Acesso aberto: pesquisar, publicar e disponibilizar

Procuro bibliografia para o meu artigo científico. Onde posso pesquisar?

No Repositório do ISCTE-IUL pode pesquisar por artigos, dissertações, teses e outros documentos em acesso aberto. Pode aceder aos documentos em acesso restrito fazendo o login. Pode pesquisar no RCAAP - Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal, B-on ou Google Scholar. Existem dois add-on que pode utilizar durante a pesquisa, o Google Scholar Button (Chrome ou Firefox) para facilitar o acesso ao Google Scholar e o Unpaywall que permite o acesso a milhões de artigos legais em acesso aberto. A Biblioteca do ISCTE-IUL disponibiliza a lista de bases de dados bibliográficas subscritas pelo ISCTE-IUL.

 

Posso publicar o meu artigo numa revista qualquer?

Não. Antes de fazer a escolha da revista consulte as políticas de acesso aberto do ISCTE-IUL e da sua entidade financiadora, FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia e/ou European Union (H2020). Tenha em atenção os prazos legais de depósito em cada entidade para facilitar a escolha da revista: em resumo, no máximo 12 meses de embargo para artigos científicos e 18 meses de embargo para livros e capítulos de livro (esta informação não dispensa a leitura das políticas de acesso aberto de cada entidade).

 

Já conheço as políticas de acesso aberto do ISCTE-IUL e da entidade financiadora. Como escolho a revista?

Pode pesquisar no Journal of Citation Reports (Clarivate Analytics) e no Scimago para encontrar uma revista indexada na sua área. No Journal of Citation Reports (Clarivate Analytics) as revistas listam-se por Factor de Impacto (Journal Impact Factor) e no Scimago por Scimago Journal Rank.

Existem ainda outras plataformas para pesquisa: DOAJ - Directory of Open Access Journals, ROAD - Directory of Open Access scholarly Resources, Cofactor

Verifique na plataforma Sherpa/RoMEO as políticas de auto-arquivo (depósito) do editor da revista.

Sugerimos que utilize sempre os três passos Think.Check.Submit para escolher uma revista confiável.

 

Escolhi a revista onde quero publicar. E agora?

Verifique e cumpra as normas de publicação da revista para o seu artigo não ser rejeitado. Se tiver dúvidas na construção das referências bibliográficas peça-nos ajuda.

Antes de submeter o artigo tenha em atenção se os nomes dos autores estão corretos, se a identificação institucional está correta (Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), Unidade de Investigação, Lisboa, Portugal) e se a(s) referência(s) do(s) projeto(s) financiador(es) está legível. A referência pode ser da bolsa, unidade de investigação e/ou projeto I&D.

Pode e deve utilizar o seu identificador ORCID - Connecting Research and Researchers no artigo.

 

O meu artigo foi publicado! O que faço?

Parabéns!

Desde já submeta a versão final do artigo na plataforma Ciência-IUL. Se o editor não permitir o acesso aberto da versão final deposite, ainda assim, as três versões preprint (versão submetida), postprint (versão após a revisão por pares sem a formatação da revista) e versão final. Os nossos serviços irão validar os metadados do artigo e efetuar o depósito do seu artigo no Repositório ISCTE-IUL.

 

Quero divulgar o meu artigo. Preciso de sugestões…

Pode enviar a referência bibliográfica do artigo aos seus pares. Lembre-se de utilizar sempre o DOI ou o handle (hiperligação do repositório) na divulgação do artigo ou na produção de uma lista de referências bibliográficas.

Algumas editoras não permitem o depósito do artigo, seja na versão pre, pos ou final, no ResearchGate ou Academia.edu. Pode consultar estas informações na plataforma Sherpa/RoMEO

Verifique se o seu perfil ORCID ou Google Scholar Profile foram atualizados automaticamente. Se o artigo foi publicado numa revista indexada na Scopus o seu perfil no Scopus Author ID será atualizado automaticamente. Se a revista estiver indexada na Web of Science terá de atualizar o seu Researcher ID  manualmente.

 

Consulte os materiais desenvolvidos:

Conversa Aberta (Apresentação)

Cartaz & Folheto Acesso Aberto (PDF)

Playlist “Acesso Aberto” (Video)

Introdução ao Acesso Aberto (Online Learning) 

Guia Temático (Online)

Voltar ao topo