Licenciatura

Acreditações

Logótipo da A3ES

Acreditado
6 Anos
28 jan 2020
Registo DGES
Registo inicial R/A-Ef 3374/2011 de 18-03-2011
Registo de alteração R/A-Ef 3374/2011/AL01 de 05-05-2017 | R/A-Ef 3374/2011/AL02 de 11-03-2020 | R/A-Ef 3374/2011/AL03 de 04-12-2020
Contactos
Candidatar
Leccionado em Português
Tipo de ensino Presencial

O ensino é assegurado por um corpo docente altamente qualificado, doutorado pelas melhores universidades portuguesas e estrangeiras e com permanente ligação, não apenas à investigação científica de topo a nível mundial, mas também à actividade empresarial.

O contexto privilegiado do Iscte na área da gestão assegura uma formação diferenciada que contempla também as componentes financeira e económica das organizações, potenciando a formação de profissionais de alta qualidade, habilitados a trabalhar como quadros técnicos de topo. São oferecidas competências em áreas tais como as comunicações móveis, a televisão digital, a fibra óptica, os serviços de Internet, a gestão de sistemas e redes de computadores ou a produção de conteúdos multimédia.

Corpo Docente para (2022/2023)

Segurança e Gestão de Redes | Arquitetura de Redes
Rui Neto Marinheiro concluiu, em 1995, na Universidade do Porto a licenciatura em Engenharia Electrotécnica e de Computadores, especialização em Telecomunicações e Computadores, tendo prosseguido de imediato os seus estudos para doutoramento, em Eletrónica e Informática, com uma bolsa FCT, concluídos em 2001 na University of Southampton, Reino Unido.  Após regressar a Portugal, iniciou no Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação da Escola de Tecnologias e Arquitetura do Iscte - Instituto Universitário de Lisboa, a sua atividade pedagógica, sendo atualmente Professor Associado. Lecionou até à data dezenas unidades curriculares, em todos os níveis de ensino, sendo atualmente Diretor do Curso de Licenciatura em Engenharia de Telecomunicações e Informática. Adicionalmente tem participado num número muito significativo de programas de formação contínua e de serviço de cooperação e consultadoria a outras instituições.  No Iscte tem-se também dedicado a atividades de gestão académica incluindo a introdução do ensino em e-Learning no Iscte, a coordenação do Centro de Audiovisuais e a coordenação de laboratórios. Mais recentemente tem se envolvido em iniciativas que promovam a mobilidade como os programas Erasmus+ e o recrutamento de estudantes internacionais. Na sua atividade científica, integrada do Instituto de Telecomunicações, participou em muitos projetos internacionais e nacionais, tendo sido o investigador principal ou local de alguns desses projetos. Tem participado também na organização de um número assinalável de eventos científicos, e tem dezenas de publicações científicas internacionais na área das redes de computadores, incluindo arquiteturas de redes, mobilidade e redes heterogéneas, arquitetura de comunicação e sistemas para a internet das coisas, redes definidas por software, e protocolos de controlo de acesso ao meio.
