ATENÇÃO: Esta página foi traduzida automaticamente pelo Google Translate. Isto pode ter consequências inesperadas no conteúdo apresentado e, portanto, não nos responsabilizamos pelo resultado dessa tradução automática.
ATTENTION: this page has been automatically translated by Google Translate. This can have unexpected consequences and, therefore, we do not take responsibility for the result of that automatic translation.
O Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas (DCPPP), que se integra funcionalmente na Escola de Sociologia e Políticas Públicas (ESPP), foi criado em 2010, reunindo atualmente as áreas científicas de Administração Pública, Ciência Política, Estudos Africanos, Políticas Públicas e Serviço Social . O departamento resultou dos planos de desenvolvimento estratégico do Iscte-Iul, mantendo ao longo dos anos um lugar destacado na inovação científica e académica da instituição, sendo amplamento reconhecidos a qualidade e o volume de trabalho desenvolvido nestas áreas científicas, quer no campo docente, quer na investigação, quer ainda na prestação de serviços.
O DCPPP integra um corpo docente qualificado de 23 professores e investigadores doutorados, num total de 26 docentes que exercem funções lectivas, principalmente, nos diferentes cursos tutelados pelo DCPPP: duas licenciaturas, de Ciência Política e Serviço Social; oito Mestrados nas áreas científicas de Administração Escolar, Administração Pública, Ciência Política, Estudos Africanos, Políticas Públicas, Serviço Social, Mestrados Erasmus Mundus in Social Work with Families and Children e European Joint Master in Social Work with Children and Youth; cinco Doutoramentos, nas áreas científicas de Administração e Gestão Escolar, Ciência Política, Estudos Africanos, Políticas Públicas e Serviço Social, e várias pós graduações. Trata-se de uma oferta educativa em muitos casos inovadora e com grande procura nacional e internacional.
O DCPPP atribui grande importância à investigação desenvolvida pelos seus docentes e investigadores, cuja qualidade pode ser atestada pelas publicações que resultaram do trabalho de pesquisa desenvolvido, particularmente no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Iscte (CIES-Iscte) e do Colabor (Laboratório Associado do MCTES). Uma das linhas estratégicas do DCPPP, que é aliás, marca desta Escola, assenta na articulação da investigação com a docência, particularmente ao nível dos cursos de Mestrado e Doutoramento.
A perspectiva pedagógica do DCPPP tem três vectores principais:
A sua Licenciatura em Sociologia foi a mais bem classificada na última avaliação externa, o número de teses de mestrado e de doutoramento em sociologia defendidos no Iscte é o mais elevado da universidade portuguesa e o Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES) é o único centro de investigação em sociologia classificado como "Muito Bom" pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). O Departamento foi pioneiro no processo de Bolonha, tendo todos os cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento adequados às novas regras desde 2006-07.
Com mais de 40 docentes, o Departamento assegura a coordenação científica da Licenciatura em Sociologia, de nove mestrados, um em Sociologia e oito em estudos sociais especializados de ciência, comunicação, educação, família, migrações, trabalho e saúde, bem como do doutoramento em Sociologia e de cerca de uma dezena de pós-graduações. O Departamento integra, para além da Sociologia, a área das Ciências da Comunicação, com presença consolidada na formação pós-graduada.
O Departamento de Métodos de Pesquisa Social – um dos mais recentes na nova orgânica do Iscte – integra a Escola de Sociologia e Políticas Públicas (ESPP). Abrange três áreas científicas: Métodos de Pesquisa Social, Estatística e Análise de Dados em Ciências Sociais e Demografia.
O Departamento tem a responsabilidade de gerir mais de 50 unidades curriculares, de 1º 2º e 3º ciclos, integradas na formação oferecida pela Escola de Sociologia e Políticas Públicas; colabora ainda com Departamentos de outras Escolas do Iscte na lecionação e coordenação de mais de uma dezena de unidades curriculares da área dos Métodos de Pesquisa Social e da Estatística e Análise de Dados em Ciências Sociais.
As múltiplas unidades curriculares afetas ao Departamento de Métodos de Pesquisa Social têm por objetivo o desenvolvimento de conhecimentos e competências nos seguintes domínios: estatística e análise de dados, métodos e técnicas de investigação extensivos e intensivos, metodologias qualitativas de análise de dados, demografia, indicadores e fontes estatísticas, desenho de pesquisa e pesquisa de terreno.
O Departamento de Métodos de Pesquisa Social tem a coordenação científica da Pós-Graduação em Análise de Dados em Ciências Sociais.
O corpo docente é na sua maioria constituído por sociólogos com larga experiência de docência e de investigação e integra também investigadores-docentes, o que se reflete numa relevante publicação científica nacional e internacional. Tal contribui decisivamente para uma adequada articulação entre a componente teórica e a aplicação, em situações reais de pesquisa, das diferentes metodologias quantitativas e qualitativas, fortalecendo a qualidade da investigação produzida, e permitindo a permanente atualização dos conteúdos programáticos das unidades curriculares afetas ao Departamento.
O Departamento de História (DH) foi oficialmente constituído em 2002, embora a área científica de História tenha uma longa tradição de ensino e investigação no Iscte, onde está presente desde 1973.
O Departamento de História é uma unidade de ensino do Iscte no domínio científico da História, Relações Internacionais e Estudos Museológicos e integra atualmente 12 docentes em dedicação exclusiva, contando ainda com a colaboração frequente de outros colegas a tempo parcial. Trata-se de um corpo docente muito qualificado, com larga experiência de ensino e de investigação que percorre um conjunto diversificado e relevante de questões das atuais agendas historiográficas. O Departamento de História conta ainda com a colaboração de outros docentes, especialistas, contratados para a lecionação de unidades curriculares específicas.
O Departamento de História oferece um percurso de formação e especialização em História Moderna e Contemporânea, contemplando os três ciclos de estudos: Licenciatura em História Moderna e Contemporânea, Mestrado em História Moderna e Contemporânea e Doutoramento em História Moderna e Contemporânea. Assegura igualmente o funcionamento do Mestrado em Estudos Internacionais, do Mestrado em Estudos e Gestão da Cultura, do Mestrado em Mercados de Arte, do Doutoramento em História, Estudos de Segurança e Defesa (em parceria com a Academia Militar) e participa no Programa Interuniversitário de Doutoramento em História (Piudhist), em parceria com o Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-UL), a Universidade de Évora e a Universidade Católica. Os docentes do DH são ainda responsáveis pelo ensino de várias unidades curriculares em cursos de outros departamentos do Iscte.
Os docentes do Departamento de História integram unidades de investigação onde desenvolvem relevante investigação no âmbito da História Moderna e Contemporânea. O DH mantém uma relação privilegiada com o CEI - Centro de Estudos Internacionais e com o CIES - Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, unidades de investigação que integram a maioria dos docentes do DH. A investigação e a História aplicada resultam na concretização de diversos projetos de investigação, publicações, encontros científicos e atividades de divulgação científica. Desta forma, aos estudantes é proporcionado o contacto com a iniciação à investigação científica (1.º ciclo), experiências orientadas de investigação (2.º ciclo) e o desenvolvimento de uma investigação em História (3.º ciclo).