Mobilidade Erasmus+ para Missões de Ensino
A mobilidade de docentes Erasmus+ é uma das atividades essenciais na cooperação interuniversitária, que visa contribuir para a promoção da dimensão europeia e da qualidade do Ensino Superior.
Esta atividade é considerada prioritária para as atividades do Iscte e permite aos docentes realizarem, uma missão de ensino de curta duração numa Universidade parceira, localizada num dos países participantes no Programa: Estados-membros da UE, Antiga República Jugoslava da Macedónia, Islândia, Liechtenstein, Noruega e Turquia.
A missão inclui a possibilidade de lecionar unidades curriculares integradas em ciclos de estudos oficiais na instituição de acolhimento e contribui para:
Critérios de Elegibilidade
Poderá consultar as universidades com as quais o Iscte possui acordo de cooperação junto da Unidade de Relações Internacionais.
Processo de Candidatura
O docente interessado em formalizar uma candidatura deve estabelecer o contacto com a universidade parceira e enviar para iro@iscte-iul.pt os seguintes documentos:
Depois de devidamente instruida, a candidatura será remetida pela URI para consideração superior. Os docentes serão informados do resultado da candidatura por e-mail.
Duração da Mobilidade
A mobilidade deverá prever uma duração mínima de 2 dias e máxima de 2 meses.
De forma a poder beneficiar um maior número de docentes, o Iscte atribui bolsa para mobilidades com a duração máxima de 5 dias.
Bolsa de Mobilidade
O valor da bolsa Erasmus+ varia consoante o país de destino e a duração da mobilidade. O valor é definido anualmente pela Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação e contempla:
Corresponde ao valor diário para cobrir despesas relacionadas com alojamento, alimentação, transportes locais (ex: do hotel para o local das aulas), seguro de viagem e quaisquer custos com cancelamento de viagens, telecomunicações, internet e outros;
O valor da “banda” correspondente à distância, em quilómetros, entre o Iscte e a Universidade de acolhimento, calculada recorrendo à calculadora da Comissão Europeia.
A bolsa será paga através de transferência bancária, para o NIB indicado na Ficha Docente, após entrega do Staff Mobility Agreement for Teaching, devidamente assinado pelas partes e assinatura do Contrato Erasmus+.
Procedimentos antes do início da mobilidade
Enviar por e-mail para iro@iscte-iul.pt:
Assinar o Contrato Erasmus+, emitido pela URI e assinado pelo docente e pelo Iscte.
Procedimentos após o término da mobilidade
Enviar por e-mail para iro@iscte-iul.pt:
Preencher e submeter o Relatório final da missão de ensino na mobility tool (plataforma da CE), utilizando um link enviado para o docente, pelo e-mail replies-will-be-discarded@ec.europa.eu.
Alterações
É da responsabilidade do docente comunicar à URI por e-mail para iro@iscte-iul.pt todas as alterações que se venham a verificar.
Alterações de datas, destino e/ou objetivos da mobilidade poderão dar lugar à instrução de novo processo de candidatura por parte do docente.