Sinais Aleatórios em Telecomunicações e Informática | Sistemas de Comunicação Ótica
Adolfo Cartaxo nasceu em Montemor-o-Novo, Portugal. Licenciou-se em Engenharia Electrotécnica e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico (IST), Universidade Técnica de Lisboa, em 1985. Obteve os graus de Mestre e Doutor em Engenharia Electrotécnica e de Computadores, no IST. A tese de doutoramento tratou da optimização do circuito de sincronismo em comunicações ópticas com detecção directa. Em Fevereiro de 2005, obteve a Agregação em Engenharia Electrotécnica e de Computadores, no IST. Em 1985, entrou para o Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores do IST como Assistente Estagiário. Em 1992, passou a Professor Auxiliar e foi promovido a Professor Associado em Janeiro de 2002. Em Setembro de 2016, entrou para o Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa como Professor Catedrático. Ao longo destes anos, leccionou e foi responsável de várias disciplinas de Telecomunicações, tendo redigido apresentações e / ou textos pedagógicos para a maior parte das disciplinas de que foi responsável. Foi orientador de 9 dissertações de Mestrado pré-Bolonha (das quais duas em co-orientação), 31 dissertações de Mestrado pós-Bolonha (das quais quinze em co-orientação) e 10 teses de Doutoramento já concluídas (das quais quatro em co-orientação), e é actualmente orientador de 3 teses de Doutoramento (em co-orientação) e de 1 dissertação de Mestrado (em co-orientação). Em 1993, entrou como investigador para o Grupo de Comunicações Ópticas (CO) do pólo de Lisboa do Instituto de Telecomunicações (IT) onde é actualmente investigador sénior e, desde Janeiro de 2002, membro da Comissão Coordenadora Nacional da Área de CO. Foi investigador responsável pela participação do IST ou pólo de Lisboa do IT em nove projectos europeus de investigação e desenvolvimento na área das telecomunicações por fibra óptica. Foi investigador responsável por seis projectos nacionais, e três projectos internos do IT. Foi investigador responsável pela participação do IST-IT em dois projectos de cooperação com o Brasil na área das redes ópticas. Tem sido auditor e avaliador técnico de projectos dos programas europeus "Advanced Communications Technologies and Services: european RTD" e "Information Society Technologies". Tem sido revisor regular das seguintes publicações internacionais: Optics Express, IEEE/OSA Journal of Lightwave Technology, IEEE Photonics Technology Letters, IEEE Transactions on Communications e IEEE Photonics Journal. É membro sénior da IEEE Laser and Electro-Optics Society desde Novembro de 2002. É autor ou co-autor de mais de 130 artigos em revistas científicas internacionais (17 como primeiro autor) e mais de 170 comunicações em conferências internacionais. É co-autor de duas patentes. Os seus principais interesses de investigação são sistemas e redes de telecomunicações por fibra óptica.
Algoritmos e Estruturas de Dados
Licenciado em Engenharia Informática através do Iscte-IUL (2019-2022). Aluno do Mestrado em Engenharia Informática no Iscte-IUL (2022-Presente). Assistente Convidado nas cadeiras de Teoria da Computação, Processamento de Informação, e Algoritmos & Estruturas de Dados.
Fundamentos de Arquitectura de Computadores | Sistemas Operativos
Sistemas de Comunicação Sem Fios e Móveis
Américo Correia foi Director do Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação do ISCTE-IUL de Junho de 2010 a Junho de 2013. Membro da Comissão Permanente do Concelho Científico do ISCTE e membro do Plenário do CC do ISCTE de Março de 2021 a Fevereiro de 2023
Inteligência Artificial | Programação Orientada para Objectos
Introdução à Programação
Obteve o doutoramento (2009) sob a orientação de Kai Koskimies (Tampere University of Technology) e Antónia Lopes (Universidade de Lisboa) na área de frameworks orientadas por objetos e linhas de produto de software. Atualmente desenvolve a atividade de investigação em dois eixos principais: - Componentes de software e usabilidade de APIs: formas automatizadas de compor e integrar componentes de software (linhas de produto); ferramentas de apoio à utilização e aprendizagem de APIs. - Pedagogia da programação: ferramentas pedagógicas para auxílio no processo ensino-aprendizagem da programação (AguiaJ, PandionJ); sistemas de avaliação automática. Investigador visitante na Carnegie Mellon University (2014) ao abrigo do programa CMU-Portugal, trabalhando com Brad A. Myers. Membro da comissão de programa das conferências Koli Calling International Conference on Computing Education Research (2017-2019) e INFORUM/SOFT-PT (2017-2019).
Bases de Dados
Bráulio Alexandre Barreira Alturas nasceu em Lisboa em 1964, mas sempre viveu em Queluz, é doutorado em Organização Gestão de Empresas com especialização em Marketing (2005), Mestre em Ciências Empresariais com especialização em Sistemas de Informação de Gestão (1995) e Licenciado em Organização e Gestão de Empresas (1989), pelo ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa. Atualmente é Professor Associado do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa do Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação, e investigador do ISTAR-Iscte (Centro de Investigação em Ciências da Informação, Tecnologias e Arquitetura). Coordenador de várias unidades curriculares de Informática Aplicada à Gestão e Ciências Sociais e docente em Mestrados e Pós-graduações, bem como formador na área dos Sistemas de Informação Organizacionais.
