ATENÇÃO: Esta página foi traduzida automaticamente pelo Google Translate. Isto pode ter consequências inesperadas no conteúdo apresentado e, portanto, não nos responsabilizamos pelo resultado dessa tradução automática.
ATTENTION: this page has been automatically translated by Google Translate. This can have unexpected consequences and, therefore, we do not take responsibility for the result of that automatic translation.
Mobilidade Erasmus+ para Missões de Ensino e/ou Formação
A mobilidade de staff docente e não docente Erasmus+ é uma das atividades essenciais na cooperação interuniversitária, que visa contribuir para a promoção da dimensão europeia e da qualidade do Ensino Superior.
Esta atividade é considerada prioritária para as atividades do Iscte e contribui para:
ÂMBITO
Mobilidade para Missões de ENSINO
Permite ao staff realizar uma missão de ensino de curta duração, numa Universidade parceira do Iscte, localizada num dos países participantes no Programa (Estados-membros da UE, República da Macedónia, Islândia, Liechtenstein, Noruega e Turquia), no âmbito de um acordo interinstitucional Erasmus+ e na área de estudos em questão.
A missão inclui a possibilidade de lecionar unidades curriculares integradas em ciclos de estudos oficiais na instituição de acolhimento. O número mínimo de horas de lecionação previsto pelo programa são 8 horas.
Consulte a lista de Universidades com as quais o Iscte possui acordo de cooperação Erasmus+ Partner Universities for Teaching Mobility ou contacte o Serviço de Relações Internacionais (SRI).
Mobilidade para Missões de FORMAÇÃO
Permite ao staff realizar uma atividade de curta duração, sob a forma de eventos de formação (excetos conferências) e períodos de formação ou de acompanhamento no posto de trabalho/observação, numa instituição localizada num dos países num dos países participantes no Programa (Estados-membros da UE, República da Macedónia, Islândia, Liechtenstein, Noruega e Turquia).
Podem ser consultadas algumas ofertas de staff week no site http://staffmobility.eu/staff-week-search.
CRITÉRIOS DE ELEGIBILIDADE
O staff docente e/ou investigador tem de estar vinculados/as ao Iscte através de contrato de trabalho para efeitos de atividade docente, o qual deve estar em vigor no ano letivo correspondente e durante o período de realização da mobilidade.
O staff não docente (funcionários) tem igualmente de estar vinculado ao Iscte por contrato de trabalho, em vigor no ano letivo e durante a realização da mobilidade.
As missões de ensino terão de decorrer numa universidade detentora de Carta Erasmus para o Ensino Superior com a qual o Iscte tenha previamente celebrado um acordo bilateral Erasmus+.
Consulte a lista de Universidades com as quais o Iscte possui acordo de cooperação Erasmus+ Partner Universities for Teaching Mobility ou contacte ao Serviço de Relações Internacionais (SRI).
PROCESSO DE CANDIDATURA
A candidatura deve ser enviada para iro@iscte-iul.pt, com uma antecedência de pelo menos 1 mês relativamente ao início da mobilidade.
Depois de devidamente instruída, a candidatura será remetida pelo SRI para consideração superior e depois informados os resultados por e-mail.
Opção 1 - Mobilidade para ensino
(1) Staff Mobility - Ficha Candidatura
(2) Staff Mobility TEACHING - Mobility Agreement
(3) Staff Mobility TEACHING - Invitation Letter
Opção 2 - Mobilidade para formação
(1) Staff Mobility - Ficha Candidatura
(2) Staff Mobility TRAINING - Mobility Agreement
(3) Staff Mobility TRAINING - Invitation Letter
A candidatura de staff não docente, deve ser acompanhada de validação prévia do/a superior hierárquico e justificada quanto ao impacto pretendido/esperado.
DURAÇÃO DA MOBILIDADE
A mobilidade pode ter uma duração mínima de 2 dias e máxima de 2 meses.
De forma a poder beneficiar um maior número de participantes, o Iscte atribui bolsa para mobilidades com a duração máxima de 5 dias.
No caso de uma mobilidade Erasmus+ para ensino ou formação, integrada num BIP, acrescem até 2 dias de apoio individual adicionais aos de trabalho, para os dias de viagem (um dia antes e um dia depois).
BOLSA DE MOBILIDADE
O valor das bolsas é definido anualmente pela Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação na tabela de bolsas
Tabela de bolsas KA131 - Staff 2023-2025
Tabela de Bolsas Erasmus KA131 - ensino e formação - 2024/2026
O valor a considerar, varia consoante o país de destino, a duração da mobilidade e inclui:
(1) Apoio individual: valor diário para apoiar nas despesas relacionadas com alojamento, alimentação, transportes locais, seguro de viagem, telecomunicações, entre outros
(2) Contribuição para custos de viagem: Aplica-se o valor da "banda", calculada recorrendo à calculadora da Comissão Europeia.
A bolsa será paga através de transferência bancária, para o NIB indicado na Ficha de Candidatura (Staff Mobility - Ficha Candidatura), depois de assinado o contrato financeiro Erasmus+ no SRI.
Não será permitido apoiar esta mobilidade com outros financiamentos comunitários, por exemplo, outros Projetos Erasmus+ (risco de duplo financiamento).
É da responsabilidade do participante fazer a reserva e a compra de viagem.
PROCEDIMENTOS
Antes do início da mobilidade
Depois de aprovada a mobilidade, o participante deve enviar e-mail para iro@iscte-iul.pt:
O SRI irá emitir um contrato financeiro Erasmus+, que deverá ser assinado pelo participante e pelo Iscte.
Após o término da mobilidade
Enviar por e-mail para iro@iscte-iul.pt, uma confirmação de presença, emitida pela Instituição de acolhimento:
Opção 1 - Mobilidade para ensino - StaffMobilityTEACHING - Confirmation of Stay
Opção 2- Mobilidade para formação - StaffMobilityTRAINING - Confirmation of Stay
Preencher e submeter o Relatório final na plataforma da CE, utilizando o link que será enviado por email no final da mobilidade, pelo e-mail xxxx@ec.europa.eu.
Enviar um breve relatório para iro@iscte-iul.pt, focando os seguintes aspetos:
Anexar, ainda, alguma(s) fotografia(s) da Universidade, do campus, e/ou outra(s) ilustrativa(s) da experiência de mobilidade, para incluir em material de divulgação.
ALTERAÇÕES
É da responsabilidade do particiapante comunicar ao SRI por e-mail para iro@iscte-iul.pt todas as alterações que se venham a verificar.
Alterações de datas, destino e/ou objetivos da mobilidade poderão dar lugar à instrução de novo processo de candidatura por parte do participante.