ATENÇÃO: Esta página foi traduzida automaticamente pelo Google Translate. Isto pode ter consequências inesperadas no conteúdo apresentado e, portanto, não nos responsabilizamos pelo resultado dessa tradução automática.


ATTENTION: this page has been automatically translated by Google Translate. This can have unexpected consequences and, therefore, we do not take responsibility for the result of that automatic translation.

menu
menu close
MestradoMestrado Integrado em Arquitetura

Visões e revisões do património. Centro Cultural Emmerico Nunes

Autor
Freitas , Emanuel Ornelas de
Data de publicação
28 Apr 2017
Acesso
Acesso livre
Palavras-chave
Portugal
Reabilitação do património
Sines
Património arquitetónico
Recuperação do património
Resumo
PT
O tema deste trabalho desenvolvido na vertente teórica é o estudo do conceito do património arquitetónico e do seu discurso. Após a pesquisa e o estudo de vários trabalhos académicos e obras referentes ao tema do Património e do seu reuso, são selecionadas duas monografias como referência para o trabalho da vertente teórica: As questões do património. Antologia para um combate de Françoise Choay e Uses of Eritage de Laurajane Smith. A seleção destas duas obras é motivada pelas visões críticas e problemáticas apresentadas pelas suas autoras sobre o discurso do património atual. São obras relevantes no entendimento do conceito atual do património e na sua transformação. Como indica o título do presente trabalho, estas duas monografias são uma visão e revisão do conceito de património e do discurso institucionalizado do património na atualidade. A obra de F. Choay faz um percurso pela história do Património de forma sintetizada e apresenta uma seleção de obras relacionadas com a temática do Património com excertos e notas introdutórias, mas de forma muito esclarecedora. Assim, esta obra dá uma perspetiva atual da discussão na teoria do Património. A autora coloca ainda algumas questões referentes com as abordagens tomadas em relação ao Património, deixando claro que é necessário repensar o modo como é feita a conservação, manutenção e gestão do nosso património arquitetónico. A obra de L. Smith, Uses of Heritage, coloca dúvidas quanto ao atual discurso institucionalizado e ao processo de classificação do património arquitetónico. Primeiro faz uma abordagem ao conceito de património e a evolução do discurso dominante atual. Apresenta diferentes casos de classificação e gestão do património que apoiam a sua posição na elaboração de um discurso capaz de entender e englobar valores culturais e artísticos diversos. Não coloca de todo em causa o discurso dominante, mas percebe o potencial de outras abordagens ao Património na adaptação do discurso institucionalizado. Deste modo, não é pretendido um estudo aprofundado da história do conceito o património, mas sim conhecer diferentes visões que questionam o atual exercício do discurso institucionalizado do património.
EN

Relacionadas