Mestrado

Acreditações

A3ES logo

Ver mais

Acreditado
3 Anos
31 jul 2020
Registo DGES
Registo inicial R/A-CR 213/2012/AL01 de 02-03-2015
Registo de alteração R/A-CR 213/2012/AL02 de 15-10-2019
Contactos
Escola de Ciências Sociais e Humanas
Edifício 1, Sala 1E05
candidaturas.ecsh@iscte-iul.pt
(+351) 210 464 016
9:30 - 18:00
Candidatar
Leccionado em Português
Tipo de ensino Presencial

O corpo docente do Mestrado em Estudos Sociais do Ambiente e da Sustentabilidade reúne Professores e Investigadores das Ciências Sociais e Humanas do Iscte. Todos têm um sólido histórico na liderança de projetos de investigação, formação e intervenção na área do ambiente e da sustentabilidade.



Corpo Docente para (2025/2026)

Transições para a Sustentabilidade | Laboratório de Pesquisa em Ambiente e Sustentabilidade | Dissertação em Estudos Sociais do Ambiente e da Sustentabilidade
Cristina Sousa is Associate Professor at ISCTE/IUL. She has a Master's degree in Economics and Management of Science and Technology and a PhD in Economics, both from ISEG/UTL. Her research interests include innovation, creation and circulation of knowledge and entrepreneurship. Currently, her research is focused on networks, on entrepreneurship in knowledge-intensive sectors and on the transition to a sustainable energy system. The results of her research were object of publication in academic journal and books and were presented in several national and international conferences and workshops.
Estágio de 2º Ciclo
Doutorada em Economia pelo ISCTE-IUL e pela Universidade de Bourgogne (França), Mestre em Economia e Gestão de Recursos Humanos e Licenciada em Sociologia (ISCTE-IUL). É professora catedrática do Departamento de Economia Política do ISCTE-IUL, e investigadora integrada do Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território (DINÂMIA'CET). É diretora do Mestrado em Políticas de Desenvolvimento dos Recursos Humanos. Foi coordenadora do projeto FCT, 'Remunerações flexíveis para contratos flexíveis? A dinâmica da relação entre a política salarial e os contratos de emprego ao nível da empresa' entre 2009-2013 (PTDC/EGE-ECO/108547/2008) e o projeto FCT 'Aproximar o Ensino Superior, a Formação e a Qualidade do Emprego', entre 2018-2022 (PTDC/SOC-SOC/30016/2017). É coordenadora do Observatório do Emprego Jovem (DINAMIA-ISCTE-IUL). Entre os seus principais interesses de estudo e investigação destacam-se a procura de competências, políticas salariais das empresas e segmentação do mercado de trabalho.
Comportamentos e Ambiente
Paula Castro é Professora Catedrática de Psicologia no ISCTE-IUL e Investigadora Integrada do CIS-iscte. É Doutorada em Psicologia Social e Ambiental (ISCTE, 2000), e Licenciada em Psicologia (Univ-Lisboa,1987). Tem estudado os processos de construção de significado, interpretação e comunicação envolvidos na receção de novas leis e políticas públicas, sobretudo as ambientais, desenvolvendo uma psicologia social da inovação legal. Tem sobretudo analisado como são recebidas pelo público (e.g., contestadas, aceites, negociadas) as novas leis que regulam a ação climática, a proteção da biodiversidade, a participação pública ou a regeneração urbana – e as consequências desta recepção para a mudança social. Estes estudos, quantitativos e qualitativos, focam usualmente as relações assimétricas entre público e peritos/instituições. Outras áreas de interesse são as das relações pessoa-lugar, conhecimento local, memória social, e história e fundamentos das teorias da psicologia social. Tem coordenado e participado em projetos financiados (FCT, EU), e orientado projectos de Doutoramento e Pós-Doutoramento, estando o trabalho resultante publicado em revistas internacionais de forte impacto nas áreas de psicologia social, política, ambiental e comunitária, e políticas ambientais. Foi Diretora do Departamento de Psicologia (2008–2010), Diretora do Programa Doutoral em Psicologia (2010–2013), Diretora do Mestrado em Estudos do Ambiente e Sustentabilidade (2015-2019), Membro do Conselho Científico do ISCTE (2010-2014), e da Comissão Cientifica do CIS-iscte (2016-19) e Diretora do CIS-iscte (2019-2021).
Cultura e Meio Ambiente
Gestão da Biodiversidade
Ambiente e Sociedade
Debates Contemporâneos para as Ciências do Ambiente
