Acreditações
O Doutoramento em Ciência Política tem a duração de quatro anos, correspondentes à obtenção 240 créditos ECTS, repartidos entre 60 créditos das unidades curriculares letivas do 1º ano curricular e 180 créditos correspondentes à tese de doutoramento a ser desenvolvida no 2º, 3º e 4º anos curriculares do curso.
Plano de Estudos para 2025/2026
| Unidades curriculares | Créditos | |
|---|---|---|
| 1º Ano | ||
|
Seminário em Ciência Política e Relações Internacionais
12.0 ECTS
|
Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 12.0 |
|
Sistemas Políticos, Europeização e Relações Internacionais
12.0 ECTS
|
Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 12.0 |
|
Debates e Controvérsias Contemporâneas em Ciência Política
12.0 ECTS
|
Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 12.0 |
|
Seminário de Projecto em Ciência Política e Relações Internacionais
18.0 ECTS
|
Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 18.0 |
|
Estágio de 2º Ciclo
6.0 ECTS
|
Parte Escolar > Unidades Curriculares Optativas | 6.0 |
| 2º Ano | ||
|
Tese em Ciência Política
180.0 ECTS
|
Especialidades > Ciência Política | 180.0 |
|
Tese em Ciência Política
180.0 ECTS
|
Especialidades > Relações Internacionais | 180.0 |
Seminário em Ciência Política e Relações Internacionais
No final da UC, cada estudante deverá ser capaz de:
OA1 – Familiarização dos/as estudantes com as principais abordagens em CP e teorias de RI;
OA2 – Desenvolvimento de competências metodológicas que permitam o desenvolvimento de uma tese de doutoramento em CP e RI;
OA3 – Desenvolvimento de competências de problematização de tópicos de investigação, de análise de questões de pesquisa, e de concepção de propostas de investigação;
OA4 – Obtenção de bases de conhecimento sobre técnicas metodológicas específicas.
OA5 – Desenvolvimento de competências de análise crítica de trabalhos de pesquisa em CP e RI na óptica da sua concepção metodológica;
OA6 – Familiarização dos estudantes com referências bibliográficas da CP e RI relevantes sob a óptica da metodologia seguida;
OA7 – Desenvolvimento de aptidões de redacção de ensaios críticos sobre tópicos relativos à pesquisa em CP e RI e respectiva capacitação para a exposição oral e discussão dos trabalhos apresentados.
CP1. Principais abordagens em Ciência Política e principais teorias de Relações Internacionais
CP2. Desenho de pesquisa
CP3. Inferência causal e desenho experimental
CP4. Investigação comparativa
CP5. Técnicas de análise quantitativas
CP6. Técnicas de análise qualitativas
CP7. Métodos: entrevistas, process tracing e etnografia
A avaliação ao longo do semestre tem as seguintes componentes:
a) Assiduidade (mínimo 70% de presenças), participação nas aulas (incluindo participação nos exercícios desenvolvidos em sala de aula) e realização de atividades fora das aulas (Ponderação: 35% da nota final);
b) Trabalho escrito individual sobre um tópico de investigação da CP ou RI, dando especial ênfase aos objectivos e proposta metodológica (Ponderação: 65% da nota final; 20% para o documento submetido no 1.º semestre, 45% para o documento submetido no 2.º semestre)
Não é possível realizar a UC por exame.
Mais detalhes sobre as componentes da avaliação ao longo do semestre:
a) Ser participativo nas aulas significa: fazer intervenções interessantes nas aulas, fazer perguntas que revelam que se está a seguir a matéria, participar nos debates e exercícios, ter uma postura que demonstra estar a seguir as aulas com atenção.
b) No final de cada aula, é pedido aos estudantes que desenvolvam uma actividade relacionada com a matéria leccionada naquela aula, que é depois discutida no início da aula seguinte. Essa discussão revela quem realizou a actividade e com que qualidade o fez. O/a docente pode também pedir para que a actividade seja realizada em formato escrito.
c) O trabalho final consiste em fazer a revisão de um tópico (à escolha do/a estudante), dando ênfase à forma este tem sido tratado empiricamente: as investigações sobre esse tópico visam que objectivos? que tipo de metodologias têm sido adoptadas (mais qualitativas, mais quantitativas)?; qual o nível de análise mais comum (micro, macro, etc)?; que tipo de análises têm sido feitas?; que factores explicativos têm sido analisados?; a análise desse tópico tem incidido sobretudo em que países?, etc.
No primeiro dia de aula, os/as estudantes recebem instruções mais específicas sobre o conteúdo do trabalho final.
No final do 1º semestre, os/as estudantes devem entregar aos docentes (de CP ou RI, consoante a área de especialização da sua tese) uma primeira versão do trabalho final, com base em 5-10 artigos, à qual receberão feedback. Essa primeira versão vale 20% da nota final.
No final do 2º semestre, os/as estudantes devem entregar aos docentes (de CP ou RI, consoante a área de especialização da sua tese) a versão final do trabalho, com base num número ilimitado de artigos. A versão final vale 45% da nota final.
Nº de páginas (1º semestre): 8, excluindo capa e bibliografia (5-10 artigos)
Nº de páginas (2º semestre): 10, excluindo capa e bibliografia (sem limite de artigos).
CP:
Della Porta D, Keating M, (2008, eds). Approaches and Methodologies in the Social Sciences: A Pluralist Perspective. Cambridge University Press.
Lowndes, Vivien; David Marsh e Gerry Stoker (2018), Theory and methods in political science, Londres, Palgrave.
Bryman, Alan (2012), Social Research Methods, Oxford University Press.
Howard, Christopher (2017), Thinking like a Political Scientist: a practical guide to research methods, The University of Chicago Press.
RI:
Devin, Guillaume, et al. (2018). Resources and Applied Methods in International Relations. Houndmills, Basingstoke, Hampshire: Palgrave Macmillan.
Lamont, C. (2020). Research methods in International Relations. SAGE.
Savigny, H., and Marsden, L. (2011). Doing Political Science and International Relations: Theories in Action. Houndmills, Basingstoke, Hampshire: Palgrave Macmillan.
Roselle, L., Shelton, J. T., & Spray, S. (2019). Research and writing in international relations. Routledge.
CP:
Box-Steffensmeier, Janet M. (ed.) (2010), The Oxford Handbook of Political Methodology, Oxford, OUP.
Burnham, Peter, Karin Lutz, Wyn Grand and Zig Layton-Henry (2008, 2nd edition), Research Methods and Politics, Palgrave, 38-68.
Gerring, Jonh (2007), Case Study Research Principles and Practices . NY: CUP.
Gustafsson, Karl & Hagström, Linus (2018) “what is the point? teaching graduate students how to construct political science research puzzles”. European Political Science 17, 634–648.
Kamler, Barbara & Pat Thomson (2014, 2nd edition), Helping Doctoral Students Write:
Pedagogies for Supervision, Routledge.
Johnson, Janet Buttolph, e H. T. Reynolds (2020), Political Science Research Methods, 9ªed., Los Angeles, Sage.
Hancke, B. (2009), Intelligent Research Design. A Guide for Beginning Researchers in the Social Sciences, Oxford, OUP.
RI
Jackson, P. T. (2011). The Conduct of Inquiry in International Relations. New York: Routledge.
Burchill, S. et al. (Ed.) (2009). Theories of International Relations. (4th ed.). New York: Palgrave.
Cravinho, J. G. (2008). Visões do Mundo: as Relações Internacionais e o Mundo Contemporâneo (3rd ed.). Lisboa: ICS.
Reus-Smit, C., and Snidal, D. (Eds.). (2010). The Oxford Handbook of International Relations. Oxford, New York: Oxford University Press.
Dunne, T., Kurki, M., & Smith, S. (Eds.). (2021). International relations theories: Discipline and diversity. Oxford University Press, USA.
