Licenciatura

Acreditações

A3ES logo

Ver mais

Acreditado
6 Anos
31 jul 2025
Registo DGES
Registo inicial R/A-Ef 3374/2011 de 18-03-2011
Registo de alteração R/A-Ef 3374/2011/AL04 de 27-05-2025
Contactos
Escola de Tecnologias e Arquitetura
Secretariado
Edifício Sedas Nunes (Edifício I), Sala 1E07
secretariado.ista @iscte.pt
(+351) 210 464 013
9:30 - 18:00
Candidatar
Tipo de ensino Presencial

O ensino é assegurado por um corpo docente altamente qualificado, doutorado pelas melhores universidades portuguesas e estrangeiras e com permanente ligação, não apenas à investigação científica de topo a nível mundial, mas também à actividade empresarial.

O contexto privilegiado do Iscte na área da gestão assegura uma formação diferenciada que contempla também as componentes financeira e económica das organizações, potenciando a formação de profissionais de alta qualidade, habilitados a trabalhar como quadros técnicos de topo. São oferecidas competências em áreas tais como as comunicações móveis, a televisão digital, a fibra óptica, os serviços de Internet, a gestão de sistemas e redes de computadores ou a produção de conteúdos multimédia.

Fundamentos de Redes de Computadores
Bases de Dados
É bacharel e mestre em Gestão, ambos pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (Brasil) e doutora em Ciências e Tecnologias da Informação, pelo Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). No âmbito académico, em Portugal, desenvolve atividades como: - Docente na UAL (Departamento de Ciências e Tecnologias), sendo regente de um vasto leque de unidades curriculares, nomeadamente, na UAL: Gestão de Projetos, Sistemas de Apoio à Decisão, Big Data, Engenharia de Software e Análise de Sistemas; no ISCTE exerceu o cargo de Professor Auxiliar Convidado, sendo regente das seguintes unidades curriculares: Sistemas Colaborativos, Gestão de Sistemas de Informação, Informática de Gestão, Tecnologias para Sistemas de Informação Operacionais e Competências Transversais. É Coordenadora Científica da Licenciatura em Informática de Gestão, na UAL. Pesquisadora do Information Sciences and Technologies and Architecture Research Center (ISTAR-IUL) e do Autónoma TechLab (UAL). No Brasil, desenvolveu atividades como: Docente na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais tendo sido regente de unidades curriculares na área da Gestão, Engenharia e Sistemas de Informação. Coordenadora da Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Pessoas, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. No âmbito profissional, exerceu atividade de consultoria em Sistemas de Informação numa consultora líder a nível mundial, tendo participado em diversos projetos internacionais e foi Analísta de Políticas Públicas do governo brasileiro. Atuais interesses de investigação: temas relacionados aos sistemas de informação no contexto organizacional.
Engenharia de Software
Adriano Lopes é Professor Auxiliar Convidado no Iscte-IUL, Departamento de Ciências e Tecnologias de Informação e Investigador Associado no ISTAR-IUL. É doutorado em Ciências da Computação pela Universidade de Leeds, Reino Unido, tendo obtido os graus de Licenciatura em Engenharia Electrotécnica - Ramo de Informática e Mestrado em Ciências da Computação pela Universidade de Coimbra. Anteriormente, foi Professor Auxiliar na Universidade Nova de Lisboa, no Departamento de Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT/UNL), e na Universidade de Coimbra, no Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia. Para além das tarefas de ensino e investigação, exerceu vários cargos de gestão académica nestas instituições. Foi também investigador no centro de investigação CITI, da FCT/UNL. Desempenhou também funções de gestão numa empresa de tecnologias de informação. A nível de ensino, leccionou várias unidades curriculares na área de informática tais como Programação, Algoritmos e Estruturas de Dados, Computação Gráfica, Interfaces com o Utilizador, Multimedia, Teoria da Computação e Engenharia de Software. Mais recentemente, tem lecionado tópicos relacionados com Big Data e Ciência de Dados, nomeadamente Algoritmos para Big Data e Processamento e Modelação de Big Data.   A nível de projetos de investigação, participou em vários projetos financiados pela FCT e pela União Europeia. Atualmente participa no projeto RESETTING (Relauching European smart sustainable tourism models through digitalization and innovative technologies) financiado pela EU.