Evaldo Costa incorpora uma rica experiência como professor e pesquisador de pós-doutorado interdisciplinar. Com uma base sólida em Ciências Ambientais e Engenharia Ambiental, possui duplo doutorado em Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável pela Universidade NOVA de Lisboa, Portugal, e doutorada em Economia Empresarial pela Vrije Universiteit Brussel, Bruxelas, Bélgica. No centro da jornada profissional de Evaldo está um foco dedicado em caminhos de transição sustentáveis. Sua pesquisa investiga os meandros de facilitar a descarbonização da economia. Isto envolve o reforço das fontes de energia renováveis (FER), a mobilidade eléctrica, o aproveitamento de tecnologias industriais avançadas e a orquestração de mecanismos sustentáveis e processos de inovação. O objetivo final é acelerar a descentralização, digitalização e democratização do sistema energético. O repertório acadêmico de Evaldo é marcado por um conjunto diversificado de teorias exploradas e um versátil kit de ferramentas de métodos e técnicas aplicadas. Sua pesquisa anterior se aprofundou em fontes renováveis (solar e eólica), mobilidade elétrica e considerações industriais. Isto abrange aspectos diferenciados como inovação de modelos de negócios, inventário de emissões de CO2, avaliações de balanço energético e formulação de políticas públicas para superar barreiras sociotécnicas. A sua presença internacional é substancial, participando em esforços de investigação colaborativa na América do Norte (EUA), Europa (Bélgica, Irlanda, Portugal, Reino Unido) e América do Sul (Brasil). Esta perspectiva global é ainda mais acentuada pelas suas publicações em revistas de topo/revistas por pares e apresentações em conferências internacionais que abrangem a Europa, América do Norte, América do Sul e África. Evaldo não é apenas um pesquisador, mas também um contribuidor vital para a comunidade acadêmica. Seu papel como membro do projeto Indústria 5.0 da Comissão Europeia e revisor de periódicos conceituados, sendo membro de um doutorado conselho de supervisão e o cultivo de uma robusta rede internacional de relacionamento científico mostram seu compromisso com o intercâmbio acadêmico. Antes da transição para o domínio da pesquisa, a jornada de Evaldo abrangeu vários anos como um papel de destaque como líder e consultor internacional da indústria automotiva e como professor universitário convidado. Essa perspectiva dupla o posiciona de maneira única para preencher a lacuna entre a academia e os insights práticos da indústria. Em todas as facetas da sua carreira, Evaldo Costa permanece firme na esperança e no compromisso de contribuir para um mundo melhor e mais sustentável.
Estágio de 2º Ciclo
Luis Mah é professor auxiliar em Estudos de Desenvolvimento no Departamento de Economia Política do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa. Entre 2015-2022, leccionou no Mestrado em Desenvolvimento e Cooperação Internacional (MDCI) e PhD in Development Studies no ISEG-Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa. Nos últimos 19 anos tem trabalhado com organizações da sociedade civil e entre 2007 e 2010 foi director da Campanha do Milénio das Nações Unidas (UNMC) em Portugal. Interessa-se em particular pelas implicações globais da (re)emergência económica da Ásia e pela cooperação internacional para o desenvolvimento da União Europeia. Tem um doutoramento em Estudos de Desenvolvimento pela LSE-London School of Economics and Political Science (Londres, 2004), um mestrado em Ciência Política pela Universidade de Yonsei (Seul, 1996) e uma licenciatura em Comunicação Social pela Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, 1993).
Gestão da Biodiversidade
Catarina Roseta-Palma é professora associada do Departamento de Economia no ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa. Foi diretora da Sustentabilidade no Iscte (2018-2022). Os seus interesses de investigação são na gestão de recursos naturais, especialmente água, e em políticas de ambiente. Trabalhou como consultora para as ARH Alentejo e Algarve e para o INAG, bem como para o Ministério do Ambiente e Comissão Europeia. Foi membro da Comissão para a Reforma da Fiscalidade Verde (2014). É associada da European Association of Environmental and Resource Economists, em cujas conferências participa regularmente, e foi eleita EAERE Council Member para 2010-2013 (vice-presidente em 2012-2013). Entre outras, também pertence à Associação Hispano-portuguesa de Economia de Recursos Naturais e Ambiente (AERNA), a cuja Junta Diretiva pertenceu entre 2005 e 2011. Ensina Economia do Ambiente e Recursos Naturais e Microeconomia em vários níveis de ensino, além de dar formação empresarial na área da Sustentabilidade. 
Estágio de 2º Ciclo