Sistemas Políticos, Europeização e Relações Internacionais
"Parte I:
- Descrever o alargamento do campo da história das relações internacionais e a incorporação de novos conceitos, novos objetivos e novos métodos;
- Identificar as origens da Guerra Fria bem como as suas características essenciais;
- Identificar as causas do final da Guerra Fria e as características essenciais do sistema internacional após 1989;
- Explicar o declínio da supremacia americana e as mudanças do sistema internacional no século XXI.
Parte II:
- Compreender a evolução do projeto europeu numa perspetiva histórica e no contexto da Globalização;
- Analisar o desenvolvimento e o funcionamento da UE como um sistema político;
- Explicar o funcionamento das instituições das União Europeia.
- Compreender os diferentes níveis de governação da UE."
Parte I
- As Relações Internacionais na Época Contemporânea: introdução teórica e metodológica;
- A Guerra Fria;
- O fim da Guerra Fria e o mundo após 1989;
- O mundo pós-americano? As mudanças do sistema internacional no século XXI.
Parte II
- Evolução histórica e cronológica do processo de integração europeia, no contexto da Globalização: a dupla dinâmica do alargamento e aprofundamento; da cooperação à integração; União Europeia pós-Maastricht; da Convenção Europeia ao Tratado de Lisboa;
- A UE entre e o intergovernamentalismo e a supranacionalidade e as teorias da integração europeia: neofuncionalismo; intergovernamentalismo; governação multinível. Evolução do Sistema Político da União Europeia: instituições e atores políticos; processos políticos; políticas da União Europeia.
Avaliação ao longo do semestre (2 semestres):
1) assiduidade e participação, incluindo leitura e discussão dos textos agendados semanalmente: 20% (10% em cada semestre). Exigência de presença mínima: 70% de aulas.
2) dois ensaios de revisão de literatura, um sobre a Parte I e outro sobre a Parte II do Programa, a partir da lista de tópicos a disponibilizar por cada um dos docentes em cada semestre. Os ensaios são individuais, em inglês ou português, máximo 10 páginas cada: 80% (40% para cada ensaio, sendo 20% para a componente escrita do ensaio + 20% para a apresentação oral feita no dia da entrega).
--
--
--
--
--
--
--
--
A disponibilizar
Debates e Controvérsias Contemporâneas em Ciência Política
No final da UC os estudantes deverão ser capazes de reconhecer a diversidade prevalecente nos sistemas políticos democráticos contemporâneos, e de enunciar alguns dos seus principais problemas e desafios.
Deverão também conseguir reconhecer diferentes orientações e análises científicas, assim como posições divergentes entre as correntes de pensamento principais da Ciência Política contemporânea.
Por fim, os estudantes deverão conseguir identificar alguns dos tópicos centrais da pesquisa nesta área científica, em que prevalecem ambiguidades e/ou lacunas, em que assentam algumas dos principais debates e controvérsias actuais da disciplina.
PARTE I. REPRESENTAÇÃO, DELIBERAÇÃO E IDEOLOGIA NAS DEMOCRACIAS LIBERAIS
1. Representação política e ideológica: modelos teóricos, partidos políticos, e sistemas eleitorais
2. Deliberação colectiva e opinião pública: contributos para a democracia
3. O discurso do fim da ideologia e a dicotomia esquerda-direita: persistência e validade, novas e velhas clivagens
PARTE II. PARTICIPAÇÃO POLÍTICA E COMPORTAMENTO ELEITORAL
1. Participação Política: tipologias e inovação
2. Participação Eleitoral: factores explicativos e estratégias de incentivo
3. Comportamento Eleitoral: dos modelos clássicos aos debates contemporâneos
A avaliação ao longo do semestre apoia-se em 3 elementos fundamentais:
1º - Assiduidade e participação nas aulas, nomeadamente no debate dos textos apresentados (assiduidade mínima exigida: 70% das aulas) ponderação de 20% para a média final;
2º - Apresentação oral de artigo (s)/ capítulo(s) na aula ponderação de 30%;
3º - Elaboração de um trabalho escrito de revisão bibliográfica sobre uma das temáticas analisadas, de acordo com as orientações dadas em sala, ponderação de 50%.
PARTE I
DALTON, Russell (2019), Citizen Politics, Washington, CQ Press.
KRIESI, Hanspeter; GRANDE, Edgar; LACHAT, Romain; DOLEZAL, Martin; BORNSCHIER, Simon; FREY, Timotheos (2008), West European politics in the age of globalization, Cambridge; NY: CUP.
FISHKIN, James (2018), Democracy when the people are thinking, Oxford: OUP.
POWELL, G. Bingham Jr. (2000), Elections as Instruments of Democracy, New Haven e Londres: Yale University Press.
PARTE II
Blais, A., e Daoust, J.-F. (2020). The motivation to vote: Explaining electoral participation. Vancouver: UBC Press.
Dassonneville, R., Barbosa, T., Blais, A., McAllister, I. e Turgeon, M. (2023). Citizens under compulsory voting: A three-country study. Cambridge e Nova Iorque: CUP.
Freire, A. (2001). Modelos do comportamento eleitoral. Lisboa: Celta Editora.
Gallego, A. (2015). Unequal political participation worldwide. Cambridge: CUP.
Lobo, M. C., & Espírito-Santo, A. (2024). O eleitorado português no século XXI. Lisboa: Tinta da China.
LEITURAS COMPLEMENTARES
PARTE I - REPRESENTAÇÃO, DELIBERAÇÃO E IDEOLOGIA NAS DEMOCRACIAS LIBERAIS
1. Representação Política e Ideológica: Modelos Teóricos, Partidos Políticos, e Sistemas Eleitorais
ACHEN, Christopher H. e BARTELS, Larry M. (2017), Democracy for realists: Why elections do not produce responsive government, Princeton and Oxford: Princeton University Press.
ANDEWEG, Rudy B. e THOMASSEN, Jacques (2005), Modes of political representation: Toward a new typology?, Legislative Studies Quarterly, xxx, 4, pp. 507-528.
BELCHIOR, Ana M. (2013), Explaining left-right party congruence across European party systems. A test of micro and macro level models, Comparative Political Studies, 46(3), pp. 352-386.
HUBER, J., e Powell, G. B. Jr. (1994), Congruence between Citizens and Policy Makers in Two Visions of Liberal Democracy, World Politics, 46, pp.291-326.
MCDONALD, Michael, e Ian Budge (2005), Elections, Parties, and Democracy: Conferring the Median Mandate, Oxford: Oxford University Press.
NAURIN, Elin, Stuart Soroka, e Niels Markwat (2019), Asymmetric accountability: An experimental investigation of biases in evaluations of governments' election pledges, Comparative Political Studies, 52(13-14), pp.2207-2234.
2. Deliberação colectiva e opinião pública: contributos para a democracia
ALTHAUS, Scott L. (2003), Collective Preferences in Democratic Politics. Opinion Surveys and the Will of the People, Cambridge: Cambridge University Press.
BARTELS, Larry (2016), Unequal Democracy. The Political Economy of the New Gilded Age, 2ªed., Princeton e Oxford: Princeton University Press.
HOBOLT, S. B., e KLEMMENSEN, R. (2008), Government responsiveness and political competition in comparative perspective, Comparative Political Studies, 41(3), pp.309-337.
MANSERGH, L. E. and THOMSON, R. (2007), Election pledges, party competition and policymaking, Comparative Politics, 39(3), pp.311-329.
PAGE, Benjamin e SHAPIRO, Robert (1992), The Rational Public, Chicago: The University of Chicago Press.
ZALLER, John R. (1992), The Nature and Origins of Mass Opinion, Cambridge: Cambridge University Press.
3. O discurso do fim da ideologia e a dicotomia esquerda-direita: persistência e validade, novas e velhas clivagens
DALTON, Russell (2006), Social modernization and the end of ideology debate: patterns of ideological polarization, Japanese Journal of Political Science, 7(1).
