Notícias

Institucional • 09 out 2025
Times Higher Education 2026 destaca investigação do Iscte, posicionando-o entre as melhores Universidades do mundo

O Iscte – Instituto Universitário de Lisboa volta a estar presente no Times Higher Education World University Rankings, mantendo-se mais um ano entre as 800 melhores Universidades do mundo e na 5.ª posição em Portugal. 

Iscte interior rampa


O ambiente de investigação é uma das áreas em que o Iscte mais se destaca, figurando entre as 350 melhores instituições a nível mundial neste critério, que avalia indicadores como produtividade científica, reputação e receitas de investigação.

O reconhecimento internacional da investigação desenvolvida no Iscte tem vindo a consolidar-se. Recentemente, o Iscte tornou-se na primeira universidade portuguesa a receber o selo europeu HR Excellence in Research Award, atribuído pela Comissão Europeia em reconhecimento das boas práticas de recrutamento e gestão de recursos humanos na investigação.

O investimento contínuo num ambiente de investigação e académico inovador e colaborativo é também um dos pilares da Aliança PIONEER, um consórcio de dez universidades europeias cofinanciado pela Comissão Europeia, do qual o Iscte faz parte. A Aliança promove a cocriação de um campus europeu transnacional e o desenvolvimento conjunto de atividades de ensino, investigação e inovação. No âmbito da PIONEER, o Iscte vai dinamizar workshops, ações de formação e iniciativas de cooperação, incluindo uma escola de formação para investigadores em início de carreira, organizada em parceria com a Avans University of Applied Sciences.

Para conhecer melhor a investigação produzida no Iscte, explore a revista EntreCampus, visite o site Iscte-Conhecimento e Inovação e consulte o mais recente Relatório de Sustentabilidade.

O Times Higher Education World University Rankings avalia o desempenho das Universidades com base em 18 indicadores, agrupados em cinco dimensões principais: Ensino, Ambiente de Investigação, Qualidade da Investigação, Indústria e Internacionalização. Na edição de 2026, participaram mais de 2000 instituições de Ensino Superior de todo o mundo, incluindo 16 Universidades portuguesas.

THE World 2026
Voltar ao topo