Sistemas Operativos
Carlos Coutinho é Professor Auxiliar no Iscte-IUL, e é o CEO e Diretor de I&D na empresa Caixa Mágica Software, S.A., em Lisboa, Portugal. Obteve o grau de doutor (Ph.D.) em Engenharia Eletrotécnica e Computadores em 2013, pela Universidade Nova de Lisboa (FCT-NOVA), Portugal. É responsável pela área de Cloud Computing no Iscte-IUL, onde também faz investigação, sendo coordenador de área e membro da Comissão Científica no ISTAR-IUL, com interesses em Interoperabilidade Empresarial, Plataformas Adaptáveis e Sistemas, SOA e Engenharia orientada a Modelos (MDE). Tem mais de vinte anos de experiência no ensino das áreas de TI nas universidades portuguesas ISEL, ISCAL, ISGB e ISCTE-IUL. Tem 2 capítulos em livros, 9 publicações em revistas científicas internacionais indexadas e mais de 40 publicações em conferências internacionais com revisão, e faz parte do comité científico de seis revistas e seis conferências internacionais anuais. Fez parte do Júri e Arguente na defesa de quatro PhD e treze MSc. Tem desde 2009 o título PMP do Project Management Institute, e uma pós-graduação em Gestão de Projetos pelo Instituto Superior Bissaya-Barreto (ISBB) de Coimbra, Portugal. Tem mais de 25 anos de experiência em engenharia de TI empresarial, trabalhando em diversas áreas de TIC, Serviços, Administração Pública e na indústria Aeroespacial, em vários projetos multinacionais pela CMS e em empresas como a Alcatel, Siemens e Critical Software. Participou e foi responsável pela companhia em múltiplos Projetos Europeus como o Athena (FP6), TIMBUS (FP7), C2NET, vf-OS, EFPF (H2020), e TaRDIS (HE), e numerosos projetos para a ESA (EGOS, OCDT, SCOS-2000 e Galileo).
Algoritmos e Estruturas de Dados
Caroline Conti was graduated in Electrical Engineering by University of São Paulo, Brazil, in 2010, and received her PhD degree in Information Science and Technology by ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), in June of 2017. She is currently an Assistant Professor at the Department of Information Science and Technology of ISCTE-IUL, and a Senior Researcher at Instituto de Telecomunicações (IT). Caroline has been working in the area of light field visual media, making her major contributions to the area of light field content processing, representation, and coding. This was also the subject of her PhD Thesis entitled Efficient Solutions for Light Field Coding. She has more than 10 years of research experience in Portugal and, for this period, she has been participating in many national and international research projects addressing immersive multimedia technologies, where she has actively collaborated with experts from academia and industry in this field. More significantly, she has participated in the European Commission’s project 3D VIVANT (Live Immerse Video-Audio Interactive Multimedia) and has been a research intern at the light field display company Holografika Kft., in Budapest, Hungary. Previous work experience also includes working as a research assistant at IT, and as a lecturer for different courses in Telecommunications and Computer Engineering degrees at ISCTE-IUL. She has also been a member of Organizing Committees of international conferences, more recently, in the 10th European Workshop on Visual Information Processing. Overall, she has contributed more than 30 publications in high Impact Factor journals and in renowned international conferences. She is also author of four book chapters published by Springer. According to Google Scholar, her published work has had more than 600 citations. Additionally, she has secured many competitive scholarships, including the FCT Stimulus of Scientific Employment 2017 program, in which she ranked in the first place in the Junior Researcher category with maximum score of 10. She has also been recognized with many awards/distinctions in national and international conferences and competitions. More significantly, in 2017, she won the 27th edition of the IBM Scientific Prize, which is arguably the most prestigious prize in Computer Science and related fields of Engineering in Portugal.
