Mestrado

Acreditações

Logótipo da A3ES

Acreditado
6 Anos
04 jun 2019
Registo DGES
Registo inicial R/A-Ef 1075/2011 de 18-03-2011
Registo de alteração R/A-Ef 1075/2011/AL01 de 12-08-2014 | R/A-Ef 1075/2011/AL02 de 12-03-2015 | R/A-Ef 1075/2011/AL03 de 05-05-2017
Contactos
Candidatar
Leccionado em Português

O corpo docente associa o trabalho de lecionação com a investigação científica, o que contribui para a atualização permanente dos conteúdos e abre a possibilidade de integração dos mestrandos em equipas de investigação.

Corpo Docente para (2020/2021)

Directora
Seminário de Investigação em Políticas de Desenvolvimento dos Recursos Humanos | Economia dos Recursos Humanos
Temas Críticos em Políticas de Recursos Humanos
Dissertação em Políticas de Desenvolvimento dos Recursos Humanos | Temas e Fontes de Investigação em Economia
Doutorada em Economia pelo ISCTE-IUL e pela Universidade de Bourgogne (França), Mestre em Economia e Gestão de Recursos Humanos e Licenciada em Sociologia (ISCTE-IUL). É professora associada com agregação do Departamento de Economia Política do ISCTE-IUL, e investigadora do Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território (DINÂMIA-CET). Lecciona desde 1996, nas áreas da Economia do Trabalho, Regulação do Mercado de Trabalho, Economia da Educação e das Competências e certas unidades curriculares de natureza metodológica. Foi diretora do Mestrado em Políticas de Desenvolvimento dos Recursos Humanos (2004-2015) e é actualmente diretora do Departamento de Economia Política. Foi coordenadora dos Estudos setoriais e identificação de necessidades de formação, no INOFOR, Ministério para a Qualificação e Emprego em 1995-1997 e do projecto FCT, 'Remunerações flexíveis para contratos flexíveis? A dinâmica da relação entre a política salarial e os contratos de emprego ao nível da empresa' em 2009-2013 (PTDC/EGE-ECO/108547/2008). Entre os seus principais interesses de estudo e investigação destacam-se a procura de competências, políticas salariais das empresas e segmentação do mercado de trabalho.
Gestão dos Recursos Humanos
PhD in Organizational and Social Psychology at ISCTE (2007), related to Cooperation and Free-riding on organizations; graduated in Management at ISCTE (1991). Is assistant professor at ISCTE in Management Department, where assumes the coordination of the graduate level in Human Resources Management. During his professional career he had participated in the evaluation of EU programs, had been human resource manager at a financial institution and assumed a technical HRM job at a major company in the car sector. His research interests are subordinated to uncertainty,cooperation and counter-productive behaviors in teams, as well to the relationships between HR practices and the establishment of power asymmetries and trust on organizations. Doutorado em Psicologia Social e das Organizações em 2007 no ISCTE, sobre o tema Cooperação e Oportunismo, efectuou o Mestrado em Psicologia Social e das Organizações em 2001, sobre o tema Ética e Responsabilidade e finalizou a sua licenciatura em Organização e Gestão de Empresas no ISCTE em 1991. Actualmente é professor auxiliar no ISCTE na área científica de Recursos Humanos, onde assume a responsabilidade pelo 1º ciclo de estudos. Participou em avaliações de programas de financiamento da União Europeia. No sector privado assumiu o cargo de responsável de RH numa instituição bancária e funções técnicas de RH numa empresa do sector automóvel. Os principais temas de interesse de investigação situam-se nas áreas da incerteza, cooperação e comportamentos contra-produtivos em equipas de trabalho, efeitos dos sistemas de recompensas e controlo nas organizações, bem como nas relações entre as políticas de RH e a confiança organizacional e assimetrias de poder.
Direito do Trabalho e Relações Laborais
Comportamento Organizacional | Temas Críticos em Políticas de Recursos Humanos
Working in the Department of Human Resources and Organizational Behavior from ISCTE Business School, develops research focused on the topics of organizational leadership and political behavior, emotions in organizations, competencies and attitudes towards technology. Has experience in managing university knowledge transfer units since 2009 and has coordinated several  projects and studies (both executive and scientific coordination) bridging with the community and business, both in national and international settings. These projects have been targeting mostly applied research and organizational intervention in the area of organizational behavior (Organizational diagnosis and innovation) and HRM (professional selection, competencies profiling, team building). Has supervised over 110 master dissertations and 11 doctorate thesis in management some within joint degrees with Southern Medical University (Guangzhou, China) and the University of Electronic Science and Technology of China (Chengdu). Acted as jury member in several public officer selections (middle management and executive positions) for Portuguese governmental and public institutions.
Metodologias Qualitativas de Investigação em Recursos Humanos
Sara Ramos doutorou-se em Psicologia, na especialidade de Psicologia do Trabalho pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, em 2006. É Professora Auxiliar no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa desde 2007 e pertence, actualmente, ao Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional. As suas áreas de ensino incluem métodos de investigação, métodos qualitativos, psicologia do trabalho e recursos humanos. Os trabalhos de investigação mais recentes têm-se centrado na relação entre saúde, idade e trabalho mais especificamente na temática do envelhecimento e trabalho.
Estatística e Análise de Dados
Contactos
Candidatar
Voltar ao topo