Apresentação

A Psicologia Social e das Organizações existe no ISCTE-IUL desde o seu início, em 1972, estabelecendo-se enquanto O Departamento de Psicologia Social e das Organizações (DPSO) em 1999. Atualmente conta com uma equipa permanente de 17 docentes doutorados e um conjunto de colaboradores especialistas em diferentes áreas de formação.

O DPSO tem como principais objectivos desenvolver actividades de ensino e de investigação no domínio científico da Psicologia. Com vista a permitir a futura mobilidade dos alunos, o 1º ciclo de estudos incide na formação em competências gerais em Psicologia, apostando na transmissão de conhecimentos teóricos e metodológicos inerentes à diversidade de áreas da disciplina. A perspectiva pedagógica geral do DPSO valoriza a realização de trabalhos práticos, o contacto e participação na investigação e outras formas de aprendizagem activa que potenciem o desenvolvimento de espírito crítico. Os alunos do DPSO têm, desde o início da sua formação, oportunidade de participar e conduzir estudos em contexto laboratorial (Laboratório de Psicologia Social e das Organizações – LAPSO) e de campo, tomando conhecimento dos mais recentes paradigmas e técnicas de investigação.

No 2º ciclo de estudos, o DPSO coordena cientificamente um conjunto diversificado de Mestrados e Pós-graduações - Psicologia Social e das Organizações, Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco, Ciências em Emoções, Psicologia Social da Saúde e Psicologia das Relações Interculturais - procurado tanto por alunos internos como de outras universidades nacionais e internacionais, bem como por profissionais e técnicos que procuram desenvolver e actualizar a sua prática profissional.

O DPSO investe activamente na pesquisa científica, através do desenvolvimento e dinamização do Programa de Doutoramento (3º ciclo de estudos) e da promoção da qualidade e internacionalização da investigação dos docentes e equipas de investigação. Os docentes do DPSO integram o Centro de Investigação e Intervenção Social (CIS-IUL) – classificado como excelente pela Fundação para a Ciência e Tecnologia - e participam em diversas outras redes de investigação, com universidades e instituições científicas nacionais e internacionais.

Sejam bem-vindos(as)!
Isabel Correia

Voltar ao topo
Aviso de cookies
Este portal utiliza cookies e outras tecnologias na navegação do site ...