O Programa de Doutoramento em História Moderna e Contemporânea proporciona o aprofundar de conhecimentos sobre temas inovadores das Épocas Moderna e Contemporânea, possibilitando percursos de investigação científica e aprofundamento de uma área de especialização relacionada com a escolha do tema da tese, sob acompanhamento e apoio constante de docentes com vasta experiência de pesquisa, metodologia e escrita académica.
Disponibilizamos alguns exemplos de teses já aprovadas no Iscte e que cobrem domínios da história social à história da ciência, passando pela história económica, política e cultural.
Consulte: Teses em História Moderna e Contemporânea.
O curso doutoral desenvolve-se ao longo de 4 anos, sendo o 1º dedicado à parte letiva e os três seguintes destinados à elaboração da tese com funcionamento de um seminário de acompanhamento e orientação tutorial.
Novo Plano Curricular no Doutoramento em História Moderna e Contemporânea
O curso inclui uma componente interdisciplinar aproveitando a inserção nas áreas de formação avançada desenvolvidas no Iscte, e realiza-se em estreita articulação com as linhas de investigação científica desenvolvidas no âmbito do Centro de Investigação e de Estudos de Sociologia (CIES-Iscte) e do Centro de Estudos Internacionais (CEI-Iscte).
CICLO DE CONFERENCIAS
A cada novo ano letivo existe o Ciclo Internacional de Conferências Doutorais que dá a oportunidade aos alunos de doutoramento de contactarem com os melhores especialistas internacionais.
BOLSAS
Encontra-se aberto o período de candidaturas a 1 Bolsas de Mérito e a 3 Bolsas para pagamento da propina anual, destinadas a estudantes do Doutoramento em História Moderna e Contemporânea.
A Bolsa de Mérito, com um valor mensal correspondente ao montante de referência para bolsas nacionais de doutoramento atribuídas pela FCT, destina-se a novos estudantes e a estudantes inscritos no 1º ano, no ano letivo de 2024- 2025.
A Bolsa de Isenção de Propina destina-se a novos estudantes que tenham concluído o mestrado no Iscte nos dois anos letivos imediatamente anteriores ao início do doutoramento (incluindo os que tenham concluído, ou que venham a concluir em 2024 – 2025).
São elegíveis para candidatura os estudantes já matriculados, bem como os que venham a submeter candidatura ao Doutoramento na 6.ª fase, a decorrer entre 26 de junho e 27 de agosto de 2025.
Consulte mais informação aqui
Links Úteis
Normas Regulamentares dos Doutoramentos Iscte
Normas Regulamentares Específicas do Doutoramento em História Moderna e Contemporânea (2016)
Direção
Informações Gerais