ATENÇÃO: Esta página foi traduzida automaticamente pelo Google Translate. Isto pode ter consequências inesperadas no conteúdo apresentado e, portanto, não nos responsabilizamos pelo resultado dessa tradução automática.


ATTENTION: this page has been automatically translated by Google Translate. This can have unexpected consequences and, therefore, we do not take responsibility for the result of that automatic translation.

menu
PT
menu
close

Training offer


No 1.º e 2.º semestre do ano letivo a Biblioteca do Iscte oferece aos seus utilizadores um programa de formação, que tem como objetivo proporcionar a aquisição e desenvolvimento de competências em pesquisa e análise de informação, designadamente na utilização dos recursos de informação, normas bibliográficas e ferramentas de referenciação.

As ações podem ser presenciais ou a distancia, destinam-se prioritariamente à comunidade Iscte, têm a duração média de 2 horas e no final de cada ação é distribuído um questionário destinado a avaliar a satisfação dos formandos.


Tipologia da oferta formativa:



  1.  Formação de calendário.

  2.  Formação a pedido dos docentes.

  3.  Formação e apoio especializado individual ou a pequenos grupos, com 
     agendamento prévio para referencia.biblioteca@iscte-iul.pt.

  4. Sessões de apresentação aos novos alunos nacionais e estrangeiros.


As sessões de apresentação da Biblioteca aos novos alunos visam essencialmente dar a conhecer os espaços, o funcionamento, os serviços e os recursos existentes. Contacto: formacao.biblioteca@iscte-iul.pt.

Em parceria com o Laboratório de Línguas e Competências Transversais do Iscte, os Serviços de Informação e Documentação disponibilizam ainda 3 cursos online
, Integridade académica e plágio, Mendeley e Introdução ao acesso aberto na plataforma de e-learning.




Módulo 1 - Informação científica: o que é?


Módulo 2 - Integridade académica, respeito pela criação intelectual e direitos de autor


Módulo 3 - O que se entende por plágio


Módulo 4 - Como prevenir o plágio: conhecer as fontes de informação


Módulo 5 - Como prevenir o plágio: avaliar as fontes de informação


Módulo 6 - Como prevenir o plágio: organizar a informação


Módulo 7 - Como prevenir o plágio: referenciar as fontes de informação


Módulo 8 - Como prevenir o plágio: aplicar estilos e normas


Módulo 9 - Gestores bibliográficos automáticos


Módulo 10 - Ferramentas de deteção de plágio


 




Módulo 1 - O que é o Acesso Aberto?


Módulo 2 - Como pode ser concretizado?


Módulo 3 - Quais as vantagens do Acesso Aberto?


Módulo 4 - Acesso Aberto e direitos de autor


Módulo 5 - O caso do Iscte


Módulo 6 - Quais os aspetos a considerar antes de publicar?


Módulo 7 - Quais os aspetos a considerar depois de publicar?


Módulo 8 - Do Acesso Aberto à Ciência Aberta









Módulo 1 - Instalação e criação de uma conta


Módulo 2 - Adicionar documentos


Módulo 3 - Organizar a biblioteca


Módulo 4 - Ler, sublinhar e anotar


Módulo 5 - Pesquisa e importar documentos


Módulo 6 - Função sincronizar


Módulo 7 - Escrever e citar







This content has been automatically translated for convenience and may not fully reflect the original version