Paulo Marques é Professor Associado no Departamento de Economia Política do Iscte. Desenvolve a sua atividade de investigação no DINÂMIA'CET-Iscte. Coordena atualmente o Observatório do Emprego Jovem e o Projeto de Investigação SOLID-JOB (ambos financiados pela FCT). A sua tese de doutoramento foi desenvolvida na área da Economia Política e foi intitulada 'Young People and Labour Market Segmentation in Europe: An Institutionalist Perspective'. Desenvolve investigação na área da Economia Política Comparada, mais especificamente sobre a segmentação do mercado de trabalho e as políticas públicas de emprego. A sua tese de doutoramento venceu os prémios: António Simões Lopes, atribuído pela Ordem dos Economistas (Melhor tese de doutoramento em 2016), e Manuel Lopes, atribuído pelo IEFP. A sua dissertação de mestrado venceu os prémios: Jacques Delors, atribuído pelo Centro de Informação Europeia Jacques Delors; e Silva Leal (menção honrosa), atribuído pela Secretaria de Estado da Segurança Social e ISCTE. Um artigo que escreveu em conjunto com Isabel Salavisa e que foi publicado na Socio-Economic Review recebeu o Prémio António Dornelas, atribuído pelo Ministério do Trabalho. Paulo Marques tem publicado artigos científicos em revistas científicas prestigiadas, como a Socio-Economic Review, Comparative European Politics e European Journal of Industrial Relations. 
Direito e Regulação do Ambiente | Estágio de 2º Ciclo
Licenciado em Direito (Ciências jurídico - políticas) pela Universidade de Lisboa. Mestre em Sociedades e Políticas Europeias pelo ISCTE - IUL. Suficiência Investigadora (DEA) em Direito Público pela Faculdade de Direito da Universidade da Extremadura (Espanha). Doutorado em Políticas Públicas no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa onde é Professor Auxiliar e investigador integrado no DINÂMIA'CET Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território. É, igualmente, investigador no Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto. Anteriormente desempenhou funções como Presidente da 1ª Secção do Júri de Ética da Autoregulação Publicitária (ex-ICAP) e como secretário - geral e director executivo de diversas associações profissionais. De 2005 a 2009 foi Deputado à Assembleia da República (10ª legislatura) e membro da Delegação Nacional Portuguesa na 97ª Sessão da Conferência Internacional do Trabalho - Organização Internacional do Trabalho, Genebra, Suíça. Possui vasta experiência internacional tendo leccionado, nomeadamente, na Chinese Academy of Governance (antiga National School of Administration - CNSA), China - Europe Public Administration Project, República Popular da China, no Global Distance Learning Network of World Bank for East Timor, Timor - Leste e no ProPALOP-TL ISC PNUD em Angola. Possui um grande número de livros e publicações académicas em português, alemão e chinês sobre direito da publicidade, direito do mar, direito europeu e direito do consumidor. Membro da Comissão Técnica e Científica com o objetivo de acompanhar a candidatura das Ilhas Selvagens a Património Mundial da UNESCO, desde setembro de 2016. Membro do Conselho de Revisão e Aconselhamento para a elaboração de Proposta de Grandes Opções para a Estratégia Marítima Nacional até 2030 (2023) Editor - Chefe da REM - Revista de Estudos do Mar. Editor do Academia.edu Editor Program. Membro do Conselho Editorial da Revista do Mestrado em Direito da Universidade Católica de Brasília, Brasil. Perito externo responsável pelos processos de verificação EQAVET, da Associação Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional. I.P., Ministério da Educação e Ciência. Presidente e membro da Comissão de Avaliação Externa da A3 ES - Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior Membro da Comissão de Relações Internacionais da Sociedade de Geografia de Lisboa
Estágio de 2º Ciclo
Estágio de 2º Ciclo
Sérgio Lagoa é atualmente Professor Associado com Agregação no Iscte. Ao longo da sua carreira nesta instituição, tem lecionado disciplinas de economia ao nível da licenciatura, mestrado e doutoramento. De 2011 a 2016, foi codiretor do curso de licenciatura em economia, e desde 2015, é diretor do Mestrado em Economia Monetária e Financeira. Foi membro da comissão científica do Dinâmia'Cet-Iul de 2020 a 2022, e é membro da direção do Instituto de Políticas Públicas e Sociais (IPPS-Iscte) do Iscte desde 2023. Sérgio Lagoa é investigador integrado do Dinâmia'Cet-Iscte. As suas principais áreas de investigação incluem a economia monetária e financeira, com enfoque nas instituições financeiras, e também o estudo do mercado de trabalho.
Debates Contemporâneos para as Ciências do Ambiente
A minha pesquisa adopta uma perspectiva crítica e interdisciplinar para examinar a relação entre as pessoas, a crise climática e os territórios, especificamente em torno das transições energéticas para a neutralidade carbónica e questões de participação política e justiça social associadas. Sou Co-Editora da revista Papers on Social Representations (http://psr.iscte-iul.pt/index.php/PSR). 
Gestão da Biodiversidade
Contactos
Escola de Ciências Sociais e Humanas
Edifício 1, Sala 1E05
candidaturas.ecsh@iscte-iul.pt
(+351) 210 464 016
9:30 - 18:00
Candidatar
Voltar ao topo