Mestrado

Acreditações

A3ES logo

Ver mais

Acreditado
6 Anos
31 jul 2020
Registo DGES
Registo inicial R/A-Ef 1046/2011 de 18-03-2011
Registo de alteração R/A-Ef 1046/2011/AL01 de 10-08-2023
Contactos
Escola de Sociologia e Políticas Públicas
Secretariado
Edifício 1, Sala 1E03
secretariado.espp @iscte-iul.pt
(+351) 210 464 015
9:30 - 18:00
Candidatar
Leccionado em Português
Tipo de ensino Presencial

Corpo Docente para (2025/2026)

Luísa Veloso. Luísa Veloso é socióloga. Professora Associada no Iscte-Instituto Universitário de Lisboa. Investigadora no Cies-Instituto Universitário de Lisboa. Investigadora Associada do Instituto de Sociologia - Universidade do Porto. Professora do Departamento de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto entre 1991 e 2008. Coordenadora e membro de equipas de investigação de vários projetos nacionais e internacionais. Autora de várias publicações. Principais interesses de investigação: trabalho, inovação, ciência e tecnologia, economia e profissões.
Métodos de Pesquisa em Ciências Sociais
Filipa Pinho é socióloga e doutorada em sociologia pelo Iscte-Instituto Universitário de Lisboa. Os interesses de investigação têm incidido sobretudo nas migrações internacionais (emigração portuguesa e regresso de migrantes, imigração brasileira em Portugal, políticas de migração, refugiados) e, ultimamente, na habitação (colabora com o projeto LxHabidata). É, desde o ano letivo de 2019/2020, professora auxiliar convidada na Escola de Sociologia e Políticas Públicas (ESPP), e, atualmente, investigadora integrada no CIES, Iscte. Tem trabalhado como investigadora independente/consultora em projetos de tipo diverso. Alguns exemplos mais recentes: Education & Job Market Research (2024), Fundação Aga Khan; Plano Municipal para a Integração de Migrantes de Lisboa 2023-2026 (2024), DDS/CML; Empreender 2020 - Regresso de uma Geração Preparada (2017), da Fundação AEP; Integração e participação política de imigrantes (2015), da Agência Europeia para os Direitos Fundamentais (FRA); Support and Opposition to Migration in a Comparative Perspective (2017), projetos diversos no IPPS-Iscte e na PPLL, Lda (2017). Foi, entre janeiro de 2019 e setembro de 2021, investigadora de pós doutoramento no CES Coimbra, no projeto Experiências e Expectativas de Regresso dos Novos Emigrantes Portugueses: Reintegração e Mobilidades, no qual o CIES também participou. Foi investigadora auxiliar convidada nos projetos PandPAS e Below 10, no CIES_Iscte, em 2018. Anteriormente, foi coordenadora executiva do Observatório da Emigração desde a sua fundação, em janeiro de 2009, até 2013. Foi coordenadora de projetos e investigadora na Organização Internacional para as Migrações (em 2004, e em 2014). Também trabalhou, durante vários anos, em empresas nacionais e internacionais de estudos de mercado, como técnica de estudos de mercado.
Direito do Trabalho e da Segurança Social
É Professor Auxiliar - ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa. Publicou 5 artigos em revistas especializadas e 2 trabalhos em actas de eventos, possui 1 livro publicado. Possui 12 itens de produção técnica. Recebeu 1 prémio e/ou homenagem. Actua na área de Direito.
Regulação e Mercado de Trabalho
Doutorada em Economia pelo ISCTE-IUL e pela Universidade de Bourgogne (França), Mestre em Economia e Gestão de Recursos Humanos e Licenciada em Sociologia (ISCTE-IUL). É professora catedrática do Departamento de Economia Política do ISCTE-IUL, e investigadora integrada do Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território (DINÂMIA'CET). É diretora do Mestrado em Políticas de Desenvolvimento dos Recursos Humanos. Foi coordenadora do projeto FCT, 'Remunerações flexíveis para contratos flexíveis? A dinâmica da relação entre a política salarial e os contratos de emprego ao nível da empresa' entre 2009-2013 (PTDC/EGE-ECO/108547/2008) e o projeto FCT 'Aproximar o Ensino Superior, a Formação e a Qualidade do Emprego', entre 2018-2022 (PTDC/SOC-SOC/30016/2017). É coordenadora do Observatório do Emprego Jovem (DINAMIA-ISCTE-IUL). Entre os seus principais interesses de estudo e investigação destacam-se a procura de competências, políticas salariais das empresas e segmentação do mercado de trabalho.
Desigualdades Sociais Contemporâneas
Socióloga. Professora Associada do Iscte–Instituto Universitário de Lisboa (Escola de Sociologia e Políticas Públicas, Departamento de Sociologia). Diretora do Laboratório de Competências Transversais (LCT-Iscte) e Presidente da Comissão Científica dos Concursos Especiais de Acesso ao Iscte. Investigadora integrada do CIES-Iscte, onde cocoordena o Grupo de Investigação Desigualdades, Trabalho e Bem-estar. A sua investigação centra-se no estudo das desigualdades sociais, classes e padrões de vida, aprofundando problemáticas emergentes como os percursos e protagonismos de estudantes do ensino superior, os adultos que vivem sós e os idosos em sociedades envelhecidas. Tem igualmente contribuído para a análise da reconfiguração do Estado Social, com particular incidência nos domínios da educação/ensino superior e do trabalho. Nestes contextos, coordenou e integrou projetos e consultorias nacionais e internacionais, em equipas plurais, interdisciplinares e intergeracionais. Enquanto docente, tem investido na inovação pedagógica e no reforço da articulação entre teoria, metodologia e práticas de investigação empírica. A mentoria e a tutoria constituem uma dimensão estruturante do seu percurso académico, tanto no quadro da docência e da cooperação entre colegas, como na criação de dispositivos inovadores de acompanhamento a estudantes. Na gestão académica, como Diretora do ISCTE Soft Skills Lab e responsável por concursos especiais de acesso – nomeadamente o dos Maiores de 23 anos e o de Diplomados de Vias Profissionalizantes – tem promovido programas alargados de mentoria e tutoria, bem como desenvolvido sistemas inovadores de monitorização e prevenção do insucesso e abandono escolar.   