Avaliação

 

A atividade docente, na vertente de investigação, é avaliada através dos seus outputs. O Regulamento de Avaliação de Desempenho dos Docentes do ISCTE — Instituto Universitário de Lisboa (Regulamento n.º 77/2020 de 31 de janeiro), refere nas tabelas 5.1, 5.2 e 5.3, indicadores, métricas e ponderadores a utilizar na avaliação de diferentes tipologias de produções científicas, indexadas na plataforma Web of Science e Scopus.

Também no Regulamento dos Prémios de Investigação do Iscte (Despacho n. 43/2021 da Reitora do Iscte- Instituto Universitário de Lisboa), é indicada a elegibilidade de artigos publicados em revistas científicas, indexados e classificados na Scopus.

 

Indicadores de avaliação da produção científica


Fator de impacto (Journal Impact Fator - JIF): é um indicador de avaliação de revistas científicas indexadas pela Web of Science (Core collection). No seu cálculo são incluídos artigos científicos, artigos de revisão e documentos publicados em atas de conferências. Apenas revistas indexadas nos índices de Ciências e de Ciências Sociais têm fator de impacto. Toma em consideração os últimos dois anos de produção científica.

Para conhecer o Fator de Impacto de uma revista utilize o Journal Citation Reports.

CiteScore: é um indicador de avaliação de revistas científicas indexadas pela Scopus. No seu cálculo são incluídos artigos científicos, artigos de revisão, documentos publicados em atas de conferências, capítulos de livros e documentos de dados. Toma em consideração os últimos quatro anos de produção científica.

Para conhecer o CiteScore de uma revista utilize a Scopus (Sources).

SCImago Journal Rank (SJR): é um indicador de avaliação de revistas científicas que tem como base a SCImago Journal & Country Rank. É um indicador de impacto, influência ou prestígio. Considera a contagem de citações dos três últimos anos. Tem por base um algoritmo que resulta na atribuição de diferentes pesos às citações, dependendo do prestígio da revista que citou o artigo.

Para conhecer o SJR de uma revista utilize o SCImago Journal & Country Rank.

Índice-h: é um indicador de avaliação da produção científica de um autor. Considera a contagem do maior número de artigos de um autor que tenham recebido pelo menos igual número de citações: um índice-h de 55 significa que o autor a quem este índice está associado tem pelo menos 55 artigos publicados com pelo menos 55 citações cada.

Para conhecer o índice-h da produção científica de um autor, utilize a Web of Science, a Scopus ou mesmo o Google Scholar. Note, no entanto, que os resultados serão diferentes dado que a base de onde parte o seu apuramento é também ela distinta.


imagem conteúdo AI 2


Percentis e quartis


O percentil de uma revista corresponde à posição da mesma numa lista ordenada de revistas de uma determinada categoria. Um percentil elevado posiciona a revista no conjunto das revistas que têm melhor avaliação.

O quartil obtém-se quando se divide os valores dessa lista em quatro partes. O quartil 1 corresponde ao conjunto de revistas posicionadas nos 25% de revistas mais bem avaliadas numa determinada área do conhecimento.

Permite comparar revistas de áreas temáticas distintas.

É frequente a uma revista estar atribuído mais de um quartil, dado que a mesma revista poderá estar indexada em mais de uma área temática.

Quer saber qual o quartil atribuído a uma revista do seu interesse? Envie-nos uma mensagem de e-mail para referencia.biblioteca@iscte-iul.pt.

 

Métricas alternativas


Correspondem a indicadores que medem o impacto da investigação quantificando a sua presença na Web. Surgiram como uma alternativa aos indicadores tradicionais de impacto assentes nas citações.

Para saber mais sobre este tema

Voltar ao topo