FLANAGAN, Scott C. e Aie-Rie Lee (2003), The new politics, culture wars, and the authoritarian-libertarian value change in advanced industrial democracies, Comparative Political Studies, 36(3), pp.235-270.
FUKUYAMA, Francis (1992), O Fim da História e o Último Homem, Lisboa: Gradiva.
KRIESI, Hanspeter, GRANDE, Edgar, DOLEZAL, Martin, HELBLING, Marc, HÖGLINGER, Dominic, HUTTER, Swen, e WÜEST (2012), Political Conflict in Western Europe, Cambridge, Cambridge University Press.
LACHAT, Romain (2018), Which way from left ro right. On the relation between voters issue preferences and left-right orientation in West European democracies, International Political Science Review, 39(4), pp.419-435.
PARTE II
Alvarez, R. M., Kiewiet, D. R., & Núñez, L. (2018). A taxonomy of protest voting. Annual Review of Political Science, 21(1), 135-154.
Bengtsson, Å. (2004). Economic voting: The effect of political context, volatility and turnout on voters’ assignment of responsibility. European Journal of Political Research, 43(5), 749-767.
Bronner, L., & Ifkovits, D. (2019). Voting at 16: Intended and unintended consequences of Austria's electoral reform. Electoral Studies, 61, 102064.
Cancela, J., Rezende-Matias, A. & Santana-Pereira, J. (2024). Abstenção em Portugal no Século XXI: Fatores explicativos da participação nas eleições legislativas em perspetiva longitudinal. Em M. Costa Lobo e A. Espírito Santo (Eds.), O Eleitorado Português no Século XXI (pp. 25-49). Tinta-da-China.
Cantarella, M., Fraccaroli, N., & Volpe, R. (2023). Does fake news affect voting behaviour?. Research Policy, 52(1), 104628.
Dassonneville, R., Feitosa, F., Hooghe, M., & Oser, J. (2021). Policy responsiveness to all citizens or only to voters? A longitudinal analysis of policy responsiveness in OECD countries. European Journal of Political Research, 60(3), 583-602.
Dekoninck, H., & Schmuck, D. (2022). The mobilizing power of influencers for pro-environmental behavior intentions and political participation. Environmental Communication, 16(4), 458-472.
Eichhorn, J., & Bergh, J. (2021). Lowering the voting age to 16 in practice: Processes and outcomes compared. Parliamentary Affairs, 74(3), 507–521.
Freire, A., & Turgeon, M. (2020). Random votes under compulsory voting: Evidence from Brazil. Electoral Studies, 66, 102168.
Fournier, P., Nadeau, R., Blais, A., Gidengil, E., & Nevitte, N. (2004). Time-of-voting decision and susceptibility to campaign effects. Electoral Studies, 23(4), 661-681.
Godbout, J. F., & Turgeon, M. (2019). The preferences of voters and non-voters in Canada (1988–2008). In P. J. Loewen e D. Rubenson (Eds.), Duty and Choice: The Evolution of the Study of Voting and Voters (pp. 81-104). Toronto: University of Toronto Press.
Goodman, N., McGregor, M., Couture, J., & Breux, S. (2018). Another digital divide? Evidence that elimination of paper voting could lead to digital disenfranchisement. Policy & Internet, 10(2), 164-184.
Gronke, P., Galanes-Rosenbaum, E., Miller, P. A., & Toffey, D. (2008). Convenience voting. Annual Review of Political Science., 11(1), 437-455.
Harff, D., & Schmuck, D. (2023). Influencers as empowering agents? Following political influencers, internal political efficacy and participation among youth. Political Communication, 40(2), 147-172.
Jacobs, L., Close, C., & Pilet, J. B. (2025). The angry voter? The role of emotions in voting for the radical left and right at the 2019 Belgian elections. International Political Science Review, 46(1), 144-159.
Jeroense, T., & Spierings, N. (2023). Political participation profiles. West European Politics, 46(1), 1-23.
Kim, D. H., & Ellison, N. B. (2022). From observation on social media to offline political participation: The social media affordances approach. New Media & Society, 24(12), 2614-2634.
Kostelka, F., Singh, S. P., & Blais, A. (2024). Is compulsory voting a solution to low and declining turnout? Cross-national evidence since 1945. Political Science Research and Methods, 12(1), 76-93.
Lau, R. R., Patel, P., Fahmy, D. F., & Kaufman, R. R. (2014). Correct voting across thirty-three democracies: A preliminary analysis. British Journal of Political Science, 44(2), 239-259.
Lewis-Beck, M. S., & Paldam, M. (2000). Economic voting: an introduction. Electoral Studies, 19(2-3), 113-121.
Loew, N., & Faas, T. (2019). Between thin-and host-ideologies: How populist attitudes interact with policy preferences in shaping voting behaviour. Representation, 55(4), 493-511.
Marcos-Marne, H., Plaza-Colodro, C., & Freyburg, T. (2020). Who votes for new parties? Economic voting, political ideology and populist attitudes. West European Politics, 43(1), 1-21.
Meffert, M. F., & Gschwend, T. (2011). Polls, coalition signals and strategic voting: An experimental investigation of perceptions and effects. European Journal of Political Research, 50(5), 636-667.
Ruess, C., Hoffmann, C. P., Boulianne, S., & Heger, K. (2023). Online political participation: the evolution of a concept. Information, Communication & Society, 26(8), 1495-1512.
Sabucedo, J. M., & Arce, C. (1991). Types of political participation: A multidimensional analysis. European Journal of Political Research, 20(1), 93-102.
Smets, K., & van Ham, C. (2013). The embarrassment of riches? A meta-analysis of individual-level research on voter turnout. Electoral Studies, 32(2), 344–359.
Stockemer, D. (2017). What affects voter turnout? A review article/meta-analysis of aggregate research. Government and Opposition, 52(4), 698-722.
Theocharis, Y., Boulianne, S., Koc-Michalska, K., & Bimber, B. (2023). Platform affordances and political participation: how social media reshape political engagement. West European Politics, 46(4), 788-811.
Van Deth, J. W. (2014). A conceptual map of political participation. Acta Politica, 49, 349-367.
Ward, G., De Neve, J. E., Ungar, L. H., & Eichstaedt, J. C. (2021). (Un)happiness and voting in US presidential elections. Journal of Personality and Social Psychology, 120(2), 370.
Zimmermann, F., & Kohring, M. (2020). Mistrust, disinforming news, and vote choice: A panel survey on the origins and consequences of believing disinformation in the 2017 German parliamentary election. Political Communication, 37(2), 215-237.
Seminário de Projecto em Ciência Política e Relações Internacionais
Os objetivos de aprendizagem são:
1 - definição clara de objetivos de investigação
2 - realização e apresentação de revisão de literatura
3 - construção de um quadro teórico de análise adequado aos objetivos de pesquisa
4 - construção de hipóteses e sua fundamentação
5 - definição de uma estratégia metodológica de pesquisa, tendo em atenção os objetivos e as hipóteses de investigação.
Principais temáticas a desenvolver:
1) Estabelecimento das componentes do projecto de pesquisa: I) objectivos, problema; II) estado da arte, revisão de literatura; III) enquadramento teórico, hipóteses; IV) estratégia metodológica, campo de observação, plano de pesquisa, técnicas de recolha de dados; V) cronograma; VI) resultados esperados; VII) bibliografia.
2) O papel da teoria na investigação empírica. A teoria como instrumento e produto de investigação.
3) Hipóteses e operacionalização de conceitos.
3) Tipos de pesquisa: extensiva/qualitativa; comparativa/tipológica; intensiva/qualitativa;
5) Métodos e técnicas de investigação.