Bases de Dados
Engenharia de Software
Fernando Brito e Abreu é doutorado em Engenharia Informática pelo IST/UTL e professor associado do Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação do ISCTE-IUL, onde dirige o Mestrado em Informática e Gestão (MIG), sendo membro do Concelho Científico do ISCTE-IUL em representação da Unidade de Investigação ISTAR-IUL. Anteriormente foi professor auxiliar do Departamento de Informática da FCT/UNL, tendo exercido também funções docentes no ISEGI/UNL (atualmente NOVA IMS), IST/UTL, ISEG/UTL e na Academia da Força Aérea. Foi ainda professor convidado do Département Informatique da École des Mines de Nantes durante uma década, no âmbito do mestrado europeu EMOOSE. Nessas universidades foi / tem sido responsável e lecionado disciplinas de 1º ciclo (Engenharia de Software, Análise de Sistemas, Conceção e Desenvolvimento de Sistemas de Informação, Programação Orientada a Objetos, Introdução à Programação), 2º ciclo (Arquiteturas de Software, Desenho de Software Orientado a Objetos, Qualidade do Produto e do Processo, Metodologias de Investigação) e 3º ciclo (Engenharia de Software Experimental). Foram concluídas, ou estão em fase de conclusão, cerca de 30 dissertações (incluindo 7 doutoramentos) sobre sua orientação. Foi investigador no Grupo de Engenharia de Software do INESC Lisboa, no centro de investigação CITI (Centro de Informática e Tecnologias da Informação) da FCT/UNL e posteriormente foi um dos fundadores da unidade de investigação ISTAR-IUL no ISCTE-IUL, onde criou e liderou o grupo de Software Systems Engineering, em que permanece atualmente. Promoveu a celebração de vários protocolos de investigação aplicada / transferência de tecnologia e/ou colaboração entre: (i) INESC e Marinha Portuguesa, (ii) CS/03 e itSMF Portugal, (iii) NAV EPE e FCT/UNL, (iv) SINFIC e FCT/UNL, (v) Turismo de Portugal e ISCTE-IUL e (vi) GEOTA e ISCTE-IUL. Para além de projetos financiados e desenvolvidos no âmbito desses protocolos, tem coordenado equipas de investigação em vários projetos científicos financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e outros projetos de extensão universitária, como por exemplo com os Correios de Portugal, a Portugal Telecom ou a Assembleia da República. Produziu perto de duas centenas de textos científicos e técnicos, incluindo artigos em revistas como: Science of Computer Programming, Journal of Systems and Software, IEEE Latin America, Object Expert, Computer Standards & Interfaces, ERCIM News, Personal Computer World, L'Objet, Qualirama, Sistemas de Informação e Interface. O seu trabalho é citado perto de 2800 vezes (h-index 23), de acordo com o Google Scholar. Foi pioneiro em Portugal na Engenharia de Software Empírica com o seu grupo de investigação QUASAR (QUantitative Approaches in Software engineering And Reengineering). Entre as suas propostas estão o conjunto MOOD (Metrics for Object Oriented Design), atualmente utilizado na indústria de software e a abordagem Metamodel Driven Measurement (M2DM). Esta última permite a formalização abstrata de métricas sobre um metamodelo de domínio usando OCL, uma linguagem de especificação de restrições que faz parte do UML. O M2DM foi aplicado em vários domínios (por exemplo, desenho orientado a objetos, desenvolvimento baseado em componentes, modelação de processos de negócios, modelação de infraestruturas de TI). É desde 2014 editor associado da revista Software Quality Professional da American Society for Quality, delegado português na IFIP TC2 (Software: Theory and Practice) e membro da equipa técnica do modelo de processo MPS.BR, largamente usado no Brasil. Tem sido revisor regular em várias revistas, conferências e workshops internacionais, bem como avaliador de projetos de investigação. Tem servido regularmente na montagem de eventos científicos internacionais, como membro do comité administrativo (steering committee), presidente, vice-presidente ou membro da comissão organizadora, da comissão de programa e de outras comissões, palestrante (keynote speaker), apresentador de seminários (tutorial speaker), coordenador ou membro de painéis e outras sessões técnicas. Foi também presidente da CS/03 (Comissão Sectorial para a Qualidade nas Tecnologias de Informação e Comunicações), do Instituto Português da Qualidade, durante 8 anos (2000-2007), no âmbito da qual foi um dos criadores e impulsionadores da conferência internacional QUATIC, atualmente na sua 14ª edição. Foi Program Chair do QUATIC'2020 e foi eleito em 2021 Chairman do QUATIC Series Scientific Steering Committee.
