O Mestrado em Educação e Sociedade, criado em 2001, foi pioneiro no país e mantém, há mais de duas décadas, uma oferta sólida e inovadora. Forma especialistas em educação e promove uma reflexão crítica sobre contextos educativos e desafios sociais, articulando análise teórica, prática profissional e investigação empírica. Destaca-se pela diversidade temática, interdisciplinaridade, metodologias participativas e ambiente acolhedor. Conta com um corpo docente experiente na investigação em educação formal e não formal e ligado a parceiros como escolas, autarquias e organizações da sociedade civil.
Este mestrado desenvolve competências para o planeamento, implementação e avaliação de atividades e projetos de natureza educativa em diferentes contextos.
Destina-se a todos os licenciados que pretendem exercer (ou já exercem) atividades profissionais na área educativa, incluindo professores, formadores, animadores, mediadores, técnicos de organismos centrais e municipais de educação, de associações ou outras organizações.
O plano de estudos integra 8 unidades curriculares obrigatórias e 4 opcionais. As opcionais podem ser escolhidas livremente entre todas as oferecidas pelo Iscte, permitindo integrar áreas como Psicologia Social, Comunicação, Gestão de Recursos Humanos ou Ação Humanitária. No campo da investigação, o curso mantém uma articulação privilegiada com o CIES-Iscte. No segundo ano, os estudantes podem realizar um estágio num vasto leque de instituições (ver aqui as que já celebraram protocolos). O trabalho final de curso pode assumir a forma de Dissertação ou de Trabalho de Projeto (ver aqui os já concluídos).
Anualmente, é organizado um Ciclo Internacional de Conferências que reforça os contactos com investigadores e profissionais da educação, promovendo a atualização científica e o debate público.
Os estudantes titulares de licenciatura pré-Bolonha podem requerer a creditação da formação anterior.
A conclusão do 1.º ano do curso confere o diploma de Pós-graduação em Educação e Sociedade.
Os melhores estudantes poderão ainda ser distinguidos com um prémio de excelência académica.
Esta formação permite progredir na carreira docente nos grupos de recrutamento 200 e 430, ao abrigo do art.º 54 do ECD (despacho de 2005-03-05).
Links úteis sobre Informação Académica
Mensagem do(s) diretor(es)
O futuro que construímos coletivamente depende, em grande medida, da educação, da sua qualidade, da sua diversidade e do poder que tem de transformar vidas e comunidades. No Mestrado em Educação e Sociedade vai encontrar uma equipa de docentes qualificada, próxima, com forte ligação à investigação e à intervenção em contextos reais, comprometida com uma educação mais justa, inclusiva e transformadora.
Os/as nossos/as estudantes trazem percursos formativos e profissionais muito diversificados, que incluem escolas, formação de adultos, intervenção comunitária, autarquias, ONGs, entre muitos outros contextos. Essa diversidade é uma riqueza fundamental do curso: gera diálogo, pensamento crítico e uma enorme vontade de fazer a diferença nas políticas, nas instituições e nos territórios.
Trata-se de um mestrado sólido, em funcionamento desde 2001, com procura crescente e forte reconhecimento institucional. O estágio curricular permite uma aproximação concreta ao mercado de trabalho e a diferentes contextos educativos, enquanto o Ciclo Internacional de Conferências liga estudantes com especialistas nacionais e internacionais que investigam e trabalham no terreno, na educação formal e não formal, em múltiplas realidades sociais.
Será um gosto receber-vos neste percurso e pensar convosco os desafios da educação nas sociedades contemporâneas.
Informações Gerais