Avaliação ao longo do semestre. A avaliação incidirá sobre:
I - a participação nas conferências doutorais, e nos seminários da UC, incluindo desempenho do papel de discussant durante a apresentação dos projetos sujeitos a avaliação - 20% da nota final
II - a apresentação e discussão nas aulas da primeira versão dos projectos de pesquisa (no início do segundo semestre) - 20% da nota final
III - a elaboração de um projecto de investigação para tese de doutoramento, em documento escrito com cerca de 20 páginas - 60% da nota final
Brady, Henry E. and Collier, David (ed.) (2010), Rethinking Social Inquiry. Diverse Tools, Shared Standards, New York: Rowman & Littlefield.
Bryman, Alan (2004, 2001), Social Research Methods, Oxford, Oxford University Press.
Creswell, John W. (2003), Research Design. Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods Approaches, Thousand Oaks: Sage.
Davies, Martin B. E Hughes, Nathan (2014), Doing a Successful Research Project: Using Qualitative or Quantitative Methods.
Della Porta, Donatella e Michael Keating (eds.) (2008), Approaches and Methodologies in the Social Sciences. A Pluralist Perspective, Cambridge, Cambridge University Press.
Johnson, Janet Buttolph, e H. T. Reynolds (2020), Political Science Research Methods, 9ªed., Los Angeles, Sage.
Pollock III, Philip H., e Barry C. Edwards (2019), The Essentials of Political Analysis, 6ª ed., Washington, CQ Press.
Silverman, David (ed.)(2021) Doing Qualitative Research, 6ª ed., Londres, Sage.
Abbas M. Tashakkori Robert Burke Johnson, and Charles B. Teddlie (2021), Foundations of Mixed Methods Research: Integrating Quantitative and Qualitative Approaches in the Social and Behavioral Sciences, 2nd ed., Thousand Oaks, Sage.
Aróstegui, Julio (2003), La Investigación Historica. Teoria Y Método, Barcelona: Editorial Crítica.
Barakso, Maryann; Sabet, Daniel M.; Schaffner, Brian (2014), Understanding Political Science Research Methods. The Challenge of Inference, New York: Routledge.
Bardach, Eugene, e Eric M. Patashnik (2023), A Practical Guide for Policy analysis. The Eightfold Path to More Effective Problem Solving, 7ªed., Thousand Oaks, Sage e CQ Press.
Bauer, Martin W. and Gaskell, George (2008) Pesquisa Qualitativa com Texto, Imagem e Som: Um Manual Prático, Petrópolis, Editora Vozes.
Beaud, Michel (1991), L?Art de la Thèse. Comment préparer et rédiger une thèse de doctorat, Paris, Éditions La Découverte.
Bell, Judith (1997), Como Realizar um Projecto de Investigação, Lisboa, Gradiva.
Berlin, Isaiah (1999) «O divórcio entre as ciências e as humanidades» in A Apoteose da Vontade Romântica. Uma Antologia de Ensaios, Lisboa, Bizâncio.
Berthelot, Jean-Michel (ed.) (2001) Epistémologie des Sciences Sociales, Paris, PUF.
Black, Thomas R. (1993), Evaluating Social Science Research: An Introduction, Londres, Sage.
Blaikie, Norman (2007), Approaches to Social Enquiry: Advancing Knowledge, Cambridge, Polity Press.
Boix, Carles, e Stokes, Susan (editors) (2007), The Oxford Handbook of Comparative Politics, Oxford, Oxford University Press.
Booth, Wayne C.; Gregory G. Colomb; Joseph M. Williams; Joseph Bizup; e William T. Fitzgerald (2024), The Craft of Research, Chicago, 5ªed.The University of Chicago Press.
Bryman Alan (2007), "Barriers to integrating quantitative and qualitative research" Journal of Mixed Methods Research, 1, pp.8-22.
Bukve, O (2019) Designing Social Science Research. Cham: Palgrave.
Burgess, Robert G. (1997), A Pesquisa de Terreno. Uma Introdução, Oeiras, Celta.
Collier, David (1999, 1991), «El método comparativo: dos décadas de cambios?,» in Sartori, Giovanni, e Leonardo Morlino, La Comparación en las Ciencias Sociales, Madrid, Alianza Editorial, pp. 51-81.
Collier, David (2011), "Understanding Process Tracing", Political Science and Politics 44(4), pp. 823-30.
Clark, Tom; Liam Foster, e Alan Bryman (2019), How to do your Social Research Project or Dissertation, Oxford, OUP.
Creswell, John W. (2014), Investigação Qualitativa e Projeto de Pesquisa: Escolhendo Entre Cinco Abordagens, 3ªed., Porto Alegre: Penso.
Dalton, Russell J., e Klingemann, Hans-Dieter (eds.) (2008), The Oxford Handbook of Political Behavior, Oxford, OUP.
Denzin, N.K. & Lincoln, Y.S. (eds.) (2005): The Sage Handbook of Qualitative Research, 3rd edition. Thousand Oaks, CA, London: Sage.
Druckman, James N. et al (ed.) (201), Handbook of Experimental Political Science, Cambridge: Cambridge University Press.
Flick, Uwe(2005), Métodos Qualitativos na Investigação Científica, Lisboa, Monitor.
Gauthier, Benoît, e Jean Turgeon (2003, 2000), «Os dados secundários », in Benoît Gauthier (org.), Investigação Social. Da Problemática à Colheita de Dados, Loures, Lusociência, pp. 417-446.
George, Alexander L. and Bennett, Andrew (2005), Case Studies and Theory Developments in the Social Sciences, Cambridge, MA: MIT Press.
Gerring, John (2004), "What is a Case Study and What is it Good For?", American Political Science Review, 98(2), pp. 341-53.
Gerring, John (2007), Case Study Research, Principles and Practices, Cambridge: CUP.
Gubrium, J. F. & Holstein, J. A. (eds.) (2001): Handbook of Interview Research: Context and Methodology. Thousand Oaks, CA: Sage Publications.
Hancké, B. (2009), Intelligent Research Design. A Guide for Beginning Researchers in the Social Sciences, Oxford, OUP.
Hollis, Martin (1990) Explaining and Understanding International Relations, Oxford, Clarendon
Howard, C (2022) Thinking Like a Political Scientist: A Practical Guide to Research Methods. Chicago: University of Chicago Press.
Kiecolt, K. Jill, e Laura E. Nathan (1985), Secondary Analysis of Survey Data, Londres, Sage.
King, Gary (1994), Designing Social Inquiry: Scientific Inference in Qualitative Research, Princeton, N.J, Princeton University Press.
King, Gary (1997), «Qualitative Overview», in A Solution to the Ecological Inference Problem. Reconstructing Individual Behavior from Aggregate Data, Princeton, Princeton University Press, 1997, pp. 3-34.
Kvale, S. & Brinkmann, S. (2008): Interviews: Learning the craft of qualitative research interviewing, 2nd ed. Thousand Oaks, New Delhi, London, Singapore: Sage.
Landman, Todd and Edzia Carvalho (2016), Issues and Methods in Comparative Politics. An Introduction, 4th. Ed., Londres, Routledge.
Lessard-Hébert, M; G. Goyette; G. Boutin (2005), Investigação Qualitativa. Fundamentos e Práticas, 2ªed., Lisboa, Piaget.
Mahoney, J. (2007). Qualitative Methodology and Comparative Politics. Comparative Political Studies, 40(2), 122–144.
Maxwell, Joseph A. (2012) Qualitative Research Design. An Interactive Approach, Thousand Oaks, Sage.
Monroe, Alan D. (2019), Essentials of Political Research, Illinois, 6ªed., Westview Press.
Morton, Rebecca B. and Williams, Kenneth C. (2010), Experimental Political Science and the Study of Causality. From Nature to the Lab, Cambridge: Cambridge University Press.
Mosley, Layna (ed.) (2013), Interview Research in Political Science, Itacha and London: Cornell University Press.
White, Hayden (1990) «The question of narrative in contemporary historical theory» in The Content of the Form. Narrative Discourse and Historical Representation, Baltimore e Londres, The Johns Hopkins University Presspp. 26-57.