Circuitos e Sistemas Electrónicos | Electrónica Programada e Processamento Digital de Sinais
Algoritmos e Estruturas de Dados
Projecto de Sistemas de Telecomunicações
Francisco Cercas tem mais de 40 anos de experiência profissional, incluindo o Ensino Secundário e na Indústria como Engenheiro de Investigação (CENTREL EID 1982-1983) antes de entrar na carreira académica em 1984. Deu aulas no IST (Instituto Superior Técnico - Lisboa) durante 15 anos, depois no ISCTE-IUL, onde é Professor Catedrático desde 2012. É ou foi investigador no CAPS, INESC, Centro de Satélites da Universidade de Plymouth (UK) e Instituto de Telecomunicações (IT), onde lidera o Grupo de Rádio IT-IUL. É co-autor de uma nova classe de códigos denominada TCH (Tomlinson, Cercas, Hughes) e mais de 200 publicações, incluindo uma patente, 5 capítulos de livros, 30 artigos de revista, mais de 150 artigos de conferência e vários relatórios de investigação internacional. Supervisionou 7 teses de doutoramento concluídas, assim como muitos Mestrados e Projectos Finais de Curso, tanto no IST como no ISCTE-IUL. Participou em vários projectos nacionais e internacionais e foi Delegado Nacional em quatro projectos europeus da COST.  Foi Presidente do Conselho Científico da Universidade (ISCTE-IUL 2015-2018), Diretor da Escola (ISTA 2010-2013) e Presidente do seu Departamento (DCTI 2007-2010).  É Membro Senior do IEEE e foi Coordenador Nacional das Telecomunicações na Ordem dos Engenheiros de 2014 a 2022. Os seus interesses de investigação incluem comunicações móveis e por satélite, teoria da codificação, comunicações de espectro alargado e tópicos relacionados.
Modulação e Codificação | Tópicos de Matemática para as Telecomunicações
Francisco Monteiro is Assistant Professor in the Dep. of Information Science and Technology at Iscte - University Institute of Lisbon, and a researcher at Instituto de Telecomunicações, Lisbon, Portugal. He holds a PhD from the University of Cambridge, UK, and the Licenciatura and MSc degrees in Electrical and Computer Engineering from IST, University of Lisbon, where he also became a Teaching Assistant. He held visiting research positions at the Universities of Toronto (Canada), Lancaster (UK), Oulu (Finland), and Pompeu Fabra (Barcelona, Spain). He has won two best paper prizes awards at IEEE conferences (2004 and 2007), a Young Engineer Prize (3rd place) from the Portuguese Engineers Institution (Ordem dos Engenheiros) in 2002, and for two years in a row was a recipients of Exemplary Reviewer Awards from the IEEE Wireless Communications Letters (in 2014 and in 2015). He co-edited the book "MIMO Processing for 4G and Beyond: Fundamentals and Evolution", published by CRC Press in 2014. In 2016 he was the Lead Guest Editor of a special issue on Network Coding of the EURASIP Journal on Advances in Signal Processing. He was a general chair of ISWCS 2018 - The 15th International Symposium on Wireless Communication Systems, an IEEE major conference in wireless communications.
Arquitetura de Redes | Fundamentos de Redes de Computadores | Segurança e Gestão de Redes
Engenheiro Aeroespacial, especialização em aviónica. Doutoramento em Telecomunicações. MBA e Mestrado de Gestão Perito em tecnologia e gestão, com interesses em estratégia e finanças.
