestrado em Redes de Computadores pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (Portugal), e o doutoramento (Ph.D.) em Ciências da Computação pela Universidade de Lancaster (United Kingdom). No período compreendido entre 1989 e 2000, ele desempenhou a função de Gestor de Projetos na empresa EFACEC, Sistemas de Electrónica (Portugal). Entre 2000 e 2001, ele trabalhou como Investigador no INESC-Porto (Portugal). Desde 2001, ele leciona no ISCTE-IUL diversas Unidades Curriculares, na área de Redes de Computadores, e ele tem também trabalhado como investigador no Instituto de Telecomunicações Lisboa (Portugal). Os seus interesses de investigação incluem gestão de redes, modelização de sistemas, computação na periferia da rede, otimização, virtualização de recursos, redes definidas por software, e a resiliência de sistemas com comunicação através de redes. 
Fundamentos de Arquitectura de Computadores | Introdução à Programação
Nuno Miguel de Figueiredo Garrido. Publicou 2 artigos em revistas especializadas. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Filtros contínuos adaptativos; Comparação de estruturas de filtros; Igualação de sinal; Tecnologia digital CMOS; Processamento de sinal em corrente; Circuitos de transcondutância CMOS; Baixo consumo; Muito-alta-frequência; Área reduzida; Baixo-custo; Baixa complexidade; Continuous-time adaptive filters; Filter structure comparison; Signalequalization; Standard digital CMOS technology; Current-mode signal processing; CMOStransconductors; Low consumption; Very high frequency; Low area; Low cost; Low complexity; Smart parking; Smart cities; Prototype; Parking; Arduino; Raspberry Pi; Android; iOS; Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática; Smart parking; Smart cities; Prototype; Parking; Arduino; Raspberry Pi; Android, iOS; .
Bases de Dados
Sérgio Moro (Agregação e Doutoramento em Ciências e Tecnologias de Informação) é Professor Associado no ISCTE-IUL e Sub-Director e Cordenador do Grupo de Sistemas de Informação do ISTAR-IUL. Sérgio é um Data Scientist interdisciplinar que procura descobrir padrões de conhecimento através de abordagens baseadas em dados. Os seus interesses de investigação incluem Business Intelligence, Data Mining, Data Science, e Sistemas de Suporte à Decisão aplicados a problemas reais em áreas como Marketing, Banca, e Turismo. Ele publicou em domínios como Sistemas de Informação e Gestão de Informação (e.g., Decision Support Systems, Expert Systems with Applications, International Journal of Information Management, Journal of Information Science), Marketing (e.g., European Journal of Marketing, Journal of Business Research, Journal of Retailing & Consumer Services), Hospitalidade & Turismo (e.g., Tourism Management, Annals of Tourism Research, International Journal of Hospitality Management, Journal of Hospitality & Tourism Research, International Journal of Contemporary Hospitality Management), and Aplicações à Indústria (e.g., Telematics and Informatics, Computers in Industry). O seu portfólio de publicações inclui um total de 57 revistas peer-reviewed, das quais 40 são classificadas em Q1 e 11 em Q2. Sérgio trabalhou durante 15 anos (2001-2016) no Banco Montepio, dos quais os 3 últimos e meio como Coordenador de Projetos de Business Intelligence e Analytics, incluindo projetos como Analytical CRM, IRB (internal ratings-based approach to capital requirements for credit risk), ALM (Asset-Liability Management), e GRC (Governance, Risk and Compliance). Sérgio possui uma Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores (Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa), um Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação (ISCTE-IUL), e um Doutoramento em Ciências e Tecnologias de Informação (ISCTE-IUL). Sérgio é Associate Editor da revista Expert Systems, Wiley (Q2) e faz parte do Editorial Board da revista Tourism Management Perspectives (Q1).