O'Dochartaigh, Nial (2002), The INTERNET Research Handbook: a Practical Guide for Students and Researchers in the Social Sciences, Londres, Sage Publications.
Oyen, Else (1990) (ed), Comparative Methodology. Theory and practice in International Social Research, London, Sage.
Pennings, Paul; Keman, Hans; and Kleinnijenhuisb, Jan (2006), Doing Research in Political Science. An Introduction to Comparative Methods and Statistics, London: Sage Publications.
Peters, Guy B. (1998), Comparative Politics. Theory and Methods, Nova Iorque, New York University Press.
Peters, Guy B. (2012), Institutional Theory in Political Science: The New Institutionalism, London: Continuum.
Punch, Keith F. (1998), Introduction to Social Research: Quantitative & Qualitative Approaches, Londres, Sage. Ragin, Charles (1987), The Comparative Method. Moving Beyond Qualitative and Quantitative Strategies, Berkley, University of California Press.
Ragin, Charles (1987), The Comparative Method. Moving Beyond Qualitative and Quantitative Strategies, Berkley, University of California Press.
Ragin, Charles C. e Howard S. Becker (eds.) (1994), What Is a Case? Exploring the Foundations of Social Inquiry, Cambridge, Cambridge University Press.
Rihoux, Benoit and Ragin, Charles C. (2009) Configurational Comparative Methods: Qualitative Comparative Analysis (QCA) and Related Techniques, Thousand Oaks, Sage
Ritchie, J. & Lewis, J. (eds.) (2003): Qualitative Research Practice. A Guide for Social Science Students and Researchers, Thousand Oaks, CA: Sage Publications.
Robinson, John P., et al (eds) (1999), Measures of Political Attitudes, San Diego/California, Academic Press
Seawright, J. & Gerring, J. (2008). Case Selection Techniques in Case Study Research: A Menu of Qualitative and Quantitative Options. Political Research Quarterly, 61, 294-308.
Silverman, David (ed.)(2021) Doing Qualitative Research, 6ª ed., Londres, Sage.
Tashakkori, A. & Creswell, J. W. (2007). Exploring the Nature of Research Questions in Mixed Methods Research. Journal of Mixed Methods Research, 1(3), 207-211.
Estágio de 2º Ciclo
Os objetivos de aprendizagem do Estágio são adaptados a cada estágio e à instituição onde o mesmo é desenvolvido. Estes são:
OA1. Adquirir competências técnicas associadas a métodos e técnicas para a ação no âmbito de instituições de natureza diversa relacionadas com os objetivos gerais e de aprendizagem do mestrado;
OA2. Desenvolver competências de investigação e investigação-ação no âmbito de organizações relacionadas com o mestrado;
OA3. Elaborar um relatório de estágio que revele reflexão analítica do contexto profissional ou académico;
OA4. Construir indicadores de registo e avaliação da prática profissional.
1. Temática e problema de estágio
2. Plano de estágio
3. Quadro teórico e metodológico
4. Metodologia de investigação-ação colaborativa
5. Avaliação
6. Relatório
Relatório individual de estágio, que contém os seguintes elementos:
a) Caracterização do contexto institucional (história, organização, políticas e serviços, atividades, estrutura orgânica e funcionamento);
b) Enquadramento do local do estágio;
c) Descrição das atividades desenvolvidas (funções, responsabilidades, agentes, processos de trabalho, metodologias utilizadas)
d) Balanço crítico e teoricamente fundamentado
e) Bibliografia
A UC não contempla a modalidade de avaliação por exame.
- Sweitzer, H. Frederick e King, Mary A. (2014), The Successful Internship: Personal, Professional, and Civic Development in Experiential Learning, Belmont, CA: Brooks/Cole, Cengage Learning.
- Reeher, Gant e Mariani, Mack (2002), The Insider's Guide To Political Internships: What To Do Once You're In The Door, Nova Iorque: Basic Books
- Neves, José, Garrido, Margarida, Simões Eduardo (2008), Manual de Competências Pessoais, Interpessoais e Instrumentais. Teoria e Prática, Lisboa: Editora SÍLABO
- Della Porta, Donatella e Keating Michael (eds.) (2008) Approaches and Methodologies in the Social Sciences. A Pluralist Perspective, Cambridge: Cambridge University Press
- Courtney, Roger (2013), Strategic Management in the Third Sector, Basingstoke: Palgrave Macmillan
- Capucha, Luís (2008), Planeamento e Avaliação de Projetos. Guião Prático, Lisboa: ME/DGIDC
Tese em Ciência Política
Pretende-se que os alunos sejam capazes de estruturar uma pesquisa avançada na CP e RI, acrescentando algo de inovador e metodologicamente sólido face ao estado da arte. Almeja-se que os alunos sejam capazes de formular um problema politológico (CP ou RI) , enquadrá-lo no estado da arte, fixar um quadro teórico, operacionalizá-lo e investigá-lo de forma metodologicamente sólida e com resultados inovadores e de potencial relevância social e política.
Programa1) As etapas da pesquisa em Ciência Política e Relações Internacionais;
2) Metodologia de investigação em Ciência Política & Relações Internacionais
3) Principais Paradigmas, Escolas e Abordagens na Ciência Política e nas Relações Internacionais;
4) Questões Deontológicas numa pesquisa em Ciência Política e nas Relações Internacionais;
5) A relevância social e política das pesquisas em Ciência Política e nas Relações Internacionais;
6) A aplicação prática de conhecimentos produzidos pela investigação em Ciência Política e nas Relações Internacionais;
1º) Assiduidade e participação (em cada um dos tipos de aulas/conferências) - 50%;
2º) Apresentação e discussão do projeto de Tese nas aulas - 50%;
3º) Realização dos trabalhos conducentes à concretização da Tese de Doutoramento em Ciência Política - CP ou RI - 0% (nota a atribuir fora desta UC pelo orientador de tese, mas tendo em conta presença e participação na UC).
4º) A assistência comprovada a pelos 75% das conferências da UC em cada semestre é condição sine qua non da passagem de ano.
Box-Steffensmeier, Janet M. (ed.) (2010), The Oxford Handbook of Political Methodology, Oxford, OUP.
Curini, L. & Franzese, R. (2020), The SAGE Handbook of Research Methods in Political Science and International Relations, Sage.
Davies, Martin B. E Hughes, Nathan (2014), Doing a Successful Research Project: Using Qualitative or Quantitative Methods.
Della Porta, Donatella e Michael Keating (eds.) (2008), Approaches and Methodologies in the Social Sciences. A Pluralist Perspective, Cambridge, Cambridge University Press.
Johnson, Janet Buttolph, e H. T. Reynolds (2020), Political Science Research Methods, 9ªed., Los Angeles, Sage.
Landman, Todd (2003), Issues and Methods in Comparative Politics. An Introduction, Londres, Routledge.
Lamont, Christopher (2015), Research methods in International Relations, 2015.
Reus-Smit, C. & Snidal, D. (2008), The Oxford Handbook of International Relations, OUP.
Abbas M. Tashakkori Robert Burke Johnson, and Charles B. Teddlie (2021), Foundations of Mixed Methods Research: Integrating Quantitative and Qualitative Approaches in the Social and Behavioral Sciences, 2nd ed., Thousand Oaks, Sage.
Aróstegui, Julio (2003), La Investigación Historica. Teoria Y Método, Barcelona: Editorial Crítica.
Barakso, Maryann; Sabet, Daniel M.; Schaffner, Brian (2014), Understanding Political Science Research Methods. The Challenge of Inference, New York: Routledge.
Bardach, Eugene, e Eric M. Patashnik (2023), A Practical Guide for Policy analysis. The Eightfold Path to More Effective Problem Solving, 7ªed., Thousand Oaks, Sage e CQ Press.
Bauer, Martin W. and Gaskell, George (2008) Pesquisa Qualitativa com Texto, Imagem e Som: Um Manual Prático, Petrópolis, Editora Vozes.