Fundamentos de Arquitectura de Computadores | Modulação e Codificação | Sistemas de Comunicação Ótica
Introdução à Programação
Álgebra Linear
Fundamentos de Arquitectura de Computadores
Professor auxiliar no Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação at ISCTE-IUL. Licenciado e mestre em Engenharia Mecânica pelo Instituto Superior Técnico, em Lisboa, e doutorado em Ciências e Tecnologias da Informação, especialidade de Inteligência Artificial, pelo ISCTE-IUL, em lisboa. Leccionou discplinas de Inteligência Artificial e de Tecnologias para Sistemas Inteligentes e lecciona actualmente a disciplina de mestrado de Criatividade Computacional e a disciplina de doutoramento de Criatividade e Computação Criativa, entre outras. Investigador da unidade de investigação ISTAR-IUL e é membro da APPIA, a associação portuguesa para a Inteligência Artificial. Interesses de investigação actuais são nas áreas de Inteligência Artificial, Criatividade Computacional e Gramáticas de Forma.  
Sistemas Operativos
Arquitetura de Redes | Fundamentos de Redes de Computadores
José André R. S. Moura obteve em 1989, a licenciatura em Engenharia Eletrónica e Telecomunicações pela Universidade de Aveiro, em 2001 o Mestrado em Redes de Computadores pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (Portugal), e em 2011 o doutoramento (Ph.D.) em Ciências da Computação pela Universidade de Lancaster (United Kingdom). No período compreendido entre 1989 e 2000, ele desempenhou a função de Gestor de Projetos na empresa EFACEC, Sistemas de Electrónica (Portugal). Entre 2000 e 2001, ele trabalhou como Investigador no INESC-Porto (Portugal). Desde 2001, ele leciona no ISCTE-IUL diversas Unidades Curriculares, na área de Redes de Computadores, e ele tem também trabalhado como investigador no Instituto de Telecomunicações Lisboa (Portugal). Os seus interesses de investigação incluem gestão de redes, modelização de sistemas, computação na periferia da rede, otimização, virtualização de recursos, redes definidas por software, e a resiliência de sistemas com comunicação através de redes. 
Bases de Dados
Fundamentos de Arquitectura de Computadores
Juan A. Acebrón received the Ph.D. degree in Mathematical Engineering from Universidad Carlos III de Madrid (Spain), in 2000. From 2000 to 2012, Acebrón was a visiting Researcher at the Rome Supercomputing Center (Rome, Italy); the Department of Physics, University of California, San Diego; the Department of Information Engineering, Universita di Padova (Padova, Italy); University of Alcala (Madrid, Spain), University Rovira-Virgili (Tarragona, Spain), and Instituto Superior Tecnico (Lisbon, Portugal). Acebrón is currently a Researcher at INESC-ID and an Assistant Professor at the Instituto Universitario de Lisboa ISCTE-IUL (Lisbon, Portugal), Information Science and Technology Department. His main research interests are in computational mathematics, mainly developing efficient and scalable algorithms for high performance supercomputing and random dynamical systems.
Fundamentos de Sinais e Sistemas
Fundamentos de Redes de Computadores
Programação Orientada para Objectos
Luís Miguel Martins Nunes, licenciado em Informática pela Faculdade Ciências da Universidade de Lisboa (1993), obteve o grau de Mestre em Engenharia Eletrotécnica e Informática pelo Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa (1997, tese orientada pelo Prof. Luís Borges de Almeida) e doutoramento em Engenharia Informática pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (2006, tese orientada pelo Prof. Eugénio de Oliveira). Entrou no Iscte em 1997 como Assistente e é atualmente Professor Associado. Tem também contribuído como investigador na área de Aprendizagem Automática em várias unidades de investigação desde 1997 (INESC, ADETTI, LIACC, IT e ISTAR) permanecendo membro do ISTAR até à data.
