Psicologia Social e das Organizações

Acreditações

Logótipo da A3ES

Acreditado
6 Anos
24 fev 2014
Registo DGES
Registo inicial R/A-Ef 1080/2011 de 18-03-2011
Registo de alteração
Contactos
Candidate-se 

O Mestrado em Psicologia Social e das Organizações (MPSO) destina-se a alunos licenciados em Psicologia ou Ciências Psicológicas (1º Ciclo completo). O MPSO proporciona uma formação de 2º Ciclo de alta qualidade, especializada para a prática profissional independente como Psicólogo Social e das Organizações, e para a realização de projectos de intervenção em grupos sociais e de mudança social, comunitária, organizacional ou educativa.

O MPSO conta com a acreditação dada pela A3E, conferida por 5 anos em 2014. A formação completa em Psicologia, incluindo a conclusão do 2º Ciclo conferida pelo MPSO, cumpre os requisitos necessários em termos de formação superior requeridos pela Ordem dos Psicólogos, sendo necessária a realização / cumprimento dos restantes requisitos legais para a solicitação de carteira profissional.

O plano de estudos do MPSO desdobra-se em dois percursos alternativos – uma via profissionalizante e uma via de investigação. No primeiro ano do mestrado, os alunos recebem formação em diferentes Unidades Curriculares. No segundo ano deste ciclo de estudos, os alunos realizam um estágio curricular e elaboram e defendem publicamente uma dissertação de mestrado.

De uma forma geral, a formação superior conferida pelo MPSO aposta na articulação entre o ensino, a investigação e a vida profissional. Para tal, o MPSO fornece uma sólida formação em métodos de investigação e análise de dados, bem como nas competências profissionais e académicas aos seus alunos. Adicionalmente, o MPSO trabalha em estreita articulação com o Centro de Investigação e Intervenção Social (CIS-IUL) e o Laboratório de Psicologia Social e das Organizações (LAPSO), proporcionando aos alunos um ambiente motivador à pesquisa, descoberta e implementação de conhecimentos da área científica da Psicologia Social e das Organizações a desafios de investigação e de intervenção social.

O corpo docente do MPSO é altamente qualificado e reconhecido nacional e internacionalmente, com uma forte rede de contactos quer ao nível da investigação científica em Psicologia Social e das Organizações, quer ao nível do mercado de trabalho. Este corpo de docentes é, também, único em todo o país, sendo o Departamento de Psicologia Social e das Organizações do ISCTE-IUL o departamento académico com a concentração mais elevada de Psicólogos Sociais e das Organizações da Academia Portuguesa.

Mensagem do(s) diretor(es)

A longa história do Mestrado em Psicologia Social e das Organizações do ISCTE-IUL, bem como a sua capacidade de renovação que ficou bem expressa na transição requerida pelo Processo de Bolonha, mostra o dinamismo, actualidade e sucesso deste Mestrado.

Os alunos que frequentem o MPSO vão encontrar um ambiente motivador, dinâmico, profissional e de alta qualidade académica que lhes vai permitir concluir a sua formação em Psicologia e integrar o mercado de trabalho com elevado sucesso.

Os alunos vão encontrar também uma equipa docente constituída por Professores, Investigadores e Profissionais reconhecidos nacional e internacionalmente, com currículo científico e profissional de excelência.

Finalmente, irão beneficiar do ambiente estimulante e inovador do ISCTE-IUL, o que lhes permitirá uma experiência única de aprendizagem e trabalho.

Desejo-vos as boas vindas ao Mestrado em Psicologia Social e das Organizações!

Informações Gerais

Duração
2 anos
ECTS
120
Vagas
80
Horário
Diurno
Candidaturas
12 fev 2018 - 29 abr 2018
21 mai 2018 - 01 jul 2018
23 jul 2018 - 02 set 2018
Propinas *
1.ºAno 1063.47
2.ºAno 1063.47
Propinas Estudantes Internacionais *
1.ºAno 3000.00
2.ºAno 1600.00
* Informação para o ano letivo de 2018/2019
Voltar ao topo