Fundamentos de Arquitetura de Computadores
Sistemas de Comunicação Sem Fios e Móveis
Américo Correia foi Director do Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação do ISCTE-IUL de Junho de 2010 a Junho de 2013. Membro da Comissão Permanente do Concelho Científico do ISCTE e membro do Plenário do CC do ISCTE de Março de 2021 a Fevereiro de 2023
Bases de Dados
Bases de Dados
Sistemas Operativos
Fundamentos de Arquitetura de Computadores | Fundamentos de Redes de Computadores
Álgebra Linear
Inteligência Artificial
Engenharia de Software
Inteligência Artificial
Algoritmos e Estruturas de Dados
Tópicos de Matemática para as Telecomunicações
Modulação e Codificação | Sinais Aleatórios em Telecomunicações e Informática
Francisco Monteiro is Associate Professor in the Dep. of Information Science and Technology at Iscte - University Institute of Lisbon, and a researcher at Instituto de Telecomunicações, Lisbon, Portugal. He holds a PhD from the University of Cambridge, UK, and the Licenciatura and MSc degrees in Electrical and Computer Engineering from IST, University of Lisbon, where he also became a Teaching Assistant. He held visiting research positions at the Universities of Toronto (Canada), Lancaster (UK), Oulu (Finland), and Pompeu Fabra (Barcelona, Spain). He has won two best paper prizes awards at IEEE conferences (2004 and 2007), a Young Engineer Prize (3rd place) from the Portuguese Engineers Institution (Ordem dos Engenheiros) in 2002, and for two years in a row was a recipients of Exemplary Reviewer Awards from the IEEE Wireless Communications Letters (in 2014 and in 2015). He co-edited the book "MIMO Processing for 4G and Beyond: Fundamentals and Evolution", published by CRC Press in 2014. In 2016 he was the Lead Guest Editor of a special issue on Network Coding of the EURASIP Journal on Advances in Signal Processing. He was a general chair of ISWCS 2018 - The 15th International Symposium on Wireless Communication Systems, an IEEE major conference in wireless communications.
Programação Orientada para Objetos
Francisco José Rosales Santana Guimarães é licenciado em Informática pela Faculdade de Ciências de Lisboa, Universidade de Lisboa (1993), pós-graduado em eBusiness pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (2001), mestre em sistemas de informação pelo ISCTE (2006), Pós-Graduado em Expressão Gráfica, Cor e Imagem pela Universidade Aberta (2006), Doutorado em Média-Arte Digital pela Universidade do Algarve e Universidade Aberta (2018) e Doutorado em Enterprise Intelligence pela Universidade de Évora (2018). Tem igualmente as certificações PMI/PMP e ISACA/CGEIT, além da certificação avançada em Gestão Bancária pelo Instituto de Formação Bancária. É professor convidado do ISCAC em Gestão e Auditoria de Projetos desde 2013 e professor convidado do ISCTE em Conceção e Desenvolvimento de Sistemas de Informação desde 2020. É presidente do ISACA Lisbon Chapter 2020-2022. Tem igualmente uma larga experiência profissional em áreas de arquitetura de sistemas, arquiteturas empresariais, Inteligência Artificial, Business Intelligence e IT Governance & Management.
Algoritmos e Estruturas de Dados
Arquitetura de Redes
Modulação e Codificação | Sistemas de Comunicação Ótica
Bases de Dados
Joaquim Esmerado é Professor Auxiliar no DCTI. Desenvolve investigação na área dos Sistemas de Informação, Bases de Dados, e Ciência de Dados. Tem publicado em revistas de Q1 como o International Journal of Information Management e o Journal of Hospitality and Tourism Technology. É investigador integrado do ISTAR, membro do grupo de Sistemas de Informação.