Mecânica e Ondas
Programação Orientada para Objectos
Maria Pinto-Albuquerque é Prof.ª Auxiliar no Iscte - Instituto Universitário de Lisboa e investigadora no Istar-Iscte. O seu trabalho de investigação foca-se na relação da pessoa, como utilizador ou criador, com o sistema computacional. A investigação sobre a relação pessoa-sistema tem sido desenvolvida  nos tópicos de consciencialização (awareness) em cibersegurança, alinhamento de segurança e usabilidade, e engenharia de requisitos. Tem desenvolvido ferramentas e técnicas, tais como jogos sérios (serious games) e técnicas que usam a criatividade, promovendo a utilização e desenvolvimento eficientes, responsáveis e seguros de sistemas informáticos, quer pelos utilizadores, quer pelos engenheiros de sistemas e todo o tipo de stakeholders (co-criadores destes sistemas).  Tem colaborado, em particular com o Bristol Cybersecurity Group (Univ. of Bristol, UK), UniBW Information Systems Group (University of the Federal Armed Forces Munich), and Security Life Cycle Group of Siemens Technology, Munich. No âmbito da sua colaboração com o Bristol Cyber Security Group fez parte da equipa que desenvolveu o jogo, para cybersecurity awareness, Decisions and Disruptions, http://www.decisions-disruptions.org/. Este jogo foi adaptado pela City of London Police, e ganhou o UK National Innovation in Cyber Award 2020, https://thenationalcyberawards.org/virtual-awards-ceremony-2020/. Licenciada em Matemática Aplicada e Computação pelo Instituto Superior Técnico. Mestre em Informática pela Fac. Ciências, Univ. Lisboa. Doutoramento em Computer Science na Univ. of Lancaster, UK. É membro do IEEE, Iscte Alumni, Lancaster University Alumni, e da British Computer Society.  
Inteligência Artificial
Teoria dos Circuitos
Introdução à Programação | Sistemas Operativos
Nuno Miguel de Figueiredo Garrido. Publicou 2 artigos em revistas especializadas. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Filtros contínuos adaptativos; Comparação de estruturas de filtros; Igualação de sinal; Tecnologia digital CMOS; Processamento de sinal em corrente; Circuitos de transcondutância CMOS; Baixo consumo; Muito-alta-frequência; Área reduzida; Baixo-custo; Baixa complexidade; Continuous-time adaptive filters; Filter structure comparison; Signalequalization; Standard digital CMOS technology; Current-mode signal processing; CMOStransconductors; Low consumption; Very high frequency; Low area; Low cost; Low complexity; Smart parking; Smart cities; Prototype; Parking; Arduino; Raspberry Pi; Android; iOS; Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática; Smart parking; Smart cities; Prototype; Parking; Arduino; Raspberry Pi; Android, iOS; .
Circuitos e Sistemas Electrónicos | Electrónica Programada e Processamento Digital de Sinais
Algoritmos e Estruturas de Dados
Fundamentos de Arquitectura de Computadores | Sistemas Operativos
Ricardo A. Fonseca nasceu em Lisboa, Portugal a 11 de setembro de 1973. Licenciou-se em Eng.ª Física Tecnológica pelo Instituto Superior Técnico em 1996 e junto ao Grupo de Lasers e Plasmas deste Instituto. Em 2000 passou um ano na Universidade da Califórnia em Los Angeles onde trabalhou na modelização numérica da interação laser-plasma a alta intensidade. Doutorou-se em Física pela Universidade Técnica de Lisboa em 2002, focando a sua tese em aceleração de electrões pela interação laser-plasma. Publicou mais de uma centena de artigos científicos em jornais internacionais de topo tendo sido citado mais de 6000 vezes. Em 2003 obteve uma posição permanente no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa. De setembro de 2013 a novembro de 2018 foi o Diretor da Escola de Tecnologias e Arquitetura deste instituto, onde atualmente é Professor Catedrático de Física e Eletromagnetismo.
