O Grupo de Missão em Ciência de Dados foi criado por despacho Reitoral e a equipa integra membros das 4 escolas do Iscte. Além das competências específicas, da multidisciplinaridade e interdisciplinaridade, é caracterizada por entusiamo, respeito e colegialidade.


Diana E. Aldea Mendes é professora associada do Departamento de Métodos Quantitativos de Gestão e Economia, Iscte-IUL Lisboa, Portugal.  Coordena o grupo de missão.


Ana Almeida

Ana de Almeida possui um doutoramento em Matemática Aplicada e especialização em Ciências da Computação. É Professora Associada no Departamento de Ciência e Tecnologias da Informação no Iscte-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal, e Diretora da Licenciatura em Ciência de Dados. Os seus interesses de investigação incluem Algoritmia, Teoria da Complexidade, Modelação, Aprendizagem Automática e Reconhecimento de Padrões, com foco actual em Aprendizagem Automática e Computação Evolucionária. Presidiu ou co-presidiu importantes conferências internacionais em Ciências da Complexidade e Informática e participou como investigadora e coordenadora em projectos de investigação fundamental e aplicada e em projectos de investigação e inovação entre o meio académico e a indústria, tanto a nível nacional como internacional. É membro sénior do IEEE, membro fundador do IEEE IMS Capítulo Português e membro da ACM.


Anabela COsta

Anabela Costa. Desde 1989, as atividades de docência e investigação têm decorrido no Iscte nas áreas da Matemática, Investigação Operacional, Estatística, Ciência de Dados (Regressão Linear; Árvores de Decisão; Redes Neuronais; Regras de Associação) e Avaliação de Projetos de Investimento (Simulação de Monte Carlo; Programação Dinâmica; Aproximações em Árvore Binomial).


Catarina Marques possui um doutoramento em Métodos Quantitativos com especialização em Estatística e Análise de Dados. É Professora Auxiliar no Departamento de Métodos Quantitativos para Gestão e Economia do Iscte e directora da licenciatura em Ciência de Dados. Os seus interesses de investigação centram-se na modelação estocástica e em data analytics, especialmente em Métodos de Simulação de Monte Carlo, Métodos de Aprendizagem Não Supervisionada e Modelos de Equações Estruturais. Tem desenvolvido investigação aplicada nas áreas do Marketing, Turismo, Gestão, Ciências Sociais e Psicologia.


Elsa Cardoso

Elsa Cardoso é Professora Auxiliar do Departamento de Ciências e Tecnologias do Iscte. É investigadora no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL) e no INESC-ID Lisboa. Os seus interesses de investigação incluem business intelligence e analytics, visualização de dados, data warehouse, e sistemas de informação estratégicos aplicados ao Ensino Superior, Saúde e Humanidades Digitais.


João Guerreiro, PhD Marketing (Iscte-IUL, Portugal), Professor Auxiliar de Marketing e vice-Diretor da BRU. É também docente no INDEG em programas de formação para executivos ligados às áreas de Marketing Intelligence e Transformação Digital. Interesses de investigação focados na área do Business Intelligence, Neuromarketing, Comportamento do Consumidor e Marketing de Relacionamento, nomeadamente nas implicações das tecnologias (Realidade Aumentada, Realidade Virtual, Inteligência Artificial, IoT) para o Marketing, sobre os quais publicou artigos em várias revistas científicas como Tourism Management, Journal of Business Research, Journal of Sustainable Tourism, Journal of Business Ethics entre outros. Foi Diretor do Mestrado em Marketing no ISCTE-IUL entre 2017 e 2020 e consultor sénior em projetos de Business Intelligence na sua atividade profissional.


Patrícia Ávila. Doutoramento e mestrado em Sociologia. Professora Associada no Departamento de Métodos de Pesquisa Social da Escola de Sociologia e Políticas Públicas do Iscte. Investigadora Integrada no CIES-Iscte.


Rosario

Rosário D. Laureano é Professora Auxiliar no Iscte - Instituto Universitário de Lisboa, ensinando cálculo multivariado, análise multicritério, optimização não linear e modelação de sistemas complexos no Departamento de Matemática. É licenciada em Matemática Pura pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Mestre em Matemática Aplicada pelo IST-Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, e Doutorada em Métodos Quantitativos com especialização em Matemática pelo Iscte. Os seus interesses de investigação incluem a sincronização e controlo de sistemas dinâmicos caóticos, dinâmica quântica, métodos de optimização, redes complexas, e análise de erros na aprendizagem da matemática, sendo investigadora integrada no ISTAR - Centro de Investigação em Ciências da Informação, Tecnologias e Arquitectura. Desde 2018 é coordenadora do grupo de investigação CCM - CCM - Complexity and Computational Modelling do ISTAR - Centro de Investigação em Ciência e Tecnologias da Informação e Arquitectura e membro do Comité Executivo e do Conselho Científico desta unidade de investigação. É co-fundadora do Portugal Chapter of Network Science Society.


Sérgio Moro é Professor Associado com Agregação no Iscte. É Diretor do Mestrado em Ciência de Dados. Sérgio é um Cientista de Dados interdisciplinar que procura a descoberta de padrões que se traduzam em conhecimento inovador através de abordagens assentes em dados. Ele desenvolve investigação aplicada a diversos domínios, incluindo Turismo, Marketing, Educação, e Recursos Humanos, entre outros.


Teresa Calapez. Licenciada em Matemática, ramo de Estatística, Investigação Operacional e Computação (FC-UL, 1986). Mestre em Estatística e Investigação Operacional (FC-UL, 1991). Doutora em Métodos Quantitativos (Iscte, 2004).

Voltar ao topo