A LETI e o respectivo METI possuem uma estrutura concebida de raiz de forma a facultar um vasto leque de saídas profissionais, cujas competências permitem satisfazer as previsíveis necessidades do mercado de trabalho, de acordo com a realidade nacional e europeia em que estamos inseridos. Neste contexto, tem-se verificado uma elevada procura e aceitação destes profissionais pelas principais empresas do sector (operadoras de telecomunicações, informática, prestação de serviços, energia, etc.).
Esta integração começa frequentemente com estágios acompanhados, com a colaboração com a IAESTE (International Association for the Exchange of Students for Technical Experience) ou com a participação em programas do tipo ERASMUS, que já levaram estes alunos a instituições como a BT Exact (Inglaterra), a SIEMENS (Alemanha) ou o CERN (Suiça).
De entre as competências proporcionadas pela LETI e pelo METI, destacam-se as seguintes áreas:
Nos ambientes profissionais por onde tenho passado senti que estava bem preparado e que recebi no ISCTE-IUL os conhecimentos necessários para desempenhar as funções que me foram pedidas e, nalguns casos, empreender tarefas até aí desconhecidas e aprender a lidar com tecnologias novas para mim. Do ISCTE-IUL, guardo uma grata recordação de colegas e professores, bem como do ambiente multidisciplinar que se respirava pelos corredores, pela diversidade dos cursos e das pessoas.