Beaud, Michel (1991), L?Art de la Thèse. Comment préparer et rédiger une thèse de doctorat, Paris, Éditions La Découverte.
Bell, Judith (1997), Como Realizar um Projecto de Investigação, Lisboa, Gradiva.
Berlin, Isaiah (1999) «O divórcio entre as ciências e as humanidades» in A Apoteose da Vontade Romântica. Uma Antologia de Ensaios, Lisboa, Bizâncio.
Berthelot, Jean-Michel (ed.) (2001) Epistémologie des Sciences Sociales, Paris, PUF.
Black, Thomas R. (1993), Evaluating Social Science Research: An Introduction, Londres, Sage.
Blaikie, Norman (2007), Approaches to Social Enquiry: Advancing Knowledge, Cambridge, Polity Press.
Boix, Carles, e Stokes, Susan (editors) (2007), The Oxford Handbook of Comparative Politics, Oxford, Oxford University Press.
Brady, Henry E. and Collier, David (ed.) (2010), Rethinking Social Inquiry. Diverse Tools, Shared Standards, New York: Rowman & Littlefield.
Bryman Alan (2007), "Barriers to integrating quantitative and qualitative research" Journal of Mixed Methods Research, 1, pp.8-22.
Booth, Wayne C.; Gregory G. Colomb; Joseph M. Williams; Joseph Bizup; e William T. Fitzgerald (2024), The Craft of Research, Chicago, 5ªed.The University of Chicago Press.
Bryman, Alan (2004, 2001), Social Research Methods, Oxford, Oxford University Press.
Bukve, O (2019) Designing Social Science Research. Cham: Palgrave.
Burgess, Robert G. (1997), A Pesquisa de Terreno. Uma Introdução, Oeiras, Celta.
Collier, David (1999, 1991), «El método comparativo: dos décadas de cambios?,» in Sartori, Giovanni, e Leonardo Morlino, La Comparación en las Ciencias Sociales, Madrid, Alianza Editorial, pp. 51-81.
Collier, David (2011), "Understanding Process Tracing", Political Science and Politics 44(4), pp. 823-30.
Clark, Tom; Liam Foster, e Alan Bryman (2019), How to do your Social Research Project or Dissertation, Oxford, OUP.
Creswell, John W. (2014), Investigação Qualitativa e Projeto de Pesquisa: Escolhendo Entre Cinco Abordagens, 3ªed., Porto Alegre: Penso.
Dalton, Russell J., e Klingemann, Hans-Dieter (eds.) (2008), The Oxford Handbook of Political Behavior, Oxford, OUP.
Denzin, N.K. & Lincoln, Y.S. (eds.) (2005): The Sage Handbook of Qualitative Research, 3rd edition. Thousand Oaks, CA, London: Sage.
Druckman, James N. et al (ed.) (201), Handbook of Experimental Political Science, Cambridge: Cambridge University Press.
Flick, Uwe(2005), Métodos Qualitativos na Investigação Científica, Lisboa, Monitor.
Gauthier, Benoît, e Jean Turgeon (2003, 2000), «Os dados secundários », in Benoît Gauthier (org.), Investigação Social. Da Problemática à Colheita de Dados, Loures, Lusociência, pp. 417-446.
George, Alexander L. and Bennett, Andrew (2005), Case Studies and Theory Developments in the Social Sciences, Cambridge, MA: MIT Press.
Gerring, John (2004), "What is a Case Study and What is it Good For?", American Political Science Review, 98(2), pp. 341-53.
Gerring, John (2007), Case Study Research, Principles and Practices, Cambridge: CUP.
Gubrium, J. F. & Holstein, J. A. (eds.) (2001): Handbook of Interview Research: Context and Methodology. Thousand Oaks, CA: Sage Publications.
Hancké, B. (2009), Intelligent Research Design. A Guide for Beginning Researchers in the Social Sciences, Oxford, OUP.
Hollis, Martin (1990) Explaining and Understanding International Relations, Oxford, Clarendon
Howard, C (2022) Thinking Like a Political Scientist: A Practical Guide to Research Methods. Chicago: University of Chicago Press.
Jones, Laurence e Olson, Eduard (1997), Political Science Research, Nova Iorque: Longman.
Kiecolt, K. Jill, e Laura E. Nathan (1985), Secondary Analysis of Survey Data, Londres, Sage.
King, Gary (1994), Designing Social Inquiry: Scientific Inference in Qualitative Research, Princeton, N.J, Princeton University Press.
King, Gary (1997), «Qualitative Overview», in A Solution to the Ecological Inference Problem. Reconstructing Individual Behavior from Aggregate Data, Princeton, Princeton University Press, 1997, pp. 3-34.
Kvale, S. & Brinkmann, S. (2008): Interviews: Learning the craft of qualitative research interviewing, 2nd ed. Thousand Oaks, New Delhi, London, Singapore: Sage.
Landman, Todd and Edzia Carvalho (2016), Issues and Methods in Comparative Politics. An Introduction, 4th. Ed., Londres, Routledge.
Lessard-Hébert, M; G. Goyette; G. Boutin (2005), Investigação Qualitativa. Fundamentos e Práticas, 2ªed., Lisboa, Piaget.
Mahoney, J. (2007). Qualitative Methodology and Comparative Politics. Comparative Political Studies, 40(2), 122–144.
Maxwell, Joseph A. (2012) Qualitative Research Design. An Interactive Approach, Thousand Oaks, Sage.
Monroe, Alan D. (2019), Essentials of Political Research, Illinois, 6ªed., Westview Press.
Morton, Rebecca B. and Williams, Kenneth C. (2010), Experimental Political Science and the Study of Causality. From Nature to the Lab, Cambridge: Cambridge University Press.
Mosley, Layna (ed.) (2013), Interview Research in Political Science, Itacha and London: Cornell University Press.
White, Hayden (1990) «The question of narrative in contemporary historical theory» in The Content of the Form. Narrative Discourse and Historical Representation, Baltimore e Londres, The Johns Hopkins University Presspp. 26-57.
O'Dochartaigh, Nial (2002), The INTERNET Research Handbook: a Practical Guide for Students and Researchers in the Social Sciences, Londres, Sage Publications.
Oyen, Else (1990) (ed), Comparative Methodology. Theory and practice in International Social Research, London, Sage.
Pennings, Paul; Keman, Hans; and Kleinnijenhuisb, Jan (2006), Doing Research in Political Science. An Introduction to Comparative Methods and Statistics, London: Sage Publications.
Peters, Guy B. (1998), Comparative Politics. Theory and Methods, Nova Iorque, New York University Press.
Peters, Guy B. (2012), Institutional Theory in Political Science: The New Institutionalism, London: Continuum.
Pollock III, Philip H., e Barry C. Edwards (2019), The Essentials of Political Analysis, 6ª ed., Washington, CQ Press.
Puchala, Donald (2003), Theory and History in International Relations, Routledge.
Punch, Keith F. (1998), Introduction to Social Research: Quantitative & Qualitative Approaches, Londres, Sage. Ragin, Charles (1987), The Comparative Method. Moving Beyond Qualitative and Quantitative Strategies, Berkley, University of California Press.
Ragin, Charles (1987), The Comparative Method. Moving Beyond Qualitative and Quantitative Strategies, Berkley, University of California Press.
Ragin, Charles C. e Howard S. Becker (eds.) (1994), What Is a Case? Exploring the Foundations of Social Inquiry, Cambridge, Cambridge University Press.
Rihoux, Benoit and Ragin, Charles C. (2009) Configurational Comparative Methods: Qualitative Comparative Analysis (QCA) and Related Techniques, Thousand Oaks, Sage
Ritchie, J. & Lewis, J. (eds.) (2003): Qualitative Research Practice. A Guide for Social Science
Students and Researchers, Thousand Oaks, CA: Sage Publications.