Fundamentos de Transmissão Guiada e Sem Fios
Tiago Alves nasceu em Lisboa, Portugal, em 1982. Licenciou-se em Engenharia Electrotécnica e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico (IST), Universidade Técnica de Lisboa, em 2006, com especialização principal na área científica de Telecomunicações e, secundária, na área científica de Energia. Obteve o grau de doutor em Engenharia Electrotécnica e de Computadores em 2011, no IST, com a classificação de Aprovado com Muito Bom com Distinção. A tese de doutoramento tratou de sistemas de sinais rádio de banda ultra-larga sobre fibra óptica.  Foi co-orientador de 15 dissertações de Mestrado pós-Bolonha e de uma tese de Doutoramento. Em 2006, entrou como investigador para o Grupo de Comunicações Ópticas (CO) do pólo de Lisboa do Instituto de Telecomunicações (IT) onde é actualmente investigador sénior no âmbito do programa “Investigador FCT” financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Desde 2018, é também Professor Convidado na Escola de Tecnologias e Arquitectura (ISTA) do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa. Participou numa rede de excelência internacional, em dois projectos europeus e em cinco projectos nacionais de investigação e desenvolvimento na área das telecomunicações por fibra óptica. Participou ainda num projecto de cooperação com o Brasil na área das redes ópticas. Actualmente, está inserido na equipa de investigação de um projecto nacional, onde é coordenador local, e é ainda coordenador de um projecto exploratório no âmbito do programa “Investigador FCT”.  Tem sido revisor regular das seguintes publicações internacionais: IEEE/OSA Journal of Lightwave Technology, IEEE Photonics Technology Letters, IET Optoelectronics, Optics Express, Optical and Quantum Electronics, Optics Letters e Chinese Optics Letters. É autor ou co-autor de mais de 40 artigos em revistas científicas internacionais e de mais de 65 comunicações em conferências internacionais. 
Engenharia de Software
Vitor Basto Fernandes licenciou-se em informática de gestão em 1995 (incluindo um estágio na Ascom tecnologia AG - Suíça), fez uma especialização em sistemas distribuídos em 1997 e obteve o seu doutoramento em protocolos de transporte multimédia em 2006, todos na Universidade do Minho (Portugal), onde realizou também atividades de docência. Trabalhou na Integral Vision Inc (Reino Unido) como engenheiro de software em 1996 e foi co-fundador da PSI-Sistemas de Informação Lda (Portugal) em 1997, onde foi sócio-gerente e gestor de projetos em desenvolvimento de software web e de suporte a comércio eletronico B2B (business-to-business). A partir de 2005 lecionou na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Portugal), onde foi professor auxiliar convidado em 2007 e 2008. Em 2008 ingressou no Departamento de Engenharia Informática do Instituto Politécnico de Leiria (Portugal) como professor adjunto, onde foi professor coordenador entre 2014 e 2016. Coordenou o Mestrado em Engenharia Informática -  Computação móvel entre 2010-2012, foi coordenador do Centro de Investigação em Informática e Comunicações do Instituto Politécnico de Leiria entre 2012-2016, investigador em vários projectos internacionais nas áreas de integração de sistemas de informação, filtragem anti-spam e otimização multiobjetivo, e investigador principal em dois projetos financiados pela FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) nas áreas de gestão e internacionalização da investigação. Publica regularmente em conferências e revistas, e tem organizado eventos internacionais nas suas áreas de investigação, engenharia de software, otimização multiobjetivo e web semântica.
Sistemas Operativos
Introdução à Programação
Sistemas de Comunicação Sem Fios e Móveis
Américo Correia foi Director do Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação do ISCTE-IUL de Junho de 2010 a Junho de 2013
Programação Orientada para Objectos
Obteve o doutoramento (2009) sob a orientação de Kai Koskimies (Tampere University of Technology) e Antónia Lopes (Universidade de Lisboa) na área de frameworks orientadas por objetos e linhas de produto de software. Atualmente desenvolve a atividade de investigação em dois eixos principais: - Componentes de software e usabilidade de APIs: formas automatizadas de compor e integrar componentes de software (linhas de produto); ferramentas de apoio à utilização e aprendizagem de APIs. - Pedagogia da programação: ferramentas pedagógicas para auxílio no processo ensino-aprendizagem da programação (AguiaJ, PandionJ); sistemas de avaliação automática. Investigador visitante na Carnegie Mellon University (2014) ao abrigo do programa CMU-Portugal, trabalhando com Brad A. Myers. Membro da comissão de programa das conferências Koli Calling International Conference on Computing Education Research (2017-2019) e INFORUM/SOFT-PT (2017-2019).
