Apresentação

Com uma tradição de mais de 45 anos no ISCTE, o Departamento de Psicologia Social e das Organizações é reconhecido como um local de excelência na formação, investigação e intervenção em Psicologia.

Atualmente reúne um conjunto de docentes, investigadores e investigadoras altamente qualificados, internacionalmente reconhecidos e extremamente empenhados tanto no ensino como na investigação, e que integram o Centro de Investigação e Intervenção Social (CIS-IUL). Com uma forte tradição de pesquisa na área da psicologia social, o grupo tem-se tornado mais diverso e neste momento é competitivo internacionalmente não só em psicologia social mas também noutros domínios da investigação fundamental (como as ciências cognitivas ou as emoções) e ainda em diversas áreas de aplicação da psicologia (como a saúde, o ambiente, a proteção de menores, a educação, a comunidade, as relações interculturais ou a justiça).  Assim, o que distingue este grupo é a sua excelência e diversidade.

O DPSO tem também um perfil inovador ao nível do ensino, com cursos de mestrado e de doutoramento únicos no país e que refletem por um lado os pontos fortes e os interesses do departamento e por outro a importância que damos à investigação na formação de profissionais competentes.   Neste momento, para além da Licenciatura em Psicologia que é das mais procuradas em Portugal, oferecemos 6 Mestrados e Pós-graduações - Psicologia Social e das OrganizaçõesPsicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em RiscoCiências em EmoçõesPsicologia Social da Saúde, Psicologia das Relações Interculturais e Global Minds – e dois programas de doutoramento em Psicologia financiados pela FCT. Os alunos do DPSO têm, desde o início da sua formação, oportunidade de participar e conduzir estudos no terreno mas também em contexto laboratorial ( no Laboratório de Psicologia Social e das Organizações – LAPSO), tomando conhecimento dos mais recentes paradigmas e técnicas de investigação.

O Departamento mantém relações fortes com a comunidade, promovendo a qualidade e a inovação de serviços e de programas de desenvolvimento social e comunitário, que contribuem para promover o bem-estar, aumentar a inclusão social e combater as desigualdades.

Foi por isso com muito orgulho que aceitei a Direção do DPSO em julho de 2018, e me comprometi a ajudar este grupo a crescer e a desenvolver as suas potencialidades. Queremos ser cada vez melhores e abrir a mais pessoas este espaço intelectualmente estimulante.

Por isso, aceite o nosso convite e venha conhecer-nos. Será muito benvindo(a)!

Luisa Lima e Isabel Correia

Voltar ao topo