A Licenciatura em Engenharia Informática no Iscte forma futuros engenheiros nas principais áreas da engenharia informática, capacitando-os para a modelação e o desenvolvimento de sistemas de informação, redes de computadores, aplicações e ferramentas digitais (incluindo soluções móveis e para a internet), ampliando o seu potencial através de inteligência artificial e mantendo o foco no utilizador e nas necessidades das organizações.
O ensino na Licenciatura em Engenharia Informática no Iscte é estruturado para que o conhecimento seja adquirido de forma sólida e progressiva, desenvolvendo a capacidade de generalizar e aplicar conceitos a problemas novos. As componentes teóricas e práticas da computação são integradas de forma harmoniosa e sinérgica, garantindo uma aprendizagem coerente e contextualizada. Este percurso abrange a compreensão dos fundamentos matemáticos, das tecnologias computacionais, dos algoritmos, dos desafios de implementação em equipa, bem como dos processos de instalação e manutenção de sistemas informáticos.
Os objetivos e métodos de aprendizagem da Licenciatura em Engenharia Informática no Iscte, aliados a estudantes motivados e curiosos, formam engenheiros capazes de conceber soluções tecnológicas inovadoras, competitivas, criativas, relevantes, eticamente responsáveis e centradas nas pessoas, preparando-os para atuar num mercado em permanente evolução.
Após concluírem a Licenciatura em Engenharia Informática no Iscte, os estudantes terão ao seu alcance uma ampla variedade de oportunidades profissionais e beneficiarão de uma elevada taxa de empregabilidade, podendo desempenhar funções de engenharia ou consultoria em todas as áreas da informática, tanto em organizações nacionais como internacionais. Em paralelo, aqueles que pretendam continuar a sua formação poderão ingressar num curso de 2.º ciclo, como o Mestrado em Engenharia Informática no Iscte, distinguido com a Marca de Qualidade EUR-ACE conferida pela European Network for Accreditation of Engineering Education (ENAEE).
Mensagem do(s) diretor(es)
A Engenharia Informática está hoje presente em praticamente tudo o que nos rodeia: dos sistemas que sustentam a nossa vida digital às aplicações móveis e videojogos que usamos diariamente; dos sistemas de informação que suportam a gestão das organizações aos sistemas inteligentes que ajudam a diagnosticar doenças e a melhorar a qualidade de vida; das tecnologias de condução autónoma às que possibilitam a exploração interplanetária. Esta presença ubíqua faz com que nunca tenha sido tão essencial formar profissionais com conhecimento sólido e rigor técnico em Engenharia Informática.
A Inteligência Artificial transformou profundamente a forma como resolvemos problemas, acrescentando novas camadas de sofisticação e maravilha ao mundo da Engenharia Informática. Não só alterou a forma como concebemos soluções, como trouxe para o centro da sociedade uma área de enorme complexidade, que só existe, e continuará a evoluir, graças aos Engenheiros Informáticos que concebem, desenvolvem e mantêm os sistemas que a tornam possível.
Acima de tudo, ser Engenheiro Informático é ser um profissional capaz de resolver problemas de forma metódica, rigorosa, verificável e robusta, muito além da ideia simplista de que a profissão se resume apenas a programar ou a usar Inteligência Artificial. O mais fascinante é que essa resolução de problemas envolve desenhar e criar artefactos digitais, num processo naturalmente criativo e motivador. Na prática, o Engenheiro Informático tem a oportunidade de conceber soluções.
Informações Gerais