Programa Buddy

O Programa Buddy é um sistema de tutoria em que os estudantes do ISCTE-IUL oferecem o seu apoio aos recém-chegados estudantes em mobilidade internacional.

Tipos de programa

  • Buddy System

Desenvolvido pelo Gabinete de Relações Internacionais, o Buddy System constitui-se como um primeiro projeto de apoio interpares, destinado a estudantes em mobilidade no ISCTE-IUL (estudantes estrangeiros) e a estudantes do ISCTE-IUL em fase de preparação de uma futura mobilidade ou que já tenham participado de um Programa de mobilidade.
O mentor, aqui designado por buddy funciona como o contacto por excelência dos estudantes em mobilidade internacional, mesmo antes da sua chegada.

  • Buddy Mentoring

Desenvolvido pelo Gabinete de Relações Internacionais em conjunto com o Gabinete de Aconselhamento ao Aluno, inovador no panorama nacional, evolui do programa anterior, melhor sistematizando o contributo que é requerido ao buddy, monitorizando e avaliando os participantes e promovendo a certificação da formação e trabalho de voluntariado prestado.

No âmbito do Buddy Mentoring o estudante buddy terá 9h de formação, organizada em três módulos distintos (Desenvolvimento Pessoal; Trabalho de equipa; Construção de Kit de sobrevivência). O Programa Buddy Mentoring possibilita ainda a atribuição de 2 ECTS.

Como funciona?

A cada estudante estrangeiro recebido pelo ISCTE-IUL, no âmbito dos programas de mobilidade, será atribuído um buddy a quem incumbe entrar em contacto com o estudante estrangeiro disponibilizando-se para o ir esperar ao aeroporto, para o acompanhar ao longo de cada semestre na integração no ISCTE-IUL e em Lisboa.

O buddy participará das actividades sociais e de orientação académica, que ocorrem durante todo o ano, especialmente pensadas para integrar os estudantes estrangeiros.

Quais as vantagens em participar?

O Programa Buddy oferece múltiplas vantagens aos estudantes buddy, nomeadamente a possibilidade de internacionalização em casa.

Para além disso, como esta participação é reveladora do grau de motivação dos estudantes envolvidos, o GRI avaliará a prestação de cada buddy e apresentá-la-á ao respetivo Coordenador académico, caso o estudante decida apresentar, futuramente, candidatura a um programa de mobilidade. O Coordenador terá essa informação em linha de conta aquando da seleção dos candidatos a um Programa de mobilidade.

Processo e prazos de candidatura

Os interessados em participar dos Programas de buddy devem preencher uma ficha de inscrição, que será disponibilizada no site do ISCTE-IUL.

O período de candidatura decorre durante o mês de Maio, em cada ano.

Processo de seleção

Todas as candidaturas são consideradas pelo Gabinete de Relações Internacionais que, em conjunto com o Gabinete de Aconselhamento ao Aluno, realizará uma entrevista individual ou coletiva para selecionar os participantes do Programa Buddy Mentoring (limitado a 15 participantes por semestre).

Os estudantes que não forem selecionados para Buddy Mentoring irão integrar o Buddy System.

Espera-se que a seleção seja feita até 30 dias após o fecho das candidaturas e a divulgação seja feita por e-mail aos candidatos e publicada no site do ISCTE-IUL.

Voltar ao topo