Rhodes, R. A. W. (ed.) (2006), The Oxford Handbook of Political Institutions, Oxford, OUP.
Robinson, John P., et al (eds) (1999), Measures of Political Attitudes, San Diego/California, Academic Press
Seawright, J. & Gerring, J. (2008). Case Selection Techniques in Case Study Research: A Menu of Qualitative and Quantitative Options. Political Research Quarterly, 61, 294-308.
Schieder, Siegfried & Spindler, Manuela (2014), Theories of International Relations, Routledge.
Silverman, David (ed.)(2021) Doing Qualitative Research, 6ª ed., Londres, Sage.
Tashakkori, A. & Creswell, J. W. (2007). Exploring the Nature of Research Questions in Mixed Methods Research. Journal of Mixed Methods Research, 1(3), 207-211.
Tese em Ciência Política
Pretende-se que os alunos sejam capazes de estruturar uma pesquisa avançada na CP e RI, acrescentando algo de inovador e metodologicamente sólido face ao estado da arte. Almeja-se que os alunos sejam capazes de formular um problema politológico (CP ou RI) , enquadrá-lo no estado da arte, fixar um quadro teórico, operacionalizá-lo e investigá-lo de forma metodologicamente sólida e com resultados inovadores e de potencial relevância social e política.
Programa1) As etapas da pesquisa em Ciência Política e Relações Internacionais;
2) Metodologia de investigação em Ciência Política & Relações Internacionais
3) Principais Paradigmas, Escolas e Abordagens na Ciência Política e nas Relações Internacionais;
4) Questões Deontológicas numa pesquisa em Ciência Política e nas Relações Internacionais;
5) A relevância social e política das pesquisas em Ciência Política e nas Relações Internacionais;
6) A aplicação prática de conhecimentos produzidos pela investigação em Ciência Política e nas Relações Internacionais;
1º) Assiduidade e participação (em cada um dos tipos de aulas/conferências) - 50%;
2º) Apresentação e discussão do projeto de Tese nas aulas - 50%;
3º) Realização dos trabalhos conducentes à concretização da Tese de Doutoramento em Ciência Política - CP ou RI - 0% (nota a atribuir fora desta UC pelo orientador de tese, mas tendo em conta presença e participação na UC).
4º) A assistência comprovada a pelos 75% das conferências da UC em cada semestre é condição sine qua non da passagem de ano.
Box-Steffensmeier, Janet M. (ed.) (2010), The Oxford Handbook of Political Methodology, Oxford, OUP.
Curini, L. & Franzese, R. (2020), The SAGE Handbook of Research Methods in Political Science and International Relations, Sage.
Davies, Martin B. E Hughes, Nathan (2014), Doing a Successful Research Project: Using Qualitative or Quantitative Methods.
Della Porta, Donatella e Michael Keating (eds.) (2008), Approaches and Methodologies in the Social Sciences. A Pluralist Perspective, Cambridge, Cambridge University Press.
Johnson, Janet Buttolph, e H. T. Reynolds (2020), Political Science Research Methods, 9ªed., Los Angeles, Sage.
Landman, Todd (2003), Issues and Methods in Comparative Politics. An Introduction, Londres, Routledge.
Lamont, Christopher (2015), Research methods in International Relations, 2015.
Reus-Smit, C. & Snidal, D. (2008), The Oxford Handbook of International Relations, OUP.
Abbas M. Tashakkori Robert Burke Johnson, and Charles B. Teddlie (2021), Foundations of Mixed Methods Research: Integrating Quantitative and Qualitative Approaches in the Social and Behavioral Sciences, 2nd ed., Thousand Oaks, Sage.
Aróstegui, Julio (2003), La Investigación Historica. Teoria Y Método, Barcelona: Editorial Crítica.
Barakso, Maryann; Sabet, Daniel M.; Schaffner, Brian (2014), Understanding Political Science Research Methods. The Challenge of Inference, New York: Routledge.
Bardach, Eugene, e Eric M. Patashnik (2023), A Practical Guide for Policy analysis. The Eightfold Path to More Effective Problem Solving, 7ªed., Thousand Oaks, Sage e CQ Press.
Bauer, Martin W. and Gaskell, George (2008) Pesquisa Qualitativa com Texto, Imagem e Som: Um Manual Prático, Petrópolis, Editora Vozes.
Beaud, Michel (1991), L?Art de la Thèse. Comment préparer et rédiger une thèse de doctorat, Paris, Éditions La Découverte.
Bell, Judith (1997), Como Realizar um Projecto de Investigação, Lisboa, Gradiva.
Berlin, Isaiah (1999) «O divórcio entre as ciências e as humanidades» in A Apoteose da Vontade Romântica. Uma Antologia de Ensaios, Lisboa, Bizâncio.
Berthelot, Jean-Michel (ed.) (2001) Epistémologie des Sciences Sociales, Paris, PUF.
Black, Thomas R. (1993), Evaluating Social Science Research: An Introduction, Londres, Sage.
Blaikie, Norman (2007), Approaches to Social Enquiry: Advancing Knowledge, Cambridge, Polity Press.
Boix, Carles, e Stokes, Susan (editors) (2007), The Oxford Handbook of Comparative Politics, Oxford, Oxford University Press.
Brady, Henry E. and Collier, David (ed.) (2010), Rethinking Social Inquiry. Diverse Tools, Shared Standards, New York: Rowman & Littlefield.
Bryman Alan (2007), "Barriers to integrating quantitative and qualitative research" Journal of Mixed Methods Research, 1, pp.8-22.
Booth, Wayne C.; Gregory G. Colomb; Joseph M. Williams; Joseph Bizup; e William T. Fitzgerald (2024), The Craft of Research, Chicago, 5ªed.The University of Chicago Press.
Bryman, Alan (2004, 2001), Social Research Methods, Oxford, Oxford University Press.
Bukve, O (2019) Designing Social Science Research. Cham: Palgrave.
Burgess, Robert G. (1997), A Pesquisa de Terreno. Uma Introdução, Oeiras, Celta.
Collier, David (1999, 1991), «El método comparativo: dos décadas de cambios?,» in Sartori, Giovanni, e Leonardo Morlino, La Comparación en las Ciencias Sociales, Madrid, Alianza Editorial, pp. 51-81.
Collier, David (2011), "Understanding Process Tracing", Political Science and Politics 44(4), pp. 823-30.
Clark, Tom; Liam Foster, e Alan Bryman (2019), How to do your Social Research Project or Dissertation, Oxford, OUP.
Creswell, John W. (2014), Investigação Qualitativa e Projeto de Pesquisa: Escolhendo Entre Cinco Abordagens, 3ªed., Porto Alegre: Penso.
Dalton, Russell J., e Klingemann, Hans-Dieter (eds.) (2008), The Oxford Handbook of Political Behavior, Oxford, OUP.
Denzin, N.K. & Lincoln, Y.S. (eds.) (2005): The Sage Handbook of Qualitative Research, 3rd edition. Thousand Oaks, CA, London: Sage.
Druckman, James N. et al (ed.) (201), Handbook of Experimental Political Science, Cambridge: Cambridge University Press.
Flick, Uwe(2005), Métodos Qualitativos na Investigação Científica, Lisboa, Monitor.
Gauthier, Benoît, e Jean Turgeon (2003, 2000), «Os dados secundários », in Benoît Gauthier (org.), Investigação Social. Da Problemática à Colheita de Dados, Loures, Lusociência, pp. 417-446.
George, Alexander L. and Bennett, Andrew (2005), Case Studies and Theory Developments in the Social Sciences, Cambridge, MA: MIT Press.
Gerring, John (2004), "What is a Case Study and What is it Good For?", American Political Science Review, 98(2), pp. 341-53.
Gerring, John (2007), Case Study Research, Principles and Practices, Cambridge: CUP.
Gubrium, J. F. & Holstein, J. A. (eds.) (2001): Handbook of Interview Research: Context and Methodology. Thousand Oaks, CA: Sage Publications.
