Licenciatura

Acreditações

Logótipo da A3ES

Acreditado
6 Anos
13 fev 2015
Registo DGES
Registo inicial R/A-Ef 1028/2011 de 18-03-2011
Registo de alteração
Candidatar
Leccionado em Português

A Licenciatura em Economia do Iscte orienta-se para formar economistas com capacidade de liderança no pensamento e na acção num mundo globalizado em constante mudança. A formação distingue-se pelo rigor e realismo na análise económica, enfatiza os valores da autonomia individual e do trabalho em equipa, e incentiva à responsabilidade ética e ao espírito crítico.

Mensagem do(s) diretor(es)

A Licenciatura está alicerçada nas áreas fundamentais da Microeconomia e Macroeconomia. Estas são complementadas por áreas específicas como Economia Internacional, Economia do Ambiente, Finanças Públicas, Economia Monetária e Financeira, Políticas de Desenvolvimento, Competitividade e Coesão, Economia do Trabalho e dos Recursos Humanos, Inovação e Globalização, entre outras. Acresce ainda um leque relevante de unidades curriculares optativas que beneficiam de abordagens aplicadas e multidisciplinares assentes nas Ciências da Gestão, Ciências Sociais e Métodos Quantitativos. As unidades curriculares optativas beneficiam da pesquisa científica desenvolvida pelos docentes em centros de investigação nacionais e internacionais, muitas vezes em contexto de desafios de política pública e de estratégia produtiva.

As práticas pedagógicas visam desenvolver competências pessoais e transversais com o objectivo de preparar os futuros licenciados para uma plena integração no mercado de trabalho. É dada particular atenção às capacidades de desenhar e implementar projectos em equipa, de realizar reflexão e pesquisa individual, de resolver problemas e lidar com situações complexas, de comunicar oralmente e por escrito, de estabelecer redes de contactos e desenvolver sensibilidade internacional. A licenciatura em Economia visa igualmente desenvolver competências linguísticas, oferecendo certas unidades curriculares, obrigatórias e optativas, em inglês e privilegiando suportes didácticos e referências bibliográficas essencialmente em inglês.

Entrou em vigor em Portugal o Estatuto do Estudante Internacional para o ensino superior (Decreto de Lei n.º 36/2014). Este Estatuto concede aos estudantes estrangeiros (não pertencentes à União Europeia nem aos Países Lusófonos) um número específico de vagas e de condições de acesso. A introdução deste Estatuto possibilita, por exemplo, a candidatura directa à Licenciatura em Economia.

Especialização em Capital Markets and Securities Operations (Parceria com BNP Paribas)

A partir do ano letivo 2020/21, os alunos finalistas das licenciaturas em Gestão, Economia e Finanças e Contabilidade da Iscte Business School poderão especializar-se em Capital Markets and Securities Operations. Esta nova especialização, que funciona em parceria com o BNP Paribas, pressupõe o aproveitamento positivo em três unidades curriculares (Operações em Mercados Financeiros, Investimentos e Gestão de Ativos) e, ao completá-la, os alunos que se candidatem ao BNP Paribas serão admitidos num processo de recrutamento simplificado, sem necessidade de realizar os habituais testes de pré-seleção aplicados a todos os candidatos.

Para saber mais sobre esta especialização, clique aqui!

Ambiente de Proximidade Docente-Aluno

O ambiente de grande proximidade entre os alunos e os docentes consubstancia-se em práticas colegiais de gestão da experiência de aprendizagem, no apoio intenso ao núcleo de alunos de economia, na existência de um horário semanal de atendimento aos alunos, na disponibilização de um contacto permanente via e-mail e numa estreita ligação com os antigos alunos ao longo da vida profissional.

Com exceção de algumas disciplinas do primeiro ano, todas as turmas estão organizadas em aulas teórico-práticas, aumentando o contacto de cada professor com os seus alunos e assegurando que cada turma tenha um número de alunos que favoreça a melhor aprendizagem das matérias.

Formações Temáticas

A Iscte Business School promove um vasto leque acções extra-curriculares no sentido de preparar os estudantes para a inserção no mercado de trabalho.

Algumas oficinas e formações temáticas são também promovidas ao longo do ano lectivo, designadamente sessões para construir CVs e Cartas de Apresentação, sessões de preparação para Entrevista, Testes Psicotécnicos, Dinâmicas de Grupo.

 

Candidatar

Informações Gerais

Duração
3 anos
Língua
Português
ECTS
180
Horário
Diurno
Provas de ingresso
Concurso Nacional de Acesso: Matemática A (Código 19), ou; Matemática A (Código 19), e Economia (Código 04), ou; Matemática A (Código 19), e Geografia (Código 09)
Nota do último colocado *
164.00
1.ºAno 871.52
2.ºAno 871.52
3.ºAno 871.52
1.ºAno 7000.00
2.ºAno 7000.00
3.ºAno 7000.00
* Informação para o ano letivo de 2019/2020
** Informação para o ano letivo de 2020/2021
Candidatar
Voltar ao topo