Sistemas Operativos
Arquitetura de Redes | Segurança e Gestão de Redes
Programação Orientada para Objetos
José Luís Silva é doutorado (2012) em Engenharia Informática pelo Consórcio MAP-i (composto pelas universidades do Minho, Aveiro e Porto) e realizou um pós-doutoramento (2013) no Interactive Critical Systems, uma unidade de investigação de sistemas interativos críticos do IRIT, Universidade de Toulouse (França). É, desde 2016, Professor Auxiliar no Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) e, desde 2013, membro do Instituto de Tecnologias Interactivas do Laboratório de Robótica e Sistemas de Engenharia (LARSyS). O José Luís co-lidera, desde 2016, a equipa de investigação MEROP, tem participado em projectos de investigação nacionais e internacionais (incluindo com a Airbus e com a Agência Espacial Europeia), e na contribuição portuguesa de missões simuladas a Marte: AMADEE-20 e AMADEE-24 organizadas pelo Austrian Space Forum. É membro do Comité de Política Tecnológica da ACM Europe, e do IFIP TC 13 - Working Group 13.2. O seu trabalho tem sido publicado em prestigiadas revistas e conferências internacionais, tais como IEEE Access, Elsevier IJHCS, ACM EICS, ACM IUI, ACM/IEEE HRI e INTERACT. No passado, foi professor auxiliar convidado na Universidade da Madeira, investigador visitante na Carnegie Mellon University (EUA), docente no Instituto Politécnico do Cávado e Ave, membro do INESC TEC e, estudante de doutoramento visitante no Georgia Institute of Technology (EUA) e na Universidade de Newcastle (Reino Unido). Os seus principais interesses de investigação são a Interação Humano-Robot, Sistemas Interactivos e Exploração Espacial. Os seus principais prémios e distinções incluem os Prémios Científicos ISCTE-IUL e um Prémio de Doutoramento do Fraunhofer Portugal Challenge.
Fundamentos de Sinais e Sistemas
Luís Ducla Soares nasceu em Lisboa, Portugal, em Março de 1973. Em 1996, licenciou-se em Engenharia Electrotécnica e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico com 17 valores. Além de ter sido o melhor aluno do curso, recebeu também o prémio Alcatel – Prof. Carvalho Fernandes para o melhor aluno do ramo de Telecomunicações e Electrónica. Em 2004, recebeu o grau de Doutor em Engenharia Electrotécnica e de Computadores também pelo Instituto Superior Técnico. Em 2020, recebeu o grau de Agregado em Ciências e Tecnologias de Informação pelo Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL).   Em 2000, passou a fazer parte do corpo docente do Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) onde é actualmente Professor Catedrático, tendo leccionado até hoje várias disciplinas na área da multimédia, processamento de sinal, telecomunicações e outras áreas afins. Ao nível da orientação, participou na orientação de 3 Teses de Doutoramento e 14 Dissertações de Mestrado concluídas, tendo uma das Teses de Doutoramento recebido o Prémio Científico IBM em 2016. Tem actualmente mais 1 Tese de Doutoramento a decorrer.   Além da actividade lectiva tem tido também um papel activo na gestão universitária, tendo já desempenhando cargos de relevo como Director da Licenciatura em Engenharia de Telecomunicações e Informática, Director do Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação e Membro do Conselho Geral do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL).   Em termos de actividade científica, a maioria do seu trabalho tem sido desenvolvida no Grupo de Processamento de Sinal Multimédia (MSP-Lx) do Instituto de Telecomunicações, onde actualmente é Investigador Sénior. Desde 2021, é o Coordenador do Grupo MSP-Lx. Tem tido como principais áreas de trabalho científico, o processamento e a codificação de imagem e vídeo, incluindo novas modalidades como as imagens baseadas em campos de luz. Mais recentemente, começou a interessar-se pela aplicação de técnicas de processamento de imagem/vídeo no âmbito dos sistemas de reconhecimento biométrico e dos sistemas de análise biomédica. Até à data, publicou 25 artigos em revistas de renome internacional, 6 capítulos em livros de editoras internacionais, 55 artigos em actas de conferências internacionais e 11 artigos em actas de conferências nacionais.   Ainda no contexto da sua actividade científica, também teve uma participação muito activa no trabalho do comité de normalização ISO/MPEG durante a fase de desenvolvimento da norma visual MPEG-4, nomeadamente na parte relacionada com a resiliência a erros. Além disso, ao longo dos últimos anos, participou activamente num total de 14 projectos financiados (7 europeus e 7 nacionais), tendo sido Investigador Principal de dois projectos nacionais.   