O Iscte - Instituto Universitário de Lisboa está a desenvolver o programa UpSkill: Digital Skills & Jobs, dirigido prioritariamente a jovens que tenham o 12º e que estejam desempregados ou que queiram prosseguir uma carreira de programadores informáticos. 

Com esta iniciativa, o Iscte e as outras entidades envolvidas pretendem contribuir para o combate ao desemprego e aumentar o nível de qualificação dos portugueses em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), uma área em que as empresas portuguesas reportam atualmente dificuldades de recrutamento. 

O Iscte desenvolve nesta iniciativa a sua vocação metropolitana e de capacidade de responder de forma inovadora aos desafios da sociedade, das empresas e da Administração Pública. 

Esta parceria envolve, além do Iscte, o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), a Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC), o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP). Participam ainda os ministérios da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, da Economia e do Trabalho. 

A maior parte das 12 turmas a cargo do Iscte nesta primeira fase do UpSkill (cerca de 250 alunos) vão ter as suas aulas nas instalações da StartUp Sintra e as restantes na sede desta universidade em Lisboa. A utilização das instalações da StartUp Sintra é fruto de uma parceria com a Câmara Municipal.  

Este programa de formação profissional é financiado pelo IEFP e destina-se a desempregados que tenham pelo menos o ensino secundário e competências na língua inglesa e que pretendam obter qualificações na área das tecnologias digitais. Integra uma formação intensiva de seis meses, em áreas como a programação em várias linguagens, gestão de plataformas cloud ou programação em plataformas low-code.   

O UpSkill terá novas edições até formar e colocar no mercado de trabalho mais de três mil quadros informáticos. 

Mais informação: secretariado_upskills@iscte-iul.pt


Programa UpSkill

Voltar ao topo