Mestrado

Acreditações

A3ES logo

Ver mais

Acreditado
6 Anos
30 jul 2019
Registo DGES
Registo inicial R/A-Ef 1068/2011 de 18-03-2011
Registo de alteração R/A-Ef 1068/2011/AL01 de 02-03-2015 | R/A-Ef 1068/2011/AL02 de 05-05-2017 | R/A-Ef 1068/2011/AL03 de 04-12-2020
Contactos
Escola de Sociologia e Políticas Públicas
Secretariado
Edifício Sedas Nunes (Edifício I), sala 1E03
secretariado.espp @iscte-iul.pt
(+351) 210 464 015
9:30 - 18:00
Candidatar
Leccionado em Português
Tipo de ensino Presencial

Corpo Docente para (2023/2024)

Dissertação em História Moderna e Contemporânea | Novas Perspectivas em História Contemporânea
Ana Mónica Fonseca é Professora Auxiliar do Departamento de História do Iscte e, desde 2022, diretora do Centro de Estudos Internacionais do Iscte. Desde janeiro de 2022 é Diretora do Mestrado em História Moderna e Contemporânea e foi, entre setembro de 2019 e setembro de 2023, Subdiretora do Mestrado em Estudos Internacionais na mesma instituição. É investigadora integrada do Centro de Estudos Internacionais do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa (CEI-IUL), tendo sido membro eleito da sua Comissão Científica entre 2016 e 2022. Entre 2006 e 2015 foi assistente de investigação (2006-2011) e investigadora do Instituto Português de Relações Internacionais da Universidade Nova de Lisboa (IPRI-NOVA). Doutorou-se em História Moderna e Contemporânea em 2011 no Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) com uma tese intitulada "«É preciso regar os cravos!» A Social Democracia Alemã e a transição portuguesa para a democracia (1974-1976)", que recebeu a Menção Honrosa do Prémio Vitor de Sá de História Contemporânea 2012 e ainda a Menção Honrosa do Prémio Fundação Mário Soares-EDP 2012. A sua dissertação de mestrado em História das Relações Internacionais (ISCTE-IUL), que recebeu o Prémio Fundação Mário Soares em 2006, foi publicada em 2007: A Força das Armas: O apoio da República Federal da Alemanha ao Estado Novo (1958-1968) [Lisboa: MNE-ID, 2007]. As suas áreas de investigação centram-se nas transições para a democracia no Sul da Europa, nas relações luso-alemãs durante a Guerra Fria e na social-democracia europeia, e na promoção da democracia. Tem publicado regularmente em revistas nacionais e internacionais (Journal of European Integration History, Portuguese Journal of Social Sciences, Ler História, Relações Internacionais), e participou em diversos trabalhos coletivos.
História e Globalização II
Estágio de 2º Ciclo
Movimentos Sociais e Cidadania
Sou Professora Auxiliar em Ciência Política no Iscte-IUL e investigadora integrada no CIES-Iscte. Fui co-chair da Research Network Movimentos Sociais do Council of European Studies, sendo agora membro do board. Desde 2020 co-coordeno o grupo de investigação Política e Cidadania (CIES-Iscte) e sou vice-diretora do Observatório da Democracia e da Representação Política. Fui co-chair da RN Social Movements do Council of European Studies e sou agora membro do board  da mesma. Entre 2018 e 2022 coordinei, como PI, o projecto de investigação financiado pela FCT HOPES - HOusing PErspectives and Struggles. Futures of housing movements, policies and dynamics in Lisbon and beyond (230.000€). A minha área de investigação são os movimentos sociais, com especial interesse para os processos de radicalização política, o papel do protesto na mudança política, o ativismo digital, a gentrificação e os movimentos pelo direito à habitação e à cidade. Tenho vários artigos publicados em revistas como Housing Studies, Journal of Common Market Studies, Partecipazione e Conflitto, Current Sociology, Mobilization, Social Movement Studies, Journal of Contemporary Religion, West European Politics, Estudos Ibero-Americanos, Democratization, Cultures & Conflicts, Análise Social, Storia e Problemi Contemporanei, Historein. A minha monografia 'The Revolution before the Revolution' e o livro que co-organizei com Olivier Fillieule, 'Social Movements Studies in Europe: The State of the Art', foram ambos publicados por Berghahn em 2016. Tenho lecionado cursos na área dos movimentos sociais, democracia, cidadania, cultura política e era digital.
Diplomacia e Política Externa no Antigo Regime | Novas Perspectivas em História Moderna