Em paralelo com esta actividade, serviu de revisor para várias revistas e conferências do IEEE, IET e EURASIP. Participou também na organização de várias conferências e sessões especiais em conferências internacionais, tendo sido o general co-chairman do International Workshop on Forensics and Biometrics (IWBF) realizado em Lisboa em Março de 2013. Além disso, foi um dos representantes locais da EURASIP, com a função de organizar e coordenar actividades a nível nacional (Local Liaison Officer de 2009 a 2017 e National Representative de 2017 a 2019). Além disso, foi também o Presidente da Comissão Técnica 120, responsável por recomendar ao Organismo de Normalização Sectorial o sentido de voto de Portugal para as normas de codificação de imagem, áudio e informação multimédia da ISO/IEC JTC1/SC29, de 2009 a 2017. Desde 2018, é editor associado da revista internacional Signal Processing (Q1 nas bases de dados Web of Science e Scimago).  
Mecânica e Ondas
Teoria dos Circuitos
Sistemas Operativos
Circuitos e Sistemas Eletrónicos | Eletrónica Programada e Processamento Digital de Sinais
Fundamentos de Arquitetura de Computadores
Sistemas Operativos
Arquitetura de Redes
Fundamentos de Arquitetura de Computadores
Projeto de Sistemas de Telecomunicações
Arquitetura de Redes
Arquitetura de Redes
Fundamentos de Arquitetura de Computadores
Ricardo A. Fonseca nasceu em Lisboa, Portugal a 11 de setembro de 1973. Licenciou-se em Eng.ª Física Tecnológica pelo Instituto Superior Técnico em 1996 e junto ao Grupo de Lasers e Plasmas deste Instituto. Em 2000 passou um ano na Universidade da Califórnia em Los Angeles onde trabalhou na modelização numérica da interação laser-plasma a alta intensidade. Doutorou-se em Física pela Universidade Técnica de Lisboa em 2002, focando a sua tese em aceleração de electrões pela interação laser-plasma. Publicou mais de duas centena de artigos científicos em jornais internacionais de topo tendo sido citado mais de 11000 vezes. Em 2003 obteve uma posição permanente no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa. De setembro de 2013 a novembro de 2018 foi o Diretor da Escola de Tecnologias e Arquitetura deste instituto, onde atualmente é Professor Catedrático de Física e Eletromagnetismo.
Algoritmos e Estruturas de Dados | Introdução à Programação
Arquitetura de Redes | Segurança e Gestão de Redes
Rui Neto Marinheiro concluiu, em 1995, na Universidade do Porto a licenciatura em Engenharia Electrotécnica e de Computadores, especialização em Telecomunicações e Computadores, tendo prosseguido de imediato os seus estudos para doutoramento, em Eletrónica e Informática, com uma bolsa FCT, concluídos em 2001 na University of Southampton, Reino Unido.  Após regressar a Portugal, iniciou no Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação da Escola de Tecnologias e Arquitetura do Iscte - Instituto Universitário de Lisboa, a sua atividade pedagógica, sendo atualmente Professor Associado. Lecionou até à data dezenas unidades curriculares, em todos os níveis de ensino, sendo atualmente Diretor do Curso de Licenciatura em Engenharia de Telecomunicações e Informática. Adicionalmente tem participado num número muito significativo de programas de formação contínua e de serviço de cooperação e consultadoria a outras instituições.  No Iscte tem-se também dedicado a atividades de gestão académica incluindo a introdução do ensino em e-Learning no Iscte, a coordenação do Centro de Audiovisuais e a coordenação de laboratórios. Mais recentemente tem se envolvido em iniciativas que promovam a mobilidade como os programas Erasmus+ e o recrutamento de estudantes internacionais. Na sua atividade científica, integrada do Instituto de Telecomunicações, participou em muitos projetos internacionais e nacionais, tendo sido o investigador principal ou local de alguns desses projetos. Tem participado também na organização de um número assinalável de eventos científicos, e tem dezenas de publicações científicas internacionais na área das redes de computadores, incluindo arquiteturas de redes, mobilidade e redes heterogéneas, arquitetura de comunicação e sistemas para a internet das coisas, redes definidas por software, e protocolos de controlo de acesso ao meio.
