Candidatar
Leccionado em
Português
Tipo de ensino Presencial
Corpo Docente para (2025/2026)
Projeto Aplicado de Tecnologias Digitais Educativas I |
Projeto Aplicado de Tecnologias Digitais Educativas II
Fundamentos de Análise de Dados |
Sistemas de Informação Analíticos
António Filipe Fonseca é engenheiro e investigador em ciências da complexidade. Licenciou-se em Engenharia de Telecomunicações e Electrónica no IST em Lisboa e é mestre e doutor em Ciências de Sistemas Complexos pelo ISCTE / IUL e Faculdade de Ciências. Seus principais interesses de pesquisa são sistemas sociais complexos, dinâmica da informação e modelação e simulação de sistemas complexos. Trabalhou em diversas empresas privadas como engenheiro antes de se juntar ao serviço público como perito de IT. Actualmente é professor auxiliar no ISCTE Sintra e faz investigação científica no ISTAR / ISCTE-IUL Lisboa.
Recursos Digitais Dinâmicos |
Recursos Digitais Estáticos
Programação para a Internet
Trabalho, Organizações e Tecnologia
Inclusão e Acessibilidade
Leonor is an Assistant Professor at the School of Applied Digital Technologies of Iscte-Sintra, an Integrated Researcher at ISTAR-Iscte, Deputy Coordinator of the research group Digital Living Spaces, and Co-Director of the Master’s programme in Managing Digital Transformation in the Health Sector (ManagiDiTH) at Iscte. She holds a PhD in Architecture (since 2022), specializing in Digital Architecture. Her research focuses on building sustainability assessment, energy efficiency, resilient cities, building adaptability to climate change, 3D modelling and visual programming, and digital transformation in education.
Empreendedorismo e Inovação I
Dinâmicas de Aprendizagem
Margarida Santos é professora auxiliar convidada no Iscte-Sintra nas áreas de Psicologia da Saúde e Psicologia da Educação. É Diretora da Licenciatura em Tecnologias Digitais e Saúde, Coordenadora do Mestrado em Gestão da Transformação Digital no Setor da Saúde, no âmbito do projeto internacional ManagiDITH coordenado pelo Iscte, e Membro da Comissão Especializada em Assuntos Pedagógicos do Iscte-Sintra.
Desde 2015 que coordena um projeto de investigação-acção na área da saúde, que promove o envolvimento das pessoas com doença e seus representantes nos processos de tomada de decisão na área da saúde. Este projeto é responsável pela Carta para a Participação Pública em Saúde (Lei n.º 108/2019, de 9 de setembro).
Doutorada em Psicologia, mestre em Psicologia Social e das Organizações e licenciada em Psicologia pelo Iscte-Instituto Universitário de Lisboa. A sua investigação tem focado os processos de tomada de decisão e a participação do público, em particular no domínio das políticas públicas (ex.: orçamentos participativos municipais), sendo autora ou co-autora de mais de 20 publicações científicas no domínio.
Fundamentos de Programação |
Inteligência Artificial Aplicada à Educação
Mariana Catela Jacob Rodrigues é Professora Auxiliar no Iscte – Instituto Universitário de Lisboa e investigadora assistente no Instituto de Telecomunicações, no grupo de Instrumentação e Medição, em Lisboa. Licenciou-se e obteve o grau de mestre em Engenharia de Telecomunicações e Informática pelo Iscte – Instituto Universitário de Lisboa, em 2017 e 2019, respetivamente. É doutorada em Tecnologias e Sistemas de Informação pelo Iscte, desde 2024.
A sua investigação centra-se na conceção de ambientes de vida assistida e ambientes adaptativos, através da implementação de redes de sensores sem fios e de módulos de software baseados em inteligência artificial. Os seus interesses de investigação incluem Sensores Inteligentes, Internet das Coisas, Monitorização Ambiental, Monitorização da Atividade Cardiorrespiratória, Desenvolvimento de Aplicações Móveis e Inteligência Ambiente.
Atualmente, é Chair do IEEE Women in Engineering (WIE) Affinity Group e Chair do IEEE Instrumentation and Measurement Society Chapter do Iscte – Instituto Universitário de Lisboa.
Comunicação e Aprendizagem Multimédia |
Desenvolvimento Curricular
Mário Melo é Professor Auxiliar Convidado de Comunicação Multimédia no ISCTE-Sintra. A sua investigação centra-se na conceção e validação de recursos educativos digitais para o ensino da Física, com base no modelo de design instrutivo 4C/ID. Neste contexto, também tem interesse no desenvolvimento de estudos de meta-análise sobre a eficiência do modelo 4C/ID sobre a capacidade de transferência de aprendizagem. A conceção e validação de recursos multimédia construídos com base na Teoria da Aprendizagem Multimédia de R. Mayer e da Teoria da Carga Cognitiva de Sweller são também preponderantes na sua atividade de investigação.
Desenho Centrado no Utilizador
Arquiteta, mestre em arquitetura e estudante de doutoramento no Iscte-iul. Atua na(s) área(s) de Humanidades com ênfase em Artes nomeadamente em Arquitetura e Urbanismo.
O tópico de doutoramento “Housing Co-design: A framework definition based on generative design systems” visa sintetizar os potenciais do desenho gerativo para abordar a personalização de casas em processos de Co-design. Na sua dissertação de mestrado "Ver a Arquitetura através das tecnologias digitais”, projetou o suporte ao desenvolvimento e testou a aplicação de realidade aumentada SeeARch para obter informações sobre a arquitetura da cidade.
Interesses de Investigação: - Tecnologias digitais aplicadas ao projeto de arquitetura e à visualização de arquitetura - Métodos de análise dos fluxos no espaço construído - Desenho de Habitação - Processos de desenho participativo
Ambientes Virtuais de Aprendizagem |
Gestão da Formação
Geometria e Estatística Aplicada à Educação
Projeto Aplicado de Tecnologias Digitais Educativas I |
Recursos Digitais Dinâmicos
Planeamento e Gestão de Projetos
Ph.D. em Educação com ênfase em Technology Enhanced Learning and Societal Challenges pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, revalidado como Doutor em Educação: Conhecimento e Inclusão Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Mestre em Ciência da Computação pelo Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). MBA em Gerenciamento de Projetos pela UniChristus. Especialista em Docência do Ensino Superior. Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
Assessor do gabinete da reitoria da UFCA para os temas de Inovação e Empreendedorismo. (2021-2023).
Presidente do Centro Regional de Inovação e Empreendedorismo - CRIE.
Representante Institucional da Sociedade Brasileira de Computação - SBC.
Pesquisador Adjunto do Programa Eficiência - Pesquisa na Administração Pública.
Bolsista FUNCAP do Programa Corredores Digitais (2022) pela Spin-Off GIR-Tech.
Pesquisador colaborador do DRLE | Digital Learning Environments Group member.
Pesquisador colaborador do DCG | Design Computation Group member.
Líder do grupo de pesquisa CoDe - Computation and Design - UFCA / CNPq (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1108821139524391).
Atua como gerente de projetos usando as boas práticas indicadas pelo PMBOK. Project Management Institute - Member ID: 2473758.
Associado AISTI - Associação Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação.
Possui experiência como auditor interno da ISO9000 e modelagem de processos com BPMN - Business Process Model.
Contactos
Escola de Tecnologias Digitais Aplicadas (Iscte-Sintra)
Avenida Heliodoro Salgado nº 3 2710-569 Sintra
secretariado.sintra@iscte-iul.pt
210 464 360
9:00 - 17:30