ATENÇÃO: Esta página foi traduzida automaticamente pelo Google Translate. Isto pode ter consequências inesperadas no conteúdo apresentado e, portanto, não nos responsabilizamos pelo resultado dessa tradução automática.


ATTENTION: this page has been automatically translated by Google Translate. This can have unexpected consequences and, therefore, we do not take responsibility for the result of that automatic translation.

menu
menu close
Institucional

Hestnes Ferreira, a criação do Iscte e os espaços

2023-03-01
Publicado por
Gabinete de Comunicação

Agora é possível fazer uma visita à evolução do Iscte, através do novo site no qual apresentamos O SÍTIO, OS EDIFÍCIOS e O ARQUITETO, alargando o olhar sobre o Iscte Instituto Universitário de Lisboa, a partir da arquitetura e do urbanismo. É o resultado de um trabalho de pesquisa das arquitetas Alexandra Saraiva e Paula André e do arquiteto João Alves da Cunha (vide notas biográficas).

Deste modo evocamos também 50 anos de um contínuo encontro salutar entre o Iscte e Lisboa – encontro profícuo, mais recentemente alargado também a Sintra.

Na origem do edificado está, não só a visão de Adérito Sedas Nunes, mas também o planeamento e conceção do arquiteto Raúl Hestnes Ferreira.

É ele e a sua obra que se revisita na exposição Hestnes Ferreira - Forma | Matéria | Luz, inaugurada a 11 de fevereiro, na Casa-Atelier José Marques da Silva, no Porto. São curadores Alexandra Saraiva, Patrícia Bento de Almeida e Paulo Tormenta Pinto – todos investigadores do Dinâmia’CET do Iscte. A partir de extenso e invulgar trabalho, colocaram em prática um exercício de observação e análise assente na formulação de três pilares - Forma | Matéria | Luz, os quais estruturam o percurso da exposição sobre Hestnes Ferreira.

Espera-se que a mostra chegue a Lisboa no último trimestre de 2023.

 

Notas biográficas 

João Alves da Cunha

Arquiteto pela FAUTL (1998) e Mestre em Reabilitação da Arquitetura e Núcleos Urbanos pela mesma faculdade (2003). Doutor em História da Arquitetura pela FAUL (2014), com a tese “MRAR - Movimento de Renovação da Arte Religiosa e os anos de ouro da Arquitetura Religiosa em Portugal no século XX”, sob a orientação dos arquitetos José Manuel Fernandes e Nuno Teotónio Pereira, trabalho distinguido pela FAUL com o Prémio Professor Manuel Tainha.

Tem organizado, desde 2010, encontros e conferências na área da arquitetura, destacando-se o VI Congresso Internacional de Arquitetura Religiosa Contemporânea, que se realizou na cidade do Porto em 2019.

Tem realizado trabalho de curadoria de exposições, contando-se várias no Iscte, como "51 fotografias - António Dornelas" (2022) e "Short Stories and Biographies - Contos e Biografias" (2022). É conferencista e autor de diversos livros e artigos na área da arquitetura religiosa.

É investigador do Centro de Estudos de História Religiosa, da Universidade Católica Portuguesa, onde tem colaborado em projetos de investigação como “A Igreja Católica e a cidade moderna” (2015) e “Dominicanos. Arte e Arquitetura Portuguesa. Diálogos com a Modernidade” (2018).

 

Paula André

Doutorada em Arquitetura pelo Iscte Instituto Universitário de Lisboa e mestre em História da Arte pela FCSH Universidade Nova de Lisboa. Professora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo do Iscte, diretora do Mestrado em Arquitetura e Cultura Visual em Lisboa e coordenadora do Núcleo de Investigação Arquitetura e Cultura Visual, no Doutoramento em Arquitetura dos Territórios Metropolitanos Contemporâneos. É docente do Mestrado Integrado em Arquitetura, do Mestrado em Estudos e Gestão da Cultura e investigadora integrada do Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território - Dinâmia’CET – Iscte.

Membro da equipa de investigação do Projeto FCT “Exportar Portugal. A diplomacia cultural e as estratégias de rebranding do Estado Novo nos Estados Unidos (1933-1974)”, IR Anna Rita Gori (2022. 08653.PTDC, março 2023 - janeiro 2026).

Coordena o “Laboratório Colaborativo Dinâmicas Urbanas, Património, Artes. Seminário de Investigação, Ensino e Difusão” em parceria. É também membro do Comité Editorial da Revista “ARA”, editada pelo Grupo Museu/Patrimônio da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo e da Revista "Cidades, Comunidades e Territórios", editada pelo Dinâmia’CET  Iscte.


Alexandra Saraiva

Licenciada em 1995 e Mestre em Arquitetura a 2008 pela Universidade Lusíada, Porto. Doutorada em Arquitetura pela Universidade da Corunha em 2011 com a tese “A influência de Louis I. Kahn na obra de Hestnes Ferreira”. Ainda é atualmente a única tese de doutoramento sobre este arquiteto português. Professora Auxiliar na Universidade Lusíada do Porto, desde 1996. Orientadora de dissertações de Mestrado em Arquitetura. Investigadora (2007-2015) no Centro de Estudos do Território, Arquitetura e Design (CITAD), com vários artigos publicados e participação em conferências nacionais e internacionais.

Entre 2015 e 2022, membro integrado do Dinâmia’CET – Iscte, como investigadora de Pós-Doutoramento, com bolsa da FCT (SFRH/BPD/111869/2015), para o desenvolvimento da investigação "Monumentalidade revisitada - Hestnes Ferreira, entre a intemporalidade europeia e o classicismo norte-americano (1960-1974)". Investigadora Auxiliar no Iscte, no período de abril de 2022 a 2028 (2021.02417.CEECIND).

Desde 2018, colabora com o Centro de Documentação e Investigação em Cultura Arquitetónica (CICA) da Fundação Marques da Silva (FIMS), Universidade do Porto, para tratamento documental, do arquivo de Raúl Hestnes Ferreira.

Principais temas de investigação: Arquitetura; Representação; Cidade e Território; Arquitetura participativa; Habitação; Arquivos de Arquitetura; Portugal.