Introdução à Programação
Eletromagnetismo | Fundamentos de Transmissão Guiada e Sem Fios
Sérgio Matos received the Licenciado, M.Sc., and Ph.D. degrees in electrical and computer engineering from Instituto Superior Técnico (IST), University of Lisbon, Lisbon, Portugal, in 2004, 2005, and 2010, respectively. He is currently a Researcher with the Instituto de Telecomunicações (IT), Lisbon, Portugal. He is also an Assistant Professor with Habilitation at the Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação, Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). He is the co-author of more than 110 technical papers in international journals and conference proceedings. He is a consultant for the European Association on Antennas and Propagation and is a member of the European Conference on Antennas and Propagation (EuCAP) Steering Committee. He is a Senior Member of IEEE since 2019. He is also Chair of the Scientific Committee B (Fields and waves, Electromagnetic theory and applications) of the Portuguese International Union of Radio Science (URSI) Committee. His main research focus is on the design of Millimeter-wave antennas for satellite and 5G and 6G applications. He has high-impact contributions in the area of satellite communications at Ka-band in the context of national and international projects.
Sistemas de Comunicação Ótica
Tiago Alves nasceu em Lisboa, Portugal, em 1982. Licenciou-se em Engenharia Electrotécnica e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico (IST), Universidade Técnica de Lisboa, em 2006, com especialização principal na área científica de Telecomunicações e, secundária, na área científica de Energia. Obteve o grau de doutor em Engenharia Electrotécnica e de Computadores em 2011, no IST, com a classificação de Aprovado com Muito Bom com Distinção. A tese de doutoramento tratou de sistemas de sinais rádio de banda ultra-larga sobre fibra óptica.  Foi co-orientador de 15 dissertações de Mestrado pós-Bolonha e de uma tese de Doutoramento. Em 2006, entrou como investigador para o Grupo de Comunicações Ópticas (CO) do pólo de Lisboa do Instituto de Telecomunicações (IT) onde é actualmente investigador sénior no âmbito do programa “Investigador FCT” financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Desde 2018, é também Professor Convidado na Escola de Tecnologias e Arquitectura (ISTA) do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa. Participou numa rede de excelência internacional, em dois projectos europeus e em cinco projectos nacionais de investigação e desenvolvimento na área das telecomunicações por fibra óptica. Participou ainda num projecto de cooperação com o Brasil na área das redes ópticas. Actualmente, está inserido na equipa de investigação de um projecto nacional, onde é coordenador local, e é ainda coordenador de um projecto exploratório no âmbito do programa “Investigador FCT”.  Tem sido revisor regular das seguintes publicações internacionais: IEEE/OSA Journal of Lightwave Technology, IEEE Photonics Technology Letters, IET Optoelectronics, Optics Express, Optical and Quantum Electronics, Optics Letters e Chinese Optics Letters. É autor ou co-autor de mais de 40 artigos em revistas científicas internacionais e de mais de 65 comunicações em conferências internacionais. 
Programação Orientada para Objetos
Cálculo I
Algoritmos e Estruturas de Dados | Introdução à Programação
Contactos
Escola de Tecnologias e Arquitetura
Secretariado
Edifício Sedas Nunes (Edifício I), Sala 1E07
secretariado.ista @iscte.pt
(+351) 210 464 013
9:30 - 18:00
Candidatar
Voltar ao topo