Introdução à Programação
Electromagnetismo | Fundamentos de Transmissão Guiada e Sem Fios
Sérgio de Almeida Matos, nascido a 3 de novembro de 1981, natural de Torres Vedras, licenciou-se, em regime pré-Bolonha, no curso de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (LEEC) do Instituto Superior Técnico (IST) da Universidade de Lisboa, em 2004. Em 2005, obteve, pelo mesmo instituto, o grau de Mestre (regime pré-Bolonha) em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores. Em 2010, terminou o programa de Doutoramento em Engenharia Eletrotécnica e Computadores do IST, como bolseiro da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) com a classificação de muito bom com distinção.  A sua atividade de docência iniciou-se no ano letivo de 2004/2005 como monitor do departamento de engenharia eletrotécnica e computadores (DEEC) do IST. Em 2009 foi contratado como professor auxiliar convidado do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), tendo lecionado várias unidades curriculares (UCs) do Departamento de Ciências e Tecnologia da Informação (DCTI). Desde 2012 é Professor Auxiliar do DCTI tendo obtido a nomeação definitiva em 2017. É coordenador das UCs Eletromagnetismo e Propagação e Radiação de Ondas Eletromagnéticas desde o ano letivo de 2013/2014. Foi coorientador de duas dissertações de mestrado e de uma tese de doutoramento no IST, tendo esta última sido distinguida com o Prémio Professor Abreu Faro. No ISCTE-IUL foi orientador de uma dissertação de mestrado. Atualmente, está a orientar uma tese de doutoramento (desde 2016) e de uma dissertação de mestrado (desde 2018) no ISCTE-IUL.  Integra, desde 2004, o grupo de investigação de Rádio, Micro-ondas e Ondas Milimétricas do Instituto de Telecomunicações (IT). É também investigador integrado na delegação IT-IUL no grupo de antenas e propagação. Tem vindo a publicar vários trabalhos de investigação em diversas áreas da física e das telecomunicações, estando a sua atual investigação centrada no desenvolvimento de antenas para ondas milimétricas no âmbito das novas gerações de comunicações via satélite e moveis (5G). Durante a sua atividade de investigação publicou 17 artigos em revista internacionais e 64 comunicações em atas de congressos internacionais. É investigador nuclear de dois projetos nacionais financiados pela FCT e num projeto internacional financiado pela Agência Espacial Europeia (ESA-ESTEC).  Foi também delegado nacional em duas ações COST. Tem ainda experiência como membro de organização de uma conferência, estando atualmente contratado pela EurAAP na gestão da plataforma EDAS para a organização da conferência EUCAP2019. É ainda membro fundador do capítulo de instrumentação e medida português do IEEE. Desempenha com regularidade funções de revisor para várias revistas na área de antenas. 
Engenharia de Software
Vitor Basto Fernandes licenciou-se em informática de gestão em 1995 (incluindo um estágio na Ascom tecnologia AG - Suíça), fez uma especialização em sistemas distribuídos em 1997 e obteve o seu doutoramento em protocolos de transporte multimédia em 2006, todos na Universidade do Minho (Portugal), onde realizou também atividades de docência. Trabalhou na Integral Vision Inc (Reino Unido) como engenheiro de software em 1996 e foi co-fundador da PSI-Sistemas de Informação Lda (Portugal) em 1997, onde foi sócio-gerente e gestor de projetos em desenvolvimento de software web e de suporte a comércio eletronico B2B (business-to-business). A partir de 2005 lecionou na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Portugal), onde foi professor auxiliar convidado em 2007 e 2008. Em 2008 ingressou no Departamento de Engenharia Informática do Instituto Politécnico de Leiria (Portugal) como professor adjunto, onde foi professor coordenador entre 2014 e 2016. Coordenou o Mestrado em Engenharia Informática -  Computação móvel entre 2010-2012, foi coordenador do Centro de Investigação em Informática e Comunicações do Instituto Politécnico de Leiria entre 2012-2016, investigador em vários projectos internacionais nas áreas de integração de sistemas de informação, filtragem anti-spam e otimização multiobjetivo, e investigador principal em dois projetos financiados pela FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) nas áreas de gestão e internacionalização da investigação. Publica regularmente em conferências e revistas, e tem organizado eventos internacionais nas suas áreas de investigação. Vitor Basto-Fernandes é atualmente professor auxiliar com agregação no Iscte - Instituto Universitário de Lisboa.
Contactos
Candidatar
Voltar ao topo