História e Globalização I
Luís Miguel Carolino is an Associate Professor (with "Agregação") at the Lisbon University Institute (ISCTE-IUL), Portugal, where he is also a researcher affiliated with CIES. He was Visiting Professor at the University of California, Berkeley (2019) and Federal University of Rio de Janeiro (2007). Before joining the History Department at the ISCTE-IUL, in September 2013, he held postdoc and research positions at the Institute and Museum of the History of Science (IMSS), Florence, Italy (2001-02), Museum of Astronomy and Related Sciences (MAST), Rio de Janeiro, Brazil (2002-07) and University of Lisbon, Portugal (2008-13). His main research interests concern History of Science, History of Learned Institutions and Early Modern Natural Philosophy, Cosmology and Astronomy, areas in which he has published extensively. Carolino is member of the International Commission of the History of Universities.
História da Política Externa Portuguesa
Luís Nuno Rodrigues é Professor Catedrático do Departamento de História do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa. É Diretor do Centro de Estudos Internacionais (CEI-Iscte) e do Mestrado e Doutoramento em Estudos Internacionais, na mesma instituição. Doutorado em História Americana pela Universidade do Wisconsin e em História Moderna e Contemporânea (especialidade História das Relações Internacionais na Época Contemporânea) pelo ISCTE-IUL, foi Visiting Professor na Brown University, Estados Unidos da América, Diretor da revista científica Portuguese Journal of Social Science e Diretor do Doutoramento em História, Estudos de Segurança e Defesa (em colaboração com a Academia Militar). As suas áreas de especialização são a História das Relações Internacionais, História da Guerra Fria, História de Portugal do século XX e História dos Estados Unidos da América. Orientou dezenas de teses de doutoramento e de teses de Mestrado. Organizou mais de uma centena de colóquios, conferências e seminários e apresentou comunicações orais em número idêntico de eventos científicos, em Portugal e no estrangeiro. É autor de 9 livros, coordenador de outros 8 e publicou 55 capítulos de livros ou entradas em obras coletivas e mais de 30 artigos em revistas especializadas. A sua obra Kennedy-Salazar: A Crise de Uma Aliança. As Relações Luso-Americanas entre 1961 e 1963, publicada em 2002, foi galardoada com os Prémios Fundação Mário Soares e Aristides Sousa Mendes. Entre as suas publicações mais recentes contam-se o livro Spínola, publicado pela Esfera dos Livros em 2010, a obra coletiva intitulada Perceptions of NATO and the New Strategic Concept, que editou com Volodymyr Dubovyk, o artigo “Establishing a ‘Cultural Base’? The Creation of the Fulbright Program in Portugal”, publicado em 2017 na International History Review e a obra coletiva L'Aviation et son impact sur le temps et l'espace, publicada em 2019 pelas Editions Le Manuscript. Coordena presentemente o projecto de investigação "NoWall: Europe and the Fall of the Berlin Wall", no CEI-IUL.
Estágio de 2º Ciclo | Pesquisa em História
Culturas Urbanas/ Culturas Populares
Maria Luísa Brandão Tiago de Oliveira concluiu o Doutoramento em História Moderna e Contemporânea em 2000 pelo ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa e Licenciatura em História em 1981 pela Universidade de Lisboa. É Professora Associada no ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa e investigadora integrada do CIES. Historiadora, colabora frequentemente com colegas de outras Ciências Sociais. Tendo trabalhado inicialmente em história política e social do século XIX, em seguida trabalhou no estudo dos movimentos sociais, políticos e culturais do século XX, nomeadamente sobre culturas de resistência ao Estado Novo, sobre o activismo estudantil no Estado Novo e no contexto revolucionário, e sobre o Movimento das Forças Armadas e a revolução portuguesa (1974-1976). Recorre frequentemente à História Oral entre outras metodologias de trabalho.
Contactos
Escola de Sociologia e Políticas Públicas
Secretariado
Edifício Sedas Nunes (Edifício I), sala 1E03
secretariado.espp @iscte-iul.pt
(+351) 210 464 015
9:30 - 18:00
Candidatar
Voltar ao topo