O seu percurso é ainda reforçado por um envolvimento ativo na disseminação de conhecimento e na ação cívica, através do associativismo, da mobilização sindical e da participação em iniciativas relevantes da sociedade civil, em Portugal e no plano internacional.
Estágio de 2º Ciclo
Maria João Lima é doutorada em Sociologia (Iscte). É Mestre em Etnomusicologia e Licenciada em Ciências Musicais pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL). Foi investigadora do INET-MD-Instituto de Etnomusicologia Música e Dança (1995-2000) e do OAC - Observatório das Atividades Culturais (2001-2013) tendo colaborado em diversas pesquisas e publicações sobre a avaliação de políticas culturais locais e nacionais, públicos da cultura, práticas culturais, entre outros. Atualmente integra a equipa de investigação do Observatório Português das Atividades Culturais (https://www.opac.cies.iscte-iul.pt/) 
Direito Social e do Trabalho Europeu e Internacional
Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, com o grau de Mestre em Direito das Empresas na área de Direito do Trabalho, pelo ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, é Doutora em Direito, pela Faculdade de Direito da Universidade da Corunha (Espanha) e pela NOVA School of Law (Lisboa-Portugal). Para além de cursos de formação complementar, tem participado em numerosos Congressos e Seminários Nacionais e Internacionais, frequentemente como conferencista. Tem exercido atividade docente em diversas instituições universitárias, com especial relevo para o ISCTE - IUL– Instituto Universitário de Lisboa, onde rege várias cadeiras do Mestrado em Direito das Empresas e do Trabalho, e também no Mestrado em Ciências do Trabalho e Relações Laborais e no Mestrado em Políticas de Desenvolvimento em Recursos Humanos. Foi Docente convidada em cursos de pós-graduação nas Faculdades de Direito de Lisboa e do Porto. Tem sido Orientadora de numerosas dissertações, para além da participação, como Arguente, em diversos júris de Mestrado. É autora de vários ensaios e artigos publicados em livros e revistas nacionais e internacionais sobre temas de Direito do Trabalho.  
Sociologia do Trabalho e do Emprego
Sistemas de Proteção Social Comparados
Dissertação em Trabalho, Emprego e Sociedade | Relações de Trabalho e Sindicalismo
Sou socióloga (Doutoramento na Univ.Lille 1/Iscte-IUL, 2007), Professora de Sociologia do Trabalho e de Relações de Trabalho no Instituto Universitário de Lisboa (Iscte-IUL), e Investigadora do CIES-Iscte. Anteriormente desempenhei funções de Investigadora no SOCIUS-ISEG-ULisboa (2007-2015) e no ICS-ULisboa (2015-2024), tendo liderado projetos nacionais e a representação portuguesa em projetos europeus. Fui também membro da equipa de correspondentes do Observatório Europeu da Vida Profissional/Eurofound e prestei serviços de consultoria a agências internacionais. O meu trabalho tem sido publicado no European Journal of Industrial Relations, Transfer, Cultural Trends, International Journal of Police Science & Management, entre outras revistas científicas, e tenho também editado livros e contribuído para capítulos de livros publicados pela Routledge, Springer, Palgrave Macmillan, l'Harmattan entre outras editoras académicas. Gosto de combinar métodos qualitativos e quantitativos e de colaborar com colegas de outras disciplinas.
Desenho da Pesquisa
Professora Associada com Agregação do Iscte-Instituto Universitário de Lisboa.  Diretora do Departamento de Sociologia e Coordenadora ERASMUS . Investigadora do CIES-Iscte, desenvolve atualmente pesquisas nas áreas da "Comunicação, Tecnologias de Informação e Saúde", "Literacia em Saúde" e "Saúde Digital". Coordenou, recentemente, o projeto FCT,  "Comunicação de Risco em Saúde: Design e Comunicação digital das fontes oficiais de saúde pública para a orientação dos cidadãos em situações pandémicas" (https://heric2d.cies.iscte-iul.pt/). Associated Editor da revista Observatório (OBS*- http://obs.obercom.pt/index.php/obs), membro do Comité Científico das Edicciones-InCom-UAB e do Comité Editorial da Revista de Comunicación y Salud (https://www.revistadecomunicacionysalud.es/index.php/rcys). É autora de vários livros e artigos nas áreas da Saúde e Comunicação, Literacia em Saúde, Comunicação em Rede e Jovens e Media em Portugal.
Contactos
Escola de Sociologia e Políticas Públicas
Secretariado
Edifício 1, Sala 1E03
secretariado.espp @iscte-iul.pt
(+351) 210 464 015
9:30 - 18:00
Candidatar
Voltar ao topo