Sistemas Operativos | Sistemas Operativos | Sistemas Operativos | Sistemas Operativos
Carlos Coutinho é Professor Auxiliar no ISCTE-IUL, e é o CEO e Responsável de I&D na empresa Caixa Mágica Software, S.A. em Lisboa, Portugal. Obteve o grau de doutor (Ph.D.) em Engenharia Eletrotécnica e Computadores em 2013, pela Universidade Nova de Lisboa (FCT-UNL), Portugal. É responsável pela área de Cloud Computing no ISCTE-IUL, onde também faz investigação no ISTAR-IUL, com interesses em Interoperabilidade Empresarial, Plataformas Adaptáveis e Sistemas, SOA e Engenharia orientada a Modelos (MDE). Tem mais de quinze anos de experiência no ensino das áreas de TI nas universidades portuguesas ISEL, ISCAL, ISGB e ISCTE-IUL. Tem seis publicações em revistas científicas internacionais indexadas e mais de vinte publicações em conferências internacionais com revisão, e faz parte do comité científico de quatro revistas e seis conferências internacionais anuais. Fez parte do Júri e Arguente na defesa de quatro PhD e sete MSc. Tem o título PMP do Project Management Institute, e uma pós-graduação em Gestão de Projetos pelo Instituto Superior Bissaya-Barreto (ISBB) de Coimbra, Portugal. Tem mais de vinte anos de experiência em engenharia de TI empresarial, trabalhando em diversas áreas de TIC, Serviços, Administração Pública e na indústria Aeroespacial, em vários projetos multinacionais pela CMS e em empresas como a Alcatel, Siemens e Critical Software. Participou e foi responsável pela companhia em múltiplos Projetos Europeus como o Athena (FP6), TIMBUS (FP7), C2NET e vf-OS (H2020), e numerosos projetos para a ESA (EGOS, OCDT, SCOS-2000 e Galileo).
Álgebra Linear
Algoritmos e Estruturas de Dados
Arquitetura de Redes
Engenheiro Aeroespacial, especialização em aviónica. Doutoramento em Telecomunicações. MBA e Mestrado de Gestão Perito em tecnologia e gestão, com interesses em estratégia e finanças.
