História Moderna e Contemporânea

Contactos
Candidate-se 

Corpo Docente para (2018/2019)

Cultura Portuguesa Contemporânea | Dissertação em História Moderna e Contemporânea | Dissertação em História Moderna e Contemporânea | Novas Perspectivas em História Contemporânea
História, Sociedade, Economia e Inovação
Investigadora do CIES, ISCTE, IUL atualmente com o projeto «Poder local em Portugal: responsabilidade social e política sobre o desenvolvimento sustentável de territórios desiguais», 2018-2024. Professora auxiliar convidada do Mestrado em História Moderna e Contemporânea do ISCTE-IUL. Doutorada em História Moderna e Contemporânea pelo ISCTE, IUL. Dois pós-doutoramentos em Ciência Política sob o tema do Poder Local. Diretora do projeto «A Popularização da Ciência e da Técnica em Portugal (sécs. XIX-XX)», 2008-2013. Investigadora da FCT, UNL com contrato de investigação Ciência 2007. Especialista em História da Medicina, da Ciência e da Saúde Pública. Investigadora de vários projetos nacionais e internacionais, entre eles «Resistance: Rebellion and Resistance in the Iberian Empires, 16th-19th centuries», dir. Mafalda Soares da Cunha, Universidade de Évora, e «Poder central, poderes locales y modernización en España (1958-1979): un estudio desde la historia comparada» (HAR 2015-63662-P), dir. Julio Ponce, Universidade de Sevilha. Autora de onze livros, capítulos de livros, oito bases de dados e mais de 5.500 entradas de dicionários e publicações eletrónicas sobre processos de transição política, história rural e urbana, poder local, história do trabalho, biografias. Publicou artigos em revistas internacionais com arbitragem científica, entre as quais Public Understanding of Science, Rural History, História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Revista Estudos Históricos, Notes and Records, Portuguese Journal of Social Science, European Societies, Análise Social, AGER, Continuity and Change. Divulga regularmente o seu trabalho em conferências internacionais e seminários.
Sistemas Políticos e Relações Internacionais
Globalização e Governação nas Relações Internacionais | História e Globalização II
Diplomacia e Política Externa no Antigo Regime | Novas Perspectivas em História Moderna
Estágio em História Moderna e Contemporânea | História e Globalização I
História da Política Externa Portuguesa
Luís Nuno Rodrigues é Doutorado em História Americana pela Universidade do Wisconsin e em História Moderna e Contemporânea (especialidade História das Relações Internacionais na Época Contemporânea) pelo ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa. Actualmente é Professor Catedrático no Departamento de História do ISCTE-IUL e Diretor do Centro de Estudos Internacionais (CEI-IUL). Coordena o Mestrado em Estudos Internacionais ISCTE-IUL. Desde 2013 é Director da revista Portuguese Journal of Social Science. Em 2006 e 2008 foi Visiting Professor na Brown University, Estados Unidos da América. As suas áreas de especialização são a História de Portugal do século XX, a História das Relações Internacionais e a História dos Estados Unidos da América. Orientou várias dezenas de teses de Doutoramento e de Mestrado e organizou numerosos colóquios, conferências e seminários, tendo apresentado comunicações orais num número considerável de eventos similares. É autor de 9 livros, coordenador de outros 7 e publicou 46 capítulos de livros ou entradas em obras colectivas e 24 artigos em revistas especializadas. A sua obra Kennedy-Salazar: A Crise de Uma Aliança. As Relações Luso-Americanas entre 1961 e 1963, publicada em 2002, foi galardoada com os Prémios Fundação Mário Soares e Aristides Sousa Mendes. Entre as suas publicações mais recentes contam-se o livro Spínola, publicado pela Esfera dos Livros em 2010, e a obra colectiva intitulada Perceptions of NATO and the New Strategic Concept, que editou com Volodymyr Dubovyk. Coordena presentemente o projecto de investigação "Europe as a Global Actor", no CEI-IUL.
Pesquisa em História
Culturas Urbanas/ Culturas Populares | História Oral
Doutorada em História Moderna e Contemporânea - ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa em 2000. É Professora Auxiliar - ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa e investigadora integrada do CIES. É autora, co-autora ou organizadora de 8 livros. Tem publicado também capítulos de livros assim como artigos em revistas científicas. Participa frequentemente em encontros científicos com comunicações científicas e realiza muitas actividades de difusão científica. Já co-orientou 1 tese de doutoramento, actualmente orienta 2. Orientou 16 dissertações de mestrado e co-orientou 1; actualmente orienta 3. Participou em 37 júris académicos (mestrado: 30; doutoramento: 7). Historiadora, colabora frequentemente com colegas de outras Ciências Sociais. Áreas de interesse: História Oral, Culturas de resistência, Transição para a Democracia, Movimentos Sociais
História e Imagem
Consultar http://paulomiguelmartins.wordpress.com/
Movimentos Sociais e Cidadania
Riccardo Marchi é investigador de pós-doutoramento no Centro de Estudos Internacionais do Instituto Universitário de Lisboa (CEI-IUL) com um projecto sobre contra-subversão em Portugal durante a Guerra Fria em perspectiva comparada. As suas áreas de investigação são o radicalismo de direita (pensamento político, partidos e movimentos) e as relações entre Estados e organizações radicais na Europa contemporânea. Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian (2015) para a publicação de um livro sobre direita radical portuguesa na transição à democracia. Começou a sua carreira académica no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-UL) sobre os temas das direitas radicais no fim do Estado Novo e na democracia portuguesa em perspectiva comparada (2008-2014). Nesse âmbito foi investigador visitante na Universidade Pablo de Olavide de Sevilha (Espanha, 2007) e na Universidade da California, Berkeley (Estados Unidos, 2008). Lecionou a cadeira de Metodologia da Investigação nos cursos de licenciatura e mestrado da Universidade Europeia (Portugal, 2010-2014). Participou no projecto internacional Internationalisation des droites radicales Europe/Amériques (IDREA), coordenado por Professor Olivier Dard, Universidade de Metz (França, 2012-2015) e desde 2014 integra a rede internacional de investigação “Direitas, História e Memória”. Actualmente é Investigador Principal do projecto NEAR New Euro-American Radical Right financiado pela FCT.
Voltar ao topo