Title
Design como indicador de inovação: estudo sobre as atividades de design na economia portuguesa
Author
Ferreira, Micaela Costa
Summary
pt
Este estudo tem como principal objectivo a observação da inovação não tecnológica em
Portugal através das atividades em design.
Historicamente, as dinâmicas tecnológicas e científicas da inovação são as mais
recorrentes na literatura económica. Contudo, essa é somente uma das facetas do
fenómeno multidimensional que é inovação. Um conjunto de estudos e propostas
recentes procuram abordar a temática da inovação estética como um campo de análise
económica sobre “inovação escondida” a aprofundar.
Um dos indicadores propostos para a análise da inovação estética é as atividades de
design das empresas e criativos, nomeadamente o registo de propriedade industrial.
Esses registos são úteis uma vez que as suas principais características é a proteção da
aparência exterior de um produto que constitua por si um elemento de novidade e
singularidade. Para servir de suporte a esta premissa abordar-se-á a estrutura
institucional e legal que define e regula a nível nacional, comunitário e mundial as
atividades relacionadas com a proteção da propriedade industrial dos desenhos e
modelos, vulgarmente apelidados de design, registados.
O estudo revela que ao longo dos cinco anos em análise, as atividades em design
portuguesas são dinâmicas e coniventes com o perfil de especialização económica do
país. Demonstra ainda que Portugal tem um bom desempenho nesta forma de inovação
a nível nacional mas mais a nível comunitário.
Espera-se que este trabalho contribua para o estudo da inovação estética e que sirva de
base para continuar a aprofundar a análise da inovação não tecnológica e os seus efeitos
na economia.
en
The present study aims to observe the manifestation of non-technological innovation in
Portugal through design activities.
Historically, innovation economic analysis manifests mainly in technological and
scientific fields although this is only a segment in the multidimensional phenomenon
that is innovation. Recent proposals and studies show design performance as a
manifestation of innovation in both products and services that has being overshadowed
by technological innovation.
One of the proposed indicators to study design innovation is the industrial registration
of design by individuals and companies. Registered designs are a useful and valid
indicator since their main characteristic is the protection of the external, visual
appearance of the product that constitutes itself an element of novelty and uniqueness.
The legal and institutional framework of industrial design and design activities in a
national, european and global levels will be provided and studied to support this
statement.
The study shows, thought the five year analysis, design related activities performed by
Portuguese companies and creative individuals are dynamic and accessary to the
national economical specialization profile. Also demonstrates an active and positive
performance both national and more so among the european union.
Design and non-technological innovation is still a fresh and largely unexplored subject
and it is hoped that this study contributes for it as well as promotes the interest of
further studies in non-technological innovation, its effects and causes on economy.