Fundamentos de Arquitectura de Computadores | Modulação e Codificação | Sistemas de Comunicação Ótica
Bases de Dados
Fundamentos de Sinais e Sistemas
Fundamentos de Redes de Computadores
Inteligência Artificial
Mecânica e Ondas
Tópicos de Matemática para as Telecomunicações
Teoria dos Circuitos
Algoritmos e Estruturas de Dados
Nuno Guimarães, Full Professor (Professor Catedrático) at ISCTE-IUL, graduated in Electrotechnical Engineering at the Technical University of Lisbon, Instituto Superior Técnico, Portugal, in 1983, where he also completed his MsC (1987) and PhD (1992). He received the title of Agregado em Informática in July 1999, from the University of Lisbon. From 1986 to 1997, he taught at the Electrotechnical and Computer Engineering Department of IST/UTL, and from 1997 to 2012 at the Informatics Department of the Faculty of Sciences, University of Lisbon. He was Dean of the Faculty of Sciences of the University of Lisbon (2003-2009). In 2014 and 2019 he was Visiting Scholar at the Indian Institute of Technology in Gandhinagar, India. In 2010, he was Invited Professor at the Technical University of Berlin, Institut für Psychologie und Arbeitswissenchaft, Fak V - Verkehrs- und Maschinensysteme. --- From 1982 to 1997, he was a researcher of INESC, Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Lisbon, Portugal, and is a member of LASIGE/FCUL since 1997. From 1989 to 1991, he was a consultant for Bell Labs, AT&T, Murray Hill, New Jersey, "Software Systems Principles Research Lab''. He was a member of Executive Board of PUUG (Portuguese Unix Users Group)(1992-1998), one of the individual founders of Eunet Portugal, later KPNQwest Portugal. From 1996 to 2001, he co-founded of Ergoprocesso (Consulting services), 4VDO - Sistemas e Serviços Multimédia SA (Video indexing services) and OnTV - Sistemas e Serviços de Televisão Interactiva SA (Interactive Television Systems integrator). --- ACM Senior Member (since 2012), Member of ACEEU (www.aceeu.org), Member (Mgmnt) of ISOC (PT)
Circuitos e Sistemas Electrónicos | Electrónica Programada e Processamento Digital de Sinais
Arquitetura de Redes
Inteligência Artificial
Electromagnetismo | Fundamentos de Transmissão Guiada e Sem Fios
Sérgio de Almeida Matos, nascido a 3 de novembro de 1981, natural de Torres Vedras, licenciou-se, em regime pré-Bolonha, no curso de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (LEEC) do Instituto Superior Técnico (IST) da Universidade de Lisboa, em 2004. Em 2005, obteve, pelo mesmo instituto, o grau de Mestre (regime pré-Bolonha) em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores. Em 2010, terminou o programa de Doutoramento em Engenharia Eletrotécnica e Computadores do IST, como bolseiro da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) com a classificação de muito bom com distinção.  A sua atividade de docência iniciou-se no ano letivo de 2004/2005 como monitor do departamento de engenharia eletrotécnica e computadores (DEEC) do IST. Em 2009 foi contratado como professor auxiliar convidado do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), tendo lecionado várias unidades curriculares (UCs) do Departamento de Ciências e Tecnologia da Informação (DCTI). Desde 2012 é Professor Auxiliar do DCTI tendo obtido a nomeação definitiva em 2017. É coordenador das UCs Eletromagnetismo e Propagação e Radiação de Ondas Eletromagnéticas desde o ano letivo de 2013/2014. Foi coorientador de duas dissertações de mestrado e de uma tese de doutoramento no IST, tendo esta última sido distinguida com o Prémio Professor Abreu Faro. No ISCTE-IUL foi orientador de uma dissertação de mestrado. Atualmente, está a orientar uma tese de doutoramento (desde 2016) e de uma dissertação de mestrado (desde 2018) no ISCTE-IUL.  Integra, desde 2004, o grupo de investigação de Rádio, Micro-ondas e Ondas Milimétricas do Instituto de Telecomunicações (IT). É também investigador integrado na delegação IT-IUL no grupo de antenas e propagação. Tem vindo a publicar vários trabalhos de investigação em diversas áreas da física e das telecomunicações, estando a sua atual investigação centrada no desenvolvimento de antenas para ondas milimétricas no âmbito das novas gerações de comunicações via satélite e moveis (5G). Durante a sua atividade de investigação publicou 17 artigos em revista internacionais e 64 comunicações em atas de congressos internacionais. É investigador nuclear de dois projetos nacionais financiados pela FCT e num projeto internacional financiado pela Agência Espacial Europeia (ESA-ESTEC).  Foi também delegado nacional em duas ações COST. Tem ainda experiência como membro de organização de uma conferência, estando atualmente contratado pela EurAAP na gestão da plataforma EDAS para a organização da conferência EUCAP2019. É ainda membro fundador do capítulo de instrumentação e medida português do IEEE. Desempenha com regularidade funções de revisor para várias revistas na área de antenas. 
Contactos
Candidatar
Voltar ao topo