ATENÇÃO: Esta página foi traduzida automaticamente pelo Google Translate. Isto pode ter consequências inesperadas no conteúdo apresentado e, portanto, não nos responsabilizamos pelo resultado dessa tradução automática.


ATTENTION: this page has been automatically translated by Google Translate. This can have unexpected consequences and, therefore, we do not take responsibility for the result of that automatic translation.

menu
menu close
Institucional

Sustentabilidade domina edifício Iscte-Conhecimento e Inovação

2023-07-13
Publicado por
Gabinete de Comunicação

O novo edifício Iscte-Conhecimento e Inovação, situado no campus de Lisboa, foi erguido com base em três valores: sustentabilidade ambiental, estética e inclusão da Nova Bauhaus Europeia.

A reabilitação do novo edifício, que recuperou o edificado que albergava o IMTT, possibilitou a reutilização de 40% dos materiais existentes. A reconstrução promove a captação de luz natural e recorreu à utilização de materiais e sistemas construtivos que asseguram a maior durabilidade do edifício, assegurando o reforço sísmico estrutural. 

A intervenção no espaço envolvente permitiu a reconfiguração dos acessos existentes e a criação de espaços exteriores ajardinados, que funcionam como elementos de retenção de água e gases poluentes, potenciam a diversidade biológica e oferecem à comunidade um ambiente seguro e saudável.

Ao nível dos recursos, a reconstrução assentou na promoção da eficiência energética, com a redução dos materiais de construção, e um sistema de gestão técnica centralizado. Prevê-se ainda a adoção de tecnologias solares e o aproveitamento, tratamento e reutilização dos recursos hídricos.

O reconhecimento das boas práticas ao nível da sustentabilidade do novo edifício do Iscte está presente na atribuição do Pré-Certificado Energético com classificação máxima (A+).

Com esta obra cumpre-se o grande objetivo da integração do Iscte, na comunidade e no território envolvente.