O Programa Buddy (Buddy System) é um sistema de tutoria em que os estudantes do Iscte oferecem o seu apoio aos recém-chegados estudantes em mobilidade internacional.

Desenvolvido pela Unidade de Relações Internacionais (URI), o Buddy System constitui-se como um primeiro projeto de apoio interpares, destinado a estudantes em mobilidade no Iscte (estudantes estrangeiros) e a estudantes do Iscte em fase de preparação de uma futura mobilidade ou que já tenham participado de um Programa de mobilidade.
O mentor, aqui designado por buddy funciona como o contacto por excelência dos estudantes em mobilidade internacional, mesmo antes da sua chegada.

Como funciona?

A cada estudante recebido pelo Iscte no 1º e 2º semestres, no âmbito dos programas de mobilidade, será atribuído um buddy.

O estudante buddy tem o dever de receber, acolher e apoiar a socialização destes estudantes ainda antes da chegada a Lisboa.

  • A cada buddy são atribuídos entre 1 a 4 estudantes em mobilidade internacional, tanto quanto possível da mesma Escola e da mesma área de estudo.
  • Cada buddy é responsável por contactar os estudantes em mobilidade internacional que lhe forem atribuídos, ajudar, receber os estudantes à chegada e acompanhá-los ao longo do semestre no Iscte.
  • O buddy participará nas sessões promovidas pela URI e nas atividades sociais e de orientação académica, que ocorrem durante todo o ano, especialmente pensadas para integrar os estudantes estrangeiros.

Quais as vantagens em participar?

O Programa Buddy oferece múltiplas vantagens aos estudantes buddy, nomeadamente a possibilidade de internacionalização em casa.

O programa fomenta a proximidade entre estudantes de várias nacionalidades e permite o estabelecimento de contactos que se podem tornar duradouros e muito importantes para os estudantes que planeiem realizar uma mobilidade internacional, no futuro.

Para além disso, como esta participação é reveladora do grau de motivação dos estudantes envolvidos, cada buddy será avaliado e atribuída uma pontuação que será considerada para efeitos de seriação, caso o estudante decida apresentar, no mesmo ano letivo, uma candidatura a um programa de mobilidade.
Pelo facto de estar inscrito e ter prestado apoio no âmbito do buddy system, a URI vai emitir um certificado de participação ao buddy.

Processo e prazos de candidatura

Os estudantes interessados em participar no buddy system devem-se inscrever até ao dia 25 de julho, preenchendo o formulário de inscrição.

Importa salientar que a candidatura ao programa se aplica ao ano letivo seguinte e que o buddy se compromete a acolher estudantes em mobilidade internacional no 1º e no 2º semestre.

Avaliação do buddy

A cada buddy será atribuída uma pontuação que será considerada aquando da seleção dos candidatos a um Programa de mobilidade. Para mais informação consultar o processo de seleção na Mobilidade passo a passo.

O buddy deverá ter uma participação ativa no programa. Alguma situação de incumprimento será registada pela URI/UATA e resultará na não atribuição de pontuação.

No mês de outubro (para 1º semestre) e no mês de março (para 2º semestre) os estudantes buddy devem preencher um questionário de autoavaliação. Aquando a chegada ao Iscte os estudantes em mobilidade internacional devem preencher um questionário de avaliação do buddy.

Certificado de participação

A URI emitirá uma declaração de participação a todos os estudantes que se inscrevam e participem no programa buddy.

Contacto

O buddy deverá prestar informações à URI de toda e qualquer alteração que possa surgir no decorrer do programa, para iro@iscte-iul.pt, ou por telefone para +351 217 903 000.

Voltar ao topo