Hancké, B. (2009), Intelligent Research Design. A Guide for Beginning Researchers in the Social Sciences, Oxford, OUP.
Hollis, Martin (1990) Explaining and Understanding International Relations, Oxford, Clarendon
Howard, C (2022) Thinking Like a Political Scientist: A Practical Guide to Research Methods. Chicago: University of Chicago Press.
Jones, Laurence e Olson, Eduard (1997), Political Science Research, Nova Iorque: Longman.
Kiecolt, K. Jill, e Laura E. Nathan (1985), Secondary Analysis of Survey Data, Londres, Sage.
King, Gary (1994), Designing Social Inquiry: Scientific Inference in Qualitative Research, Princeton, N.J, Princeton University Press.
King, Gary (1997), «Qualitative Overview», in A Solution to the Ecological Inference Problem. Reconstructing Individual Behavior from Aggregate Data, Princeton, Princeton University Press, 1997, pp. 3-34.
Kvale, S. & Brinkmann, S. (2008): Interviews: Learning the craft of qualitative research interviewing, 2nd ed. Thousand Oaks, New Delhi, London, Singapore: Sage.
Landman, Todd and Edzia Carvalho (2016), Issues and Methods in Comparative Politics. An Introduction, 4th. Ed., Londres, Routledge.
Lessard-Hébert, M; G. Goyette; G. Boutin (2005), Investigação Qualitativa. Fundamentos e Práticas, 2ªed., Lisboa, Piaget.
Mahoney, J. (2007). Qualitative Methodology and Comparative Politics. Comparative Political Studies, 40(2), 122–144.
Maxwell, Joseph A. (2012) Qualitative Research Design. An Interactive Approach, Thousand Oaks, Sage.
Monroe, Alan D. (2019), Essentials of Political Research, Illinois, 6ªed., Westview Press.
Morton, Rebecca B. and Williams, Kenneth C. (2010), Experimental Political Science and the Study of Causality. From Nature to the Lab, Cambridge: Cambridge University Press.
Mosley, Layna (ed.) (2013), Interview Research in Political Science, Itacha and London: Cornell University Press.
White, Hayden (1990) «The question of narrative in contemporary historical theory» in The Content of the Form. Narrative Discourse and Historical Representation, Baltimore e Londres, The Johns Hopkins University Presspp. 26-57.
O'Dochartaigh, Nial (2002), The INTERNET Research Handbook: a Practical Guide for Students and Researchers in the Social Sciences, Londres, Sage Publications.
Oyen, Else (1990) (ed), Comparative Methodology. Theory and practice in International Social Research, London, Sage.
Pennings, Paul; Keman, Hans; and Kleinnijenhuisb, Jan (2006), Doing Research in Political Science. An Introduction to Comparative Methods and Statistics, London: Sage Publications.
Peters, Guy B. (1998), Comparative Politics. Theory and Methods, Nova Iorque, New York University Press.
Peters, Guy B. (2012), Institutional Theory in Political Science: The New Institutionalism, London: Continuum.
Pollock III, Philip H., e Barry C. Edwards (2019), The Essentials of Political Analysis, 6ª ed., Washington, CQ Press.
Puchala, Donald (2003), Theory and History in International Relations, Routledge.
Punch, Keith F. (1998), Introduction to Social Research: Quantitative & Qualitative Approaches, Londres, Sage. Ragin, Charles (1987), The Comparative Method. Moving Beyond Qualitative and Quantitative Strategies, Berkley, University of California Press.
Ragin, Charles (1987), The Comparative Method. Moving Beyond Qualitative and Quantitative Strategies, Berkley, University of California Press.
Ragin, Charles C. e Howard S. Becker (eds.) (1994), What Is a Case? Exploring the Foundations of Social Inquiry, Cambridge, Cambridge University Press.
Rihoux, Benoit and Ragin, Charles C. (2009) Configurational Comparative Methods: Qualitative Comparative Analysis (QCA) and Related Techniques, Thousand Oaks, Sage
Ritchie, J. & Lewis, J. (eds.) (2003): Qualitative Research Practice. A Guide for Social Science
Students and Researchers, Thousand Oaks, CA: Sage Publications.
Rhodes, R. A. W. (ed.) (2006), The Oxford Handbook of Political Institutions, Oxford, OUP.
Robinson, John P., et al (eds) (1999), Measures of Political Attitudes, San Diego/California, Academic Press
Seawright, J. & Gerring, J. (2008). Case Selection Techniques in Case Study Research: A Menu of Qualitative and Quantitative Options. Political Research Quarterly, 61, 294-308.
Schieder, Siegfried & Spindler, Manuela (2014), Theories of International Relations, Routledge.
Silverman, David (ed.)(2021) Doing Qualitative Research, 6ª ed., Londres, Sage.
Tashakkori, A. & Creswell, J. W. (2007). Exploring the Nature of Research Questions in Mixed Methods Research. Journal of Mixed Methods Research, 1(3), 207-211.
Optativas recomendadas
02678 | Análise de Campanhas Políticas (ESPP | CP)
00529 | Eleições, Partidos e Representação Política (ESPP | CP)
03426 | Opinião Pública e Sondagens (ESPP | CP)
00527 | Governação e Globalização (ESPP | CP)
Note-se que as unidades curriculares optativas têm um número limitado de vagas, o que poderá impedir a inscrição de todos os estudantes que pretendam frequentá-las. Ainda poderá também suceder o inverso; isto é, as unidades curriculares optativas não abrirem num determinado ano letivo por insuficiência de inscrições. Em qualquer caso, os estudantes poderão sempre optar por se inscrever noutra unidade curricular, desde que tenha 6 créditos (ECTS), seja do 2.º ou do 3.º ciclos, e funcione no 1.º semestre.
A lista das unidades curriculares optativas, para cada novo ano letivo, ficará disponível no Fénix+, para efeitos de inscrição dos novos alunos, no período definido para o efeito.
Para mais informação sobre as unidades curriculares em funcionamento no Iscte, consulte a página https://fenix-mais.iscte-iul.pt/units/iscte/informacao-geral.
Objetivos
Procura garantir que a formação a ministrar contribua para o desenvolvimento de um perfil académico e profissional que facilite a resolução de problemas,o aprofundamento das competências de investigação empírica,o desenho e implementação de políticas,programas e propostas do campo político e das relações internacionais,bem como a resposta a novas procuras profissionais nestas áreas.Têm revelado boas condições para aprofundarem as ligações entre o ensino e a investigação nestas áreas,no 3º ciclo de ensino.Com este capital de conhecimento científico,pretende-se:
a)formar investigadores e profissionais altamente qualificados,dando especial ênfase à CP (& às RI) com forte componente de investigação empírica
b)fornecer aos doutorandos formação avançada no domínio teórico e metodológico, bem como um conhecimento aprofundado da investigação feita a nível internacional e nacional
c)assegurar que a formação dos doutorandos, ao longo de todo o ciclo de estudos, ocorra em contexto de investigação
a)Ter capacidade de compreensão sistemática do domínio científico da ciência política
b)Ter competências,aptidões e métodos de investigação associados à ciência política
c)Ter capacidade para conceber,projetar e realizar uma investigação original com qualidade científica
d)Ser capaz de avaliar criticamente,analisar e sintetizar ideias novas e complexas
e)Ser capaz de comunicar com os seus pares cientistas e com a comunidade sobre o seu domínio científico e de publicar os seus trabalhos científicos
f)Ser capaz de contribuir,em contexto académico e profissional,para fins de progresso social e bem-estar das populações
Estas competências são adquiridas pelas características do plano de estudos do curso:a atualização de conhecimentos nas problemáticas da CP e das RI,o conhecimento e debate das pesquisas mais atuais,o aprofundamento teórico e técnico-metodológico e a combinação da teoria e da prática de investigação para a concretização de projetos de pesquisa de relevância social e política
Acreditações