Notícias
O Prémio História da Europa 2025 da Fundação Calouste Gulbenkian foi atribuído ao investigador João Moreira, pela publicação da sua tese de doutoramento defendida no Iscte. A investigação doutoral em História Moderna e Contemporânea tem o título "Intelectuais Portugueses e a Ideia de Esquerda num tempo de transição - os casos de António José Saraiva, Eduardo Prado Coelho e João Martins Pereira (1968-1986)” e deu ao investigador "aprovação por unanimidade, com distinção e louvor".
João Moreira, hoje investigador do Centro de Humanidades, defendeu a sua tese no âmbito do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-Iscte), sob orientação da Professora Luísa Tiago de Oliveira e do Professor Rui Bebiano.
A tese está editada em livro e já tinha recebido outras duas distinções: o Prémio Victor de Sá de História Contemporânea - Universidade do Minho 2023 e o Prémio Mário Soares - Fundação EDP 2023.
A cerimónia de entrega do Prémio História da Europa 2025 da Fundação Calouste Gulbenkian a João Moreira decorre na Academia Portuguesa de História, no dia 3 de dezembro, pelas 17 horas.
Parabéns ao investigador João Moreira.
Mais Informações
Capa do livro